Hyundai chama 76 mil elétricos Kona (Kauai) por risco de incêndio da bateria
Os carros elétricos ainda têm algum caminho a percorrer no que toca à maturidade das tecnologias que implementaram no segmento automóvel. Um risco que ainda é real, o de incêndio, assusta os clientes, mas é tido pelas marcas como um compromisso de honra. Assim, as empresas, ao mínimo sinal, querem de imediato recolher os carros para alterar e melhorar o que poderá ser um risco. A Hyundai quer agora recolher os elétricos Kona (Kauai em Portugal) devido ao risco de incêndio da sua bateria.
Segundo o fabricante sul-coreano, esta operação irá custar mil milhões de dólares para substituir as baterias.
Hyundai Kona tem risco de incêndio da bateria
Numa altura em que a Hyundai mostra ao mundo o seu novo CUV elétrico, o IONIQ 5, com características futuristas e um design fantástico, pela outra porta quer receber os Kauai para substituir as baterias.
Assim, a fabricante vai finalmente recolher cerca de 76.000 elétricos Kona (Kauai) construídos entre 2018 e 2020 após mais de uma dúzia de incêndios relatados relacionados com a bateria do SUV elétrico. É o segundo recall do carro, mas o primeiro recall global, e custará à Hyundai mais de 900 milhões para ser executado.
A Hyundai também está a fazer recall de alguns elétricos IONIQ construídos entre novembro de 2017 e março de 2020 que usam as mesmas células LG Chem. No total, a fabricante vai recolher 82 mil veículos. De acordo com o Financial Times, a Hyundai e a LG Chem decidiram substituir completamente as baterias destes veículos em vez de tentar resolver o problema através de atualizações de software.
Relatos de incêndios nos elétricos Kona (Kauai) datam de meados de 2019, e pelo menos 15 foram documentados desde então. Conforme foi referido, o problema terá a ver com o material que separa o cátodo e o ânodo da célula, embora uma investigação oficial na Coreia do Sul ainda esteja em andamento.
A General Motors recentemente recolheu cerca de 70.000 Chevy Bolts que usam baterias LG Chem após relatos de incêndios. Contudo, a empresa esclareceu à InsideEVs que usa uma célula diferente da do elétrico Kona.
No que toca ao novo IONIQ 5, este crossover é o primeiro construído na nova plataforma de veículos elétricos da empresa. Assim, esta plataforma usará células de bateria da empresa coreana SK Innovation e também da chinesa CATL.
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Este artigo tem mais de um ano
Há risco de fogo na Kona?
jarvardão…
juras?
Deve ser do calor. Fica logo a arder
Já estava à espera deste tipo de comentário 😀
Ahhhh seu jabardolassssssss
+1 LLOOOOLLLL!!!!! Morreu a rir 🙂
É por isso q não compro elétricos estão a ver
Usando a ironia: “Não há risco de incêndio em carros de combustão interna… Nunca ouvi falar em tal coisa.”
Não me sobram dedos para contar os carros que vi arderem na berma da auto-estrada, Mercedes, Opel, BMW e afins.
Não dizem quando estão susceptíveis de incendiar, se durante a carga, condução desportiva ou a qualquer altura e quando lhes apetece. A “comédia” ou ironia seria se tivessem incendiado quando estão nos túneis de lavagem automática… aquelas escovas podem fazer estragos.
Kona on fire