HUB de carregamento de veículos elétricos instalado em Leiria
O número de carregadores de veículos elétricos continua a aumentar em Portugal. O primeiro HUB de carregamento de veículos elétricos e instalado pela SunEnergy em Portugal acaba de ser inaugurado em Leiria.
Seguem-se seis outros, que ficarão prontos nas próximas semanas, em Guimarães, Matosinhos, Viseu, Coimbra, Loures e Loulé.
HUB de carregamentos elétricos tem 1 PCVE de 150 kW, 3 PCVE de 50 kW e 5 PCVE de 22 kW
Cada Hub é constituído por um 1 PCVE de 150 kW (Posto de Carregamento Ultra-rápido): carrega 80% de uma bateria em cerca de 30 minutos; 3 PCVE de 50 kW (Posto de Carregamento Rápido): carregam 80% de uma bateria em cerca de 1.5 horas e 5 PCVE de 22 kW (Posto de Carregamento Normal): carregam 80% de uma bateria em cerca de 3.5 horas.
De acordo com Raul Santos, diretor geral e fundador da SunEnergy...
Este é o primeiro grande passo da Sunenergy na área da mobilidade elétrica, uma nova área de negócio da empresa, que se junta aos painéis solares, a sua principal atividade, e que faz todo o sentido, atendendo ao seu posicionamento enquanto empresa
Estes Hubs foram colocados a concurso pela Mobi.e, tendo a SunEnergy ganho 7 dos 9 concursos, entre mais de 20 entidades que concorreram, sendo dessa forma a entidade escolhida para a construção das infraestruturas que incluiu toda a obra civil, a colocação de rede de cabos, a instalação de um monobloco de betão com um posto de transformação de 630 kVA, a instalação de 9 PCVE em cada HUB, a sua colocação em funcionamento e também o seu licenciamento junto da DGEG.
Como é comum, ano novo preços novos e agora parece que tal acontecerá também nos carregamentos de elétricos! Além de pão, transportes, entre outros, também a eletricidade vai aumentar. No que diz respeito à eletricidade, depois de duas subidas este ano, os preços da eletricidade no mercado regulado vão aumentar 0,2% a partir de janeiro.
Recentemente a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou as novas tarifas a aplicar pela Mobi.e em 2022 e os aumentos estão a deixar o setor da mobilidade elétrica em polvorosa. No entanto, o Governo já veio referir que está a analisar o assunto e que tem como ambição que os preços se mantenham inalterados.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Continuem com a ganancia, que o pessoal manda o ambiente as urtigas. Ninguém (com ordenados baixos)se vai enterrar financeiramente, por causa do ambiente.
As empesas com a sua ganancia destroem o ambiente e nos (povo) e que temos de pagar por isso.
Carros elétricos só carregando SEMPRE em casa
Vou ter que comprar um rolo para poder ligar do 3 andar. Sabes nem todos temos garagens.
Bem poderiam ter instalado todos os postos sendo de carregamento rapido
Ou num desses hubs qd estamos em viagem e aí interessa carregar rápido e não a 22kwh…
ah isso é certinho mas quando o pessoal perceber que gasta 25 em eletrecidade em de 100€ em gasolina aí é que vao mudar
para fazer os mesmos km?
Foi exactamente isso que pensei.
Esse tipo de hubs é para ser usados por pessoal em trânsito pelo que só faz sentido serem postos com potência acima de 100kwh, para minimizar o tempo de espera.
Não percebo a utilidade de um posto de 22kwh… Pensam que o pessoal vai lá ficar 3h para o caro carregar? Se fosse num hotel ou num parque de estacionamento de um centro comercial , ou num restaurante ainda percebia….
“22 kW (Posto de Carregamento Normal)” isso é carregamento LENTO e não normal aos dias de hoje.
Esses “frigoríficos” só vão dar problemas!
Qual é o que tem a dar problemas ?