Honda e Isuzu iniciam testes de demonstração de camião a hidrogénio em estradas no Japão
A Honda e a Isuzu iniciaram hoje os testes de demonstração em estradas públicas no Japão do GIGA FUEL CELL, um camião pesado (categoria 25 toneladas) alimentado por células de combustível.
Se os carros ligeiros têm sido forçados a enamorar-se das baterias, os transportes pesados têm sido encaminhados para o hidrogénio.
Segundo um comunicado emitido pelas empresas, a Honda e a Isuzu começam hoje, dia 22 de dezembro, a realizar testes de demonstração do GIGA FUEL CELL nas estradas públicas do Japão, de modo a verificar o potencial da utilização do combustível hidrogénio e a praticabilidade dos camiões FC (Fuel Cell, em português, célula de combustível).
Hidrogénio pode ser o caminho para os transportes pesados
A Isuzu e a Honda acreditam que a tecnologia FC, que utiliza o hidrogénio como combustível, com zero emissões de dióxido de carbono (CO2), será eficaz para alcançar a neutralidade de carbono dos camiões pesados.
Estes que são cruciais para alcançar um transporte de alta eficiência, pela sua capacidade de condução de longa distância, grande capacidade de carga e reabastecimento rápido.
Desde a assinatura de um acordo em janeiro de 2020 para a realização de investigação conjunta sobre camiões pesados movidos a FC, as duas empresas têm trabalhado na verificação da compatibilidade do sistema FC nos camiões pesados e no estabelecimento de uma base para tecnologias básicas, como as tecnologias de controlo de veículos.
As duas empresas planeiam introduzir o modelo de produção no mercado em 2027, tirando o máximo partido da tecnologia, da experiência e dos conhecimentos adquiridos através da investigação conjunta.
Os testes arrancam com um veículo a 22 de dezembro de 2023 e deverão decorrer até setembro de 2024, percorrendo toda a zona de Kanto - distritos de Tochigi, Saitama, Tóquio e Kanagawa.
Além da compatibilidade com o mercado de veículos pesados, a Honda e a Isuzu pretendem avaliar o caráter prático do camião pesado FC no que respeita à condução na via pública, mas também na movimentação de carga e gestão do funcionamento do veículo, incluindo o reabastecimento de hidrogénio.
O modelo protótipo que está a ser utilizado para este teste de demonstração é do mesmo tipo que o exposto no stand do Isuzu Group no JAPAN MOBILITY SHOW 2023.
Este artigo tem mais de um ano
Boa notícia! O transporte em camiões é enorme por toda a Europa, mudar a fonte de energia para o hidrogénio seria um grande passo!
E um grande colapso na economia também.
Mas qual colapso, deves pensar que os veiculos pesados ia ser como os carros só bateria, não existe qualquer viabilidade, o Hidrogênio para grandes motorizações é de longe a melhor opção…
Só vens demonstrar a ignorância no assunto, mas pronto, quando cresceres e tiveres dinheiro para comprar um carro logo vais ver como é o mundo real, até lá vai brincando ai no jardim de infância…
Mas este é a bateria também.
Colapso devido ao custo, se não existe qualquer viabilidade só com baterias, nestes então muito menos, tem noção dos custos ?
Eu sou grande e tenho carros, e até já tive um a hidrogenio.
Até lá procure informar-se porque já vi que não entende nada do assunto.
Amigo pelo que vejo quem tem de se ir informar é você, pois responde a tudo e a todos que partilham a sua visdas coisas e ao contrário do que pensa que sabe, os custos na fase incial de qualquer inovação sempre foram grandes até se massificarem, basta ver os AE que tanto defende, que ainda não se massificação o suficiente para terem valores de acesso a todos, com motorizações de veículos de grande porte a unica viabilidade será via hidrogénio, mas como isso não entra na sua visão deturpada, não consegue ver para lá disso.
Não admira que seja constantemente gozado em todos os tópicos dentro deste contexto…
Eu não respondo a todos, só a alguns.
Ao que parece você responde a todos os meus comentários.
Eu fundamentei os meus argumentos, é fazerem o mesmo.
Mas estes também já se massificaram o suficiente, não em Portugal mas noutros países, há mais de 10 anos que se vendem, já sabemos bem o custo deles, se você não os conhece, isso é um problema seu.
A única como ? até porque já há mais fabricantes com camiões electricos só a baterias em vez de usarem hidrogénio, e estes são bem mais baratos, a energia não vai baixar por usar mais, o hidrogénio já é usado há um século.
A minha visão é conhecedora da tecnologia, já que a estudei, trabalhei e sigo de perto há mais de 20 anos.
Eu consigo ver sim, tanto que vi que não divulgaram o tamanho da bateria, não sei por ainda não saberem ou não quererem divulgar.
Eu sou gozado ? só se for por invejosos que não têm argumentos, já que não conseguem fundamentar a sua inveja.
Primeiro ao contrário do que pensa eu não perco tempo com pessoas como vossa excelência que gosta de tempo de antena só porque sim , dito isto só está a demonstrar a fraca educação que tem, a andar sempre a tentar ser superior aos outros…
E se pensa que engana alguém a justificar que tem formação, amigo só se está a enganar a si próprio, quem tem formação neste campo não anda aqui diariamente nem tão pouco perde tempo aqui a comentar, temos pena que sinta necessidade de andar aqui a passar o tempo a falar por falar, significa que tem tempo livre a mais, arranje um emprego e vá trabalhar que eu não ando a descontar para subsidiários como você que gosta é de conversa…
Onde não fui educado ?
Não estou a enganar ninguém , você é que está a ser mal educado comigo, já que me chama mentiroso, coisa que não sou.
Se eu perco tempo é comigo, você também perde, não somos diferentes.
Era melhor não ter tempo livre, eu trabalho para quê ? para não ter tempo livre ? isso era um bom desperdício de tempo.
Eu não tenho emprego, sou empresário em nome individual, já o disse várias vezes, que por acaso estou de férias.
Não anda a descontar para mim, pode ter a certeza, se quiser posso enviar-lhe a folha dos meus descontos.
Diga antes assim: “estou incomodado por virem dizer mal daquilo que eu defendo”
Ainda bem que se sente assim, talvez assim entenda o que alguns pensam quando vão disparatar opiniões sobre aquilo que não conhecem noutras tecnologias.
Se quiser refutar as minhas opiniões deste artigo esteja à vontade, agora tentativas de intimidação e persuasão não tem qualquer resultado comigo.
Não revelam qual o tamanho da bateria, já que tem um motor de 320 kw com uma fuel cell de apenas 103 kW.
56 kilos de hidrogénio para 800 kms ? só doidos, ao preço que está nalguns países, dará mais de 2000 euros para fazer 800 kms em condições ideais.
Falar sobre algo que não se domina depois é só diz asneiras…
Mas eu domino, você é que não.
Então onde disse asneira ?
Sabe lá ele, não ligues.
Existe muitas empresas de transportes por essa Europa a acreditar nisso porque usaram fundos europeus, quando acabou os fundos encostou tudo ao lado, pois os gastos são enormes e não compensa.
https ://www.motor24.pt/noticias/localidade-francesa-de-pau-desiste-de-autocarros-a-hidrogenio/1620196/
Quando disse que dominava…
Faça um artigo explícito com o seu ponto de vista e defenda a sua teoria…
Eu defendo eficiência energética, apenas isso, se é a alhos ou bugalhos não me interessa.
Exactamente isto que mencionei na resposta anterior, este seu tipo de comportamento perante os outros e forma de querer ser o maior, só demonsta o inverso, andar aqui por andar como se fosse dono da razão, depois não gosta de ser confrontado quando surge pessoal informado e tenta sempre querer dar a volta por cima…
Só depreende que matoridade não existe nenhuma, e já ninguem o leva a sério…
Eu posso dizer o que disse, até porque ainda tenho o certificado da formação que tive nesta tecnologia.
Não, não sou o maior, sou só mais um.
Tenho razão nalgumas coisas, noutras não, se fosse dono da razão nem andava aqui.
Eu gosto de ser confrontado, especialmente quando é sobre assuntos que também sou formado.
Se levam ou não, é convosco, se querem continuar na escuridão é convosco.
Ohhh amigo H2 e rodas não é compatível acha mesmo que pagar mais de 3000 euros para fazer 1000 km como no camião da Mercedes há uns meses atrás é a solução só podes estará a brincar. Para além do sistema ser complexo e infeciente, e perigoso, sabes o que e colocar H2 sobre 700 bares em depósitos ??? Sabes o que envolve produzir e como se produz um kilo de H2, antes de dizeres asneiras informa te bem. E nem vou falar em manutenção porque então era um segredo completo :(:(:(
Não sejam mal educados uns com os outros porque à partida deixam de poder comunicar uns com os outros e perdem o conteúdo da conversa. O meu acrescento a conversa e aqui serei um leigo, é o seguinte. Qualquer proposta de um novo produto tem em conta o quanto vai custar ao cliente final e se o cliente final vai mudar do que já tem para o que vem aí. Portanto este projeto tem essa tarefa. Desde o custo de produção, passando pela aquisição de hidrogênio pelo cliente, manutenção do camião, preço final de aquisição terminando no que referi em cima: se o custo de utilização do camião é igual ou menor do que ja existe.
É lógico que a Honda e a Isuzu querem qie o projeto tenha sucesso pelo facto de estarem a gastar dinheiro com a investigação. E se estão a avançar com um protótipo é porque há indicações de que outros factores, que não dependem deles, como a obtenção do hidrogênio, estar a baixar de preco tornando-se uma alternativa ao combustível fossil. Por fim é necessário ter em conta que este projeto pode não sair do Japão, visto que o Japão é um país que importa combustíveil fóssil, e se conseguir ser autosuficiente na produção de hidrogênio deixa de importar o outro, baixando assim a sua dependência de um combustível cuja volatilidade de preço é ja conhecida.
A toyota também sabia, ainda assim avançou com fundos japoneses até há pouco tempo se convencer que em veiculos de passageiros não é viável. Por isso na minha opinião se não é viável em ligeiros, pior fica em pesados, basta comparar se a tecnologia diesel que é a mais viável, só teve a concorrente a gasolina durante os anos de ouro da gasolina nos EUA, quando esta era muito mais barata (apenas de ainda o ser) que o gasóleo.
Até nos autocarros já algumas empresas desistirem, devido aos preços altos, na Suiça onde a Hyundai tinha 47 camiões a hidrogénio, também já parou, porque o preço do hidrogénio disparou e o governo deixou de o financiar.
Esteja descansado que eles não gastam o dinheiro deles, o governo japonês é que financia estes projetos, tal como financiou durante décadas a toyota, não é por acaso que depois da “bazuca” europeia apareçam dezenas senão centenas de projetos a concorrer, porque para esta tecnologia os fundos são a 100%.
Com isto não estou a dizer que não devam continuar a investigação, até porque acredito que encontrem soluções melhores que esta, que já anda em investigação há mais de 60 anos e nunca deu em nada, mas lamento que se gaste tanto milhão em uma tecnologia que já se sabe os resultados, pelo menos aqui não apresentaram nada de novo, fuel cells, tanques e sistemas que a Honda já tem há décadas e que a própria deixou de fabricar pro falta de viabilidade.
*quando esta era muito mais barata (apesar de ainda o ser) que o gasóleo.