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Homem morreu trancado dentro de Tesla Model S e a família agora processa a fabricante

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Bloomberg

Autor: Eduardo Mota


  1. Informático Amador says:

    Estranho não terem usado machados ou qualquer outra ferramenta apropriada para rebentar com as janelas ou mesmo as portas. E na América, até se processa alguém, por se ter escorregado à porta desse alguém …

    • Frederico Pereira says:

      Perece me mesmo que estão a tentar sacar €€€ é certo que se as baterias se CAPUT os puxadores não vao funcionar e ai há um tema de redundãncia. Mas se eu for com o meu carro trancado e me esbardajar os puxadores estão lá e não vao abrir.
      Já nos anos 80/90 os carros de ranca manual não abriam em caso de acidente automaticamente… quem seja dessas alturas que meta a mão no ar quem nao se esqueceu da chave la dentro e trancou manualmente o carro :P. O que aqui pode estar errado ou certo, são os moldes em que a Tesla diz que o carro disponibiliza os puxadores automaticamente em caso de acidente. Já tive 2 acidentes em que parti os 2 carros e nenhum airbag abriu… mas teoricamente há condições em que os airbags devem abrir. num dos casos estava parado o outro enfiei me debaixo de outro carro, nem parti o parachoques (so parti o resto todo) No parado ja estou com duvidas se n deveria ter aberto visto que dali so saiu de reboque… Mas isto para dizer que no caso de um acidente catrastofico… Neste caso ate pode ter embatido com a parte de baixo primeiro eliminando o circuito das baterias e quando chegou a arvore os puxadores já não tinham energia.. É o que me passa pela cabeça. Alias se este é o caso do gajo que se espetou contra a Palmeira, recordo me que lambeu uns quantos separadores de pedra até se esbardajar contra a Palmeira. E dado o violento embate que teve….. Certamente que não ia dentro dos limites de velocidade

  2. Aquila Freitas says:

    Engraçado, ninguém pensou em quebrar o vidro e abrir a porta por dentro?

    • João Henriques says:

      pensei o mesmo… isto é uma tentativa de ir buscar alguns €…

      • maxgiger says:

        Qual tentativa de buscar dinheiro!! Mas que mania esta defesa cega pela Tesla, onde só querem ver o bom.
        Respondendo aos dois, caso o vidro fosse quebrado, poderia ferir o condutor. Imaginem um bombeiro que partia o vidro e feria o olho do condutor. Este é que iria logo processar o bombeiro, pois durante o salvamento perdeu a visão num olho.
        tambem poderia acontecer que o condutor fosse alguém forte ou gordo que dificilmente pudesse sair pela janela. Mesmo que pudesse sair era mais um processo a decorrer. Enfim…Há procedimentos a ser seguidos para um salvamento.

        • João Gomes says:

          Normalmente é partido o vidro de trás para evitar atingir o condutor.
          Também me parece que ter ficado ferido seria um mal menor comparado com o que aconteceu.

        • bola says:

          Pois é melhor ferir o condutor ou deixar morrer ?
          Como se faz quando isto acontece com os carros quase todos mais recentes, que fecham automaticamente as portas em andamento ?

          Enfim os procedimentos a seguir deveriam ser fazer o máximo para salvar a vida humana e não deixar morrer porque “a porta não abre”… Enfim, eles falaram muito bem, é mesmo tentativa de ir buscar €€€€.

          • José Carlos da Silva says:

            Em todos os outros carros mais recentes que fecham as portas em andamento existem, pelo menos, 6 vidros. Como todos sabemos, os Tesla só têm um vidro, que ao ser partido pode ferir alguém num olho, pelo que será sempre preferível deixar o condutor morrer.

          • Silva says:

            Um carro eléctrico não é um carro normal e para quem não sabe os bombeiros não podem fazer nada com pressas porque se por acaso os cabos de alta tensão ficarem descobertos quem mexer na chapa morre electrocutado, existem procedimentos especiais para carros eléctricos se calhar foi por isso que não mexeram.

          • Renato Maia says:

            Corretíssimo.

          • LFC says:

            José Carlos da Silva,~
            Os Teslas só têm 1 vidro?? I sso é sarcasmo?
            Seja lá qual for o material transparente usado nas janelas, todos eles dão para partir…

          • Bruno Coimbra says:

            Vitor,

            Não é, mas a probabilidade disso é baixíssima, aliás os reles de potência na bateria abrem em caso de acidente ou parar o veículo, outro fusível que divide a bateria internamente em duas de menor tensão.
            As pinças das maquina de desencarceramento podem ser de borracha para estas situações, as luvas dos bombeiros e botas são homologadas para alta tensão.
            Aqui o que nao querem contar é que, quem la foi nao tinha a mínima ideia de como lidar com veiculos elétricos e ai a culpa nao é da tesla mas das leis permissivas e falta de investimento em formacao.

        • Toni da Adega says:

          E esses procedimentos proíbem partir o vidro?

        • Vitor says:

          Que eu saiba existe mais vidros que os do condutor e pára-brisas…
          Quebrando o vidro traseiro garanto que não fere o olho do condutor além de que em caso de incêndio até mesmo caso se suspeite de traumatismo severo se retira a vítima ou vítimas da viatura QUASE de qualquer jeito (ênfase no quase).

        • Renato says:

          Pena não saberes que a prioridade é a vida. Passo a explicar: vítima de acidente que esteja em paragem respiratória a vítima é extraída sem imobilização, porque a vida prevalece sobre os ferimentos e ou possíveis ferimentos que advém de uma extração se imobilização, por isso não digas asneiras sff..

          • maxgiger says:

            Hum…não sei? será? Amigo, aquilo não são noticias cá em Portugal. É nos USA, onde toda a desculpa serve para advogados mexer dinheiro. Antes de falares asneiras e tentares mostrar uma tecnica ai qualquer, porque não falas primeiro com aqueles que tentaram salvar o homem? Eles devem de ter os seus procedimentos, talvez muito diferentes daquilo que é feito cá.

        • André says:

          Então e o carro só tem o vidro do lado do condutor? Nas traseiras e no “pendura” não há disso? O vidro temperado estilhaça mas não se projeta como o vidro normal.

        • Balmer says:

          “Qual tentativa de buscar dinheiro!! ”

          Pura e dura,

          ” Mas que mania esta defesa cega pela Tesla, onde só querem ver o bom.”

          Podem, e devem, dizer os maus – Só assim se corrigem as falhas; agora, não estou a defender a Tesla, estou é a criticar um aparente falta de acção.

          “Caso o vidro fosse quebrado, poderia ferir o condutor”

          Como em todos os outros casos de encarceramento de condutor dentro da viatura?

          “Este é que iria logo processar o bombeiro, pois durante o salvamento perdeu a visão num olho.”

          Mais tentativas de ir buscar $$$? Xiça.

          “tambem poderia acontecer que o condutor fosse alguém forte ou gordo que dificilmente pudesse sair pela janela.”

          Mas o melhor mesmo é nem pensar nessa possibilidade. Tentar? Fonix. Desperdicio de tempo.

          “Enfim…Há procedimentos a ser seguidos para um salvamento.”

          Há. E envolvem a tentativa de remoção do passageiro do carro pelos meios possiveis, que incluem a utilização de ferramentas que assistam no desencarceramento das vitimas.

          Até posso acreditar que muita coisa correu mal. Até que se o puxador fosse simples, sem artimanhas, pudesse facilitar a coisa, também acredito. Mas dizerem que a culpa é estrictamente do fabricante porque uma porta fica trancada quando isto é recorrente com outros carros?
          Sem querer por em causa a competencia da equipa de socorro (ou se calhar até estou), mas e se não fosse um Tesla, qual era a desculpa para falta de ação?

          • maxgiger says:

            “qual era a desculpa para falta de ação?” não desculpas algumas amigo. Eu não sou o defensor de marca X ou Y, mas infelizmente ha muita gente que pensa que aquilo que se faz em Portugal é igual em todo o mundo.
            Falaste nas ferramentas que assistam no desencarceramento das vitimas e nem falei nisso sabes porque? muito simples. Se encontraram que os puxadores não estavam destacados, tudo se altera? sera que eles podem cortar aquela porta, tal como outra porta qualquer? São baterias a arder. será que haveria tempo para tal acção?
            Eu sei e compreendo a enorme defesa pela Tesla, pois no mercado automovel tem tido enorme destaque, mas temos de ser coerentes e ir a questao principal. para que complicar algo que pode ser simples? porque é que esse puxador não funciona como todos os outros? destacados e acessíveis para qualquer intervenção rápida?

    • Antoninho Pitágoras says:

      Inteligente ao partir o vidro o fogo podia propagar-se a uma velocidade imensa devido ao oxigénio, é só com o vidro partido poderia não dar tempo para tirar dali. Claro sendo a única opção deviam tentar.
      Mas era mais fácil se tivesse uns puxadores que funcionem.

    • Nelson Luiz de Castro says:

      Otimo comentário!!

  3. Pedro says:

    Creio que era porreiro ter um sistema futurista que pudesse ejectar as portas em casos deste género xD

  4. João Gomes says:

    Realmente só falta dizer que os vidros são inquebráveis. Quantas intervenções são feitas quando as portas não se conseguem abrir, partindo os vidros
    A ser totalmente verdadeira esta notícia, parece que a família deveria pedir responsabilidade também à equipa de socorro.

  5. bill says:

    É caso para dizer que os puxadores são lindos de morrer!

  6. César says:

    Que processem os socorristas por não terem partido o vidro. Pois o que mais acontece são portas encravadas após um acidente seja em que marca ou modelo for.

    • Paulo L says:

      A Tesla tem mais dinheiro que os bombeiros, além disso é mais fácil chegar a acordo com a Tesla para evitar má publicidade do que conseguir dinheiro da cidade.

  7. Marco says:

    As equipas de desencarceramento abrem o que quiserem, desfazem carros num instante! Nesse caso podiam não estar ainda presentes, mas partir o vidro e abrir a porta por dentro era suficiente, ou o pára-brisas como é laminado não ia ferir o condutor.

  8. João Luiz says:

    Esses bombeiros deveriam andar com um vidraceiro (para lembra-los que vidro quebra)

  9. Joao Ptt says:

    Porque não vêm com extintores automáticos que se accionam pelas chamas directas?
    Qualquer dia o ser humano chega a Marte e entretanto aqui na Terra gente morre dentro de carros eléctricos porque começaram a arder.

  10. falcaobranco says:

    É só pseudo-bombeiros por aqui… 😀

    É engraçado, sem piada nenhuma, que á uns tempos atrás ouvi falar disto nos carros, principalmente nos Teslas, na radio, e que o bacano disse que os puxadores dos tesla’s podiam ser um problema… e pelo que se está a ver aqui, foi mesmo um problema… e bem grave…

    A tecnologia é muito boa e dá jeito, mas quando é demais, além de enjoar, pode não ajudar em nada!

    • LFC says:

      e qual é a diferença entre puxadores recolherem e o fecho automático em andamento que a maioria dos carros de hoje têm? 😉

      • Vitolas says:

        Continuas a bater na mesma tecla mas falhou-te a parte de que era suposto os puxadores saírem para fora em caso de acidente e tal não aconteceu,tal como acontece nos carros com fecho automático em andamento e os que tem a libertação dos pedais em caso de acidente frontal.

        • powerverde says:

          O meu carro novo tem puxadores mas não tem o pinchavelho manual na porta (tal como a maioria actualmente). E não dá para abrir por fora se não for destrancado por dentro. Falhando esse modo de abertura, ou estando o condutor inconsciente, os bombeiros ficam a ver o carro a arder ou partem o vidro? É a mesma coisa seja um Tesla ou um Fiat…
          Já o meu velho jipe partiu qq coisa no mecanismo do fecho da porta da última vez que fui às pinhas, e agora a porta não abre de todo. Vou culpabilizar a marca por isso?

          • Woot! says:

            Não é bem igual. Não podem simplesmente entrar à machadada num carro electrico. Quanto ao vidro…pois essa parte é que me parece muito estranha…

  11. José Costa says:

    Deve haver muito bombeiro a “rir ” ao ler esta parvoice que como as portas não abriram, não foi possível fazer o salvamento. Mande-se abater todas as viaturas de desencarceramento dos corpos de bombeiros porque é preciso apenas uma bicicleta para o bombeiro se deslocar ao acidente para abrir a porta. Já agora, se fosse outro carro de combustão que as portas não abrissem, ia haver a mesma paranoia? As petroliferas estão a trabalhar bem o anti-marketing da electrificação.

    • silva says:

      Os veículos elétricos danificados numa colisão, poderão ter os sistemas de segurança de alta voltagem danificados e apresentar um potencial perigo de choque elétrico com alta voltagem. Proceda com cautela e utilize equipamento de proteção individual (EPI) apropriados, incluindo botas e luvas de segurança específicos para alta voltagem. Remova todos os seus adereços metálicos, joias, relógio e anéis.
      Isto é o que vem no manual de carros electricos

      • Bruno Coimbra says:

        e? Sao procedimentos iguais a outros tantos para as equipas de resgate…sigam as normas e ninguem morre a tocar num veiculo electrico num acidente
        Queres que te diga quantos VE de acidente preparei eu? quantas baterias com fuga de electrolito?

      • IonFan says:

        Porque ter um deposito de 50 litros com um liquido extremamente inflamável é bastante mais seguro…

  12. Jorge says:

    Nao partiram o vidro porque era a prova de bala.

  13. PauloT says:

    … so para meter “ferro”. Nos USA as baterias dos teslas estão nas portas, logo é proibido partir o vidro e machadar a porta. Lol.

    Pelo que sei os carros modernos tem 1 fecho centralizado que em caso de acidente deve de destrancar as portas, … a excepção de a porta ter ficado presa. 😀

  14. Pedro says:

    Tesla…Tesla…Tesla…A empresa que mudou o mundo automóvel…óleos, filtros, correias disto e daquilo, motor de arranque, alternador, injetores, bomba injetora, bateria de chumbo(pouco poluente por sinal) e muito mais tralha nas latas com motor de combustão…Hã mas eu tenho um Ferrari…é só comparar com o Roadster da Tesla.
    Os elétricos vieram para ficar…
    Vamos pensar na quantidade de pessoas já que morreram por causa de falhas nos veículos com motor de combustão.
    Neste momento, algures no mundo, está um carro a incendiar por causa do filtro de partículas.
    Dá enjoo esta notícia…

  15. Mário Mendez says:

    Existe uma manta plastica em gel adesiva, gruda-se a tal no vidro, então com “pequenas” pancadas quebra-se o vidro, retira-se a manta praticamente inteira, mas o vidro quebrado, com pouquíssimos estilhaços.
    Quando pensa-se em soluções com racionalidade, é possível encontrar solução para tudo.

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