Holandeses criam drone versátil que voa mais de 3 horas a hidrogénio
Os drones de há poucos anos atrás, eram gadgets que despertavam curiosidade por serem uma novidade. Mas com a evolução tecnológica, atualmente estes equipamentos tornaram-se verdadeiras máquinas capazes de apresentar um desempenho extraordinário com diversas finalidades.
Recentemente uma equipa de especialistas holandeses criou aquele que diz ser o mais versátil drone do mundo. É capaz de voar durante 3 horas e meia e funciona a hidrogénio.
Holandeses dizem ter criado o mais versátil drone que voa a hidrogénio
Uma equipa da Delft University of Technology, na Holanda, com o apoio da Marinha Real e da Guarda Costeira do país, desenvolveu um drone muito especial, designado de Nederdrone, o qual dizem ser o mais versátil do mundo.
O equipamento é capaz de voar por mais de três horas e funciona a hidrogénio. De acordo com as informações, o drone pode voar durante três horas e meia.
Os investigadores apelidam este como sendo o 'drone mais versátil do mundo' uma vez que é capaz de voar horizontalmente e aterrar verticalmente. Esta característica torna-o num equipamento muito mais eficiente.
Bart Remes, gerente do projeto salienta que o "drone usa hidrogénio e ainda um conjunto de baterias para poder voar horizontalmente e pousar verticalmente".
Características do drone de hidrogémio holandês
De acordo com as informações disponibilizadas pelo projeto, o drone holandês pesa 13 quilos e mete três metros. Para além disso, o Nederdrone conta com um total de 12 motores.
Um dos pontos principais para a sua sustentabilidade, é um cilindro de hidrogénio composto por carbono de 300 bar e 6,8 litros. Este cilindro alimenta hidrogénio de baixa pressão na célula de combustível de 800 watts e, assim, converte-o em eletricidade.
Segundo explica Henri Werij, reitor da Faculdade de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Tecnologia de Delft: "o hidrogénio é visto como um dos materiais mais importantes para a aviação ecológica e sustentável".
Os holandeses envolvidos no projeto já testaram o Nederdrone, que foi lançado através de um navio. Veja o vídeo:
De acordo com as palavras do comandante da Marinha Real da Holanda, Pieter Blank:
Este é um verdadeiro avanço técnico com um grande futuro.
Pode descobrir mais sobre este drone holandês aqui.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Agora é que o Galamba não se vai calar com o hidrogénio!! XDD