Há uma solução para recarregar um camião elétrico no tempo de abastecer um a diesel
A solução ambientalmente sustentável para o transporte pesado não é unânime. Contudo, os testes vão sendo feitos e as conclusões sendo tiradas. A Alemanha, por exemplo, encontrou uma alternativa que permite recarregar um camião elétrico no mesmo tempo de abastecer um modelo a diesel.
Um dos desafios da eletrificação ou do abandono dos combustíveis fósseis, no geral, é o transporte pesado, pelos veículos serem diferentes e responderem a necessidades mais exigentes.
Agora, um projeto alemão tentou desenvolver uma alternativa, que já está, aliás, a ser aplicada aos veículos elétricos ligeiros: a troca de baterias.
A ideia da Universidade Técnica de Berlim passa por implementar um sistema de estações, onde as baterias descarregadas são substituídas por outras carregadas.
O projeto eHaul decorreu em condições reais, incluindo dois camiões elétricos adaptados, a circular, diariamente, entre as cidades alemãs de Dresden e Berlim.
Durante os testes, em vez de pararem num posto de carga, os camiões elétricos viram os seus packs de bateria substituídos por outros já carregados, numa operação que, segundo os responsáveis do projeto, não ultrapassou o tempo de abastecimento de um camião a diesel. Esta solução mostrou que "poderia ser económica para empresas de logística".
Os modelos elétricos de camião utilizados possuíam baterias com capacidade média de 440 kWh, dividida em dois pacotes de 220 kWh cada. Apesar disso, os responsáveis pelo projeto esclarecem que isso pode ser ajustado, conforme a necessidade de cada cliente. Por exemplo, com baterias menores, mais leves e mais baratas.
Além de o custo de propriedade estar, segundo a equipa, no mesmo nível dos modelos elétricos a bateria e dos modelos a diesel, esta seria uma alternativa mais económica aos camiões movidos a hidrogénio - a opção ampla e fortemente apontada como substituta ideal dos modelos alimentados por combustíveis fósseis.
Agora, considerando que o projeto terminou em setembro, o desafio é alargar os testes a uma rede de camiões elétricos maior e perceber, junto das fabricantes, a melhor forma de levar a mudança a cabo.
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Não tem grande utilidade a tesla já falou nisso há anos para os carros mas nunca o fez e eu até acho que faria mas sentido em carros do que em camiões os camiões têm de descarregar e carregar e isso é um processo que demora horas dependendo da carga podem perfeitamente carregar nesse tempo para alem disso os motoristas têm o tacógrafo que têm de cumprir, é claro que há aqueles camiões de 2 motoristas que nunca param mas isso é um minoria e cada vez há menos porque é algo que fica bastante caro,
nao leu?:
“…os camiões elétricos viram os seus packs de bateria substituídos por outros já carregados, numa operação que, segundo os responsáveis do projeto, não ultrapassou o tempo de abastecimento de um camião a diesel….”
Sim li, o que é que isso tem a ver com o eu disse? Disse exatamente que isso não compensa a logística quando um camião tem de parar para pausas e para descargas e cargas dá mais do que tempo para carregar a bateria nestas situações, ias chegar ao destino demorar 5 minutos a trocar a bateria e depois com uma bateria toda carregadinha ficavas 2 horas à espera para descarregar o material ahah não me parece muito eficiente mais vale ligar um fio ao camião enquanto descarregas o material
Oi? Quando falamos em camioes não se pode generalizar. Cada um com cada finalidade e tempos de carga/descarga distintos. Camiões de areia são 2min para carregar e 1 min para descarregar. Tempo de pausa é pausa, abastecimento é trabalho e não pausa. Dois motoristas ? Aos anos que isso não existe pelo menos na UE.
Camiões de areia não fazem muitos km não se anda a transportar areia para Barcelona estamos a falar de cargas mais comuns e destinos mais comuns, ok então sair do camião e ligar a tomada é trabalho mas o resto é pausa depois podes descansar como manda a lei não tens de ficar a segurar na tomada quando acabares de descansares voltas ao trabalho tiras a tomada e segues caminho e é bem mais rápido ligar e desligar uma tomada que abastecer um tanque de um camião então se for naquelas bombas que não estão adaptadas para camiões nunca mais sais de lá
Oi? Quando falamos em camioes não se pode generalizar. Cada um com cada finalidade e tempos de carga/descarga distintos. Camiões de areia são 2min para carregar e 1 min para descarregar. Tempo de pausa é pausa, abastecimento é trabalho e não pausa. Dois motoristas ? Aos anos que isso não existe pelo menos na UE.
+1
O camião para transportar mercadorias não faz sentido. Deveria ser só para fazer a last mile dos terminais portuários ou ferroviários até ao local de descarga final. E para isso EV a baterias serve perfeitamente.
E dá a mesma autonomia que um Diesel?
Há imensos problemas para resolver nesta solução. Por um lado teríamos que ter potencia suficiente nas estações de carregamento de baterias. Isso implica infraestrutura que não existe. Ok, pode-se contruir, não é impossivel. Mao o verdadeiro problema está nos veículos. É que tem de existir um standard para as baterias e para a gestão da bateria. Cada marca de carros /camiões faz da bateria (e da gestão da carga da bateria) um factor distintivo da sua oferta. Para criar uma rede de troca de baterias a gestão da bateria (o BMS) tem de ficar do lado da bateria e não do lado do veiculo.
Ora isso é um modelo de negócio que está muito longe da lógica hoje seguida pelos fabricantes de veículos. Do meu ponto de vista este é o principal obstáculo à solução de troca de baterias.
Seria uma excelente solução, mas acho impossível de concretizar,