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Há uma solução para recarregar um camião elétrico no tempo de abastecer um a diesel

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Gonçalo says:

    Não tem grande utilidade a tesla já falou nisso há anos para os carros mas nunca o fez e eu até acho que faria mas sentido em carros do que em camiões os camiões têm de descarregar e carregar e isso é um processo que demora horas dependendo da carga podem perfeitamente carregar nesse tempo para alem disso os motoristas têm o tacógrafo que têm de cumprir, é claro que há aqueles camiões de 2 motoristas que nunca param mas isso é um minoria e cada vez há menos porque é algo que fica bastante caro,

    • filipe says:

      nao leu?:
      “…os camiões elétricos viram os seus packs de bateria substituídos por outros já carregados, numa operação que, segundo os responsáveis ​​do projeto, não ultrapassou o tempo de abastecimento de um camião a diesel….”

      • Gonçalo says:

        Sim li, o que é que isso tem a ver com o eu disse? Disse exatamente que isso não compensa a logística quando um camião tem de parar para pausas e para descargas e cargas dá mais do que tempo para carregar a bateria nestas situações, ias chegar ao destino demorar 5 minutos a trocar a bateria e depois com uma bateria toda carregadinha ficavas 2 horas à espera para descarregar o material ahah não me parece muito eficiente mais vale ligar um fio ao camião enquanto descarregas o material

    • R says:

      Oi? Quando falamos em camioes não se pode generalizar. Cada um com cada finalidade e tempos de carga/descarga distintos. Camiões de areia são 2min para carregar e 1 min para descarregar. Tempo de pausa é pausa, abastecimento é trabalho e não pausa. Dois motoristas ? Aos anos que isso não existe pelo menos na UE.

      • Gonçalo says:

        Camiões de areia não fazem muitos km não se anda a transportar areia para Barcelona estamos a falar de cargas mais comuns e destinos mais comuns, ok então sair do camião e ligar a tomada é trabalho mas o resto é pausa depois podes descansar como manda a lei não tens de ficar a segurar na tomada quando acabares de descansares voltas ao trabalho tiras a tomada e segues caminho e é bem mais rápido ligar e desligar uma tomada que abastecer um tanque de um camião então se for naquelas bombas que não estão adaptadas para camiões nunca mais sais de lá

    • R says:

      Oi? Quando falamos em camioes não se pode generalizar. Cada um com cada finalidade e tempos de carga/descarga distintos. Camiões de areia são 2min para carregar e 1 min para descarregar. Tempo de pausa é pausa, abastecimento é trabalho e não pausa. Dois motoristas ? Aos anos que isso não existe pelo menos na UE.

  2. Grunho says:

    O camião para transportar mercadorias não faz sentido. Deveria ser só para fazer a last mile dos terminais portuários ou ferroviários até ao local de descarga final. E para isso EV a baterias serve perfeitamente.

  3. Infinity says:

    E dá a mesma autonomia que um Diesel?

  4. Arcturo says:

    Há imensos problemas para resolver nesta solução. Por um lado teríamos que ter potencia suficiente nas estações de carregamento de baterias. Isso implica infraestrutura que não existe. Ok, pode-se contruir, não é impossivel. Mao o verdadeiro problema está nos veículos. É que tem de existir um standard para as baterias e para a gestão da bateria. Cada marca de carros /camiões faz da bateria (e da gestão da carga da bateria) um factor distintivo da sua oferta. Para criar uma rede de troca de baterias a gestão da bateria (o BMS) tem de ficar do lado da bateria e não do lado do veiculo.
    Ora isso é um modelo de negócio que está muito longe da lógica hoje seguida pelos fabricantes de veículos. Do meu ponto de vista este é o principal obstáculo à solução de troca de baterias.
    Seria uma excelente solução, mas acho impossível de concretizar,

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