Há um pneu que se enche sozinho e em andamento caso perca ar
Embora a tecnologia de desenvolvimento dos pneumáticos esteja cada vez mais evoluída, não são raros os casos de um pneu que perde subitamente pressão. Existem já sensores nos carros que detetam e alertam o condutor para tal incidente. Além disso, há modelos que uma perda total de ar não é preocupante. Mesmo com tudo isto, a indústria tem agora um pneu inteligente.
A Continental desenvolveu um produto inovador, venha conhecer o concept Conti C.A.R.E.
O pneu que se enche sozinho
Apesar dos veículos já detetarem que estão a perder ar e terem a capacidade de avisar o condutor, o problema da perda súbita de pressão no pneu sempre foi uma questão preocupante.
Conforme temos visto nas últimas décadas, para combater o problema, os veículos “aprenderam” a detetar uma diminuição da pressão. Em segundo lugar e numa igual medida de segurança, foram criados pneus que são colocados em determinados modelos em que não há receio de despressurização completa. Estes são capazes de conduzir algumas dezenas de quilómetros até à estação de serviço mais próxima sem ar.
A Continental decidiu ir mais longe. A empresa apresentou um protótipo de um pneu inteligente que, não só, consegue insuflar-se, como também tem a capacidade de ajustar a pressão dependendo das condições climatéricas.
Concept Conti C.A.R.E ou Connected. Autonomous. Reliable. Electrified.
Esta tecnologia está agora a ser apresentada no Salão de Frankfurt. Estamos perante um pneu que incorpora muitos sensores que o tornam inteligente. Estas tecnologias conseguem identificar a altura do piso do pneu, a condição técnica do piso, a temperatura e, obviamente, a pressão interna.
Esta informação é recolhida pelo sistema ContiSense e é transmitida via Bluetooth para o computador de bordo do veículo. Além disso, os dados recolhidos podem em simultâneo ser enviados para o smartphone do proprietário.
Apesar de ter muita tecnologia envolvida, um dos argumentos deste novo pneu é a sua capacidade de ajustar a pressão de forma independente. Assim, não é necessário existirem sistemas de pressão externos, mas uma bomba de pressão centrífuga.
Quando o veículo aumenta a velocidade, a bomba consegue aumentar a pressão do pneu. O excesso de ar comprimido é armazenado num pequeno reservatório integrado, que consegue rapidamente equilibrar a pressão na jante (esta tecnologia denomina-se PressureBoost).
Gestão de rotas está também na mira da Continental
Desta forma, a tecnologia Conti C.A.R.E não só mantém automaticamente a pressão equilibrada em todos os pneus, como também a adapta independentemente das condições climatéricas. Para tal, a tecnologia tem em conta a velocidade do veículo, a carga, bem como temperatura ambiente, além de outros.
De forma a acrescentar mais-valia ambiental, a empresa refere que a gestão eficiente dos parâmetros dos pneus ajuda de sobremaneira a reduzir as emissões de CO2. Além disso, a segurança é um valor maior no que toca a benefícios.
O controlo melhorado da pressão, mesmo quando o carro circula a velocidades elevadas, a transferência de energia mais eficiente, pois reduz a pressão em superfícies de rápida movimentação, traduz-se num menor desgaste do pneu. Desta forma, além de consumir menos combustível, o condutor irá contar com mais segurança ativa permanente.
O sistema ContiSense é, também, apresentado como uma solução conveniente para a gestão de frotas. Com esta ajuda, o proprietário vai poder saber, através da plataforma ContiConnect Live, o estado de todos os pneus. Além isso, poderá certificar-se que todos eles estão a rolar em perfeitas condições ou se estão a necessitar de intervenção.
Tecnologia a piscar o olho ao futuro dos carros autónomos
A independência de mão humana neste tipo de recurso pisca claramente o olho ao futuro dos veículos autónomos. Um desafio que está ao virar da esquina e permite ao autónomo dar informações e resolver problemas de forma independente.
Imagine-se uma frota de táxis autónomos no futuro, por exemplo, com controlo totalmente independente sobre cada pneu, a melhorar a performance e a ajudar a minimizar os custos.
Referiu João Madeira gestor de marketing e comunicação da Euro Tyre.
Em suma, com o Conti C.A.R.E da Continental, o veículo terá assegurada a monitorização permanente dos pneumáticos. Terá também alertas em caso de problemas, assim como uma poupança no combustível. É o futuro no presente com a inteligência das coisas.
Entretanto, mesmo em exposição, a Continental não revelou se a tecnologia C.A.R.E chegará à produção em série.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Continental
Fonte: Continental
Neste artigo: carros autónomos, continental, pneu
Não é mais prático e bom (e barato) o velho sistema Run Flat, que permite andar 200km com um pneu furado ou até mesmo rasgado?
Isto é apenas um protótipo que nem têm a certeza se irá ser comercializado, Mas seria uma estupidez estarem a gastar milhões a desenvolver um produto inferior a algo que já existe no mercado…e estas multinacionais não “gostam” de perder dinheiro! Mas por vezes acontece…veja o caso do dinheiro que a NASA gasta para tentar ir a Marte quando o que o mundo mais necessita é de um chocolate que não engorde!
Não, imagine o seu carro autonomo detetar que precisa de pneus novos e ir tratar disso sozinho enquanto voce fica a trabalhar ou a jogar uma futebolada com os seus amigos?
Faz sentido o sensor e faz sentido a comunicação com o carro. Mas terão de ser protocolos unicos e standards, para integrar todas as marcas de carros com todas as marcas de pneus. Há muito trabalho nesta area. Legislacao, protocolos unificados, etc.
Não vamos estar ambos vivos quando isso acontecer!!!!!!
Os veículos militares já utilizam este sistema à muitas décadas: https://en.wikipedia.org/wiki/Central_tire_inflation_system
A verdadeira inovação é o controlo permanente da pressão (já se faz desde os anos 60) e transmitir essa informação ao condutor.
Mas este sistema não evita que um pneu rebente ou uma falha catastrófica, o enchimento não resolve nada, por isso afirmo que o runflat é melhor.
Utilizo pneus runflat (o carro não tem sobressalente nem nada para encher o pneu). Se este rebentar, continuo a andar, apenas tenho de baixar a velocidade (80km/h em curvas largas e 120km/h a direito, mais que isto e o carro vai deslizando de lado, pode perder o controlo). Se existir uma falha catastrófica com o pneu, nada bate o runflat!!!!!
E já tive parafusos enterrados nos pneus e até um pneu que rebentou porque …… era tão largo que não dei conta que já estava gasto à muito por dentro e foi aos arames ….. até rebentar (aconteceu-me na altura do Natal!!!! Mas continuei a circular até chegar ao destino).
ao tempo que já vi isso. num filme do 007
Vai ser sempre assim. Poetas, filosofos, cineastas, etc, normalmente imaginam isso muito antes do que a ciencia irá mais tarde apresentar.
Agora, terão sido os primeiros visionários? Our terão sido eles a influenciar o rumo da ciência?
😀 exatamente, cumpre a velha máxima, a ficção é a realidade num futuro próximo.
Prefiro esperar pelo depósito que enche sozinho em andamento… Prioridades…
Essa tecnologia já existe… Ainda tem alguns bugs mas pode testar já hoje! Basta seguir os seguintes passos:
– Circular até a viatura entrar na reserva;
– Estacionar a viatura na garagem; *
– Já em casa, dirigir-se à sua cara metade e proferir as seguintes palavras “Querida, amanhã levo o teu!”
– No final do dia seguinte, confira o nível de combustível.
Hum… Boa Sorte!
*Neste passo, é vital estacionar a viatura, de forma a facilitar a saída da garagem, caso contrário não irá funcionar!
Já existem 2 marcas chinesas que têm um sistema identico a funcionar e a comercializar. Em Portugal já se comercializa um modelo de pneus que não necessita de ar.