Grupo Volkswagen domina vendas de elétricos na Europa e Tesla Model Y é quem mais cai
As vendas de carros elétricos na Europa têm estado a oscilar e a mostrar que certas marcas precisam de se adaptar. Os números mais recentes mostram uma mudança no topo, com o Grupo Volkswagen a assumir a liderança. Quem mais sofre é mesmo a Tesla, com o Model Y a cair mais de 50% nas suas vendas.
Grupo Volkswagen domina vendas
Recentemente, o mercado de veículos elétricos na Europa parecia estar totalmente focado na Tesla. Os números de vendas de abril deste ano foram bastante diferentes, com o novo SUV compacto Elroq da Skoda a ser o claro vencedor, seguido por outros três modelos do Grupo Volkswagen: o ID3, o ID7 e o ID4.
O Elroq, construído na mesma plataforma MEB do Grupo Volkswagen dos três modelos da marca , registou vendas de 8.070 no mês, de acordo com dados preliminares da Dataforce. Seguiu-se o ID3 com 6.937, o ID7 com 6.783 e o ID4 com 6.300. Aos quatro automóveis do Grupo Volkswagen seguiram-se mais dois novos modelos, o Renault 5 E-Tech em quinto lugar, com 5.715 vendas, e o Kia EV3 com 5.614 vendas.
Tesla Model Y é quem mais cai
O Tesla Model Y, o veículo elétrico mais vendido na Europa em 2024, caiu para a 10.ª posição em abril, com vendas abaixo dos 51%. Um modelo atualizado deverá chegar aos compradores de automóveis na primavera. Até abril, as vendas gerais de veículos elétricos aumentaram 28%, à medida que os fabricantes de automóveis pressionam os automóveis eletrificados para cumprir as novas metas de emissões da UE.
Outros notáveis recém-chegados elétricos incluem o grande SUV premium Audi Q6 E-tron, com 3.971 vendas, em 11º lugar; o Citroen e-C3, com 3.862 vendas em 12º; e o Ford Explorer, com 3.687 vendas. O Explorer é mais um modelo sustentado pela arquitetura MEB do Grupo Volkswagen.
Outros cenários na Europa
As vendas de PHEV aumentaram 32% no mês, segundo a Dataforce. O modelo mais vendido foi novamente o BYD Seal U, com um volume de 5.300 unidades, seguido de perto pelo Tiguan, com 5.195, e pelo Volvo XC60, com 5.192 vendas.
As vendas de automóveis totalmente híbridos aumentaram 13%, com os modelos da Toyota e do Grupo Renault a continuarem na liderança. O pequeno SUV Toyota Yaris Cross foi o líder, com 15.800 vendas em abril, seguido pelo pequeno hatchback Yaris com 15.011. Dois modelos do Grupo Renault tiveram estreias fortes, com o crossover compacto Symbioz em quarto lugar, com 7.522 vendas, e o Dacia Duster em sétimo lugar, com 5.155 vendas. As vendas de modelos não híbridos a gasolina (-9,3%) e a gasóleo (-18%) caíram no mês.






















Tenho dois familiares que comprar os ID3, e para o meu gosto pessoal os carros até são engraçados.
Mas ainda assim acho que a Renault e a Peugeot estão com modelos mais a meu gosto.
Dos carros com preço mais “acessível” o mais bonito para mim é o Kia EV3, e o EC3 da Citroen. o KIA EV 3 ao preço de 25 paus era a minha opção.
Detestei o ID3. O megane etech é muito bonito por fora e por dentro assim como confortável.
Mas isto vai dar sempre ao mesmo, pelo preço o melhor que existe é oferecido pela tesla. A eficiência deles é ímpar no mercado.
O “problema” do Tesla deste valor é ser baixinho, acredita a idade é fod!!!!!
Eu tenho aqui na minha garagem um dos carros do meu irmão é um cabriolet é super baixinho para entrar e sair já começa a ser complicado, como o meu carro é alto entrar no Cabriolet parece que estou a descer aos quintos do inferno 🙂 🙂 🙂
Não digam que o Trump não fez nada de bom pela Europa. Ter chamado o moskas para a política acabou por provavelmente salvar a Volkswagen e outras marcas
Assim como a industria militar.
Deviam de ensinar nas escolas aos jovens comuns o que têm que fazer para ter dinheiro para comprar um carro e casa, trabalhar parece que já não faz o efeito, é um mundo moderno este que nada é o que parece!
Trabalhar sem fez, faz e vai fazer efeito.
Não querer trabalhar como tu é que tem como único efeito a inveja e choro.
Bater sempre na mesma tecla esperando resultados diferentes é sinal de loucura, vai ver isso!
Exacto, por isso devias pelo menos tentar trabalhar.
Eu se fosse ao Musk punha o Android Auto e o Apple CarPlay a dar no infotainment dos tesla. A ver se resolvia.
Para quê estragar o que está bom ?
Bom? Contenta-se com pouco.
Eu contento-me com o bom que tenho, ao contrário de si que nem o conhece.
Ter mais opções não estraga nada, pelo contrário.
Ter mais opções faz os sistemas pesados, tipo android auto e carplay nalguns sistemas, depois nem correm um nem outro com velocidade aceitável.
Boa desculpa. Não tem o essencial mas mais rápido lol é que nem isso.
Olhe só o tempo que aquilo demora a carregar os mapas…Q desgraça. Não mudem de processador que não é preciso.
Tem mais que o essencial, e bem mais rápido que a maioria dos sistemas que existem.
E sim, dá para meter carplay e android auto num Tesla, só que esse sim, é lento.
Tempo a carregar mapas ? Os mapas estão sempre carregados, o sistema tem um cartão com os mapas, que actualiza de tempos a tempos automaticamente.
O Carplay é praticamente todo processado no smartphone, não causa “peso” no sistema de infotainment da viatura.
Ummmm? Está a faltar alguém aqui nos comentários