Grupo chinês Nevs comprou empresa que fabrica motores elétricos nas rodas
As tecnologias que suportam os carros elétricos estão ainda numa fase de desenvolvimento, inspiram-se ainda dos conceitos tradicionais. Contudo, há várias novas abordagens, como, por exemplo, colocar os motores dentro de cada roda. Dessa forma, a própria UE está a promover o projeto EVC1000, onde uma das premissas é o motor estar montado na roda. Assim, não é de estranhar o interesse e investimento do grupo chinês Nevs na empresa Protean Electric, que fabrica motores elétricos nas rodas.
Conforme temos visto, os carros elétricos podem ser mais avançados apostando em tecnologias revolucionárias, no segmento automóvel. Este parece ser um desses casos.
Carros elétricos com motores em cada roda
O grupo chinês Nevs (National Electric Vehicle Sweden AB) adquiriu a empresa britânica Protean Electric. Segundo as informações, esta empresa é conhecida por desenvolver nas rodas os motores (motores de cubos) para os carros elétricos. A NEVS assumiu o que restou da Saab em 2012, após a falência da marca pertencente à General Motors. Assim, na empresa, o foco está no desenvolvimento do seu NEVS 9-3 baseado no Saab 9-3 original.
A Protean Electric é uma empresa inovadora e líder no desenvolvimento de motores de rodas, fundada em 2008 nos Estados Unidos.
Motores à roda mais eficazes que os motores elétricos em uso
Além de poder manter a sua independência criativa, apesar de ter sido comprada pela NEVS, esta equipa mantém o controlo a 100% dos trabalhos. Deste modo, a nova colaboração permitirá que a NEVS melhore os seus motores e carros elétricos, tendo acesso às tecnologias desenvolvidas pela Protean Electric até o momento.
Os motores das rodas são mais eficientes do que os motores elétricos montados no eixo. Embora não seja hoje uma aposta em massa, este sistema permite uma maior flexibilidade na sua utilização nos carros elétricos, aproveitando ao máximo o espaço disponível para montar ainda mais capacidade da bateria.
O mercado para este tipo de motor foi avaliado num valor estimado de 322 milhões de dólares em 2018. Além disso, estima-se que continue a crescer para um valor de 2 641 milhões de dólares até 2025.
Grupo chinês também tem na mira os supercarros Koenigsegg
2018 também foi palco de uma aproximação do grupo chinês a uma marca de supercarros. A NEVS adquiriu 20% das ações da fabricante sueca de supercarros Koenigsegg. Assim, parece que a NEVS está-se a preparar para o futuro elétrico, adquirindo novas empresas relacionadas a este setor.
Deste modo, não surpreende que a Nevs tenha já anunciado os seus planos para começar a produção de carros elétricos este mês de junho. Na base, a empresa terá toda a estrutura tecnológica e empresarial da extinta Saab e sua participação na Koenigsegg.
Segundo a empresa, no radar está o objetivo de produzir 500 000 a 1 milhão de unidades de carros elétricos nos próximo 3 anos. Estas ambições parecem bastante otimistas para um fabricante que hoje ainda não começou a produzir veículos elétricos. Contudo, não falta know conjugando a sua capacidade de produção na China ou na Suécia.
A sustentar muita da sua ambição, além das aquisições e participações em conhecidas marcas, estão mais 160 patentes que possui ao redor do globo. Em causa estão patentes relacionadas com controlo e fabrico dos motores elétricos e sistemas eletrónicos de potência. No entanto, a empresa refere que tem mais 150 patentes pendentes.
Posteriormente, quando o NEVS 9-3 for lançado, a sua autonomia será de cerca de 300 km. Igualmente a marca fornecerá a possibilidade de atualizar o sistema remoto, terá um ponto Wifi e um filtro de partículas que purificará 99% dos elementos externos.
Assim, com tecnologia Saab, Koenigsegg e Protean Electric, a empresa chinesa poderá fazer a diferença. Contudo, há ainda muitos obstáculos a ultrapassar, a forte concorrência é apenas um deles.
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Imagem: NEV
Fonte: NEV
Neste artigo: elétrico, motores de cubos, nevs, Protean Electric, saab
A peso da roda (massa não suspensa) afecta o conforto e a aderência, por isso se retira o ao máximo o peso das rodas. Havia modelos de automóveis em que os travões estavam fora das rodas para os tornar mais confortáveis.
Esse assunto é pertinente, e concerteza a levar em conta no desenvolvimento tecnológico que se está fazer.
Este conceito certamente será muito vantajoso para carros elétricos urbanos, que podem ter range e aceleração modestos. Quando o mercado superar a “range anxiety” e a volúpia pela aceleração “ludicrous mode”, os motores dentro das rodas poderão ser tão leves que se tornarão muito vantajosos. Afinal, MEU caro elétrico ideal (urbano) não precisa 500 km de alcance, nem tampouco acelerar 0-100 km/h em 4 seg. Sou engenheiro eletricista e eletrônico, trabalhei na indústria do petróleo e conheço bem os dois lados dessa questão. Calculo que bastam 4 motores elétricos de 10kW nas rodas. O conjunto pode tão ou mais leves que os convencionais de hoje: desaparecem a transmissão, embreagem, diferencial, semi-eixos e até mesmo os próprios travões (ou freios, para brasileiros, lol). A ideia não é nova, já foi divulgada pela Michelin há 15 anos, com seu conceito “Active Wheel”, confiram: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Active_Wheel
Era um projeto revolucionário, difícil de implementar mas, após uma década e meia, os motores já estão muito mais robustos e compactos, a ideia pode se tornar realidade em breve.
Meu prezado, moro no Brasil e aquinas ruas enchem de água em épocas de chuva. E como fica a proteção dos motores nas rodas? É que eles ficam numa posição onde a água os toca o tempo todo…
🙂 Sidnei, já há motores eléctricos selados à muitos anos, por exemplo os que estão nos furos de água 😉
Se os motores elétricos fossem tão frágeis assim, nossos carros, todos, já teriam perdido o motor de arranque há muito tempo
comparam em vez de apenas copiarem. Progresso.
Fazer a diferenca? Só sabem copiar e mal.
Filtro de particulas copiado da Tesla. Mas este chines, em vez de purificar aposto que ainda agrava os toxicos no habitaculo, com aqueles filtros feitos la sem controlo, devem vir carregadinhos de quimicos do mais foleiro que ha.
Autonomia para 300km? Lol, na Tesla já se fala em naves e 1000km, estes ainda andam nos 300km…tadinhos.
Chineses e as suas chinesices.
a copiar a copiar, conseguem mesmo assim aguentar uma guerra comercial com os EUA( que é só a 1ª potencia mundial).
a copiar a copiar, em 100 euros que pagas para a EDP, 30 vão direitinho para eles
a copiar a copiar, têm os títulos da divida dos EUA.
Upss, a copiar a copiar, vão conquistando o mundo até se tornarem na maior potencia mundial…
Se os motores elétricos fossem tão frágeis assim, nossos carros, todos, já teriam perdido o motor de arranque há muito tempo
Lá voltam estes obscurantistas a comprar ou a copiar! Desta vez compraram, uma evolução de facto, mas que teve bons proveitos em Portugal por exemplo. Até parece que ninguém mais faz negócios neste mundo a não ser esta gente! Ate parece oque não exista mundo antes da China que vivia e vive em regime feudal comunista se aventurar no comércio internacional com o aval do próprio Ocidente. Daqui a uns dias lá terão os seus “amestrados” a afirmar que isto é uma enorme contribuição chinesa! Para onde vai este mundo quando ditaduras tão ferozes como esta estão a controlar paulatinamente tudo o que de melhor se faz no Ocidente livre e democrático? Comigo, chinês nem uma caixa de fósforos.
Baterias para MIL km? Tolice, é uma doença mental essa tal Range Anxiety. Se jamais exigimos um carro convencional com tanque de combustível para MIL km, por quê motivo precisamos um Elétrico para MIL km? Quem é louco suficiente para pilotar MIL KM sem parar 2 ou 3x para comer, tomar um café, urinar ou simplesmente sonhar os músculos e retirar um pouco? Enquanto isso, as baterias recarregam parcial ou totalmente.
…SOLTAR os músculos e RELAXAR um pouco…