Governador da Califórnia é a favor que os camiões autónomos viajem sem motorista
Aos poucos e poucos, os veículos elétricos estão a entrar na nossa vida e a fazer parte das nossas rotinas diárias. Na Califórnia, por exemplo, debate-se agora a circulação de camiões autónomos, mas o governador do estado norte-americano vetou recentemente um projeto de lei que proíbe que os camiões-robot circulem sem motoristas de segurança.
Camiões de mercadorias sem motorista de segurança? Parece que sim!
Segundo as recentes informações avançadas pela Reuters, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, vetou na noite desta sexta-feira (22) um projeto de lei que impede os camiões pesados de circularem sem motorista no estado.
O Projeto de Lei 316 da Assembleia foi apoiado pelos trabalhadores e tem como objetivo exigir a presença de um motorista humano com experiência em veículos autónomos com peso superior a 10.001 lbs, algo como 4.536 kg. Este projeto foi aprovado por uma grande maioria das casas da legislatura estatal, mas enfrenta agora o bloqueio por parte do governador californiano.
Numa mensagem enviada na sexta-feira, Newsom disse que "considerando... o quadro regulamentar existente que rege atualmente e de forma suficiente esta tecnologia específica, este projeto de lei não é necessário neste momento".
Contudo, este veto ainda pode se anulado, caso o poder legislativo decida votar a favor do projeto com maioria de 2/3 em cada casa. Mas é pouco provável que esta mudança aconteça na Califórnia, uma vez que a última vez foi em 1979.
Pode realmente parecer preocupante e assustador ver um camião de grandes dimensões circular sozinho pelas estradas, e algumas fontes da indústria disseram à Reuters que o departamento de veículos motorizados tem trabalhado no sentido de desenvolver um quadro regulamentar para suspender a restrição, resultando assim neste projeto de lei.
As empresas e os defensores da tecnologia dizem que este projeto prejudicará as hipóteses de conseguir um transporte autónomo de mercadorias. É ainda de destacar que o desenvolvimento da tecnologia autónoma tornou-se mais difícil e dispendioso do que o inicialmente esperado, o que levou ao corte de alguns empregos e fecho de empresas.
Já os sindicatos, liderados pela International Brotherhood of Teamsters, têm apelado ao governador da Califórnia para assinar o projeto de lei, dizendo que os camiões sutónomos não são seguros e vão levar à perda de empregos.
Atualmente marcas como a Aurora, Daimler Truck, Kodiak Robotics e Gatik encontram-se a testar e implementar operações de transporte sem motorista.
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Acho que a malta ainda não percebeu que a profissão de motorista tem os dias contados, neste momento, o interesse é todo que as viaturas sejam totalmente autônomas, e não o contrario, claro que os sindicatos estão a já a fazer o choradinho apregoando tudo o que se lembrarem, pois lá se vai o tacho.
Depois dos motoristas seguir-se-ão outras profissões, portanto um pouco de empatia pelos profissionais em vias de perder o emprego não é pior, porque não sabemos quando nos tocará a nós.
E então???, quantas vezes ao longo de décadas de evolução não foram extintas outras profissões e surgiram outras novas, julgas que o mundo vai parar?, claro que não, simplesmente é a evolução natural do mundo industrializado.
Chamas a isso evolucao ? Eu chamo a isso de ganancia selvagem que so faz prejudicar as pessoas. Que mal tem haver motoristas ? So querem fazer essa alteracao para meter mais dinheiro no bolso. As empresas e algumas pessoas ainda nao entenderam que dinheiro nao e tudo na vida. Se vao passar a ser escravos do dinheiro perdem a vossa alma. Ha mais vida para alem dos milhoes arrecadados.
Mas qual ganância?, só estás a demonstrar que és um negacionistas que as coisas tem de ser como tu vês, pois abre os olhos, pois a evolução não para, está a acontecer mesmo há tua frente e só tens que te adaptar…
As viaturas autônomas e restante IA fazem parte da luta de classes, que não é só sindicatos e greves, nem sequer principalmente. É também a luta dos capitalistas contra os trabalhadores. Só que os capitalistas não são suficientemente inteligentes para se ocuparem sozinhos da manutenção dos sistemas de IA, quanto mais da concepção deles. Além disso, não estão habituados a produzir. A função deles não é produzir, é por os outros a produzir para eles.
Espero que a moda não pegue. Se pegar q arranjem vias so para eles.
Pode-se ver as coisas nesse sentido, mas as estradas não esticam, logo, vais ter de partilhar a mesma com eles, até ai dia, em que até as nossas próprias viaturas façam o mesmo e tu só vais a gozar a paisagem…
Por mais que se tente remar contra a maré é inevitável fugir a estes conceitos novos, são o futuro, não vale apena andarmos com ideias que isto não avança, pois vai avançar quer queiramos quer não…
E tiveste algum orgasmo por perceberes que a IA vai estragar ou tentar estragar a vida a muita gente ? Para mim isso e mais tempestade no copo de agua do que o horror e a tragedia anunciada com a vinda da IA.
Temos aqui o profeta da desgraça, estragar a vida, isso dizes tu, só estás a mostrar que és um daqueles que tem aversão há mudança, então tens de arranjar justificação para tudo, ganha juízo, as coisas não vão parar só porquê tu entendes que está mal, sempre foi assim a cada grande revolução, milhares ficaram sem emprego pela profissão ser extinta e tiveram se adaptar…
Se nao consegues ver fora da box o problema e teu. Se achas que andar a tentar terminar com empregos as pessoas e bom, entao estamos conversados. Quando te calhar a ti ate choras, depois vem ca falar de evolucao.
“as nossas próprias viaturas façam o mesmo e tu só vais a gozar a paisagem…”
Para isso vou de comboio loolool
Há aqui dois cenários e só um é verdadeiro:
– Os camiões estão prontos a andar – ou com condução totalmente autónoma (sem “co-piloto” humano) ou com condução totalmente autónoma mas com “co-piloto” humano).
– Os camiões ainda estão em fase de estudo.
O último é o cenário real.
No primeiro, era-se levado a crer que – se foi vetada a versão com co-piloto humano, então era porque os camiões podiam circular só com condução autónoma, sem co-piloto. Mas se apenas estão em estudo, qual o significado do veto? A que deu o governador – a questão (com co-piloto ou sem co-piloto) não se põe agora, por isso a decisão fica adiada, façam-se mais estudos.
O que é que o adiamento tem de positivo? Se tivesse sido aprovado o projeto de lei (camiões com co-piloto humano):
– As empresas que estão a estudar os camiões, sem co-piloto humano, disseram que paravam a investigação, por falta de incentivo;
– E parava o estudo de certos percursos de camiões, que podem ser totalmente automatizados, sem co-piloto humano, em especial do porto para terminais de contentores.
É esperar para ver como acaba.
Já se sabe o desfecho, pois o interesse é claramente uma viatura totalmente autónoma sem humano, pois é nesse sentido que as coisas estão direccionadas, a ideia é remover o humano da actividade, pois a maquina pode operar horas a fio sem parar ao contrário do humano…
Os sindicatos de motoristas discordam, por razões óbvias.
Mas a Assembleia Legislativa da Califórnia teve também em conta o perigo que representa um camião de grandes dimensões descontrolado, sem um condutor humano que garanta a sua segurança. Foi isto que levou a Assembleia Legislativa da Califórnia a aprovar o projeto de lei, que o Governador vetou. É que temos que saber exatamente qual é o nível de condução autónoma necessário para um camião de grandes dimensões poder operar. Para operar – em todos os percursos – tem de ser de nível 5 (o mais avançado) ou entre 4 e 5. Para que se entenda bem – a Tesla só atingiu o nível 2, o que exige que o condutor tenha as mãos no volante e esteja atento à condução. pronto a assumi-la completamente.
Por isso, um camião totalmente autónomo sem co-piloto de segurança, para todos os percursos, está ainda muito longe – mas, em percursos bem definidos, como seja do porto para terminais de condutores pode-se conseguir em menos tempo.
… terminais de contentores 🙂
Acho que tens perceber que tudo demora a afinar, não vão meter já um camião autónomo na estrada has 3 pancadas, mas a realidade que é algo que vai acontecer a longo prazo, tal como nas fabricas que hoje é tudo automatizado, a interacção humana não existe….