GNR de Leiria já faz patrulhamento com viaturas 100% elétricas
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Leiria, tem ao serviço duas viaturas 100% elétricas.
GNR tem dois ID3 da Volkswagen 100% elétricos...
De acordo com a publicação no Facebook, é referido que "trata-se do modelo ID3 da Volkswagen e a sua utilização é proveniente da concessionária Brisa, SA...".
A mobilidade elétrica vai ao encontro da preocupação em mitigar a pegada ecológica a par da manutenção de uma constante e perspicaz evolução, não só a nível tecnológico, administrativo e financeiro, como também em termos de imagem institucional.
É ainda referido que... "o processo de transição de viaturas movidas a combustível fóssil para eletricidade, em uso pela GNR no patrulhamento em autoestrada, iniciou no ano de 2021. O Destacamento de Trânsito de Leiria em parceria com a Brisa, S.A., de forma pioneira a nível nacional, colocou ao serviço uma viatura híbrida e, volvidos dois anos, verificando-se a sua mais-valia em termos de sustentabilidade, consideram-se estarem reunidas condições para utilização de motores 100 % elétricos".
O Destacamento de Trânsito de Leiria efetua, de forma diária e ininterrupta, o patrulhamento da rede concessionada pelo grupo Brisa, SA., de onde se destacam vias de importância capital a nível nacional, nomeadamente a A1, a A19 e o IC9. Até então, com a utilização de viaturas movidas a combustível fóssil, representava aproximadamente um consumo anual de 10 mil litros.
Para além da inegável e inquestionável mais-valia em termos ambientais, com estas viaturas 100% elétricas conseguir-se-á garantir, ainda, uma performance média/alta no que concerne a potência e capacidade de aceleração, tão necessárias para a execução na plenitude do serviço de patrulhamento e fiscalização rodoviária.
Apenas a autonomia poderia ser uma preocupação, considerando a natureza do serviço operacional que as viaturas desempenham, como, por exemplo, a necessidade de percorrer centenas de quilómetros em autoestrada. Contudo, tal situação é ultrapassável, não só por existir sempre outra viatura 100 % elétrica pronta a sair, como ainda pelo facto da concessionária dispor de dispositivos de carregamento ultrarrápido nas áreas de serviço da rede Colibri.
Agora é que os bandidos vão ter supresas .
Vão vão… Vão ter umas belas surpresas quando olharem pelo retrovisor e virem que a policia parou meia hora para carregar o carro…
Já do lado das forças policiais também será giro… Vai parecer um jogo… a olhar para autonomia a desaparecer e a fazer contas de quantos minutos lhes restam para parar determinado veículo que está em fuga antes de ficarem sem energia.
loool… resposta de quem nunca conduziu um carro elétrico e apenas manda o bitaite para o ar em jeito de gozo, mas a realidade é que está a gozar com a sua própria ignorância!
Tens razão, os veículos das autoridades teem prioridade nas estações de carregamento elétrico. Se não está no código da estrada, passa a estar em breve.
e se os postos ja estiverem ocupados?
Se estiverem ocupados os lugares, vai uma multa ou prisão, por impedimento de exercício de autoridade.
e vao andar a prender todos?? para isso faria um lugar reservado a viaturas de emergencia. enquanto carregam os ladores ja fugiram ou entao tem que vir um carro a combustao para substituir
Pois então, mais lugares para os veículos de emergência, até se compreender a ineficácia da decisão.
Desde quando andam a perseguir ladrões ? Andam a ver muitos filmes.
Sim, estava a ironizar. Mas não deixa de ser uma realidade.
A sua resposta é que demonstra ignorância e falta de noção da realidade.
Começa logo por partir do principio que nunca conduzi um ‘carro eléctrico’.
Depois, qual acha que é a autonomia de um VE quando está a ser conduzido de forma ‘agressiva’???
Só com uma condução MUITO controlada é que se aproximam dos valores de autonomia que anunciam… Quanto mais a conduzir de forma ‘desportiva/agressiva’.
Um pouco mais de calma, menos de fanatismo e mais realismo talvez lhe fizessem bem.
E você também não conduziu, pelo menos pelo que diz.
Achas mesmo que vão iniciar uma perseguição ao longo de km sem chamarem reforços a aparecerem mais à frente?
Mesmo que entres numa AE com 20km de autonomia, o mais certo é que na próxima entrada apareçam outros carros a dar apoio provenientes de outras zonas. E se 20km de autonomia numa AE é pouco, numa localidade é muito…
Desaparece assim como ? Vê-se logo que nunca andou em nenhum.
Claro que não desaparece…
Claro que não… Mas deve ser só o seu que mantém a autonomia igual e faz os mesmo kms seja com condução defensiva e poupada seja com condução desportiva/agressiva…
O fanatismo é tal que nem a realidade consegue ver…
E não diga que não que os seus comentários são bem explícitos quanto ao seu nível de fanatismo.
QUALQUER carro aumenta o consumo e perde autonomia com o aumento da velocidade.
QUALQUER carro aumenta o consumo e perde autonomia com uma condução desportiva/agressiva.
Mas o seu não…
Eu disse que mantinha igual ?
E num a combustão já andou ? Também é igual ?
Mas porque haviam de fazer condução agressiva no patrulhamento ? Estou curioso ….
Ah ok, bem me parecia que não tinha andado em nenhum km.
Eu não tenho fanatismo nenhum, ao contrário de si, que se fala numa coisa e vem com outro assunto.
Depois dessa resposta é notório que:
– ou não sabe ler (só ler metade é não saber ler)
– ou não sabe o que escreve
Deverá haver um terceiro “ou” mas deixo-o ao seu critério.
Uma coisa é certa: presunção e água benta, cada um toma a que quer e o senhor é um bebedolas.
E fico por aqui.
Bom resto de boa tarde.
Quem não saber ler ? Eu ou você ?
Por acaso não bebo muito.
Pois, é melhor ficar do quê inventar e depois não ter argumentos.
Completamente de acordo contigo. Todos os EVs anunciam maravilhas e dizem que fazem x kms… e depois vao se fazer os testes em Auto estrada a andar a velocidades normais… e autonomais de 500 km prometidas pelos fabricantes… passam para 300 Km em AE. O problema e mesmo o fanatismo.
O fanatismo e a vaidade e tanta neste momento, que o povo sujeita se a ter um TESLA sem manipulo para os piscas, controlos digitais nada praticos VS o antigo botao / Roda…….
È a mesma diferença que se encontra nos a combustão, anunciam uma coisa e depois fazem.
Mas pronto, o seu fanatismo também é muito, basta ver o que meteu no nick.
Não quer não compra, ou é só mais um ev hater ?
Mais uma história para rir, o ladrão fugiu lol
https://www.jn.pt/mundo/carro-patrulha-da-tesla-fica-sem-bateria-a-meio-de-perseguicao-11340615.html
Tipo aquela do vídeo americano que ficou sem gasolina na perseguição ? Também me ri muito. Lol
Tendencioso, já caiu a mascara
Qual .mascara ?
Pena não terem polícias suficientes para patrulhar a minha rua.
Existe pessoal que prefere deixar o carro na estrada ou no passeio em vez de deixar no estacionamento, só para ficar a porta do prédio.
Pois, mas será muito fixe, escutar as sirenes e olhar para o lado e ver a comitiva política ser acompanhada por veículos ECO.
E provavelmente é pessoal que sai do ginásio e deixa o carro mal estacionado, à coisas que não lembram a ninguém, ainda a pouco tempo no ginásio estava um carro mal estacionado, a empatar tudo e todos não por falta de lugares mas sim pela preguiça de ir deixar o carro no parque mais distante
Vivam os elétricos, porque a frota restante foi deixada sem assistência. Passem por uma esquadra e vejam as viaturas, ou peçam uma deslocação e escutem a resposta.
Sim, vou já a uma esquadra pedir para ver os carros deles.
Não é necessário seres mecânico dos carros da polícia.
Agora imagina quando forem os elétricos a terem avarias.
Não podemos esquecer que muitos carros CP, andar quase 24 horas por dia, uma força de segurança não pode estar tão dependente /venerável assim, para andar nas AE, acho que é o ideal, ou tipo polícia escola, o resto do patrulhamento ainda não pode ou deve ser feito de VE, pelas limitações de autonomia
Bom Noite Ele ja anda por aqui
+1
Já cá anda o vendedor, a espalhar os falsos argumentos como sempre.
Porque não refuta os argumentos dele ? Hugo !