PplWare Mobile

Chegou o Wi-Fi 7: A sua “internet sem fios” vai voar

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Sérgio says:

    De todas estas caraterísticas do Wi-Fi 7 alguma é delas é para o sinal passar melhor 2 paredes de quarto?

    • Rodrigo says:

      Não, nesse aspecto ainda é pior o WiFi 7 (6 GHz), já a frequência 2.4 GHz é mais lenta mas passa melhor os obstáculos.

      • El Dizzy says:

        Pergunta: será errado afirmar que quanto menor a frequência, maior a capacidade para transpor objetos? Se alguém tiver conhecimentos, peço a sua opinião. Obrigado.

        • Nuno José Almeida says:

          A frequência de uma onda é inversamente proporcional ao seu cumprimento. Quanto maior a frequência menor o cumprimento e vice versa. Ondas maiores como FM atravessam melhor obstáculos que ondas menores. Não querendo complicar, um onda de 1 metro não ultrapassa obstáculos maiores que 1 metro. O Wifi está feito para ser local. A 2,4 vai um pouco mais longe mas começa a sofrer do problema da saturação.

          • Alphie says:

            Mesmo assim o FM não atravessa suficientemente os obstáculos porque há sítios onde e difícil apanhar radio em condições. Por outro lado, estações em onda curta ainda se apanham relativamente fácil.

        • Rodrigo says:

          Correcto quanto menor a frequência menor atenuação.

        • Jack says:

          Esta malta esteve a dormir mas aulas de física e química.

      • Alphie says:

        Com o constante aumento na frequência daqui a pouco vão ser precisas parabólicas para apanhar o sinal WiFi? GHz são as frequências usadas nas comunicações via satélite.

    • Alphie says:

      Para passar 2 paredes de quarto e melhor por cabo ou com repetidores de sinal pelo caminho.

    • Antonio says:

      Aqui em casa, depois de muitos extensores, repetidores de sinal, internet por eletricidade, a ínica solução que funciona muito bem foi ter adquirido os routers deco m5 (já bem antigos, há mais recentes e de outras marcas) da TP-link (rede mesh). A casa tem dois pisos, quartos em cima, cozinha, slal, escritório em baixo.
      Apanho em qualquer lado da casa. Sistema mesh não houve melhor, no meu caso.

  2. Joaquim Sobreiro says:

    Eu só queria que ao passar de Espanha a Portugal ainda tivesse sinal 3G. Terei que substituir equipamento e deixarei o WiFi 7 para mais tarde.

  3. Eu says:

    Só pensam na rapidez. E o alcance que cada vez é menor?

    • Joaquim Sobreiro says:

      Sim. Tal como já o experimentamos nas ondas de rádio. Mas não se preocupem, serão instaladas mais antenas e não me digam que tudo isso não está estudado por cientistas, muleta dos políticos.

    • Alphie says:

      Se o alcance for muito elevado o vizinho começa a apanhar também a rede WiFi ou a causar interferências com as outras redes WiFi.

  4. Antonio Costa says:

    Sim é verdade.
    maior a frequencia menos dados.
    menor a frequencia mais dados. -> mais facilidade em passar obstaculos.

    analisar redes vizinhas nas mesmas frequencias podem causar interferentes.

  5. NelsonR says:

    Andei a ver a FTTR e sinceramente creio que a única forma de ter um wi-fi decente por toda a casa passará por coisas deste tipo.

  6. Sergio says:

    Para o cidadão comum ainda pouco interessa, o pacote maximo da meo por exemplo é de 10g e a 134€.. pouco interessa se este router atinge os 30g.
    A nivel industrial/comercial é que se pode tirar algum aproveitamento.

  7. Manel says:

    Tantas casas ainda no 4G, tratem mas é de disponibilizar para todos o 5G.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.