O novo WiFi 7 já tem data para chegar e promete velocidades ainda mais rápidas
O WiFi evolui com uma rapidez tão extrema que chega a colocar em causa outras tecnologias e isso volta a ser provado com o WiFi7. Esta nova norma já é conhecida e até comercializada, mas ainda não tem uma especificação fechada. Esse momento em breve será passado e o novo WiFi 7 já tem data para chegar e promete velocidades ainda mais rápidas.
Novo WiFi 7 já tem data para ficar pronto
Já quase todos ouviram certamente falar do WiFi 7. Esta será a nova norma em breve, para as ligações sem fios e para permitir aos utilizadores velocidades de comunicação ainda mais rápidas e bastante mais eficientes para ligar os dispositivos móveis às redes locais e à Internet.
Apesar de existirem já dispositivos com suporte para WiFi 7 à venda, esta nova norma ainda não tem a sua especificação final fechada. A Wi-Fi Alliance anunciou agora que esta especificação está prestes a chegar e que deverá ficar fechada e pronta a ser usada ainda no primeiro trimestre de 2024.
A boa notícia é que esta certificação poderá ser aplicada aos equipamentos que estão já disponíveis. Se os dispositivos WiFi 7 já estiverem no mercado, o Wi-Fi CERTIFIED 7 facilitará a interoperabilidade global e trará desempenho WiFi avançado em todos os locais para a próxima era de dispositivos conectados.
Velocidades e ligações mais rápidas
Esta especificação permitirá que as ligações sem fio alcancem velocidades vertiginosas, atingindo até 40 Gbit/s. O que o torna uma alternativa perfeita à ligação normal por cabo encontrada em todos os locais físicos, com a vantagem de ser totalmente móvel.
Esta nova especificação atinge essas velocidades usando três bandas de frequência: 2,40 GHz, 5 GHz e 6 GHz, que utilizam largura de canal de 320 MHz e 4096-QAM. Na verdade, o WiFi 7 é baseado no que as especificações WiFi 6 e WiFi 6E começaram, incluindo ligações que aumentam a velocidade, como MU-MIMO e OFDMA. No total, o avanço representa uma melhoria de 4,8 vezes em relação ao WiFi 6.
O WiFi 7 oferece uma ligação superior para inúmeras utilizações com níveis elevados de interação e imersão. Na verdade, à medida que aumenta a procura por tecnologias de baixa latência, como a realidade aumentada, realidade virtual, computação na Cloud e soluções IoT, os dispositivos WiFi 7 conseguirão oferecer desempenho otimizado mesmo em ambientes mais densos, nas bandas de 2,4 e 5GHz.
Daqui lá as operadoras de telecomunicações terem novos routers com esta nova norma Wi-Fi 7 para os poderem fornecer aos seus clientes. Daqui lá.
Vai chegar aos operadores portugueses em 2040 😀 , é algo que não atendo, assim que sai vemos logo routers de outras marcas a invadirem o mercado mas nas operadoras “temos o router mais rápido de sempre”.
Gastam dinheiro em futebol, em publicidade mas não melhoram o serviço.
Se as empresas gastam dinheiro em futebol e publicidade é porque é isso que lhes trás de facto o dinheiro.
Quantas pessoas conhece que mudaram para outro operador fixo porque o equipamento do operador fixo não prestava?
Aqui tenho o mesmo router do operador há anos e é claro que nunca me ofereceram um novo mais moderno e nunca vão oferecer a menos que avarie ou eu diga que vou mudar para um novo operador após o fim da fidelização por causa dos outros terem um router melhor… e ainda assim são capazes de não o trocar porque envolve muitos custos que talvez não compense manter-me como cliente.
Só tenho a dizer “Prepare a carteira! MEO, NOS e Vodafone vão subir os preços…” vai ver o artigo…
À pergunta: “Quantas pessoas conhece que mudaram para outro operador fixo porque o equipamento do operador fixo não prestava?” respondo que conheço bastantesss pessoas que mudam de 2 em 2 anos de operadora só para ter o último router ou um combo wifi grátis (mesh)
+1
Pior é que já existe marcas como a TPLINK a ter modelos como o Archer B1E900 a venda em lojas Americanas a $599, quando sabemos não existe um standard definido ainda para o WiFi 7.
Por isso esqueçam o WiFi 7 porque é tudo marketing para 99% dos utilizadores não vai trazer nenhuma vantagem, pelo menos a curto prazo.
és novo nisto, todas as normas de wifi tiveram equipamentos a suportar antes da norma estar pronta, depois sai um upgrade de firmware para ajustar à versão final.
seja como for, não confiem em chinesices baratas
Pelo que me lembro, no WIFI 6 (ou foi no 5?) a coisa não foi assim tão linear…
Errado. As normas “draft” (rascunho) já existem há imenso tempo e o hardware é o mesmo. O único é que a norma final tem que sofrer muitos testes e processos de legalização, quando ela sai é por norma 95-100% igual ao último “draft” e as marcas lançam um update de software para colocar o router na versão final. Só me lembro de ter havido um router, não me recordo para que versão WIFI em que vendeu em “draft” muito cedo e depois houve no final uma mudança radical e o hardware não suportava a versão final. Mas também me lembro que como diziam “draft” e que não garantiam a versão final… não tiveram legalmente nenhum problema.
vamos comprar novo telemov com wifi 7
novos pc windows adptado wifi 7
todo é negocio
daqui a pouco o pessoal tem de se sentar na antena para ter sinal….