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GNR: Atenção à estrada! Número de vítimas mortais dispara

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Yamahia says:

    Continuem a apostar em radares que resolve.

    • JL says:

      Vão apostar em quê ? Em espantalhos dissimulados de gnr ? Loool

      • Yamahia says:

        Provavelmente fazia mais efeito!

      • Ifm says:

        Apostar em fazer o que são pagos, andar nas estradas a fiscalizar, nem sempre tem de dar em multa.

        Tal como fazer rondas a pé, andar de transporte públicos etc…

        Mas sabe tão bem estar no posto com o aquecedor nas pernas e com o insta aberta a ver as babes.
        Ou estar no carro parado com o aquecimento ligado a brincar com o Tamagotchi.
        Assim não vamos lá nunca,a polícia não faz o trabalho deles apenas se limita ao mínimo dos mínimo e a passar multas.

        Como um bom funcionario, são tão bons que é difícil de os encontrar, por isso é que andas sempre escondidos no bar do posto.

        • JL says:

          A fiscalizar ? não é isso que fazem ? tem aqui um artigo a confirmar isso mesmo, devia ter lido primeiro.

          • Ifm says:

            Fiscalizar, como disse não é andar com o cu sentado no carro de patrulha numa reta sem casas onde existem um sinal de 50 a passar multas.

            É andar efectivamente nas estradas, a fiscalizar, a ver os que andam ao telemóvel na via do meio a 40, etc.

            Como disse não é preciso dar multa em muitas vezes, muitas vezes um susto chega para um abre olhos.

            Agora só saem mesmo do posto quando é para martelar, para cumprir o objectivos, o resto do ano andam a dormir a sombra da bananeira.
            É assimq eu mudam os hábitos incorrectos??

            A população tem de ver as nossas polícias que são pagam pelos nossos impostos na rua, não escondidos feitos ratos.

          • JL says:

            Ah entendi, fiscalizar, andar pelas estradas s fazer operações e quando encontra problemas , apenas dar um sermão quando realmente justificar, depois pagam os justos pelos pecadores, porque estas operações e todo o sistema não custam dinheiro.

            Mas olhe, é exatamente isso que eles fazem:

            “A RTP acompanhou a operação de fiscalização da PSP na Ponte 25 de Abril. “Continuamos a verificar muitos condutores a usar ou manusear o telemóvel durante o exercício da condução”, explicou o porta-voz da PSP Sérgio Soares.”

            https ://www.rtp.pt/noticias/pais/mortes-na-estrada-psp-diz-que-muitos-condutores-usam-telemovel-durante-conducao_v1624004

          • Ifm says:

            Como te disse JL, não devia ser só em alturas específicas com um aparato gigantescos, só para dar notícias e para aparecer na foto.

            As nossas forças policiais são pagas todos os messes, e recebem para trabalhar para andar na rua, para serem vistos para criar nem que seja um clima de segurança e para actuar quando necessário.

            Eles não são freelancers que trabalham 10 dias no ano!

            A polícia é para andar nas ruas, nós transportes públicos, mas estradas etc o ano todooooo.
            É para isso que são pagos percebes???
            Não são pagos para se esconder feitos ratos .

            Nós somos dos poucos países que podes contratar um polícia, faz algum sentido??

            Pagamos todos os meses para eles, há esquadras de polícia, mas estão todos lá dentro feitos ratos, depois há algum que os contrata para ficar a porta do supermercado, porque é uma zona insegura.
            Facepalm, se é insegura eles deviam fazer o trabalho deles, não serem pagos pelos privados para fazer a segurança.
            Onde isto já se viu? Só na tua onde o “suborno” é legal.

            Esquece, nem sei o que dizer com tanta tristeza que este país é.
            Onde a polícia são os coitadinhos que passam a vida no bar no posto e no Tamagotchi.

            E ainda acham que são vítimas, que recebem pouco etc, até parece que eles foram obrigados a escolher essa profissão.
            O cérebro não deu para mais, estudar que era bom está de chuva, sabiam fazer flexões e dar umas corridas e vamos para a polícia é uma profissão garantia com o dinheiro ao fim do mês.

            Foi a escolha que fizeram, há que apertar com eles para trabalhar e andar na rua, eu por mim se mandasse alguma coisa era de serviço proibido uso de telemóvel pessoal.

            Urgências pessoas e com a família, levavam para o posto e transferiam as chamas para os equipamentos de comunicação deles.

            É para trabalhar não para ver o insta e o YouTube e tiktoks

          • JL says:

            Mas andam sempre, nestas alturas é que andam mais, isto porque é quando existe mais trânsito e é quando ocorrem mais acidentes devido a abusos.

            Curioso, porque se os metem sempre na rua depois as notícias vão dizer que é caça à multa.

          • Ifm says:

            “Curioso, porque se os metem sempre na rua depois as notícias vão dizer que é caça à multa.”

            Maui agora já me estar a dar razão??
            Afinal é verdade eles andam sempre escondidos feitos ratos e só vem a rua passar multas no conforto do carro com o AC ligado.

            Como eu disse vem cumprir as metas programadas.

            Mais uma vez me dás razão vem a rua só mesmo para cumprir os objetivos €€€ tudo o resto é tanga.

            Andar a manter a ordem pública está de chuva, é só quando dá asneira como no Martim Moniz.

            E olha que conheço bem essa esquadra de polícia, o calibre dos policias é igual ao da população que lá anda a “passear”, deixam as coisas andar é uma inactividade durante anos e anos só para cumprir o objectivos..
            Depois da nisto, se andasse o ano todo em cima daqueles meninos sempre não tinha chegado a esse ponto.
            Mas é tao bom fazer vista grossa e andar escondido como ratos na esquadra.

          • JL says:

            Nem por isso, até porque só se ouve que andam na rua quando há operações com várias entidades.

            Mas que andam sempre na rua é um facto, podem é não ser tão ativos quanto eles queriam, até porque não podem, a opinião pública e a empresa não lhes dá crédito.

            Apanhar ladrões ? Não vale a pena

            Multar quem faz mal a rotundas ? Tinham de multar muito.

            Ensinar as pessoas a conduzir? O português acha que sabe mais que eles.

      • natebul says:

        Apostar em carros elétricos. Os condutores andam a 50% da velocidade limite legal para não ficarem a pé sem bateria.

  2. O-das-CAldas says:

    Relativamente à operação Natal e Ano Novo de 2024, a GNR já tinha informado que: entre as 00h do dia 18 de dezembro (4ª Fª) até às 23h59 do dia 22, domingo, “há a lamentar 15 vítimas mortais “.
    E, agora, que ,entre as 00h do dia 27 de dezembro e as 23h59 do dia 30, houve 5 mortos.
    Para todo o período de Natal e Ano Novo, juntando GNR e PSP, deve ser a habitual carnificina.

    • Yamahia says:

      Habitual não. Pior!
      À medida que crescem os nrs de radares cresce tb o nr. de mortes e feridos graves!

      • Antonio Ferreira says:

        Como conhecedor absoluto do assunto, explica lá aqui ao pessoal qual é a relação dos radares com o numero de feridos graves e mortes ? o pessoal assusta-se quando os vê, entra em despiste e espeta-se contra um poste ?

        • Yamahia says:

          Não estão onde deveriam estar!
          Depois explico-te o resto

          • António Ferreira says:

            Então achas que o estado é que é o responsável pois tem que ter de 100 em 100 metros um radar em todas as estradas e autoestradas de Portugal. O utilizador/condutor não tem qualquer tipos de responsabilidade sobretudo quando tem uma arma nas mãos (carro) ? Mas agradecemos que continues o teu raciocínio em nos explicares as tuas razões?

  3. Guelindão says:

    Andem devagar
    É o país dos ases do volante, tudo grandes pilotos e ninguém os come.

  4. Camões says:

    Número de vítimas mortais dispara, graças aos radares não implementados nas zonas perigosas, mas sim onde dão mais lucro.
    Quem não perceber isto é burro e não tem arte de raciocínio.

    • Andreas Noack says:

      Numa estrada municipal onde vivo, chegam a circular acima de 100 kmh. Não tiram o pé quando passam por localidades. Por mim, apesar de ser um problema para as ambulâncias, era daquelas lombas que obrigam a passar a 20 em cada localidade. Não é possível haver radares em cada esquina.

      • Yamahia says:

        Eu tenho aqui dois que mandava praí de boa vontade. É que não estão aqui a fazer nadinha. Só estão a multar os distraídos que se esquecem de meter a 3ª para segurar o carro e evitar que ele ultrapasse os 50 nas descidas ligeiras que vão aparecendo.
        Santos & Castro limite 50:
        https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrIFwsNrkvtU3NOSPUw?e=SdEQzJ
        Não há casas, não há pessoas, não há animais, não há cruzamentos, 3 faixas para cada lado, separador central, separadores laterais, de um lado é uma colina boa para treinar alpinistas e do outo lado é o aeroporto (pistas fim/início)… Como se não bastasse está tudo vedado com rede e pasme-se…É proibida a circulação de peões. Então o que estão ali a fazer os radares a não ser para facturar? E que antes de haver radares o limite era 80 e depois de montados os radares passaram o limite para 50 para facturar mais?
        Olha se puderes vem buscá-los que sem dúvida seriam melhor empregues aí. Sei bem o que é isso e compreendo-te. Já morei num sítio assim e até tinha medo de pôr o pé fora do portão lol. Um dia fui queixar-me ao posto da GNR porque tinha crianças, porque tinha animais, porque tinha velhinhos, porque tinha vizinhos com os mesmos receios, eu bem via, uma tinha acabado de perder uma cadelinha de estimação atropelada. Posto cheio de guardas a coçar a micose, mandaram-me falar com o chefe, esperei que se dignasse, finalmente falei e vim de lá de mãos a abanar. Dizia ele que não tinham medidores de velocidade nem meios para controlar a situação e ainda por cima ficou mal disposto. Ainda hoje por x’s lá passo e nem uma lomba para amostra. Ou seja, os donos dos radares que salvam vidas, as autoridades e as autarquias estão-se a borrifar para o assunto e se morre mais um ou menos um.
        Então é ir buscar estes radares para este tipo de sítios (Os responsáveis pelos RADARES QUE SALVAM VIDAS podem é não autorizar que os leves se a expectativa de facturação não for grande e/ou for inferior)

  5. jorge santos says:

    O problema dos acidentes nunca foi a VELOCIDADE e nenhuma quantidade de radares nas estradas irá diminuir a sinistralidade ou mortalidade.

    • JL says:

      O código da estrada diz que sim, é a velocidade.

      • Yamahia says:

        Se fosse a velocidade já não havia concutores vivos na Alemanha. Já tinham morrido todos.
        Estranhamente morrem bastante menos per capita do que cá. Cerca de 1/3 menos.

        • Antonio Ferreira says:

          estas “apenas” a esquecer-te de uma coisa muito importante: na Alemanha, quando os sinais dizem 80km, os Alemães vão a 80km. Em Portugal, na mesma situação, os Fangios vão a 150km. Civismo caro Yamaha, é coisa que não ha cá. Por isto, essa de na Alemanha bla, bla, bla, já não pega.

        • JL says:

          O da Alemanha não sei o que diz, o nosso diz isso.

        • JL says:

          Provavelmente os alemães conduzem melhor que nós.

          Já agora, não são os alemães que andam depressa nas autobahn, são outros que para lá vão, os alemães até andam devagar demais.

          • Yamahia says:

            Que conduzam melhor duvido.
            Acredito mais que sejam fiscalizados com bom senso e os radares usados com critério.

          • JL says:

            Sim, radares de 100 kmh numa autobahn logo a seguir a uma zona sem limite, é um bom critério.

          • Yamahia says:

            Isso pode acontecer devido a obras ou condições climatéricas adversas.
            Ao contrario de PT, na Alemanha, a sinalização antes de uma redução de velocidade costuma ser clara e progressiva pq ao contrário de cá, lá não se pretende o lucro fácil em detrimento da segurança.

          • JL says:

            E pode acontecer também nos fixos.

            Cá também, é igual.

            Curiosamente a Alemanha é 4º com o maior numero de radares por cada 1000 kms, Portugal nem aparece na lista de 10.

          • JL says:

            Se fosse pelo lucro era muito mais fácil, aumentar o numero de radares e o valor das multas.

          • Yamahia says:

            Está a brincar?
            Aindar quer aumentar mais?
            Conhece algum país onde o calor da multa seja equivalente ao rendimento mensal da grande maioria dos seus trabalhadores?
            Não conhece de certeza, é ainda quer penalisar mais com que bases? diga lá…

          • JL says:

            Eu não quero aumentar mais, só disse que se fosse pelo lucro aumentavam, tal como acontece em todas as atividades que têm de gerar lucro, olhe, deviam ter aumentado as multas no inicio do ano, é que a inflação subiu,logo as multas este ano custam menos que no ano passado, não faz sentido.

            Conheço, basta ir a qualquer um pais da Europa que não Portugal e cometer uma grave.

          • Yamahia says:

            Está a fazer-se desentendido para quê?
            Os nórdicos que são o que são, o valor da multa é no máximo 50% sobre o rendimento mensal, no pior dos cenários. Se fosse essa a orientação em PT, as autoridades não ganhavam para a bucha. Daí martelarem com multas de valor superior ao ordenado mensal que auferem a maioria dos trabalhadores!
            Essa franja de trabalhadores de PT não vai de carro para outros países pq simplesmente não pode! Portanto essa lógica da batata simplesmente não cola.
            Para sublinhar que a carga das multas em PT é muito elevada para uma fracção significativa da população e impõe respeito mas por outro lado não chega a fazer cócegas à outra parte. Pagam, gozam com o sistema e ainda contratam um advogado para não ficarem sem os pontos e voltam a prevaricar sempre que lhes apetece ao sabor da impunidade. (pecador me confesso)
            Se todos estivessem sujeitos ao sistema dos nórdicos a outra parte passava a piar fininho. Se a multa dói para quem não tem muito dinheiro, ela tem de doer de igual forma para quem tem bastante também. Por isso tal como lá, gostava de ver por aqui multas de mais de 50 mil euros para alguém que se julga impune, ultrapassar em menos de 25 kms/h a velocidade permitida numa localidade.

          • JL says:

            Ganhavam mais, multas mais altas e mais em quantidade.

            Desentendido ? Simplesmente não embarco em sensacionalismos.

    • António Ferreira says:

      O acidente de hoje com nevoeiro e 10 carros espetados uns nos outros foi porque todos iam com a velocidade adequada para as condições meteorológicas, certo ?

  6. José Gaspar says:

    E depois descarregam a raiva nas trotinetes elétricas que são os veiculos urbanos mais revoluncionarios do principio do século. Baratos, praticos e seguros. Enfim… os velhos sempre a cutucar. Eu, um velho de 56 anos acho que é do mais prático que existe pra circular dentro das cidades etc… Um bom ano pra todos PPLWARE e resto da malta… em particular pro inventor disto tudo.. o Vitor Martins… pra ele um grande e extensivo abraço de fim de ano.

    • António Ferreira says:

      José, pode ser o mais prático que existe, mas o problema é que não há regras de trânsito para essa gente que anda de trotinetes ou mesmo bicicletas. Andam em sentidos proibidos, não param em sinais vermelhos, etc. Se isto é segurança, pois, pois. Paris já acabou com essa rebaldaria.

      • Croft Lara says:

        “ mas o problema é que não há regras de trânsito para essa gente que anda de trotinetes ou mesmo bicicletas.”

        Essa gente são as mesmas pessoas que todas as outras e têm que cumprir o mesmo código e regras. Ora, tens um português cumpridor num automóvel e está tudo bem, mas quando vai de bicicleta ou trotinete é um incumprimento diferente, e a solução é proibir o uso destes meios de transporte?! Eu 99% das bicicletas/ciclistas que vejo a pedalar à noite não usam luzes nem roupas claras, alguma vez vi um polícia a multar? (Nem sequer vejo polícias, quanto mais a multar…). A culpa é do meio de transporte???

        Os velhos bem são apologistas disso, quanto mais espaço para carros e estacionamento mais eles gostam. Enquanto isso a maioria dos países da Europa a apostar em faixas para bicicleta e trotinete…

        • Antonio Ferreira says:

          em lado algum eu disse que a culpa é do meio de transporte, mas sim, de quem o usa. É capaz de haver alguns utilizadores que até teem a carta, mas muitos, muitos mesmo, são malta nova (e não só) que nem carta teem. O que acontece se eu tiver um acidente com uma dessas pessoas que vem em contra-mão ? Já para não falar dos problemas fisicos causados, quem me paga o arranjo do meu carro ? Paris aboliu as trotinetas de aluguer pelo caus e acidentes (muitos mortais) que os seus utilizadores causavam. Para quê o uso de capacete, de colete refletor, de luzes frontais e traseiras, etc. Cá, em alguns sitios temos ciclovias, ou antes, “caminhantes-vias”, pois os ciclistas e “trotinétistas” gostam é de andar é no alcatrão.

  7. Andreas Noack says:

    O número de vítimas mortais por atropelamento é assustador e próprio de um país de terceiro mundo. Excepto nas cidades e vilas, passeios nem vê-los. Na maior parte dos casos nem bermas há. Temos as faixas de rodagem e um crucifixo para ir rezando.

    • Croft Lara says:

      Nós somos um país de terceiro mundo com (alguma) tecnologia de primeiro, só isso.

      O civismo em Portugal nunca andou tão baixo e a quantidade de polícias na rua em trabalho de campo empiricamente também nunca andou tão baixo!

      – vejo um assalto ou violência? Não vejo polícias, só ao telefone quando passado algum tempo consigo ligação.
      – toneladas de manobras perigosas? Não interessa, não vejo a polícia.

      Parece que a indicação é que para as nossas forças de segurança o único problema de segurança pública é a velocidade excessiva em pontos fixos e carros sem inspeção. Tudo o resto dá muito trabalho e exige muitos elementos polícias e que não estejam de baixa constantemente.

      Na linha de profissão do meu namorado, ele tem contacto com muitos polícias e refere que a maioria está em trabalho de secretária ou de baixa “cada duas por três”. Outro ponto caricato é que referem que “se existir algum problema as pessoas telefonam” (portanto assumem que não é preciso andar por aí).

      É a saúde pública a fechar, a (real) segurança pública a fechar…só não fecham os políticos maus…

      • Andreas Noack says:

        Concordo. Mas o problema das baixas é transversal a toda a sociedade portuguesa.
        Vemos jogos de futebol com grandes aparatos e escoltas policiais, que mobilizam um grande número de efetivos. Futebol…
        Há muito tempo que a patrulha apeada só se vê em zonas turísticas, literalmente para inglês ver.
        Atualmente, para perceber como vão as mentalidades de um país, basta atentar ao tipo de conteúdos dos programas televisivos dos canais generalistas. Espelham a mentalidade dominante. Não me venham dizer que os espetadores comem tudo o que lhes metem à frente.

  8. natebul says:

    Há muito nabo a conduzir rápido em carro elétrico. Deviam limitar o poder de aceleração dos elétricos. Menos de 5s dos 0 aos 100 km/h é muito perigoso para pessoal inexperiente.

  9. Uxatoducrl says:

    Com a quantidade de herois e bebados a conduzir o que esperavam

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