Finalmente, decidido: Alcochete vai receber o novo aeroporto de Lisboa
Após um processo tumultuoso, que se arrasta há vários anos, o Governo português já decidiu: a localização do novo aeroporto será no Campo de Tiro de Alcochete.
Apesar de antes de ser eleito ter anunciado que iria criar um grupo de estudo para analisar qual a melhor opção para a localização do novo aeroporto, o agora primeiro-ministro, Luís Montenegro, acabou por seguir as recomendações da Comissão Técnica Independente (CTI).
Esta considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais favorável em termos globais", sendo que Vendas Novas apresenta, segundo a entidade, menos "vantagem em termos de proximidade à Área Metropolitana de Lisboa, bem como de tempo de implementação".
O Governo decidiu que o novo aeroporto de Lisboa vai ser no Campo de Tiro de Alcochete. Segundo avançado pelo Expresso, "o Montijo, a localização defendida pela ANA - Aeroportos de Portugal, mas considerada inviável pela Comissão liderada por Rosário Partidário, não vai sair do papel".
O Campo de Tiro de Alcochete localiza-se a 45 quilómetros de Lisboa, junto à reta do Infantado, entre Santo Estêvão, no concelho de Alcochete, e a Canha, na zona rural do concelho do Montijo.
O anúncio deverá ser feito às 20:00 desta terça-feira, pela voz do primeiro-ministro, Luís Montenegro, após o final do conselho de ministros, que terá começado pelas 15:30.
Uma vez que a previsão é que as obras do novo aeroporto demorem 10 anos, o Governo irá, também, combinar com a ANA obras de reforço da capacidade do aeroporto da Portela. Além disso, deverão ser anunciadas medidas relacionadas com o TGV, segundo avançado pela CNN Portugal.
ja teem negocio ai para os amigos sacarem um milhoes a conta do povo! qual sera o proximo?
Montenegro mostra bem para o que veio.
Menos impostos para os mais ricos e negócios de milhões.
Sao os ricos que investem e geram riqueza…os pobres apenas trabalham mas nao inovam, nao criam emprego. Estudem mais e piem menos
Finalmente alguém com cabeça
Estas pessoas esquecem-se que são as empresas que lhes pagam os ordenados e não podem estar sufocadas com impostos
Os trabalhadores é que pagam ás empresas com o seu trabalho.
Ou será que 99,99999% das fugas a impostos e taxas são feitas por esses ricos, depois pagam 45000 milhões para patrocinar os partidos de direita que defendem “0,000000001% de impostos e taxas darão 650000 milhões de euros de receitas públicas”.
Sendo que a Irlanda era usada como exemplo, para o que queriam cá impor e a UE já obrigou a Irlanda a acabar com esses benefícios fiscais que retiravam 180000 milhões à economia europeia, em troca da Irlanda embolsar 3200 milhões.
@X Nem consigo imaginar o que está a dizer. Clientes pagam à empresa, empresa paga aos trabalhadores. A ideia é dar lucro no final.
Desde quando é que os trabalhadores pagam com o seu trabalho? Eles recebem com o trabalho, não pagam…
@X Os trabalhadores que pagam com o seu trabalho quer dizer que estão a receber 0 galinhas de remuneração para pagar uma divida para com a empresa.
Tento em conta que estão a receber em euros ou batatas, estão a ser pagos e não a pagar.
São os ricos que inovam? os ricos ou seja investidores atiram o dinheiro que não produziram para novos negócios para sacar mais dinheiro, quem faz o investimento ter retorno são os trabalhadores e clientes, o “engenho” dos ricos é só mexer no dinheiro quem os sustenta são os trabalhadores.
Se achas que consegues entao cria uma empresa e gera postos de trabalho, não sejas apenas mais um fala barato que nada faz a não ser o que os outros te mandam…e que se não obedeces vais pa rua
Os trabalhadores têm é que tomar conta da empresa isso sim e não andar a sustentar os trumps deste mundo.
Já que és tão esperto, funda uma empresa. Estás à espera de quê, com essa goela toda?
As sanguessugas são hermafroditas… está explicado o comportamento de parasita!
São as empresas que criam riqueza, não são os ricos.
E as empresas sao de quem? Dos pobres? Cada um
As empresas são os capitalistas. Agora, eles sabem que essa palavra mete tanto nojo ao Zé Pagode que preferem substitui-la por outras muito mais atractivas e “promocionais”, tipo empresas, empreendedores, empresários. Douram a pílula e seduzem os parolos.
Ó senhor Miguel adorador de ricos sabes o conceito de empresa? Experimenta pôr um maço de notas ou de títulos da bolsa numa bancada de trabalho e vê a produção que sai daí.
Ganha juizo! É com cada um…
E mais, a grande maioria das empresas não são detidas por pessoas ricas. Vê lá se acordas para vida.
E os ricos são-no à custa do trabalho de quem?
A diferenca e que os ricos nao precisam dos pobres para gerar receita, os pobres precisam dos ricos para ter emprego.
O negócio dos capitalistas não é criar emprego ou postos de trabalho. É criar o máximo de lucros para eles com o mínimo de postos de trabalho para os outros. De preferência nenhuns.
os ricos não criam emprego! velho mito para gente que pouco sabe, pouco lê e, assim sendo, tem que acreditar em tudo o que lhe dizem.
citando robert reich: “Os ricos não são criadores de empregos. Quem cria empregos é uma classe média grande e poderosa, capaz de comprar o que o setor privado oferece. Quanto mais recursos tem a classe média, mais ela pode comprar. Isso cria mais empregos e mais crescimento econômico.”
mas mais, os ricos utilizam a mão de obra dos pobres para conseguirem fazer o que sozinhos nunca seriam capazes de atingir, tenham a quantidade de capital que tiverem.
Isso era o que dizia dantes o fordismo: pagar bem aos operários para que também eles fossem capazes de comprar Ford T. Mas passou à história. Os capitalistas chegaram à conclusão de que é mais vantajoso não pagar salários, ou pagar a maior miséria possível, do que pagar para lhes comprarem.
+1
Esta ideia que as empresas são os bichos papões é precisamente o que nos atrasa em relação ao resto da Europa. Sem empresas esperam que aparecem emprego de onde?!
Mentalidade pequenina f0d4-$3
Mais um a contar a estorinha do capitalista filantropo e criador de emprego. Quem cria o emprego são os consumidores que compram ao capitalista. Sem eles nada.
A seguir é o TGV. Tem de haver obras publicas para esta gentalha roubar milhões aos portugueses.
E a 3ª travessia.
Aeroporto + ponte com via férrea + via férrea + novos acessos, tudo baratinho !
Vai trazer retorno. A polonia esta a construir o maior aeroporto da europa, custa 11500 euros por cada familia e nao vejo ninguem a criticar…mas em portugal e o normal. Ate se demitem ministros por causa de ras encontradas em terrenos para producao de energia verde
O retorno consiste em mudar o guito dos bolsos dos contribuintes e dos cofres do estado para os bolsos dos empreiters. E só tem um sentido, fora um ou outro lugar de vice-PDG da empresa do empreiter para 1 ou outro governante. Aí sim, poderá haver algum retorno, todo o resto é sentido único.
Quem escolhe Alcochete é porque nunca passou por lá, o cheiro é muito mau. A primeira experiência para quem chega (um cheiro péssimo, que reduz o apetite), no entanto poderá ser simpático para quem parte, porque a última lembrança de Portugal permite atribuir melhores atributos ao próximo destino (começando logo no cheiro).
Deve ter sido isso que deixou os teus pais aliviados quando saiste de casa, finalmente respiravam
Bangkok cheira mal que se farta e todos os anos é visitada por milhões de pessoas.
Da próxima vez que lá fores a “Alcacete” experimenta a tomar banho antes, vais ver que afinal o mau cheiro vinha de outro lado. 🙂 🙂
Costumo correr em Canha, junto à rede da base aérea e nunca achei estranho o cheio. Se é assim tão mau, porque será que as estradas são usadas por 3 milhões de carros, anualmente?
Vão instalar ambientadores. Está no caderno de encargos.
Sprays ambientadores são o melhor que há para fazer cancros. Obrigado, mas prefiro o fedor.
Não há problema, é só mudar a letra do “cheira bem, cheira a Lisboa”.
Sendo da zona e passando nesse local quase todos os dias, não sei de que cheiro te referes.
8.250 + 5.000 (indemnização à Vinci) + 1.500 custo adicional (linha férrea) para a 3a travessia no Tejo e para chegar a Alcochete. Em Milhões de euros
Não está nada decidido, ainda falta tanta coisa a nível legal.
O governo pode ter a decisão tomada, mas ainda não é certo que é garantido porque está dependente de muito coisa é tudo show off do PSD.
Vão haver processos judiciais. A Magellan (empresa que movimentou 87,534 milhões de euros em 2023) que apoia a candidatura de Santarém e que terá doado 190000 euros para a candidatura da AD (165000 euros para o Chega e 36000 para a IL)) possui uma capacidade financeira para pagar 600 a 5000 milhões de euros em honorários para o governo ter de pagar valor semelhante para se defender das providências cautelares e atrasar a construções em, até, 25 anos.
Também o Sócrates com o aval do Cavaco decidiram o aeroporto em Alcochete em 2007.
Como o objectivo do aeroporto é triplicar o numero de turistas, há algum incentivo fiscal adicional para a conversão de apartamentos em AL ?
E investimentos no interior?
Falam muito no interior mas ações em concreto 0.
Vives no interior? O aeroporto de alcochete vai ter TGV a ligar a madrid, com passagems por Evora e Elvas. Vai dinamizar o interior, mas tudo leva o seu tempo
Sim porque o interior é só Elvas e Évora né?
Ou seja, uma medida que não abranja todo o interior deve de ser descartada, correcto?
Em vez de reclamar vai viver para onde ficas mais bem servido e cala o trombone
Eu sendo do distrito de Castelo Branco não estou bem a ver onde é que Elvas fica no interior mas hey.. vamos acreditar!
Para dinamizar o interior há o de Beja. Está feito e pago.
Temos o grande aeródromo de Ponte de Sor, que é o maior formador de pilotos para jactos particulares da Europa ocidental (na Europa, só atrás de Varsóvia que também forma pilotos para aviões pesados de passageiros).
O problema é que gastar 87000 milhões para fazer um aeroporto internacional em Viseu com 4 pistas e 6000 voos diários, ficaria ao estilo do Beja com 3 voos semanais.
Perderam hipótese de fazer uma qualquer concorrência à ANA, vão destruir 2 bases aéreas que terão de repor sabe-se lá onde – ou tencionam acabar com a Força Aérea, simplesmente? – e é a obra mais cara de fazer. Bem, ao menos há finalmente uma escolha.
Provavelmente Beja…
A do Montijo já estava programada mudar para a Ota há 11 anos atrás… Com o fim da base aérea de Figo Maduro, lá vão acabar com a do Montijo, pelo menos ficará só com os 2 helicópteros de salvamento marítimo, que deverão passar para Alcochete, daqui a 15 anos. Em Alcochete já só era usada para emergências, desde 2017.
Na minha opinião penso que será um tiro no pé. Ninguém quer sair a 45 Km de Lisboa. Turistas irão preferir sair no Porto. A preferência dos portugueses serão Autocarros e comboios para viajar para Lisboa. Estes sim vão faturar bastante.
Por outro lado, os taxistas finalmente vão ter motivos para ter que percorrer a ponte para ir do Aeroporto à Alameda. xD
Vai ver a distância que há entre o aeroporto e o centro da cidade noutras capitais europeias.
Se calhar são capitais de países com área muitas x’s superior a PT. Que tal compararmos com Berna ?
Lá fora os aeroportos não ficam a menos de 30-60 mins de distância do centro e nem por isso os turistas deixam de “turistar”. Munique, Paris e Praga são exemplos disso.
Se calhar, mais importante, seria a grande melhoria na qualidade de vida de quem leva com o barulho das aeronaves e vai deixar de levar, especialmente quem mora mais perto. Se calhar. Dito isto, olhando assim na diagonal para o sitio apontado pelo artigo diria que o pessoal que mora em alchochete poderá não via a achar muita piada ao assunto, o que é um bocado parvo tendo em conta a extensão de área sem habitação, mais para nordeste-este, mas eu não percebo nada disto, só acho que o impacto na qualidade de vida das pessoas cujos impostos pagam estas empreitadas devia ser tido em conta.
Qualquer que seja o local vai haver sempre pessoas a reclamar.
Nota: Eu sei bem o que isso é porque moro num local onde passam aviões constantemente 🙂
Mais uma vez falo de Bangkok, têm dois aeroportos internacionais Suvarnabhumi e Don Mueang , e estão a mais de uma hora de BTC do centro de Bangkok.
Em portugal ate se as casas fossem oferecidas as pessoas reclamavam de algo….os pobres so reclamam os ricos trabalham e fazem a economia avancar. Sempre foi e sempre sera assim…basta entrar num cafe e ver os desdentados todos a pensar que sabem tudo mas não saem da cepa torta!
Não queres dizer no Brasil certo? Quando eu entro num café só vejo pessoas a comer e agarradas aos smartphones sendo que lá está um ou 2 idosos a ler os jornais.
Se for o turista das low cost é normal. As low cost operam em aeroportos fora das cidades.
Nesse caso deixem ficar o aeroporto na Portela para os lisboetas e faça-se um novo para o centro do país e arredores em Santarém onde habita muita gente e onde já existem infraestruturas rodoviárias modernas, ferroviárias e privados dispostos a custear a obra sem ter que encher os cofres da ANA com indemnizações e possivelmente irem gastar mais em nova ponte e via do que o custo do próprio aeroporto.
Centro do país é Coimbra ou Leiria, não Santarém.
O Centro do país é o marco geodésico que fica a 1800m de Vila de Rei, ali na Fronteira entre Castelo Branco e Santarém.
Pois que façam lá o aeroporto. Ainda por cima deve ser o concelho mais barato do país em terrenos.
Olha que não.
Tens os aeroportos de Londres como bom exemplo. É preciso é investir em bons transportes públicos, isto se for bem pensado (lol) terá bastante retorno à economia do país. Nós precisamos do aeroporto há 10 anos atrás.
Qual retorno? O transporte aéreo como o conhecemos tem os dias contados. Poderá haver mais uns 2 ou 3 anos de crescimento, mas depois vai haver um enorme crash. O estado do clima e do ambiente não tolera mais o uso do avião. Muito em breve vai ser transporte de nicho, como era nos anos 60 e 70, e o que existe fica a ser largamente excedentário. O lado positivo é se é isto para “ir construindo” em vez de construir, porque muito antes de estar pronto já vai ser um elefante branco.
Não vá a Paris (15 euros de Autocarro, 50 euros de Uber ou 220 euros de táxi) em low cost. Não vá a Londres (19 euros de comboio, 22 euros de autocarro, 65 euros de uber e 150 euros de táxi). Não vá a Frankfurt (12 euros de autocarro, 87 euros de Uber e 120 euros de táxi). Não vá a Roma (26 euros de autocarro, 110 euros de Uber e 150 euros de táxi).
É que nesses vai ter de pagar, em vários casos, acima do bilhete de avião, para chegar ao centro da cidade e demorar 1 a 3 horas de viagem.
Comentário pertinente
Não consigo perceber a utilidade de um novo aeroporto, ainda por cima tão próximo de outro. Só mesmo para estourar mais uns milhões…
Creio que o motivo será por estar demasiado próximo da povoação, Se existir algum acidente imediatamente antes da aterragem ou imediatamente depois da decolagem será uma tragedia. Por este motivo compreendo.
Se formos analisar outras cidades europeias, os aeroportos não são tao inseridos na cidade como o de lisboa. Os de milão então…
A culpa foi de quem deixou crescer a povoação para o aeroporto :). Mas sim já precisamos de um maior, tendo em conta que temos uma economia muito dependente do turismo. Comecem a construir.
O da Portela será desactivado
Achas? Ok, és capaz de ter razão. Será desativado daqui a 50 anos que foi o tempo que demoraram a decidir a construção deste.
«O relatório da Comissão Técnica Independente para o aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa recomenda uma solução dual para o novo aeroporto de Lisboa, com a construção de um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete e a manutenção do Humberto Delgado (AHD), até poder ser desativado. Tempo estimado para a primeira pista é de sete anos. Montijo e Santarém são considerados inviáveis.
“A nossa recomendação é que se inicie com um modelo dual. É inevitável, porque o AHD só pode fechar quando houver uma pista com capacidade de o substituir e isso vai levar algum tempo”, justificou Rosário Partidário, coordenadora geral da Comissão Técnica Independente (CTI).»
Gostava de ler o relatório para tentar perceber porque é que Santarém é inviável! O comboio pode lá passar perfeitamente e ficaria o desvio bem mais barato que irá custar para o tgv ir a Alcochete (1.500 MM€) Custo por baixo.
Se não for desactivado (demore o tempo que demorar) é que não faz sentido nenhum.
E no novo aeroporto se não forem feitas regras apertadas em menos de nada fica no meio das populações outra vez
Quando o da Portela for desactivado já antes foram todos os outros aeroportos do país.
Tenta antes perceber porque ainda não arranjaste um emprego e ve se fazes algo pelo pais, ja que parasitas ha muitos e esses nada servem…O governo devia deportar a malta que não trabalha ha mais de 3 meses…era uma limpeza
Não ficava cá um único jotinha. E foi dos jotinhas que vieram os tipos que governam o país.
Aviões de grande porte não podem aterrar na Portela. Só aí Lisboa está a perder 15000 milhões de euros de negócios anualmente. Nos aviões de passageiros existiu uma redução dos tamanhos, sendo que só 3 tipos (2 deles da Airbus) não conseguem aterrar na Portela.
Por outro lado, usando Alcochete como base europeia, é provável que as low cost passem a voar para lá, para levar passageiros aos voos para África, América do Sul e América central. Neste momento Barajas apanhou 2700 voos anuais, que podiam estar em Lisboa, pois ficariam mais baratos, só que não podem usar a Portela, por os preços serem demasiado altos (slots de descolagem, aterragem e estacionamento).
Apesar de o principal é os aviões de carga, que dariam milhões à nossa economia.
Está-te a faltar um pormenor – a mina de ouro é para a concessionária: a multinacional VINCI, que adquiriu a ANA quando foi privatizada.
Desde que tenha bons acessos… A mim, o da Portela fica(va)-me a 30€ de táxi. Vou ter saudades … mas só daqui a 10 anos
P.S. O novo aeroporto fica na freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente – e Alcochete não tem lá um palmo de terra, como bem lembrou o Presidente da Junta de Freguesia e dos Bombeiros Voluntários … de Samora Correia 🙂
Eu por norma vou de boleia, mas posso ir de comboio até ao aeroporto, só fui uma vez quando fui para a Pelónia, como o voo já foi tarde não quis chatear ninguém e fui de transportes públicos, assim vai demorar um pouco mais, o pior é na volta, vimos da festa e tudo incomoda 🙂 🙂
Oh Aves 30 euros e alguma coisa? E mesmo vontade de refilar..qq nabo faz 100 euros por dia num trabalho normal, 30 euros por um taxi e banal. Tem e de fazer comboio de alta velocidade para ligar a cidade num instante
Disse que me ficava caro ir de táxi para o aeroporto por 30€? O que disse foi que vou ter saudades disso.
Quanto ao TGV passar no aeroporto para ligar à cidade num instante … estás a contar com a velocidade da viagem sem contar com o tempo de espera. Os TGV têm andar cheios, o que só é possível a certas horas. Está a confundir um TGV Lisboa-Porto (que passe ou não no novo aeroporto) com um metropolitano de alta velocidade – que, ainda assim, espaça a frequência ao longo do dia.
http://websig.cm-benavente.pt/websig/v5/portal2/public/index.php?par=benavente&module=
No mapa, o acesso principal é em Canha, que é parte do Montijo. O aeroporto ocupará terrenos de 3 concelhos: Montijo, Alcochete e Samora Correia. Maioria dos terrenos são propriedade do estado e as expropriações são 0,13% das que seriam necessárias nas propostas de novo aeroporto que estavam propostas (sem ser as a meio). Fica mais caro que vai exigir 18 meses para retirar 2 metros de terras, para eliminar qualquer contaminação e restos de explosivos.
Só um esclarecimento: Sámora Correia pertence ao Concelho de Benavente.
Samora Correia é uma freguesia do concelho de Benavente.
O nome de Aeroporto de Alcochete veio da Base Aérea de Alcochetete – no concelho de Benavente, que entretanto mudou o nome para só para Base Aérea, sendo certo que fica mais perto do centro urbano de Alcochete do que do centro urbano de Benavente.
O novo aeroporto ultrapassa o terreno da base aérea e situa-se no concelho de Benavente e parte noutros concelhos, mas nem um palmo no de Alcochete – diz o Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia 🙂
Acima: não é Base Aérea, é Campo de Tiro da Força Aérea 🙂
Alcochete é a localização certa. Os promotores de Santárem disseram várias vezes que iam avançar com a construção do aéroporto por lá com ou sem apoio do governo. Sendo assim vamos ter 2 novos aéroportos. Jogada de mestre do Monte sábio 🙂
O de Santarém nunca iria funcionar. Expropriações seria um valor muitíssimo acima do que custa o aeroporto.
A proposta só surgiu porque iriam conseguir 3 coisas de uma só vez: TGV, duplicação das faixas de rodagem na A1 (desde Coimbra até Alverca) e o aeroporto. É que o grupo que prometeu “zero custos”, apagou o valor de expropriações. Só 21km2 é que são terrenos públicos… que iriam ser usados para alargar a A2. O resto é tudo terrenos privados e há uma lei, de 1964, que diz que a expropriações de vinhas são pagas a 5 vezes o valor base da avaliação. Imagine lá que 17000m2 de Santarém são vinhas… pura coincidência.
Se queremos ser amigos do ambiente, não devemos construir novo aeroporto, “ai e tal, a economia…”, ou será mesmo hipocrisia…
“mais aviões”=”mais poluição”.
Despreza a economia e fica-te só pelo ambiente…
Estava na hora, não é o local perfeito mas nenhum o seria.
É andar para a frente com a obra e parar com esse paleio estupido dos tachos e tachinhos populista, e em vez disso ter fiscalização como deve ser durante todo o processo de construção.
E, claro, ter um transfer como deve ser para o centro da cidade, como qualquer capital europeia.
Perdem-se e ganham-se oportunidades , continuar mais 50 anos a discutir uma localização é que só traria perdas
A ideia inicial era ligar lá a linha da Fertagus. No Pinhal Novo, iria ligar a Alcochete. O que iria permitir comboios de 15 em 15 minutos e 24 horas por dia. A linha já permite comboios Pendular. A diferença seria que os comboios saiam de Alcochete, paravam no Pinhal Novo, Pragal e Gare do Oriente. Ficando os actuais comboios a fazer as ligações ás outras paragens. Iria obrigar a alterações mas, que iria permitir viagens de 30 minutos entre a Gare do Oriente e Alcochete. permitindo que quem viesse para a Portela, pudesse chegar a Alcochete em 1 hora a tempo de apanhar um avião low cost ou de longo curso. É tempo semelhante, aos principais aeroportos europeus.
A outra opção seria uma nova ponte sobre o Tejo para o TGV e metro de superfície, entre o Montijo e Chelas, com a paragem final na Gare do Oriente.
Esta opção era mais cara mas, permitia viagens de 20 minutos para cada lado. Só que vieram exigir que a ponte fosse com 6 faixas rodoviárias e as 2 para os comboios ou uma ponte de 2 tabuleiros, um ferroviário, com 4 linhas e 6 a 8 faixas rodoviárias, no outro tabuleiro. E foi aqui que ficou o processo. Ver se logo aparece uma decisão qual ser a ligação. É que o TGV que o Sócrates tinha previsto cobria uma paragem em Alcochete e seguir para Sevilha, via Beja, com possível ligação a Madrid, só que o Porto reclamou que exigia 12 a 25 TGV diários entre o Porto e Paris, com passagem por Madrid.
Sócrates, és tu???? Que fazes aqui? Claro está que ” fiscalização como deve ser” em tudo o que é obra é contigo.
aprenda a fazer um comentário como o do manuel rocha 🙂
Pessoas com retoricas populistas cansam-me a beleza
Pais falido a fazer novo aeroporto, nova ponte, tgv ,etc.
Sem falar que vão indemnizar ANA e Lusoponte.
Não se esqueçam que vão pagar tudo, ate ultimo tostão.
Santarém não tinha indemnizar ninguém e risco era particulares.
Estes políticos são ricos com dinheiros dos outros
Alargar aeroporto com Figo maduro chega e sobra.
50anos para decidir o locar e mais 50anos para concluir obra
Muito mais português que o nome Luís de Camões seria o nome “Lacaios de Camones”.
LOL, bem metida @Grunho loooloooloooloool
Querem apostar que não vai haver aeroporto nenhum? A Portela terá agora obras ,que são obrigatórias por contrato – a ANA não queria, mas vai ter de fazê-las. A capacidade da Portela vai aumentar em 25%. O Aeroporto do Porto também vai ter obras e aumentar a capacidade. Vão construir linhas TGV a ligar Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid, pelo menos… Com isto tudo, será mesmo preciso um novo aeroporto, que não estará operacional antes de 13-15 anos e é se tudo correr bem?
Primeiro era preciso saber se daqui a 13-15 anos ainda há petróleo, a preços comportáveis, e se as restrições impostas pelas catástrofes climáticas ainda consentem o uso do avião como transporte de massas.
Em relação ao petróleo, não te precupes
A Rússia acabou de descobrir reservas na Antárctida maiores que todas as que a Arábia tem.
Portugal Galp descobriu para as suas necessidades durante 148 anos.
claro, daqui a 13 15 anos vai haver menos trafego aereo lol
com cada uma..
O comentário mais correcto de todos!
O anúncio foi para pressionar a Vinci a realizar as obras em Lisboa, depois, depois, logo se verá… e provavelmente não se verá…
Com o aumento do aeroporto de Lisboa (Porto, Faro e também “outros” a seu tempo), com a passagem dos voos executivos para Tires (Cascais), sendo que também neste mesmo “aeroporto(zinho)” os já existentes voos regionais (Bragança/Vila Real/Viseu/Portimão) serão reforçados, mais as rotas (nossas) “domesticas”, leia-se LIS/OPO/FAO/MAD/BCN/VLC/BIO/ALC… a serem feitas por comboios de alta velocidade, o novo aeroporto não será assim tão necessário…
A Europa caminha a passos largos para a redução e quase abolição dos voos domésticos entre cidades relativamente próximas. Na Alemanha, já existem “voos” operados pela Lufthansa que na realidade não são feitos em aviões, mas sim em comboios, embora tenham o código de “voo” LH… igualmente e não se presentemente, já existiram na Bélgica e Holanda… esse é o rumo da Europa!
Se não quisermos ir assim tão longe, sugiro ver a realidade de Espanha, em que todas as companhias aéreas “Regionais” foram à falência, com a Ibéria a reduzir drasticamente o número de aviões e voos domésticos, com a Air Europa a fazer (mais uma vez) de tudo para ser integrada na Ibéria (… a alegada “bronca” entre a esposa do PM Espanhol e a família Hidalgo, dona da Air Europa…), sendo que no entretanto divide a sua operação entre voos regulares, como companhia Europeia e não Regional, esta era a sua génese e mais os voos charters …
Ainda a acrescentar, o actual aeroporto de Lisboa será mais do que suficiente, aliás, “grande” de mais, se a TAP for vendida e o HUB passar para outro aeroporto… Lisboa como HUB só faz sentido para os voos com destino ao Continente Americano (Norte/Centro/Sul). Não confundir como País que tem ligações aos Países Africanos de língua Portuguesa, isso é outra questão, não é a da mais valia do HUB …
Por fim e para terminar, a “ideia” da EU, é que os HUBs fazem mais sentido no centro da Europa, nomeadamente e a exemplo, o novo “mega” aeroporto de Varsóvia (Polónia)…
Epá lá se vão os trilhos do TT, Fdx
https://youtu.be/e-7Ss__EYGs?si=_r0Qb4nRZocJnrAx
Vai dar barraca e ainda vão construir-lo no distrito de Santarém.
Ansioso pelas manifs dos defensores dos piupius e das abelhinhas cor de rosa.
É deixar apenas a TAP no aeroporto da portela as restantes companhias ficam a operar no aeroporto de alcochete, os ganhos da tap vão quadriplicar
Errata: Santo Estêvão pertence ao concelho de Benavente e não de Alcochete.
Duvido muito que o novo aeroporto no CTA seja realmente construído, mas projectos e relatórios não faltarão.
Uma coisa que não percebo (claro que percebo), é que como não investem em Beja, fica para low costs, e apostam na linha ferrea.
Somos praticamente o unico pais da EU, em que so tivemos metro na boca do aeroporto “recentemente”, quandos por a Europa teem (nos principais aeroportos) comboio e/ou metro em vez do mero autocarro ou taxi?
Boa tarde
Fico estupefacto com esta comunicação social. O aeroporto será feito na Cidade de Samora Correia que pertence ao Concelho de Benavente, isto é em nada será alcochete.
Acho uma tremenda falta de respeito com o povo da Cidade de Samora Correia.
Ps: Espero que a autora ou autor deste POST CORRIJA O ERRO.