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Finalmente, decidido: Alcochete vai receber o novo aeroporto de Lisboa

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. jose says:

    ja teem negocio ai para os amigos sacarem um milhoes a conta do povo! qual sera o proximo?

    • Quem says:

      Montenegro mostra bem para o que veio.
      Menos impostos para os mais ricos e negócios de milhões.

      • Factos says:

        Sao os ricos que investem e geram riqueza…os pobres apenas trabalham mas nao inovam, nao criam emprego. Estudem mais e piem menos

        • Bruno says:

          Finalmente alguém com cabeça

        • Bruno says:

          Estas pessoas esquecem-se que são as empresas que lhes pagam os ordenados e não podem estar sufocadas com impostos

          • X says:

            Os trabalhadores é que pagam ás empresas com o seu trabalho.

          • Manuel da Rocha says:

            Ou será que 99,99999% das fugas a impostos e taxas são feitas por esses ricos, depois pagam 45000 milhões para patrocinar os partidos de direita que defendem “0,000000001% de impostos e taxas darão 650000 milhões de euros de receitas públicas”.
            Sendo que a Irlanda era usada como exemplo, para o que queriam cá impor e a UE já obrigou a Irlanda a acabar com esses benefícios fiscais que retiravam 180000 milhões à economia europeia, em troca da Irlanda embolsar 3200 milhões.

          • Bruno says:

            @X Nem consigo imaginar o que está a dizer. Clientes pagam à empresa, empresa paga aos trabalhadores. A ideia é dar lucro no final.

            Desde quando é que os trabalhadores pagam com o seu trabalho? Eles recebem com o trabalho, não pagam…

          • Bruno says:

            @X Os trabalhadores que pagam com o seu trabalho quer dizer que estão a receber 0 galinhas de remuneração para pagar uma divida para com a empresa.

            Tento em conta que estão a receber em euros ou batatas, estão a ser pagos e não a pagar.

        • X says:

          São os ricos que inovam? os ricos ou seja investidores atiram o dinheiro que não produziram para novos negócios para sacar mais dinheiro, quem faz o investimento ter retorno são os trabalhadores e clientes, o “engenho” dos ricos é só mexer no dinheiro quem os sustenta são os trabalhadores.

          • Miguel says:

            Se achas que consegues entao cria uma empresa e gera postos de trabalho, não sejas apenas mais um fala barato que nada faz a não ser o que os outros te mandam…e que se não obedeces vais pa rua

          • X says:

            Os trabalhadores têm é que tomar conta da empresa isso sim e não andar a sustentar os trumps deste mundo.

          • O+Socialismo+empobrece says:

            Já que és tão esperto, funda uma empresa. Estás à espera de quê, com essa goela toda?

          • gipsy89 says:

            As sanguessugas são hermafroditas… está explicado o comportamento de parasita!

        • Mr. Y says:

          São as empresas que criam riqueza, não são os ricos.

          • Miguel says:

            E as empresas sao de quem? Dos pobres? Cada um

          • Grunho says:

            As empresas são os capitalistas. Agora, eles sabem que essa palavra mete tanto nojo ao Zé Pagode que preferem substitui-la por outras muito mais atractivas e “promocionais”, tipo empresas, empreendedores, empresários. Douram a pílula e seduzem os parolos.

          • Mr. Y says:

            Ó senhor Miguel adorador de ricos sabes o conceito de empresa? Experimenta pôr um maço de notas ou de títulos da bolsa numa bancada de trabalho e vê a produção que sai daí.
            Ganha juizo! É com cada um…

          • Mr. Y says:

            E mais, a grande maioria das empresas não são detidas por pessoas ricas. Vê lá se acordas para vida.

        • de mal a pior says:

          E os ricos são-no à custa do trabalho de quem?

          • Factos says:

            A diferenca e que os ricos nao precisam dos pobres para gerar receita, os pobres precisam dos ricos para ter emprego.

          • Grunho says:

            O negócio dos capitalistas não é criar emprego ou postos de trabalho. É criar o máximo de lucros para eles com o mínimo de postos de trabalho para os outros. De preferência nenhuns.

        • MLopes says:

          os ricos não criam emprego! velho mito para gente que pouco sabe, pouco lê e, assim sendo, tem que acreditar em tudo o que lhe dizem.
          citando robert reich: “Os ricos não são criadores de empregos. Quem cria empregos é uma classe média grande e poderosa, capaz de comprar o que o setor privado oferece. Quanto mais recursos tem a classe média, mais ela pode comprar. Isso cria mais empregos e mais crescimento econômico.”
          mas mais, os ricos utilizam a mão de obra dos pobres para conseguirem fazer o que sozinhos nunca seriam capazes de atingir, tenham a quantidade de capital que tiverem.

          • Grunho says:

            Isso era o que dizia dantes o fordismo: pagar bem aos operários para que também eles fossem capazes de comprar Ford T. Mas passou à história. Os capitalistas chegaram à conclusão de que é mais vantajoso não pagar salários, ou pagar a maior miséria possível, do que pagar para lhes comprarem.

        • Oh says:

          +1

          Esta ideia que as empresas são os bichos papões é precisamente o que nos atrasa em relação ao resto da Europa. Sem empresas esperam que aparecem emprego de onde?!
          Mentalidade pequenina f0d4-$3

          • Grunho says:

            Mais um a contar a estorinha do capitalista filantropo e criador de emprego. Quem cria o emprego são os consumidores que compram ao capitalista. Sem eles nada.

    • TdSR says:

      A seguir é o TGV. Tem de haver obras publicas para esta gentalha roubar milhões aos portugueses.

  2. de mal a pior says:

    Aeroporto + ponte com via férrea + via férrea + novos acessos, tudo baratinho !

    • Factos says:

      Vai trazer retorno. A polonia esta a construir o maior aeroporto da europa, custa 11500 euros por cada familia e nao vejo ninguem a criticar…mas em portugal e o normal. Ate se demitem ministros por causa de ras encontradas em terrenos para producao de energia verde

      • Grunho says:

        O retorno consiste em mudar o guito dos bolsos dos contribuintes e dos cofres do estado para os bolsos dos empreiters. E só tem um sentido, fora um ou outro lugar de vice-PDG da empresa do empreiter para 1 ou outro governante. Aí sim, poderá haver algum retorno, todo o resto é sentido único.

    • Rui says:

      Quem escolhe Alcochete é porque nunca passou por lá, o cheiro é muito mau. A primeira experiência para quem chega (um cheiro péssimo, que reduz o apetite), no entanto poderá ser simpático para quem parte, porque a última lembrança de Portugal permite atribuir melhores atributos ao próximo destino (começando logo no cheiro).

    • Rui says:

      8.250 + 5.000 (indemnização à Vinci) + 1.500 custo adicional (linha férrea) para a 3a travessia no Tejo e para chegar a Alcochete. Em Milhões de euros

  3. Rodrigo says:

    Não está nada decidido, ainda falta tanta coisa a nível legal.

    O governo pode ter a decisão tomada, mas ainda não é certo que é garantido porque está dependente de muito coisa é tudo show off do PSD.

    • Manuel da Rocha says:

      Vão haver processos judiciais. A Magellan (empresa que movimentou 87,534 milhões de euros em 2023) que apoia a candidatura de Santarém e que terá doado 190000 euros para a candidatura da AD (165000 euros para o Chega e 36000 para a IL)) possui uma capacidade financeira para pagar 600 a 5000 milhões de euros em honorários para o governo ter de pagar valor semelhante para se defender das providências cautelares e atrasar a construções em, até, 25 anos.

    • há+cada+gajo says:

      Também o Sócrates com o aval do Cavaco decidiram o aeroporto em Alcochete em 2007.

  4. superfan says:

    Como o objectivo do aeroporto é triplicar o numero de turistas, há algum incentivo fiscal adicional para a conversão de apartamentos em AL ?

  5. Quem says:

    E investimentos no interior?
    Falam muito no interior mas ações em concreto 0.

  6. Escolha says:

    Perderam hipótese de fazer uma qualquer concorrência à ANA, vão destruir 2 bases aéreas que terão de repor sabe-se lá onde – ou tencionam acabar com a Força Aérea, simplesmente? – e é a obra mais cara de fazer. Bem, ao menos há finalmente uma escolha.

    • PoPeY says:

      Provavelmente Beja…

    • Manuel da Rocha says:

      A do Montijo já estava programada mudar para a Ota há 11 anos atrás… Com o fim da base aérea de Figo Maduro, lá vão acabar com a do Montijo, pelo menos ficará só com os 2 helicópteros de salvamento marítimo, que deverão passar para Alcochete, daqui a 15 anos. Em Alcochete já só era usada para emergências, desde 2017.

  7. Sargas says:

    Na minha opinião penso que será um tiro no pé. Ninguém quer sair a 45 Km de Lisboa. Turistas irão preferir sair no Porto. A preferência dos portugueses serão Autocarros e comboios para viajar para Lisboa. Estes sim vão faturar bastante.

    • PoPeY says:

      Por outro lado, os taxistas finalmente vão ter motivos para ter que percorrer a ponte para ir do Aeroporto à Alameda. xD

    • Mr. Y says:

      Vai ver a distância que há entre o aeroporto e o centro da cidade noutras capitais europeias.

    • bot101 says:

      Lá fora os aeroportos não ficam a menos de 30-60 mins de distância do centro e nem por isso os turistas deixam de “turistar”. Munique, Paris e Praga são exemplos disso.

      Se calhar, mais importante, seria a grande melhoria na qualidade de vida de quem leva com o barulho das aeronaves e vai deixar de levar, especialmente quem mora mais perto. Se calhar. Dito isto, olhando assim na diagonal para o sitio apontado pelo artigo diria que o pessoal que mora em alchochete poderá não via a achar muita piada ao assunto, o que é um bocado parvo tendo em conta a extensão de área sem habitação, mais para nordeste-este, mas eu não percebo nada disto, só acho que o impacto na qualidade de vida das pessoas cujos impostos pagam estas empreitadas devia ser tido em conta.

      • Mr. Y says:

        Qualquer que seja o local vai haver sempre pessoas a reclamar.

        Nota: Eu sei bem o que isso é porque moro num local onde passam aviões constantemente 🙂

        • B@rão Vermelho says:

          Mais uma vez falo de Bangkok, têm dois aeroportos internacionais Suvarnabhumi e Don Mueang , e estão a mais de uma hora de BTC do centro de Bangkok.

        • Miguel says:

          Em portugal ate se as casas fossem oferecidas as pessoas reclamavam de algo….os pobres so reclamam os ricos trabalham e fazem a economia avancar. Sempre foi e sempre sera assim…basta entrar num cafe e ver os desdentados todos a pensar que sabem tudo mas não saem da cepa torta!

          • Nirelle says:

            Não queres dizer no Brasil certo? Quando eu entro num café só vejo pessoas a comer e agarradas aos smartphones sendo que lá está um ou 2 idosos a ler os jornais.

    • David Guerreiro says:

      Se for o turista das low cost é normal. As low cost operam em aeroportos fora das cidades.

    • de mal a pior says:

      Nesse caso deixem ficar o aeroporto na Portela para os lisboetas e faça-se um novo para o centro do país e arredores em Santarém onde habita muita gente e onde já existem infraestruturas rodoviárias modernas, ferroviárias e privados dispostos a custear a obra sem ter que encher os cofres da ANA com indemnizações e possivelmente irem gastar mais em nova ponte e via do que o custo do próprio aeroporto.

    • Oh says:

      Olha que não.
      Tens os aeroportos de Londres como bom exemplo. É preciso é investir em bons transportes públicos, isto se for bem pensado (lol) terá bastante retorno à economia do país. Nós precisamos do aeroporto há 10 anos atrás.

      • Grunho says:

        Qual retorno? O transporte aéreo como o conhecemos tem os dias contados. Poderá haver mais uns 2 ou 3 anos de crescimento, mas depois vai haver um enorme crash. O estado do clima e do ambiente não tolera mais o uso do avião. Muito em breve vai ser transporte de nicho, como era nos anos 60 e 70, e o que existe fica a ser largamente excedentário. O lado positivo é se é isto para “ir construindo” em vez de construir, porque muito antes de estar pronto já vai ser um elefante branco.

    • Manuel da Rocha says:

      Não vá a Paris (15 euros de Autocarro, 50 euros de Uber ou 220 euros de táxi) em low cost. Não vá a Londres (19 euros de comboio, 22 euros de autocarro, 65 euros de uber e 150 euros de táxi). Não vá a Frankfurt (12 euros de autocarro, 87 euros de Uber e 120 euros de táxi). Não vá a Roma (26 euros de autocarro, 110 euros de Uber e 150 euros de táxi).
      É que nesses vai ter de pagar, em vários casos, acima do bilhete de avião, para chegar ao centro da cidade e demorar 1 a 3 horas de viagem.

  8. santos says:

    Não consigo perceber a utilidade de um novo aeroporto, ainda por cima tão próximo de outro. Só mesmo para estourar mais uns milhões…

    • PoPeY says:

      Creio que o motivo será por estar demasiado próximo da povoação, Se existir algum acidente imediatamente antes da aterragem ou imediatamente depois da decolagem será uma tragedia. Por este motivo compreendo.

      Se formos analisar outras cidades europeias, os aeroportos não são tao inseridos na cidade como o de lisboa. Os de milão então…

      • Carlos Fernandes says:

        A culpa foi de quem deixou crescer a povoação para o aeroporto :). Mas sim já precisamos de um maior, tendo em conta que temos uma economia muito dependente do turismo. Comecem a construir.

    • Mr. Y says:

      O da Portela será desactivado

      • BurroFuiEuQueEstudei! says:

        Achas? Ok, és capaz de ter razão. Será desativado daqui a 50 anos que foi o tempo que demoraram a decidir a construção deste.

        • Mr. Y says:

          «O relatório da Comissão Técnica Independente para o aumento da capacidade aeroportuária na região de Lisboa recomenda uma solução dual para o novo aeroporto de Lisboa, com a construção de um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete e a manutenção do Humberto Delgado (AHD), até poder ser desativado. Tempo estimado para a primeira pista é de sete anos. Montijo e Santarém são considerados inviáveis.

          “A nossa recomendação é que se inicie com um modelo dual. É inevitável, porque o AHD só pode fechar quando houver uma pista com capacidade de o substituir e isso vai levar algum tempo”, justificou Rosário Partidário, coordenadora geral da Comissão Técnica Independente (CTI).»

          • Rui says:

            Gostava de ler o relatório para tentar perceber porque é que Santarém é inviável! O comboio pode lá passar perfeitamente e ficaria o desvio bem mais barato que irá custar para o tgv ir a Alcochete (1.500 MM€) Custo por baixo.

        • Mr. Y says:

          Se não for desactivado (demore o tempo que demorar) é que não faz sentido nenhum.

          • B@rão Vermelho says:

            E no novo aeroporto se não forem feitas regras apertadas em menos de nada fica no meio das populações outra vez

        • Grunho says:

          Quando o da Portela for desactivado já antes foram todos os outros aeroportos do país.

    • Miguel says:

      Tenta antes perceber porque ainda não arranjaste um emprego e ve se fazes algo pelo pais, ja que parasitas ha muitos e esses nada servem…O governo devia deportar a malta que não trabalha ha mais de 3 meses…era uma limpeza

    • Manuel da Rocha says:

      Aviões de grande porte não podem aterrar na Portela. Só aí Lisboa está a perder 15000 milhões de euros de negócios anualmente. Nos aviões de passageiros existiu uma redução dos tamanhos, sendo que só 3 tipos (2 deles da Airbus) não conseguem aterrar na Portela.
      Por outro lado, usando Alcochete como base europeia, é provável que as low cost passem a voar para lá, para levar passageiros aos voos para África, América do Sul e América central. Neste momento Barajas apanhou 2700 voos anuais, que podiam estar em Lisboa, pois ficariam mais baratos, só que não podem usar a Portela, por os preços serem demasiado altos (slots de descolagem, aterragem e estacionamento).
      Apesar de o principal é os aviões de carga, que dariam milhões à nossa economia.

      • Aves says:

        Está-te a faltar um pormenor – a mina de ouro é para a concessionária: a multinacional VINCI, que adquiriu a ANA quando foi privatizada.

  9. Aves says:

    Desde que tenha bons acessos… A mim, o da Portela fica(va)-me a 30€ de táxi. Vou ter saudades … mas só daqui a 10 anos
    P.S. O novo aeroporto fica na freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente – e Alcochete não tem lá um palmo de terra, como bem lembrou o Presidente da Junta de Freguesia e dos Bombeiros Voluntários … de Samora Correia 🙂

    • B@rão Vermelho says:

      Eu por norma vou de boleia, mas posso ir de comboio até ao aeroporto, só fui uma vez quando fui para a Pelónia, como o voo já foi tarde não quis chatear ninguém e fui de transportes públicos, assim vai demorar um pouco mais, o pior é na volta, vimos da festa e tudo incomoda 🙂 🙂

    • Miguel says:

      Oh Aves 30 euros e alguma coisa? E mesmo vontade de refilar..qq nabo faz 100 euros por dia num trabalho normal, 30 euros por um taxi e banal. Tem e de fazer comboio de alta velocidade para ligar a cidade num instante

      • Aves says:

        Disse que me ficava caro ir de táxi para o aeroporto por 30€? O que disse foi que vou ter saudades disso.
        Quanto ao TGV passar no aeroporto para ligar à cidade num instante … estás a contar com a velocidade da viagem sem contar com o tempo de espera. Os TGV têm andar cheios, o que só é possível a certas horas. Está a confundir um TGV Lisboa-Porto (que passe ou não no novo aeroporto) com um metropolitano de alta velocidade – que, ainda assim, espaça a frequência ao longo do dia.

    • Manuel da Rocha says:

      No mapa, o acesso principal é em Canha, que é parte do Montijo. O aeroporto ocupará terrenos de 3 concelhos: Montijo, Alcochete e Samora Correia. Maioria dos terrenos são propriedade do estado e as expropriações são 0,13% das que seriam necessárias nas propostas de novo aeroporto que estavam propostas (sem ser as a meio). Fica mais caro que vai exigir 18 meses para retirar 2 metros de terras, para eliminar qualquer contaminação e restos de explosivos.

      • Xpto says:

        Só um esclarecimento: Sámora Correia pertence ao Concelho de Benavente.

      • Aves says:

        Samora Correia é uma freguesia do concelho de Benavente.
        O nome de Aeroporto de Alcochete veio da Base Aérea de Alcochetete – no concelho de Benavente, que entretanto mudou o nome para só para Base Aérea, sendo certo que fica mais perto do centro urbano de Alcochete do que do centro urbano de Benavente.
        O novo aeroporto ultrapassa o terreno da base aérea e situa-se no concelho de Benavente e parte noutros concelhos, mas nem um palmo no de Alcochete – diz o Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia 🙂

      • Aves says:

        Acima: não é Base Aérea, é Campo de Tiro da Força Aérea 🙂

  10. Domingues says:

    Alcochete é a localização certa. Os promotores de Santárem disseram várias vezes que iam avançar com a construção do aéroporto por lá com ou sem apoio do governo. Sendo assim vamos ter 2 novos aéroportos. Jogada de mestre do Monte sábio 🙂

    • Manuel da Rocha says:

      O de Santarém nunca iria funcionar. Expropriações seria um valor muitíssimo acima do que custa o aeroporto.
      A proposta só surgiu porque iriam conseguir 3 coisas de uma só vez: TGV, duplicação das faixas de rodagem na A1 (desde Coimbra até Alverca) e o aeroporto. É que o grupo que prometeu “zero custos”, apagou o valor de expropriações. Só 21km2 é que são terrenos públicos… que iriam ser usados para alargar a A2. O resto é tudo terrenos privados e há uma lei, de 1964, que diz que a expropriações de vinhas são pagas a 5 vezes o valor base da avaliação. Imagine lá que 17000m2 de Santarém são vinhas… pura coincidência.

  11. jotabê says:

    Se queremos ser amigos do ambiente, não devemos construir novo aeroporto, “ai e tal, a economia…”, ou será mesmo hipocrisia…
    “mais aviões”=”mais poluição”.

  12. Sergio says:

    Estava na hora, não é o local perfeito mas nenhum o seria.

    É andar para a frente com a obra e parar com esse paleio estupido dos tachos e tachinhos populista, e em vez disso ter fiscalização como deve ser durante todo o processo de construção.
    E, claro, ter um transfer como deve ser para o centro da cidade, como qualquer capital europeia.

    Perdem-se e ganham-se oportunidades , continuar mais 50 anos a discutir uma localização é que só traria perdas

    • Manuel da Rocha says:

      A ideia inicial era ligar lá a linha da Fertagus. No Pinhal Novo, iria ligar a Alcochete. O que iria permitir comboios de 15 em 15 minutos e 24 horas por dia. A linha já permite comboios Pendular. A diferença seria que os comboios saiam de Alcochete, paravam no Pinhal Novo, Pragal e Gare do Oriente. Ficando os actuais comboios a fazer as ligações ás outras paragens. Iria obrigar a alterações mas, que iria permitir viagens de 30 minutos entre a Gare do Oriente e Alcochete. permitindo que quem viesse para a Portela, pudesse chegar a Alcochete em 1 hora a tempo de apanhar um avião low cost ou de longo curso. É tempo semelhante, aos principais aeroportos europeus.
      A outra opção seria uma nova ponte sobre o Tejo para o TGV e metro de superfície, entre o Montijo e Chelas, com a paragem final na Gare do Oriente.
      Esta opção era mais cara mas, permitia viagens de 20 minutos para cada lado. Só que vieram exigir que a ponte fosse com 6 faixas rodoviárias e as 2 para os comboios ou uma ponte de 2 tabuleiros, um ferroviário, com 4 linhas e 6 a 8 faixas rodoviárias, no outro tabuleiro. E foi aqui que ficou o processo. Ver se logo aparece uma decisão qual ser a ligação. É que o TGV que o Sócrates tinha previsto cobria uma paragem em Alcochete e seguir para Sevilha, via Beja, com possível ligação a Madrid, só que o Porto reclamou que exigia 12 a 25 TGV diários entre o Porto e Paris, com passagem por Madrid.

    • Grunho says:

      Sócrates, és tu???? Que fazes aqui? Claro está que ” fiscalização como deve ser” em tudo o que é obra é contigo.

  13. 25Novembro says:

    Pais falido a fazer novo aeroporto, nova ponte, tgv ,etc.
    Sem falar que vão indemnizar ANA e Lusoponte.
    Não se esqueçam que vão pagar tudo, ate ultimo tostão.

    Santarém não tinha indemnizar ninguém e risco era particulares.
    Estes políticos são ricos com dinheiros dos outros

    Alargar aeroporto com Figo maduro chega e sobra.

  14. Xicoze says:

    50anos para decidir o locar e mais 50anos para concluir obra

  15. Grunho says:

    Muito mais português que o nome Luís de Camões seria o nome “Lacaios de Camones”.

  16. Digo says:

    Querem apostar que não vai haver aeroporto nenhum? A Portela terá agora obras ,que são obrigatórias por contrato – a ANA não queria, mas vai ter de fazê-las. A capacidade da Portela vai aumentar em 25%. O Aeroporto do Porto também vai ter obras e aumentar a capacidade. Vão construir linhas TGV a ligar Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid, pelo menos… Com isto tudo, será mesmo preciso um novo aeroporto, que não estará operacional antes de 13-15 anos e é se tudo correr bem?

    • Grunho says:

      Primeiro era preciso saber se daqui a 13-15 anos ainda há petróleo, a preços comportáveis, e se as restrições impostas pelas catástrofes climáticas ainda consentem o uso do avião como transporte de massas.

      • Yamahia says:

        Em relação ao petróleo, não te precupes
        A Rússia acabou de descobrir reservas na Antárctida maiores que todas as que a Arábia tem.
        Portugal Galp descobriu para as suas necessidades durante 148 anos.

      • Sergio says:

        claro, daqui a 13 15 anos vai haver menos trafego aereo lol
        com cada uma..

    • Gusmão says:

      O comentário mais correcto de todos!
      O anúncio foi para pressionar a Vinci a realizar as obras em Lisboa, depois, depois, logo se verá… e provavelmente não se verá…
      Com o aumento do aeroporto de Lisboa (Porto, Faro e também “outros” a seu tempo), com a passagem dos voos executivos para Tires (Cascais), sendo que também neste mesmo “aeroporto(zinho)” os já existentes voos regionais (Bragança/Vila Real/Viseu/Portimão) serão reforçados, mais as rotas (nossas) “domesticas”, leia-se LIS/OPO/FAO/MAD/BCN/VLC/BIO/ALC… a serem feitas por comboios de alta velocidade, o novo aeroporto não será assim tão necessário…
      A Europa caminha a passos largos para a redução e quase abolição dos voos domésticos entre cidades relativamente próximas. Na Alemanha, já existem “voos” operados pela Lufthansa que na realidade não são feitos em aviões, mas sim em comboios, embora tenham o código de “voo” LH… igualmente e não se presentemente, já existiram na Bélgica e Holanda… esse é o rumo da Europa!
      Se não quisermos ir assim tão longe, sugiro ver a realidade de Espanha, em que todas as companhias aéreas “Regionais” foram à falência, com a Ibéria a reduzir drasticamente o número de aviões e voos domésticos, com a Air Europa a fazer (mais uma vez) de tudo para ser integrada na Ibéria (… a alegada “bronca” entre a esposa do PM Espanhol e a família Hidalgo, dona da Air Europa…), sendo que no entretanto divide a sua operação entre voos regulares, como companhia Europeia e não Regional, esta era a sua génese e mais os voos charters …
      Ainda a acrescentar, o actual aeroporto de Lisboa será mais do que suficiente, aliás, “grande” de mais, se a TAP for vendida e o HUB passar para outro aeroporto… Lisboa como HUB só faz sentido para os voos com destino ao Continente Americano (Norte/Centro/Sul). Não confundir como País que tem ligações aos Países Africanos de língua Portuguesa, isso é outra questão, não é a da mais valia do HUB …
      Por fim e para terminar, a “ideia” da EU, é que os HUBs fazem mais sentido no centro da Europa, nomeadamente e a exemplo, o novo “mega” aeroporto de Varsóvia (Polónia)…

  17. Yamahia says:

    Epá lá se vão os trilhos do TT, Fdx

  18. Nirelle says:

    Vai dar barraca e ainda vão construir-lo no distrito de Santarém.

  19. Adolfo Dias says:

    Ansioso pelas manifs dos defensores dos piupius e das abelhinhas cor de rosa.

  20. PAULO PEDROSO says:

    É deixar apenas a TAP no aeroporto da portela as restantes companhias ficam a operar no aeroporto de alcochete, os ganhos da tap vão quadriplicar

  21. Miguel says:

    Errata: Santo Estêvão pertence ao concelho de Benavente e não de Alcochete.

    Duvido muito que o novo aeroporto no CTA seja realmente construído, mas projectos e relatórios não faltarão.

  22. Narciso Miranda says:

    Uma coisa que não percebo (claro que percebo), é que como não investem em Beja, fica para low costs, e apostam na linha ferrea.

    Somos praticamente o unico pais da EU, em que so tivemos metro na boca do aeroporto “recentemente”, quandos por a Europa teem (nos principais aeroportos) comboio e/ou metro em vez do mero autocarro ou taxi?

  23. Marco Massano says:

    Boa tarde

    Fico estupefacto com esta comunicação social. O aeroporto será feito na Cidade de Samora Correia que pertence ao Concelho de Benavente, isto é em nada será alcochete.
    Acho uma tremenda falta de respeito com o povo da Cidade de Samora Correia.

    Ps: Espero que a autora ou autor deste POST CORRIJA O ERRO.

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