Famel E-XF: Chegou a nova FAMEL elétrica! Saiba quanto custa…
A Famel, marca histórica portuguesa das duas rodas, vai lançar a nova E-XF. Com um design inspirado na antiga e mítica XF-17, a nova E-XF adota a motorização elétrica como o ponto de viragem e ressurgimento da marca.
O Pplware já sabe quanto custa a nova Famel elétrica e quem quiser comprar já pode fazer a sua pré-reserva.
Esta nova fase da marca Famel, mais tecnológica e amiga do ambiente, pretende contribuir para uma mobilidade individual mais sustentável. Joel Sousa, responsável pela marca, refere que...
Regresso como marca Portuguesa de Motociclos Elétricos foi uma decisão difícil por causa da herança e cultura do passado, mas abraçamos esta missão para um futuro mais limpo e afirmarmo-nos perante as próximas gerações que serão também os nossos motociclistas, como uma marca voltada para o futuro
A Famel regressa ao final da década de 70 onde foi concebida inicialmente a XF-17; o seu design esguio, mas aspeto e performance desportivas fizeram com que fosse um dos modelos mais cobiçados e coroaram-na como a rainha das motorizadas portuguesas.
Invocando toda a herança deste modelo icónico, a nova E-XF promete trazer a Famel de volta às estradas com um design clássico, mas eletrificado, utilizando um motor à roda com potência máxima de 5kW, e velocidade máxima de 70km/h (limite legal de 45km/h) que prometem trazer alguma diversão às deslocações diárias.
A nova E-XF traz ainda um sistema de travagem de disco à frente e atrás, com a inclusão do sistema CBS (Combined Brake System), conferindo uma melhoria significativa de segurança no sistema de travagem em relação ao modelo antigo. A bateria de 72V e 40Ah, possibilita com uma só carga de cerca de 4 horas, uma autonomia estimada de 70km (dependendo das condições).
Quanto custa a nova Famel E-XF?
As primeiras entregas irão acontecer a partir de 2022 com um PVP estimado de 4100€. Quem pretender fazer a pré-reserva basta que aceda ao site da Famel e preencha o formulário.
O tão esperado regresso da Famel está próximo, mas para Joel Sousa há ainda muito caminho por percorrer:
Estamos agora a entrar numa segunda fase que será a mais crítica para reerguer a marca: a industrialização e comercialização; serão desafios enormes, mas estamos convictos que as pré-reservas nos irão dar indicações bastantes positivas. Também estamos a procurar investidores e parceiros em áreas estratégicas que partilhem da mesma visão para a marca tornando-a conhecida mundialmente.
Este artigo tem mais de um ano
Fod*-se A Mota É Linda
😀 😀 😀 Mesmo!
+1
Tchii o vídeo tá muito bom, quando fizerem uma DT-LC elétrica eu compro.
Mas esta Famel… tá ai um vídeo que mostra um pouco mais e fala desta mítica mota.
https://www.youtube.com/watch?v=bS10VLLpFjE
Esta traz autopilot? A anterior só funcionava em autopilot… 😀
Aqui pela vila é mais copopilot…
Fico contente se realmente se vier a concretizar, pois a marca ou modelo XF deixa muitas saudades, mas… 4100 euros acho um tanto…
Mais barato que as bicicletas, mas 4100 é mesmo muito.
Hoje em dia já se compra uma 125 a rondar os 2000€
Infelizmente não me parece que venha a ter grande futuro.
Com tão baixa autonomia e limite de velocidade não traz qualquer extra para convencer a compra… nem sequer se pode dizer que é bonito. Uma bicicleta eléctrica consegue mais autonomia, fica mais barata e não é muito mais lenta
Gostava de saber qual é a bicicleta eléctrica que consegue dar 70km/h.
Autonomia ai sim é pouca, se quisermos fazer uma viagem para o Algarve com a familia ficamos a meio caminho.
A mota não dá 70Km/h.
Tem autonomia de 70km, o que na minha opinião é muito pouco, porque este 70 devem ser medidos em condições pouco reais, como acontece sempre nestas situações.
João, e quem é que faz mais de 70km de seguida com uma motorizada??!! Aquilo não é uma África Twin para papar quilómetros. É uma opção para uma utilização em cidade, onde muita boa gente não faz mais de 10/20 quilómetros por dia. Abraço
Fazia eu com a minha Honda 50 CD de Carcavelos até Alqueva…e se quisesse até chegav ao Algarve. Sem parar e com consumos de 1,8L/100 !!! E dava 100 Km/h. Podia ser ” kitada ” e aí já andava mais com pouco mais consumo.
Imensa gente em Portugal, mas imensa mesmo, tenho um grupo de amigos que fazemos passeios regularmente de motorizada, sempre entre 200 e 300 km num so dia, com tiradas de 80/90 sem parar, e ja chegamos mesmo a fazer 450 num so dia, Nesta bela coisa estava lixado nem numa semana, para alem de que nem para ir para o trabalho de verao serve, 70km é muito pouco é muito no limite, ao fim de umas quantas cargas ja foste pois a bateria ja baixou de performance, e cheira me que estes 70km nem reais sao como costuma ser habitual nos números divulgados. E depois temos o preço, lol muito bonita boa ideia mas condenada a morrer a nascença
A mota é capaz de atingir 70Km/h, simplesmente vem bloqueado como a marioria dos veiculos da categoria. É um limite legal, não por falta de potencia
Até pode dar mais do que 70, mas a autonomia vai baixar muito.
Os 70 anunciados já devem ser difíceis de cumprir, imaginem com o motor haqueado
Existe uma grande diferenca entre nao atingir os 70Km/h e atingir com a autonimia reduzida (Algo comum em 100% dos veiculos)
limite legal de 45km/h
Ahahah… como se isso não fosse fácil de se alterar via software!
:S não fazia ideia que o mercado alvo eram os hackers, mil desculpas
No Japao todos os carros estao limitados a 180kph de velocidade máxima.
Qual é a velocidade maxima de um Nissan GT-R?
passamos duma comparação de utilidade 25 vs 45 Km/h para falar de carros a 180!!? sim senhor… lindo
Só estava a adicionar a nota de rodapé que não existe nenhum carro Japones, super desportivos incluídos, que passe dos 180 Km/h.
O que isso tem haver com o limite legal de 45km/h desta famel Possivelmente nada.
Bicicletas mais baratas que 4100 com mais autonomia, não me parece que tenham a qualidade desta mota, qualquer bicicleta de carbono e sem motor, com di2 ultegra e nem motor tem, custa bem mais que esta mota, mas pronto…
A bicicleta elétrica só assiste a pedalada. Não anda sozinha.
a bicicleta é apenas um exemplo da dificuldade em encaixar de forma competitiva no mercado! Uma mota com baixa autonomia e que obriga o condutor a conduzir abaixo dos 50km/h não é propriamente uma mota para andar em qualquer lado e para qualquer cliente, nem exactamente para prazer… Ou seja começa a ser uma mota de utilidade para distâncias curtas… e aí começa a competir com bicicletas e motas tipo Vespa.
wq exatamente.
O motor dá para artilhar a 80…? É que na original dava e ficava diabólica…!!! 😀 😀
Ui, o que foste lembrar 🙂
Não lances mais achas para a fogueira… o que o pessoal fazia com uma Famel Zundapp!
A XF17 era como os Ibizas, artilhar até (quase) rebentar. Por acaso aqueles motores eram bem robustos e aguentavam bem a 80, com carburador maior e escape de rendimento.
e as bolinhas de naftalina… quem nunca kkkkk
Linda
Se fosse equivalente à famel zundapp 3 ainda comprava, da xf-17 não tenho boas memórias 🙂
Vai ser o Ikimobile das motas. Dead On Arrival.
O chassis parece mt fraco nesta versão. Cheira-me que isto a descer um passeio mais alto empene toda a meio. Podiam ter posto um pouco mais de autonomia com tanto espaço ‘oco’ ali no meio. Isto sao motas iconicas para passeios nas vilas e aldeias, 70km de autonomia é muito pouco para o tipo de cliente que a vai procurar (ou seja para locais onde os postos carregamento sao escassos
Acompanhei este projecto com atenção quando se ouviu falar faz alguns anos atrás! Cheguei a andar várias vezes na xf 17 quando era puto como pendura e ainda hoje o meu pai diz que aquilo andava demasiado! Infelizmente vendeu-a por 30 contos, se tivesse ficado deste ano seria bem melhor, o preço actualmente de uma restaurada é qualquer coisa!
Esteticamente gostaria que o ‘depósito’ tivesse ficado totalmente na horizontal e sem ângulo. E o preço apresentado parece-me um tiro no pé.. Bem sei que outra grande marca já presente no mercado (zero motorcycles), é bem mais cara e a oferta também é bem diferente.. E como a pessoa que está por trás do projecto diz, a ideia é exportar o máximo possível. Por 4000 euros lá fora se calhar até nem é mau.. Mas não posso deixar de pensar que se se ficasse pelos 2500€, com a mesma autonomia e velocidade seria um preço mais justo, a pensar numa circulação mais citadina. Uma versão mais cara, com maior autonomia, para viagens maiores seria uma boa opção também. Todos sabemos que por 2500€ já compramos uma 125cc (usada) em bom estado e de marcas fiáveis. Partindo o preço acredito que tivesse mais sorte no nosso mercado. Pelo menos faria muitos pensar duas vezes na altura de comprar uma moto para deslocações pequenas. De qualquer forma é bom ver que o projecto não caiu no esquecimento, só espero no futuro se adaptem melhor às necessidades e possibilidades para mais vender para as nossas estradas.
“Esteticamente gostaria que o ‘depósito’ tivesse ficado totalmente na horizontal e sem ângulo.”
Se é elétrica nem vejo a utilidade do deposito é tirar e por autonomia naquilo
Ao ler alguns comentários nesta publicação fico com a ideia que em Portugal todos somos especialistas de motorizadas eléctricas e através de uma foto conseguimos saber se o quadro é forte ou se se parte ao descer um passeio, que a autonomia não presta, que a bateria é curta… enfim, tanto e bons engenheiros e expertos na matéria.
Esta motorizada é linda!
É eléctrica eu sei…mas falta uma coisa importante…o barulho do motor que a Famel têm 😉
Espero que a Famel tenha muito sucesso, principalmente no seu mercado alvo que é o estrangeiro, já que em Portugal não valorizamos nada do que é nosso.
Uma marca renascida das cinzas com olhos postos na tecnologia do futuro, o que é que o Tuga faz? Criticar….
Irra que é demais….
Os gostos não se discutem, mas porra está feia até mais não, o design está muito fraquinho, já para não falar no valor alto demais para o que oferece.
Chamava-lhe a mota assassina mas ela nem tinha culpa. Os suicidas que trocavam carburador e cremalheira para dar 130 naquilo é que não batiam bem…quando se espetavam contra terceiros em vez de sozinhos contra um muro de pedra. Estão a colocar nesta uma bateria pequena provavelmente já a contar com isso, para que não faça muito estrago quando explodir por sobreaquecimento e porque o artista vai a 100.
Cheguei a andar várias vezes à pendura numa XF-17 original e realmente atingia uma velocidade excessiva para a “mota” em causa (perto dos 100km/h com duas pessoas), o que valia era que existia muito menos transito do que atualmente. Esta E-XF até que está parecida com a original.
Alguém sabe dizer para que é o deposito com tampa????
Penso que seja apenas para ficar parecida com a original.
Era bom comercializarem só o motor para adaptar nas antigas…
Fico feliz por ver o renascer de uma empresa que já deu muito a Portugal
Qual é a finalidade daquele depósito?
Encher de vinho
É uma hipótese entre muitas outras.
Não é a tomada para o carregador?
Carregador é na lateral e motor na roda. Deposito deve ser só para fazer feitio
Off-topic – Como raio se desligam as notificações de novas mensagens? Antes havia um link, agora não há nada!
Com projeto tão interessantes como o da SONDORS a chegar ao mercado, basicamente pelo preço da Famel E-XF, acho que o sucesso do projeto nacional não será fácil. São 5000 US$ (pouco mais de 4.000€): https://sondorsx.com/pages/metacycle.
A XF17 sempre foi a mais bonita, depois saiu a XF21, que já tinha radiador e travão de disco a frente, mas não era tão enguia como a XF17, nos meu tempos de menino a minha 1º mota foi uma Yamaha RZ 50, foi das 1º a serem entregues em Portugal, com uma qualidade muito superior, mas na altura tinha colegas que as suas XF17 eram temidas nos arredores de Cascais, as nossas 6ª e Sábados a noite eram passadas nos famosos picanços, corridas de motas em plena via publica, o perigo que corríamos, mas era tão divertido, dizíamos que para a mota andar bem tinha de estar presa por arames em algum ponto, eram tantas as alterações que por vezes só mesmo com arames é que tudo ficava no sitio certo, tudo era alterado desde carburador, pinhão de ataque, cilindro maiores, cramalheiras, escape, parte eléctrica, tudo o que fosse possível fazer par mais uns Kl de velocidade extra
4100€ por uma acerelera eléctrica isso é um tesla????
Por esses €€€ compra-se uma 125cc na Honda que mantém um valor de retoma mais elevado e melhor qualidade. Eu sei bem o eram essas xf 17, andavam muito mesmo mas quadro e suspensões esqueçam. Se esta for igual podem ficar com todas. P/ esses €€€€ deviam ter pensado melhor no investimento.
Muito cara para a autonomia e a velocidade que provavelmente atingirá .Uma qualquer rosca atinge essa velocidade e autonomia por menos custos. Se é para dar só uma voltinha não necessita ser tão mentirosa pois parece uma mota quando faz serviço de trotinete.
Posso vender a minha xf17 está a trabalhar tem ducumentos em dia, pode sempre aplicar o motor elétrico
A minha primeira moto… até deitava faiscas numa das descidas aqui da zona… belos tempos! Boa sorte à Famel para os novos desafios que ai vêm!
Espectáculo! Grande iniciativa da Famel. Parabéns. Espero sinceramente e que consigam apoios e investidores para aumentar a produção e com isso optimazem os custos para tentar baixar o preço para cerca de 2500€. Seria certamente mais tentador para muita gente comprar uma Famel para os passeios na cidade sem poluição. Um exemplo a seguir por outras marcas portuguesas. Quem sabe um dia ainda possamos ver um UMM eléctrico ou uma Sachs V5…
Uma boa oportunidade perdida : a moto parece feita com pedaços e enfiados todos naquele quadro feio e sem graça . Carambas, é um projecto novo , porque não lhe dar um quadro bonito , condizente com o futuro? Depois aquele buraco que ficou entre as baterias / motor elétrico (?) e o “depósito” (???) . Ficou muito inestética e desequilibrada no meu entender. As jantes também não têm piada nenhuma , tal como no caso do quadro , parece ter sido tudo aproveitado de restos de material guardados em armazém há 50 anos! Eu entendo o “retro”, mas se estão a fazer uma elétrica , esse “retro” tem de ser retocado para um aspecto mais futurista, sem perder a identidade . Aí é que reside a arte.
Pela quantidade de comentários de pessoas experientes na área e com grande know how na indústria, ainda não percebi porque a marca Famel esteve quase 30 anos fechada. Por isso é que este país é como é.
COMO SE desativam as notificações para novos comentários????????
Isto é um castigo não quero receber mais notificações.
LI COM MUITA ATENÇÃO TODOS OS COMENTÁRIOS. GOSTEI NA GENERALIDADE. CONSTATO HAVER UMA NEGATIVIDADE NA APREÇIACÃO DO NOVO PRODUTO ELÉCTRICO. COMO GRANDE APRECIADOR DE MOTOS, APENAS DESEJO À FAMEL OS MEUS SINCEROS PARABÉNS POR ESTA VALOROSO INICIATIVA, É ESTOU CERTO DE QUE TEM TODAS AS CONDIÇÕES PARA VINGAE NO MERCADO NACIONAL E ALÉM FRONTEIRAS. MUITO GOSTARIA DE CONTRIBUIR NA AJUDA TÉCNICA DESINTERESSADA ECONOMICAMENTE, DE TÃO BELA, EFICIENTE E COM GRANDE POTENCIAL DE VENDAS. DESEJO OS MELHORES VOTOS DE SUCESSO A TODOS OS TÉCNICOS DA FAMEL, QUE DESENVOLVERAM ESTA BELA MÁQUINA. APENAS GOSTAVA QUE ME INFORMASSEM COMO CONTACTAR O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA FAMEL. MUITO OBRIGADO.
Bons tempos quando a Zundapp ‘ripava’ nas horas…aquilo voava, para uma motorizada. É bom saber que trazem o conceito de volta.
Super cara !!!!
É uma ofensa á xf 17 super, só tem o depósito da original, podiam de batizada de quadro elétrico com rodas ou outro nome qualquer.