Fabricantes de carros elétricos chineses resistem e não vão aumentar preços na Europa
Foi no final da passada semana que a União Europeia tomou a decisão final sobre a aplicação de novas tarifas nos carros importados da China. Esta decisão é definitiva e as marcas resolveram agora reagir. Para não terem quebras no mercado, os fabricantes de carros elétricos chineses resistem e não vão aumentar preços na Europa.
Fabricantes de carros elétricos chineses vão resistir
A decisão da União Europeia de impor tarifas punitivas sobre os carros elétricos fabricados na China não deverá resultar em aumentos imediatos dos preços, garantem os fabricantes. A medida, que visa combater alegados subsídios estatais injustos na China, impõe tarifas que podem chegar aos 45%, impactando diretamente as marcas chinesas e outras que importam VE daquele país.
A MG Motor France, uma das marcas mais afetadas, anunciou que irá absorver o impacto das novas tarifas, mantendo os preços dos seus modelos 100% elétricos inalterados em França durante 2024. Esta empresa, pertencente à SAIC, que sofreu o maior aumento, classificou as tarifas como "excessivas" e alertou para o risco de prejudicar a transição verde na Europa.
A gigante chinesa BYD deverá seguir o mesmo caminho, mantendo os preços inalterados em Itália até ao final do ano. A Seat, que importa o Cupra Tavascan da China, comprometeu-se a "fazer todos os possíveis" para evitar que as tarifas afetem o preço do modelo, garantindo que os valores se manterão inalterados para todas as entregas em 2024.
Marcas resolveram que não vão aumentar preços na Europa
As novas tarifas variam entre 7,8% e 35,3%, dependendo do nível de cooperação dos fabricantes com a investigação da UE. A MG Motor, por exemplo, estará sujeita a um novo imposto de 35,3%, além da tarifa de importação de 10% já existente. Outros modelos afetados incluem o Tesla Model 3, o BMW iX3, os Minis elétricos, o Dacia Spring, o Volvo EX30 e todos os modelos Polestar e Smart.
A Volvo era outra das marcas afetadas por estas tarifas e também já reagiu a estas mudanças. Para contornar o aumento previsto dos preços, a Volvo anunciou que iniciará a produção do EX30 em Gante, na Bélgica, durante o primeiro semestre de 2025.
Embora os fabricantes estejam a absorver o impacto das tarifas a curto prazo, a incerteza sobre a sua duração e o possível impacto nas vendas poderão levar a ajustamentos de preços no futuro. A situação coloca em evidência a complexidade da concorrência no mercado global de veículos elétricos e os desafios da transição energética.
Fonte: Automotive News Europe
Se as marcas absorvem margens destas sem pestanejar é porque estão a faturar bem.
Menor margem mas mais vendas…
Faturar bem para conseguir absorver um aumento de 35%? Não me aparece, acho que isto só comprova o tamanho dos subsídios chineses, nem a Tesla no seu melhor ano conseguiria absorber este valor sem ter prejuízo, a BMW tem uma margem entre os 8% e 10%, Toyota 11%… Só marcas de luxo como a Ferrari seriam capazes de absorber este valor e mesmo assim ter lucro sem intervenção do estado…
Exacto, a margem de lucro é bem grande para conseguir encaixar essas taxas…
Ou porque já receberam instruções do governo chinês para não mexer nos preços que as perdas serão compensadas pelo tesouro estatal.
Para já há intenções de boa fé da parte de duas marcas a BYD e a Leapmotor (com a Stellantis) de produzirem carros cá.
Mas com apenas estas pequenas demonstrações de boa fé continuo convencido que o objetivo do governo chinês é secarem todas as indústrias na União Europeia.
Era é necessário aumentar as tarifas de importação para realmente vermos se resulta em investimento chinês em solo europeu tal como os europeus investiram e continuam a investir fortemente na produção chinesa.
Boas intenções? Dispenso essas boas intenções. Mesmo fabricados cá, para mim não são opção.
quem vai pagar a diferença é o governo chinês … lá para os lados da china, acho eu, o sector automóvel segue o mesmo caminho que o da construção civil, ou seja, a falência, portanto, pessoalmente não compro estas marcas de automóveis porque em breve pode não haver peças para a sua manutenção 🙂
A questão não é estarem a faturar, a questão é que a indústria de carros elétricos chineses está a fazer o possível para deitar abaixo a indústria europeia principalmente de carros a combustão pois sabem que depois disso deitar abaixo os carros elétricos europeus é rápido devido a não podermos competir em preço com os chineses
Não foi o que fizeram as europeias com outras marcas de outros continentes ?
Ora bem, os iluminados deputados europeus lembram-se de muita coisa, mas não se lembram que os subsídios do governo chinês às suas empresas são proporcionais aos gastos que as mesmas têm.
A prova de que os chineses estão divididos a destruir a indústria do ocidente com práticas obscuras! Se não cuidarmos disso a destruição dependência via económica está presente.
A margem dos lucros da que pensar…
Há +20 anos atrás quando foram buscar os Eng. na reforma Ocidentais e ofereceram ordenados elevados, quando colocaram a imposição de grupos como a Vw fabricar os seus carros na China, entre outras medidas, estavam à espera do quê? A China é um país ditatorial com visão e objetivos de futuro… A Europa nestas últimas duas décadas a única coisa que fez foi debater e entregar conhecimento… Agora estamos a recolher os frutos dos nossos políticos!
Nem mais!
Grande desafio mental… Os Americanos a manipularem os Europeus…Já nos têm nas mãos, conseguiram. Pensem, não se deixem ir em grupos.
Não vos faz lembrar nada?
“A China vai obrigar as empresas que importem brandy europeu para o seu país a pagarem uma espécie de caução no valor de 34,8% a 39% da encomenda. A medida, de acordo com o Ministério do Comércio chinês, citado pela Reuters, entrará em vigor no próximo dia 11 deste mês, sexta-feira, e é apresentada como algo provisório, embora não haja detalhes sobre como é que o montante dos depósitos, que dificultará as encomendas, será recuperado.” Até se tornarem definitivas as sobretaxas alfandegárias à importação de VE chineses funcionam da mesma maneira.
“O Ministério do Comércio chinês sublinhou também que ainda estão a decorrer as investigações sobre as importações de produtos europeus de porco, e que, no final do processo, serão tomadas decisões “objectivas e justas”. Além disso, Pequim adiantou que poderá haver um aumento das tarifas aplicadas a veículos de alta cilindrada produzidos na Europa.”
É uma retaliação a fingir! A China precisa do mercado europeu para poder escoar a sobre-capacidade de produção das suas fábricas que o pobre mercado interno não consegue absorver.
De lembrar que o país mais afetado por este simulacro de retaliação é a França o qual votou a favor do aumento das tarifas de importação para veículos made in China!
O mercado europeu auto precisa mais da China do que a China precisa da europa, para eles é só mais um mercado e nem é o maior.
Deixa cá ver! A China aplicara taxas a produtos europeus, revertendo o valor angariado a fim de ajudar as suas marcas automóveis a suportar as taxas impostas pela europa!?
FCK… Carros Europeus construidos na China – BMW iX3 – CITROËN C5X – DACIA SPRING – DS9 – POLESTAR 2 – POLESTAR 4 – VOLVO EX30 – VOLVO XC60 – VOLVO S90 – AUDI A6 AVANT e-Tron – CUPRA TAVASCAN, e os milhões de componentes auto para a industria europeia, pensem po…rra, voçes têm cérebro. Os politicos da união europeia estão-se a cag…ar para a nossa existência… Enfim o rebanho aprova!!
O real problema está mesmo aí… quando se queixam, mas produzem tudo na china para terem lucros excessivos, é o que dá… É obrigar as marcas, que querem vender na UE, a produzirem no mínimo X por cento dos produtos na UE também! Digam-me, porque é que apenas UM HOMEM, precisa de receber NUM ANO, a quantia de 36,5 MILHÕES DE EUROS? https://observador.pt/2024/02/25/portugues-a-frente-da-stellantis-recebeu-365-milhoes-em-2023/
Ninguém quer carros elétricos. Por isso estão amontoados em vários sítios à espera que venha um cromo qualquer derreter dinheiro num frigorífico que desvaloriza 50% em 2 anos.
Se ninguém quer porque as vendas estão a aumentar ?
Então mostre lá um que tenha desvalorizado isso ?
Porque são estípicos! Nunca comprarei um elétrico!
Ou morres em 20 anos ou então vais andar a pé
Então se não compra os outros são estúpidos ? Não entendi.
JL mais uma vez estás a falar com votantes lindes do bloco de esquerda onde a capacidade cerebral não abunda, estes lindes não sabem.nada e não seguem isto como tu por isso nao percas tempo a pedir onde e como …. :):) nao percas tempo 🙂 a sério
JL em parte tens razão no entanto a venda de elétricos em segunda mão é muito pouca devido á desconfiança do estado principalmente das baterias algo que pelo que percebo tens 1 ou até mais logo sabes o preço delas. Também e verdade que só na Bélgica no porto de Antuérpia estima se que estejam 200 mil carros empilhados e na China bem mais pelo que vi na televisão á uns tempos atrás. Mas já sei que vais dizer que estou a inventar
Vê quantos carros a combustão estão empilhados por aí, vê videos no youtube na américa, tem lá as pickups todas a apanhar pó, milhares delas a pagar para estarem paradas e ninguém quer aquilo e ainda por cima custam 70-80-100k.
Ah sim, então mostre lá essa informação ?
Na outra informação já sabemos que inventou, agora vamos ver nesta.
Quando te inventarem 1 cérebro vai pesquisar. Já que o teu é tão pequeno cujo teu parvo argumento é dizeres que os outros inventam fui
Pesquisar o quê?
Não era mais fácil colocar aqui o link do que mandar pesquisar ?
É fácil saber quando inventam.
Mas ela já é boa, no mês de agosto 2024 quando se venderam poucos novos, houve um aumento de 103 % nos usados.
Sei quanto custa porque o meu teve um problema na bateria e a marca deu-me orçamento para troca, mas foi reparada por um valor menor, cerca de 1/10.
“Embora os fabricantes estejam a absorver o impacto das tarifas a curto prazo”
Os fabricantes é q não são de certeza. A não ser que o PCC seja os fabricantes.
Claro que é governo chinês que subsidia. E agora o que é que UE vai fazer, vai aumentar essas taxas para 50, 70,… 100%?
Isto são guerras entre em que nós simples cidadãos são simples marionetas.
Fico surpreendido como é que há comentários a defender o dito “orgulho ocidental”, os empresários e governantes ocidentais não querem saber de vocês para nada.