EUA têm o primeiro avião de sexta geração do mundo! E acabam de divulgar novas imagens
Há anos que se sabe que os Estados Unidos pretendem renovar gradualmente a sua frota de bombardeiros Rockwell B-1 Lancer, Northrop Grumman B-2 Spirit e Boeing B-52 Stratofortress. Uma parte essencial desta mudança é o novo B-21 Raider, um ambicioso avião de sexta geração que já está a voar.
B-21 Raider em teste de voo
Conhecemos o B-21 Raider oficialmente em dezembro de 2022 e, mais tarde, em novembro de 2023, a Força Aérea anunciou o seu primeiro voo. No entanto, cada movimento foi feito discretamente, pelo que as informações sobre o projeto são escassas, mas esta sexta-feira surgiram algumas excelentes imagens oficiais.
O que não é segredo é que o B-21 Raider ainda tem um longo caminho a percorrer antes de entrar em serviço. O bombardeiro estratégico está atualmente a ser submetido a testes em terra e no ar na Base da Força Aérea de Edward, no condado de Kern, Califórnia. Foi lá que o bombardeiro foi fotografado no meio das suas atividades.
Na primeira das imagens, o B-21 Raider pode ser visto a voar a grande altitude. A foto mostra o perfil esquerdo da aeronave, que expõe o design distinto que faz parte de suas qualidades furtivas.
Outra imagem mostra a aeronave a voar a baixa altitude com o trem de aterragem aberto. Finalmente, o B-21 é mostrado num hangar.
A Northrop Grumman, contratante do projeto, aproveita estes testes para definir os ajustes necessários antes de iniciar o processo de produção. Prevê-se que sejam produzidos pelo menos 100 destes aviões, com as primeiras unidades a entrarem ao serviço na segunda metade desta década, pelo que teremos de esperar.
Entre as características mais marcantes do B-21 está um sistema de arquitetura aberta que lhe permitirá prolongar a sua vida útil ao longo dos anos, graças a atualizações regulares. Estas serão efetuadas sob a plataforma original, o que permitirá poupar custos no futuro. O projeto foi também concebido para ser furtivo.
Leia também:
Estas imagens parecem-me bem parecidas com o B2, se é que não é mesmo
O que está na foto do abastecimento é efetivamente um B2, no hangar e em voo é o B21, há pequenas diferenças…
O terror do ar, um destes com uma ogiva nuclear é o pesadelo de qualquer ditador.
Então o próprio Biden que se meta a pau.
O famoso UFO
na verdade o certo é BOMBARDEIRO DE SEXTA GERAÇAO. E NAO aviao, aviao de sexta geraçao nem os eua conseguiram fazer os f23, f23F, e f23i contornarem o problema de fricçao.
Coisa q o su37 faz brincando. a verdade é q o biiiiinden reduziu os gastos e muitos cientistas e etc sairam de la, e foram para china, e ate mesmo russia. pq dinheiro é o q manda no mundo.
É um avião, na verdade 😉
O SU37, também conhecido pelo nome massacre de civis aéreo e carne para patriot ou bateria S400 se o bêbado Ivan estiver de serviço!
O Su37 é uma anedota!
Pois é. O que existe é o su57. O 37 é do domínio dos contos de fadas da “democracia” americana
Mas afinal… o que é um avião de 6ª geração?
é uma coisa que voa e serve de desculpa para os políticos nos eua darem mais uns milhares de milhões, ou mais, aos amigos da indústria do armamento e que será utilizado para dizimar mais uns quantos coitados que nasceram no lado errado do mundo, o lado dos “outros”, especialmente se tiverem a cor de pele “errada”
“o que permitirá poupar custos no futuro”.
Bom bom era deixarem-se de guerras inúteis e aplicar esses triliões em coisas úteis para o ser humano.
Certo
Daqui a um ano aparece uma versão chinesa em que só muda o número de estrelas na fuselagem