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EUA estarão a considerar abrandar a expansão dos carros elétricos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Realista says:

    Mais sobra para a Tesla ganhar quota de mercado…

    • Zé Fonseca A. says:

      estas medidas têm em consideração que podemos estar a assistir a uma estagnação do mercado dos EVs uma vez que parece estarem a atingir a sua quota de mercado, pelo menos para a tecnologia, oferta e preços aos dias de hoje, não vejo onde isso possa ajudar a tesla ou qualquer outro fabricante de EVs.
      a tendencia é clara para o hibridos, vamos ver como as coisas se desenrolam

      • Realista says:

        O problema é que as marcas tradicionais não conseguem alternativas ao mesmo preço que os carros a combustão. No entanto as vendas continuam a crescer…

      • Fácil says:

        Há uma estagnação por diferentes motivos:
        – quem tem poder de compra (classe média e alta) já tem EV
        – os subsídios já foram muitos e a ideia foi compensar o custo alto de produção de EV. Como a produção já baixou imenso os custos (ainda que as marcas inventem o contrário), os governos já não querem meter dinheiro nisso porque sabem que as marcas já têm margem para baixar o custo final!

        Logo, toda esta jogada é para obrigar:
        1) as empresas a baixar o custo final
        2) estimular a criação de modelos mais pequenos e baratos para que a classe média-baixa ou baixa possa adquirir um.

        Daí o Model 2 e outros estarem já na fornalha. Se o Model 3 consegue chegar a um preço muito atrativo de 40.000€ e às vezes menos, imaginem um carro com um chassis mais pequeno e maior volume de produção, jantes mais pequenas, ecrã mais pequeno, baterias de 40 kWh LFP, menos câmaras e apenas 1 motor de <200 cv. Com isto conseguiriam facilmente ter um VE abaixo dos 25.000€ com tecnologia de ponta!

        E dizem "é pá mas 25.000€ ainda é muito dinheiro!"…sim é para portugal que é uma pobreza, mas é preciso ver que os custos a longo prazo são muitíssimo mais baixos que os de um ICE. Por isso um VE de 25.000€ em 5 anos compensa muito mais que um ICE de 18.000€. E isso também quer dizer quem 5 anos teremos mercado de usados de VE abundante e com preços de <15.000€ para automóveis ainda num estado muito bom.

        • Zé Fonseca A. says:

          sou classe média/média-alta e não tenho EV, e até posso ter EV sem riscos já que tenho car allowance como parte integrante do meu salario, gasto 0 em carro e 0 em combustivel, se tivesse que carregar o carro em casa algumas vezes saía mais caro para mim, mas não tenho porque viajo bastante e é ridiculo o impacto que ter um EV pode ter numa viagem..

  2. Rodrigo says:

    Ao que as eleições obrigam, o Biden a engolir sapos!
    No outro dia começou a usar a ferramenta maldita dos espiões chineses “TikTok” que quer banir, mas como é para fazer videos para a sua campanha já serve.

    A sua administração fez tudo para forçar a transição para o eléctrico afinal agora podem ser mais brandos.

    Tanto lá como cá as eleições deveriam ser de 6 em 6 meses!

  3. Francisco says:

    Oh rapaz, tanto as marcas como os governos já viram o óbvio! A menos que nos próximos tempos a tecnologia das baterias permita autonomias incomparavelmente superiores, o elétrico está morto. Até pk com autonomias destas nem vale a pena criar infrastruturas. Paz à sua alma!

    • JL says:

      Não vale a pena terem mais autonomia, precisam é de melhor infraestruturas, que até são bem baratas comparadas com outras tecnologias.

    • Antonio+Vasco says:

      Os VEs estão vivinhos da silva, e são o futuro. Para além das outras vantagens,que já são muitas, tem 2 que são fundamentais:
      – 100km de 3 s 5€, e com os combustíveis sempre a subir, s vantagem está sempre s aumentar.
      – as alterações climáticas vão obrigar a usar VEs, quer queiram quer não.
      O problema do ocidente e dos USA são as baterias, deixaram se comer pelos chineses, que agora dominam 75% do mercado mundial do litio e outras materias raras, e não conseguem ter produção de baterias.
      Os 3 maiores produtores de baterias são todos chineses, imaginem, e ainda por cima fizeram na semana passada uma aliança para dominarem o mercado, já agora impoeem o preço que entendem pelas baterias, as marcas ocidentais de automóveis estão num beco sem saída, por isso a marcha atrás na imposição dos eléctricos no ocidente

      • Zé Fonseca A. says:

        o tema dos combustiveis vai mudar, arabia saudita já está a fazer lobby para baixarem o barril para metade do preço através de aumento de produção e exploração de novos poços, só para retomar o interesse no fossil..

        • JL says:

          Porque razão haviam de de querer ganham menos e fazer mais ?

          Os árabes são assim tão estúpidos ?

          • Zé Fonseca A. says:

            Vou-te ensinar uma coisa, commodities não rendem só pelo bem físico, há muitas formas de fazerem dinheiro no processo.. mas isso vai servir precisamente para recuperar o interesse e dependência do petróleo.. vê o que aconteceu em 2023 com as petrolíferas, lucros record em todo o mundo, o que fizeram todas sem exepcao? Distribuição de lucros, precisamente para criar uma nova onda de investimento e interesse nos produtos petrolíferos, e novamente baseado em stocks e na commoditie

          • Zé Fonseca A. says:

            Por isso, os árabes não são estupidos, pelo contrário, sempre manipularam o valor do barrir com estas jogadas para fazerem dinheiro com isso

          • JL says:

            Lucro daqueles que vendem um produto transformado, que é bem diferente.

            Curiosamente esteve bem mais alto que 2022, por isso é que ganharam dinheiro, para cobrir os prejuízos que tiveram com a queda desde 2020.

          • Zé Fonseca A. says:

            newsflash, tens petroliferas que não refinam e fazem centenas de milhões de lucro, até a nossa galp tem lucros de trading de barril

          • JL says:

            Por isso produzirem menos quando vêem os preços a descer. Enfim, o cartel a trabalhar.

          • Zé Fonseca A. says:

            Não é nenhum cartel, é um lobby à escala global, só quem não percebe nada de economia pensa que o preço do barril não é controlável para servir meia dúzia de países, seja para cima ou para baixo

          • JL says:

            Por ser controlável é que se dá todos esses nomes, o maior cartel apoiado pelos governos de quase todos os países.

      • Realista says:

        €3? Porra… a mim fica-me a €2 no pior dos cenários.

        • Verdade says:

          Mais um vendedor de ilusões…

          • Realista says:

            O meu carro gasta 12kWh/100km (DC) a carregar a 16A e assumindo perdas de 15% na transformação de AC para DC são 13.8kWh que retiro da corrente elétrica de casa.

            Pago pela energia simples na Gold Energy €0.1612/kWh.

            13.8kWh*€0.1612 = €2.22.

            (Embora eu tenho mais descontos estou só a fazer contas ao tarifário normal e simples porque se for para o bi-horário isto desce para €1.60/100km)

          • Realista says:

            Não alterei qualquer potência em casa e continuo com 6.9kVa que já tinha antes de ter o carro…

            Vendedor de ilusões? LOL

          • Antonio+Vasco says:

            Exactamente, confirmo estes preços, mas o meu Y gasta bastante mais, 17,7kw de media.
            Mas as minhas perdas (que eu tenho aparelho medidor) são só 6%

          • Realista says:

            Eu estou a dar margem grande nas perdas para não haver sombra de dúvidas, já que as minhas também são menores.

            O meu carro é um carro citadino e pesa menos 500kg que um Model Y e tenho menos potência.

            Mas este pessoal pensa que dizemos mentiras quando dizemos que a carregar em casa o carro paga-se a si próprio ao fim de algum tempo…

            tudo depende dos km que se faz por ano.

          • TM says:

            @Realista, no meu caso só em 2000km já fez diferença, o supercharger da tesla por exemplo foi uma surpresa bastante grande, pensava que ia pagar imenso mas afinal são entre 25 a 35 centimos por KW. Ando a fazer 11kw/h. Em relação ao meu C3, o electrico já se está a pagar a si próprio

            https://ibb.co/VYt6TKK

          • Yamahia says:

            “Pago pela energia simples na Gold Energy €0.1612/kWh.”
            Acho melhor veres isso. Estive agora no simulador da ERSE e a GoldEnergy é a mais cara!

            Por outro lado, acho piada pq nestas contas nc entram com o custo de acesso às redes nem com as outras taxas.
            No mínimo fariam um rateio desses custos pelos kWh consumidos, não?
            Ficava-vos bem.
            Até pq se fizerem a vida com 100kWh só pagam 6% de IVA e com o carrito essa meta já fica um bocado mais difícil e aí já pagam 23% de IVA.
            Mas já vi que para vcs, o “junk” chutam para a casa e o carrito só fica com o valor líquido do kWh que é para parecer mais bonito na internet!

          • Antonio+Vasco says:

            Eu sou Goldenergy e confirmo esse preço,mas comigo ainda é mais barato, só 0,10 pois é bi horário e carrego sempre á noite . E o custo da potência é 0, pois já o pagava antes e o Iva também não conta, tenho microempresa. Você só procura coisas negativas, faz se esquecido do custo da manutenção dos combustão e o imposto de selo

          • JL says:

            @yamahia Afinal não são muito diferentes de você que quando apresenta contas do seu consumo, além de usar valores por 100kms onde conseguiu uma ou outra vez, ainda vem com os descontos que nem todos têm acesso.

            Já agora, o custo de acesso às redes está incluído no custo por kwh, e os outros não entram, porque com ou sem carro eléctrico, temos eletricidade em casa na mesma, sobre o IVA, está redondamente enganado, os 100 primeiros kwh gastos têm sempre 6% de iva, os restantes são a 23%.

          • Yamahia says:

            @António portanto bi_horário. Voltamos ao mesmo. Para mostrar bons nr no elektro paga tudo o resto que tem em casa mais caro.

            @JL exacto se sem carro gastava até 100 apenas pagava 6% IVA, com carro terá que pagar mesmo os 23% acima disso. E não a taxa de acesso de acesso as redes não está incluída no kWh. É uma taxa diária que se paga em função da potência contratada.
            No caso dos 6.9 kWa, a GOLD é tb a mais cara nessa parcela. Cerca de 0,60€ contra 0,38€ da EDP por ex.

          • Antonio+Vasco says:

            Caro Yamahia, você vive noutro mundo que não o meu, em que explora pouco tudo o que o mundo moderno pode oferecer.
            A EDP é só o fornecedor de electricidade mais caro que há, sempre foi. É claro que não posso nada do que diz. Por outro lado, se tenho no horário é porque me sai mais barato do que normal, senão não tinha; antes de mudar fiz várias simulações para ter a certeza que vais apena, e cheguei á conclusão que poupava por mês cerca de 10 a15,€.
            E se pago mais electricidade, poupo cerca de 300a400€ de combustível, que não é coisa pouca. Se julga que vou por modas ou influenciável,desengane-se, antes de dar um passo deste calibre faço bem as contas

          • JL says:

            Mas está a falar da potência contratada ?

            A TAR está incluída no preço do kWh, por isso é que quando houve subsídio dessa parte, ele até chegou a estar quase a zero.

            Portanto continua a ter 6 % de iva na mesma, eu quando apresento números incluo sempre o iva a 23%.

          • Realista says:

            A potência contratada é a mesma = 6.9kVa e não a alterei por ter carro elétrico. Já a tinha…

          • Yamahia says:

            Não interessa. Esses custos têm que ser rateado.
            Se quiseres baixar para poupares algum já não podes por causa do elektro.

          • JL says:

            Têm de ser porquê? Se não tivesse eléctrico não tinha electricidade em casa ?

            Eu baixei, já tive 6.9 e agora tenho 3.45 kva.

            Então você quando faz contas ao consumo de gasóleo também tem de usar esses custos, porque sem electricidade não aspira o carro. Loooool

          • Yamahia says:

            Q comparação mais estapafúrdia (⁠*⁠_⁠*⁠)

          • JL says:

            Não fiz comparação nenhuma, constatei um facto.

    • Toni da Adega says:

      Carros a combustão são uma treta nem sequer fazem Faro-Lisboa-Faro.
      Ainda a semana passada tive que ir a Lisboa e á volta ia ficando a meio caminho sem gasolina. Com autonomias destas carros a combustão estão mortos.

    • Odius says:

      O teu cérebro é que está morto 🙁 Já há tecnologias para fazer baterias com autonomia de 1000 km e alguns protótipos já estão em testes. Estes teste demoram alguns meses e talvez até 2 anos. Acho que devia informar-te mais envés de postar este comentários sem nexo algum

  4. Patinho says:

    “Cheira” a uma previsão de falta de energia na rede elétrica para alimentar todos.

  5. NN says:

    E depois a Toyota é que era “má” quando dizia que EV no estado atual não era sua solução.
    Ter carros parados por causa de um nevão que afectou as baterias, não é coisa que vá vingar nos EUA.
    Hibridos sim são meia-solução.
    Porém, Elon Musk foi proibido de desenvolver veículos movidos a água do qual já tinha protótipos.
    Dito pelo proprio Elon Musk no Joe Rogan podcast.

  6. Douglas Charles Cunha says:

    Estão começando a abrir os olhos quanto à produção de carros elétricos. Aleluia!

  7. Yamahia says:

    Tudo a correr como esperado.

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