Estudo: interesse pelo automóvel a combustão está de novo a crescer em relação ao elétrico
O objetivo de alguns governos e empresas é que o interesse e, por conseguinte, as vendas de carros elétricos aumentem. Porém, um estudo conduzido pela Deloitte concluiu que o interesse pelo automóvel a combustão está a crescer, relativamente ao elétrico.
A empresa de consultoria e auditoria Deloitte realizou um estudo, inquirindo 27.000 consumidores, com idade legal para conduzir, em 26 países.
Indo ao encontro daquilo que alguns players da indústria têm defendido, o Deloitte Global Automotive Consumer Study 2024 concluiu que o interesse pelos automóveis elétricos está a diminuir nos principais mercados, como os EUA e a Alemanha.
De entre as conclusões, destaca-se que o interesse pelos veículos elétricos está fraquejar, e há um interesse crescente dos consumidores pelo automóvel de combustão. Este último é particularmente visível nos Estados Unidos (67% vs. 58% em 2023), no Sudeste Asiático (52% vs. 50%) e na Alemanha (49% vs. 45% em 2023).
Segundo a Deloitte, as elevadas taxas de juro e os preços elevados podem estar a prejudicar a atratividade dos carros elétricos em alguns mercados.
O abrandamento do desenvolvimento de veículos elétricos ainda não é muito visível na Europa, onde as vendas registaram taxas de crescimento anual significativas, pelo menos para modelos híbridos e de bateria (37% e 30% em 2023 em comparação com 2022).
Recorda a Deloitte, baseando-se em dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (em inglês, ACEA).
O estudo concluiu, também, que os critérios para a escolha de um veículo variam largamente entre mercados:
- Nos mercados desenvolvidos, como a Alemanha, o Japão e os Estados Unidos, o preço é o principal fator na escolha da próxima marca de automóvel pelos consumidores, com percentagens que variam entre 55% e 59%;
- Na Índia e no Sudeste Asiático, a qualidade do produto é uma prioridade, com 65% e 62%, respetivamente.
- Na China e na Coreia do Sul, o desempenho do veículo está no topo da lista de critérios de compra, com 53% e 55% dos inquiridos, respetivamente.
A disponibilidade para pagar as características da tecnologia de conetividade varia, também, consoante os mercados. A mais elevada registou-se em países como a Índia, a China e o Sudeste Asiático, e mais baixa em países como a Alemanha, o Japão e os Estados Unidos.
Os compradores de elétricos são influenciados por custos de carregamento mais baixos em países como os Estados Unidos (66%), Japão (62%) e Alemanha (50%), bem como por preocupações ambientais e custos de manutenção mais baixos em locais como a Índia (68% e 56%, respetivamente).
A maioria dos consumidores inquiridos está preocupada com o impacto ambiental das baterias, sublinhando a necessidade de práticas sustentáveis na utilização e reciclagem do componente. Além disso, o compromisso das marcas com a sustentabilidade é valorizado pelos consumidores em diferentes regiões.
Porém, na maioria dos mercados inquiridos, a principal razão pela qual os consumidores tencionam adquirir um veículo eletrificado resulta de um forte desejo de reduzir os seus custos de funcionamento - ultrapassando a preocupação com as alterações climáticas globais.
Os dados recolhidos sobre os veículos elétricos destacam preocupações comuns com as quais estamos já familiarizados: o tempo de carregamento, a autonomia, o preço e os custos de substituição da bateria.
Isto vai ser …. cada um vai escolher o que mais lhe interessar mediante as possibilidades… o importante será sempre o preço e o poder a decidir.. o povo seguirá mediante a sua carteira
Ora, aí está!
Precisamente e independentemente do que os outros querem…
E alguém pensava que os térmicos iam acabar?
A ideia das metas é para forçar uma transição mais rápida mas quando estivermos perto das datas eles alongam novamente.
O eléctrico veio para ficar disso não tenham dúvidas cada vez são melhores e mais baratos e vai ser esse o progresso mas claro leva o seu tempo, um eléctrico de 2024 não tem nada a ver com um eléctrico de 2014.
Os térmicos nunca vão acabar o que vai acontecer é apenas uma mudança de combustível. Os países não produzem energia suficiente para alimentar um parque automóvel totalmente elétrico.
Que combustível é esse ?
Combustíveis sintéticos.
E são produzidos com quê?
+1 esse sim é o que vai vingar!
Vai ? Então quem vai pagar 10 euros + impostos por litro ?
Para os eléctricos chegarem a 50% do parque automóvel, em Portugal, vamos precisar de 1 reactores nucleares e um investimento de 370000 milhões de euros, na rede eléctrica. Agora imagine os 90% que são falados pelos jovens climáticos. Precisamos de 100 a 300 anos para ser capazes disso.
Como é que tirou esses números da cartola ?
Ora mostra lá o estudo universitário que comprova isso?
Já agora: se usares TODO o combustível que é usado pelos veículos ICE para gerar eletricidade, alimentas ainda MAIS veículos elétricos e até com mais potência! Por isso…toda essa estatística tua anda um pouco baralhada…
Mas Tu estás bem da cabeça? Não e por usar mais combustível que tens mais electricidade, existe um máximo de capacidade de produção, ou seja é necessário mais centrais.
E sim ele tem razão, é o mesmo que uma empresa ter um parque de camiões eléctricos, só pra essa empresa é preciso uma central.
Não existe um sistema em em algumas estradas europeias onde os camiões elétricos em andamento carregam as baterias através dum pantógrafo (como os elétricos da Carris) levantado? Tinha ideia de ter lido/visto algures sobre isso…
https://www.bbc.com/future/article/20240130-wireless-charging-the-roads-where-electric-vehicles-never-need-to-plug-in
Isso a ser aplicado será nos semáforos. De qq forma, é um sistema que a ir prá frente vai implicar ainda mais perdas de energia.
Mais perdas de energia que perdem os a combustão quando estão nos semáforos ? Estou curioso sobre isso…
Ou ganho já que a cada litro de gasolina que metes no motor 800ml são transformados em calor e 200ml é que fazem o carro ir para a frente…
Isto sem falar que um carro a combustão parado num semáforo é 0 de eficiência.
Para fabricar a electricidade nos motores dos elektros as perdas são iguais. E depois essa electricidade ainda tem q ser transportada e carregada. Portanto o elektro perde mais.
Num semáforo, o combustão desliga, se estiver activo o SS.
Não, as perdas em renováveis são poucas ou nenhumas e na pequena percentagem que usam dos fósseis só têm metade das perdas que os a combustão têm a bordo, fora as outras na produção do combustível.
Estamos a falar de 80% de perda VS no pior dos piores cenários, 30%.
Sem esquecer que os combustível também tem de ser transportado (com recurso a combustível) e também ele evapora…
Ele vai dizer que o carro tem um canister que aproveita os valores da evaporação, só não diz que é retirado na primeira vez que vai à oficina, pois é um item de manutenção que só dá problemas e é caro.. lool
Quem é que falou só no tanque?
Eu falo mesmo na bomba da gasolina e na trasfega do mesmo. A quantidade de gasolina que passa pela bomba não é a mesma que chega ao tanque, isto porque evapora nas transferências ou porque alguma fica retida na mangueira.
Isto sem esquecer que 1 Litro de combustível no verão não é igual a 1L de combustível no inverno…
Além da capacidade de produção de energia de cada país, a infraestrutura também não está preparada.
A ideia de quem acha que podemos passar a ter 2 milhões de carros eléctricos a circular diariamente, esquecem-se disso. Pensam que carregar 2 milhões de carros, diariamente, é como carregar 300 milhões de telemóveis.
Nada de estranhar pois há milhares de casas portuguesas que tem potências de 13.4kwh na electricidade de casa, quando 6.9 chegava e sobrava. O comprarem carros eléctricos dá validade a essas potências, só que se esquecem de que se todas as casas fossem para essas potências, a rede eléctrica tinha de ser toda remodelada, algo muitíssimo caro e que demora décadas a cumprir.
Além de que não é com 650000km2 de painéis solares que conseguem produzir energia para carregar 2 milhões de carros, diariamente.
Então vamos a contas
Cada m2 produz cerca de 1 kwh por dia.
650 000 km2 = 650 000 000 000 * 1 = 650 000 000 000 kwh por dia.
Em média o português não chega a 40 kms por dia, o que dá um consumo de 17 * 0.4 = 6.8 kwh por dia.
Portugal tem 5.6 milhões de carros.
6.8 * 5 600 000 = 38 080 000 kwh por dia.
Ou seja 650 000 km2 de paineis dão para alimentar
650 000 000 000 / 6.8 = 95 588 235 294 / 5 600 000 = 17 069
Ou seja, os seus números disparatados, a area de painéis que refere, que não existe em lado nenhum, dava para alimenta a quantidade de carros que existe em Portugal cerca de 17000 mil vezes.
Isto deve ser mais um disparate como aquele dos seis carregadores que custaram 800 000 euros.
Acorda para a realidade!
Então qual é a realidade, mostre lá…
mas tem ideia do que são 650000 km2 de paineis solares? Só pra pôr esses numeros em perpectiva, a superficie de Portugal continental é pouco mais de 90000 km2… Ia pôr o resto dos 560000 km2 de painéis solares aonde? Já agora, da forma como expõs os seus argumentos, suponho que os custos do metro quadrado de painel solar bem como a sua instalação e manutenção já deve rondar os centimos ou no maximo uns poucos euros….
É só disparates sem fim. Faz mesmo ideia do que são 370 mil milhoes de euros ?
Dou lhe como exemplo a Noruega, no último ano 80% das vendas de carros foram VEs, estima se que 85% dos carros que circulam em Oslo são VEs, e a rede eléctrica não teve qualquer problema. Porquê? Primeiro porque os carros não carregam todos ao mesmo tempo, 2- a maioria carrega á noite, quando há muito menos consumo de energia, inclusive até ajuda a estabilizar a produção de electricidade, 3- um carro a carregar em casa gata o equivalente a 1 a 2 máquinas de lavar, ora é comum as senhoras á noite ligarem ao mesmo tempo a maq. da louça e a maq. da roupa e não há problemas nisso.
Finalmente, sabe o que são 650,000km2 de area? Sugiro que vá á net saber qual a area de Portugal eheh
650.000 km2 de painéis num país que tem apenas 92.000 km2, só se for por camadas
“3- um carro a carregar em casa gata o equivalente a 1 a 2 máquinas de lavar, ora é comum as senhoras á noite ligarem ao mesmo tempo a maq. da louça e a maq. da roupa e não há problemas nisso.”
Não me acredito. Mais uma treta da ME, Fdx. Já chega!
E a treta da MC sempre a negar.
100km num carro grande, para uma familia grande , são 7l aos 100, e 18,kw no Tesla. São 8,85€ de diferença, 3200€ ao fim de 1ano, 4000€ com IUC e manutenção (no minimo), em 8anos são 32,000€, o carro sem IVA custa 35,000, de certeza absoluta que o carro com 270,000km vale 3,000€, portanto… O carro fica de borla em relação ao diesel. Nem vale a pena falar em gasolina. É mais por aí…
Goze bem a electricidade barata acima de 300kWh, pq qd eu for ministro da energia, ,tudo o q ultrapassar essa fasquia vai comer com um imposto de 500%.
Entretanto só carrega a esse preço se andar só à volta de casa e pagar bi-horario.
Cá fora até o PingoDoce com o CEMEmais barato já sai a 12€/100.
Já agora, qq pileca leva 4pessoas. Para que é o carro grande?
Eu pago cerca de €0.16/kWh (já com todas as despesas). Mesmo com imposto de 500% significa que pagaria €0.8/kWh.
O meu carro gasta 13.5kWh/100km (já com perdas) o que significa que para nadar 100km custava-me €10.8…
€10.8 a dividir por um consumo de 6 litros (consumo médio do meu carro a gasolina anterior) a cada 100km dá um custo de €1.8/L
Isso é o que paga agora um carro a combustão e não tenho que pagar IUC e com manutenções mais baratas.
Tens que subir o preço 800% no mínimo!!
LOL
Você ministro da energia ? Looooool
Então e depois dá emprego às pessoas como ?
Depois vai pagar mais na gasóleo, ou acha que as bombas de abastecimento só gastam 300 kWh por mês ? Loool
Aonde chega o preconceito.
Pois sai, é como os termicos a consumir 20 litros aos 100 Kms .
@Realist, consumo de SUV’s é mais alto.
O pequeno SUV V40 consome mais de 30kWh.
@Realista. 500% tá bom.
@JL empresas não seriam afectadas, como é evidente.
Carro elektro para empresa só com prova q é carro de trabalho 365 dias ao ano.
E cada viagem documentada com guia de circulação com ATCUD. Caso seja apanhado sem guia é logo carro apreendido.
Mesmo que gaste 30kWh/100km estas a comprar com quanto se for um carro a combustão, 15L/100km?
LOL
E existe combustível para andarmos todos a gastar 15L/100km?
Então ? Aumenta o combustível para os privados e deixa as empresas de fora ?
Concordo, já deviam ter feito isso pelo menos com o gasóleo, ao menos acabava-se com a poupa vergonha e tínhamos combustíveis mais baratos.
E carro a gasóleo a mesma coisa, só comprovado que é para trabalho.
Exato, com isso tudo, quem ficar de foram paga 500% a mais nos impostos do combustível.
Apoiado….
@Yamahia, não preciso 99% das vezes porque carreguei durante o dia exclusivamente a energia solar. inclusive em dias de chuva.
JL tu enganaste me 🙁 vou vender o Tesla e comprar um carro a combustão especial, o chamado carro Linde e Bonite o Yamahia tem um desses eu tb quero, e é mais eficiente do que os 90 % dos BEV aqueles 20 % são especiais de corride…… OPS so que afinal NAO :):):):):):):):):):):):):):):):)
Não acredita em quê? Pense em amperes, uma máquina de lavar gasta 10 a15A , 2 gastam 20a30A (um forno também gasta 10a 15A). Um VE a carregar vai de 10a 28A , depende do carregador e da modulação.
Mesmo que apenas carregue o carro para 100kms/dia, ao fim do mês são 700kWh. Dava para 3casas recheadas de electrodomésticos e 12 pessoas.
É mais por aí…
100 kms por dia não dá 700 kWh. E também não dá para tanta gente, escusa de inventar tantoz mais que isso já eu fiz durante um período e não gastava isso.
Caríssimo,
Para apontares para esse consumo elétrico, estas a dizer que todos vamos andar com grandes SUV’s pesados 100km por dia para todo o lado…
Isso corresponde quanto em gasóleo? Existe gasóleo que cheque para andarem carros a gastar 14L/100km 100km por dia?
hahahahahahaha
Portanto se não estás a ver as pessoas a andar 100km por dia a gastar 450L de combustível por mês – e que obviamente não existe esse combustível para todos – também não vai acontecer o mesmo a andarem de carro elétrico…
A média de km por cada português ao volante por ano é de 10.000km e não de 35.000km/ano.
Portanto já se vê que queres culpar à força toda os elétricos e para isso qualquer desculpa serve.
Ai não q não dá. 20kWh +15% de perdas (e estou a ser meiguinho) dá 700kwh/mês
@Realista, para o carro elektro compensar em termos económicos tem que andar acima dos 40000 kms ano.
Os próprios TOC da fleet já aludiam a isso há 2anos.
Hoje ainda deve estar pior dada a forte desvalorização q afecta esse tipo de carros.
A conclusão que cheguei após ter 1 EV, voltado para combustão e voltado a EV é que a facilidade de carregamento que o electrico, eficiência e controlo de custos é largamente superior. Só de poder carregar totalmente Via paineis fotovoltaicos já é uma vantagem que os a combustão nunca irão ter. Para além disso, poder ter o carro carregado por 4 euros todas as noites com mais de 450km pronto a viajar faz logo pensar duas vezes em ter novamente outro a combustão. Podemos andar aos circulos com teorias e opiniões mas quando a verdade está mesmo em frente aos olhos, só não vê quem não quer
Um Hummer gasta 30L/100km, são 930L por mês!
Não temos combustíveis para esta gente toda!!
Vai ser caótico.
Não, não dá, em média não consomem isso, e já contam com as perdas de carga, que em são 15%, são menos.
Se os carros elétricos só compensam a partir dos 40.000km/ano queres dizer que é só uma questão de preço para te fazer mudar de ideias… lol
PS: O meu compensa a partir dos 20.000km/ano.
@TM, como carregas o carro com energia solar à noite?
Não realista, não comprava pq não estou comprador de carro. Era só para explicar o sentido dos 100kms dia q mesmo assim não chega aos 40mil.
– Custa €112 circular com um carro a gastar 20kWh/100km.
– Custa €495 circular com um carro a gastar 10L/100km a €1.6/L
Um ano a andar com um elétrico ficaria por €1344.
Um ano a andar com um carro a combustão ficaria por €5940
Em 5 anos a andar com um elétrico poupava mais de €25.000… só em combustível.
Mete o IUC e Manutenções em cima (porque o de combustão precisa de ir ao mecânico a cada 30.000km no mínimo, e em 5 anos vai haver um ano em que terá de ir 2 vezes!) e estamos a falar de poupanças de €30.000 para cima.
xD
Porque será?
É só ler o artigo e não é novidade para ninguém
Epá, deixa-me ser irónico…
Seria interessante era ter carros elétricos mas do gênero do antigo Smart, pequeno e com autonomia para 150km com carga rápida inferior a 15 minutos e com um preço inferior a 7000€.
A grande maioria das pessoas durante a semana apenas precisa de um veiculo econômico e pequeno, fácil de estacionar para se deslocar para o trabalho. É estupido ver pessoas em carrinhas e subs a fazer 10km por dia para ir trabalhar.
E carrego onde? Em tua casa? Mais um iluminado…
Em qualquer dos mais de 3000 postos de carregamento que há até ao momento
Engraçado, na minha cidade não tem nem um, quem acha eletricos viaveis, é um autentico iluminado. E esperar 15min para não ter autonomia nenhum, enfim. Além de que os carros eletricos são tudo menos bons para o ambiente.
Qual é a sua cidade ?
Assim vamos ver quem são os iluminados, curioso porque vejo iluminados que acreditam em alternativas que não conhecem,nunca viram, não sabem o preço, não sabem o custo, não sabem onde o encontrar e no entanto acreditam ser uma alternativa viável, e olhe que alguns estão por aqui.
Calma homem. As alternativas vão gerar a sua própria electricidade. Pode ficar com a restante só para os elektros
A Toyota até já está a desenvolver um combustão com emissões negativas. Calma que a falácia 2035 ainda vem longe.
Só dormes durante 15 minutos? O meu carrega enquanto durmo…
Para além disso é só uma questão de tempo até termos os minerais suficientes para não ser necessário escavar mais e reutilizar o que já existe.
Aliás é devido a estas inovações e transição para a energia limpa que a segunda maior empresa mineira de carvão do mundo já anunciou que vai sair do negócio brevemente, porque o carvão deixou de ser rentável com cada vez mais centrais térmicas a fechar…
Como ? Por magia ? Portanto só as alternativas eléctricas que carregam diretamente de qualquer fonte é que só podem usar carvão e gás. Loooooool.
Está, também acreditou no filtro de CO2 milagroso ? Enfim, nessas tretas acreditam sempre, já nos filtros HEPA que fazem o mesmo e são equipados há anos nos Teslas, já não fazem nada.
Já agora, não desenvolveram nenhum motor, adaptaram, e meteram um filtro que recolhe algumas gramas durante uma prova. Muito benéfico , só fica a questão quantos kilos gastaram para fabricar o filtro. Looool
Pois, essas falácias de combustíveis alternativos e hidrogênio já se sabe o que são , andam por aí há décadas sempre com as mesmas promessas só para conseguir investimentos que depois são gastos sem nenhum efeito. Como de costume, deixe lá , também já participei num projecto desses financiado e não deu em nada.
Cá estão as emissões negativas da Toyota:
“Cleaning the air as you drive
The environmental benefit of driving the Toyota Mirai go beyond zero emissions to “negative emissions” – the car effectively cleans the air as it moves.”
Fonte:
https://media.toyota.co.uk/introducing-the-all-new-toyota-mirai/
Ano: 2020
Já passaram 4 anos…
Espera ia deixando passar esta parte:
“The new Mirai is equipped with lithium-ion high-voltage battery in place of the current model’s nickel-metal hydride unit. Although smaller in size, it is more energy-dense, giving higher output and superior environmental performance. Containing 84 cells, it has a 310.8 rated voltage compared to 244.8, and a 4.0Ah capacity, versus 6.5Ah. ”
hahahahahaha
Portanto o carro com emissões negativas da toyota é um… elétrico.
Esses elektros são bem vindos. Desde q não se tenha q andar permanente com 10sacas de 50kgs às costas e não se demore uma eternidade para encher o depósito, tass bem.
Ele está a falar daquele disparate do Toyota corolla gr H2, com 50 KMS de autonomia, meteram um filtro na admissão que captura 20 gramas de CO2 por prova feita. Looool
Resta saber quantos kilos de CO2 foram emitidos para fabricar o filtro, mas claro que esta malta da combustão, quando se trata de fabrico com emissões de CO2, só veem as baterias, só as baterias e electricidade é que emitem CO2, todo o resto é criado por magia e árvores.
Os a combustão também estão bem, desde que não andem constantemente a necessitar de uma saca de 50 kilos todas as semanas e que não demorem tanto tempo a abastecer nem tanto dinheiro.
O peso de uma saca de batatas num combustão, dá o rendimento equivalente ao peso de 100 sacas de batatas num elektro. O elektro nem conseguiria andar lool
A capacidade para disponibilizar energia num elektro é de facto ridícula.
Errado, é exatamente o contrário, já que os eléctricos têm muito mais rendimento, mais eficiência e gastam 1/5 para fazer o mesmo.
A capacidade de um a combustão de aproveitar a imensa energia que transporta, também é ridícula, ainda assim há quem apoie isso.
Tens.isso tudo na China desde o wuling mini EV até ao bingo etc etc tens mesmo muitas alternativas e custam a partir de 3500 USD acho eu
Sempre preferiram VC, o contrário é que seria de estranhar.
Sempre como ? Não é o que parece.
Não é só o valor de compra de um electrico ou parte da sustentabilidade como indica no artigo, mas em muitos locais do mundo, e temos disso em Portugal, que não temos um único posto de carregamento de electricos em quilômetros.
Mais… maioria de nós vive em apartamentos e os prédios ou as zonas onde se reside não tem um posto de carregamento.
Se acontecer alguma coisa com a bateria, é um gasto enorme.
Se ficarmos sem gasolina/gasóleo em algum lugar, podemos sempre pegar num jerricã e vamos buscar gota…a electricidade não se traz nem no bolso.
E para finalizar, quando começou a febre dos carros electricos, ouvi duas vozes do mercado automóvel ( presidentes de marcas automóveis ) em que um deles, disse que havia mercado para todos ( gasoleo, gasolina, hidrogenio, GPL, electrico…) e outro indicava que era impossível ter todos os carros electricos em todo o mundo porque não havia infraestruturas que aguentassem tantos carregamentos ao mesmo tempo.
Por mim, enquanto houver carros a combustão…é sempre essa a minha escolha!
Então e há 50 anos atrás havia infraestruturas para os a combustão ?
Há 50 anos? Sim, havia. Qual é a dúvida? Se calhar és muito novo, não te lembras. Se fosse há 100 anos, talvez ainda não estivesse tão desenvolvida. Agora, há 50 anos? A coluna que saiu de Santarém demorou dois meses a sair por teimarem em virem de chaimite a combustão, em vez de de virem a cavalo…
Não havia não, isto contado pelo meu pai que tinham de fazer muitos kms para ir buscar combustível.
Em 1970 nao havia infraestruturas para carros a combustão?!? Como diz que disse?!?
Nao sejas mentiroso. E se dizes que o teu pai te conta isso, ou ele vivia no alto da serra atrás-do-sol-posto, ou é outra tanga tua. Até dentro das cidades havia mais postos de que há hoje. Quando te metes a inventar, ninguém te ganha!!!
Na minha localidade não, e ainda hoje não há, para meter combustivel tenho de fazer quase 20 KMS para o fazer, nessa altura só a mais de 50kms.
E não podia viver ? Ou você obriga a que vivam onde quer ?
Também não, na cidade mais próxima havia 2 postos, hoje existem 7.
Falácia do ice a arrear fumo desde 1870
Bombas de combustível a partir de 1913 a ajudar a esvaziar os bolsos e alargar o castanho do utilizador
A pressão na rede elétrica se todos os carros da favela da Europa passassem a elétricos era cerca de 30%
Há mais de 70 anos que este país tem infraestruturas para a combustão. Com a vantagem do carro térmico levar 5 minutos a encher o depósito e a ter uma autonomia de pelo menos 300kms. E quem vivia nas aldeias longe de tudo e tinha que fazer 10 ou 20kms para abastecer de gasolina podia, e levava, uma lata ou um garrafão para ter uma reserva.
Agora com um carro eléctrico faz como?
Escreve quem tem mais de 70 anos.
E não tenho nada contra os carros eléctricos (na cidade e nos carris).
Nas aldeias não há electricidade ?
Compras umas quantas pilhas Duracell e levas para o carrito ou então usas a teoria do outro que tem um geradorzinho no VE e leva o jerrican à bomba comprar gasolina para alimentar o geradorzinho… 😉
Eu vivo numa aldeia no interior do país e tenho 3 carregadores rápidos ao pé de mim….Sinceramente já vou no segundo EV e não tive problema nenhum de carregamento nem de bateria
Nem nunca vais ter
Pois, mas eu não vivo numa aldeia. Só o meu prédio tem 40 condóminos, e quase todos com carro. BEV zero.
É a primeira aldeia que vejo com um prédio de 40 condóminos…
Carros a combustão interna e relógios automáticos… não têm alternativas viáveis. Não há mais nada a dizer.
Há relógios sem serem automáticos ?
Vive em que século ?
Sabes, ao menos, o que é um relógio automático? Parece que não…
Sei.
O relógio automático acho que isso era supostamente carregado com o movimento do pulso não era??? Eu lembro me disso… Só que depois atrasavam se os mecanismos desgastavam se entretanto o digital e mais preciso barato leve e dura mais
Relógio automático tens este por exemplo, que é uma pechincha:
“Patek Philippe Nautilus Usado (Muito bom) | Ano de fabrico 2017 | Com a caixa original | Com os documentos originais | 109 000 € | + 199 € de envio com seguro para Portugal”
Por mim, prefiro um Casio.
Loool, o Casio F-91W, isso é que era um eléctrico, pena não ser carregavel, muda se a pilha e vamos para mais uns anitos.
Só que esse Patek Phillipe passa mais tempo na caixa do que a andar…
Já o Casio anda todos os dias.
Sem uma rede de carregamentos perto das habitações, ou seja, das pessoas vai ser impossível apostar no BEV.
Ora aí está. Ainda não vi neste blogue o que realmente interessa saber que é a melhor forma para se carregar as pilhas dos pópós. Mas o planeta agradece aos “iluminados” o facto de também eles estarem a destruir o dito cujo. Duma maneira ou de outra, estamos condenados (ou não)…
Em Inglaterra, pelo menos, já há carregadores ligados aos postes da rua.
Caro @JL , a conversa que os combustiveis sintéticos custam 10 euros o litro ja não convence ninguem, tem que mudar a rectrica, tal como todas as novas tecnologias, no inicio são sempre caras, tambem foi assim com os seus queridos carros a pilhas, com a evolução e aperfeiçoamento do fabrico e aumento da produção os custos diminuem e muito, logo, sim os combustiveis sintéticos serão provavelmente a melhor alternativa para combustiveis fosseis a aplicar nos veículos/motores ICE, e não os eléctricos não conseguem resolver o problema da mobilidade e transportes no mundo, pasme se ….
Caro amigo binário
Informa te primeiro sobre os combustíveis sintéticos antes de te saíres com esses comentários, a sério perde um bocado de tempo que seja e vai ver, aquilo é falácia pior do que o próprio combustível fóssil normal é uma mentira que custa 10 euros o livro e polui igual ao combustível normal apenas muda as emissões se sítio mas informa te bem que depois falamos
Aqui tem:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.escapelivre.com/2023/02/porsche-reconhece-que-o-combustivel-sintetico-e-muito-caro/&ved=2ahUKEwibjO6ftNCEAxUnUKQEHSkwAwIQFnoECA4QBQ&usg=AOvVaw10z5UblLqhAO03Il9Xy5e0
Mas quem falou em tecnologias ?
Então a gasolina, electricidade, gasóleo também baixaram ao longo do tempo ?
Eu tenho como queridos os carros a pilhas, até porque nem sequer concordo com a sua aplicacao e uso.
Então como são produzidos os sintéticos e de onde vêm esses recursos?
Conseguem, você é que não entende como, até defende uma solução que necessita de muito mais recursos.
os combustíveis sintéticos são ridículos, nunca na vida, esta malta ainda não entendeu que vai passar tudo para baterias, estão a mandar postas de pescada e não tem conhecimento, cultivem se um bocado que a opinião muda e não digam asneiras.
NAO VAI HAVER MAIS NADA SEM SER BATERIAS NADA MESMO, ZERINHO.
Faço apostas se quiserem, até vou parecer bruxo…
Querem vender EV’s? É simples, baixem os preços para níveis a que a classe média e média baixa tenha acesso.
Em caso contrário é natural que as pessoas optem por um carro a combustão, uma vez que o preço de aquisição é o fator que mais pesa na decisão de se comprar um carro. Sempre foi assim e sempre será.