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Estudo conclui que os elétricos são mais fiáveis do que os carros a combustão

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Joao says:

    Eletricos explodem a combustao nao. Alem disso um combustao com 30 anos ainda faz 1000km num deposito e um EV com 8 anos ja nem metade da bateria tem e so aguenta 200km

    • Pedro says:

      Percebes imenso disto realmente…

    • JL says:

      Tenho um eléctrico com 27 que faz mais KMS que aqueles que fazia de origem.

      Com 8 anos não faz metade ? Que carro é esse ? Tenho um com 10 que perdeu 5.5 %.

      • Hugo says:

        Cá está ele…o homem cujos quase 40 carros em seu nome foram todos pra sucata, sem direito a segundo dono MAAAAS com elétricos não tem um único problema LOOOOL

        • JL says:

          Isso mesmo, quase.

          Segundo sono já eles tinham tido.

          Tanto tive problema que já o reportei por aqui, não precisa de inventar.

          • Hugo says:

            Um problemazito… Nada comparado com os cárteres estoirados e esses problemas gravíssimos que fizeram com que mandasses dezenas de viaturas pro enterro LOLOL

          • JL says:

            *Dono…

            Por acaso nunca parti nenhum, mas conheço umas lombas que costumam manchas de óleo, deve ser o pessoal que aproveita a altura delas para mudar o óleo.

        • Fusion says:

          Já cheguei tarde à discussão, mas é mesmo isto com o JL.

          Família, amigos, conhecidos com quem vou falando vão tendo problemas com os seus carros, mas coisas normais e expectáveis. Mesmo carros que já andavam a circular antes de eu nascer ainda se veem por aí sem grandes stresses.

          Mas o nosso JL rebenta com todos.

          Um carro avariado e vai para o lixo? Pode acontecer. Dois? Epá, azar. A partir do terceiro já é tendência, e talvez, da análise que faço, o problema esteja entre a cadeira e o volante. Talvez o JL precise de parar e refletir no que raio anda a fazer para destruir tanto carro.

          O mais curioso nisto tudo é que elétricos… esses ele não rebenta. Vá-se lá saber porquê.

          Lá em casa dos meus pais temos um com 30 anos, zero problemas, tirando os consumíveis normais. Temos outro com 20 anos, o mesmo. Do lado dos sogros, também têm um com quase 30 anos, os únicos problemas são as borrachas que já estão a ficar lixadas. Têm também uma carrinha Toyota dos anos 90… e nada, impecável.

          Gostava um dia de ter a oportunidade de privar com o JL e perceber o que raio faz ele aos carros. Mas pronto, é o que temos, não é JL?

          • JL says:

            Então porque o manda para o lixo ? Não dá para reparar ?

            Mas onde eu disse que destruí tanto carro ? Realmente há aqui problemas de leitura e entendimento da escrita.

            Até já o disse aqui varias vezes que comprei carros avariados e mandei reparar.

            O mais curioso é que quando há eléctricos também está cá você a dizer o contrário, portanto não somos diferentes, apenas nas opiniões.

            Rebento pois, tanto que tenho um no arranjo, mas nem foi culpa minha.

            Eu tenho um com 27, já deu alguns problemazitos, mas coisas baratas de reparar.

            Já disse varias vezes que foi na família, e olhe que tenho uma família bem grande, e olhe que não sou muito novo…

          • Hugo says:

            O que disseste foi que tiveste 30 ou 40 viaturas (nem sabes ao certo, claro, acontece muito LOL) e os que pararam foram pra sucata. Ainda questionei, conhecendo o teu historial de conversas dúbias, se não compravas e vendias, ao que respondeste negativamente.
            E NÃO, não falaste de família mas sim de agregado familiar ou como lhe queiras chamar.
            Só para te avivar a memória já que agora dizes que não estavam em teu nome…e na família bla bla…aqui fica, meu reles aldrabão:

            “JL 7 de Setembro de 2024 às 13:49
            Mando, por tenho a noção de quantos foram, mas não tenho numero exato.

            Os documentos dos que já não tenho já não existem.

            Só lhe posso mostrar os que tenho ou então a lista que está nas finanças.”
            ________
            JL 5 de Setembro de 2024 às 10:23
            Número de cabeça tendo em conta as 3 a 4 dezenas de veículos que já passaram por casa.

            Não falei de eu, e família refiro me aos moram em casa e estão sobre minha tutela.

          • JL says:

            Errado, eu disse que na família tinha tido quase 40 carros, não disse eu.

            Aldrabão está você a ser, tanto que diz uma coisa e depois mostra que eu disse outra.

          • Hugo says:

            Se falas em “casa” e “registos no portal das finanças” é suposto ser a tua casa e o teu portal.
            Bonequinho…era mais fácil seres honesto. Só te enganas a ti próprio.

          • JL says:

            Onde disse que era apenas uma conta ?

            Ah boneco, e muitos deles são anteriores a isso, por acaso eu disse que os registos nas finanças é dos que tenho atualmente .

          • Hugo says:

            O problema é esse… dizes tudo mas nunca dizes nada… tens sempre algo a acrescentar a teu favor. Daí tanta gente não acreditar em ti e te considerar desonesto (e com razão).

          • JL says:

            Não tenho culpa que não entenda.

            Toda a gente ? Então mostre lá essa votação ?

            Mas fala por todos ? Procuração ?

          • Hugo says:

            Já te disse que não te devo explicações nem demonstrações mas cá vai mais uma vez, sendo que tens limitações graves:
            TODA e TANTA são coisas diferentes. Aprende…e deixa morrer esta “Não conversa” 🙂

          • JL says:

            Eu é tenho limitações? Mãe é o Hugo que pensa que fala por todos, não eu.

            Tanta, eu só vejo a si e mais 2, são assim tantos ? Provavelmente até é, para quem se acha a última bolacha do pacote.

      • Mário says:

        Elétrico com 27 anos… e eu é que sou o mentiroso…

        • JL says:

          Quer apostar ? Vamos apostar o quê?

        • Quem pode, pode says:

          Deve ser o carro telecomandado que recebeu na infância, faz mais de 200 metros

          • JL says:

            Também quer apostar ? O quê? Um Ferrari ?

          • Hugo says:

            Faz-te um homem JL. Toda a gente fala dos carros que tem, marcas, modelos…e tu…andas aqui com informações vagas…a acrescentar pormenores a cada comentário. És doentiamente desonesto. Cresce.
            ps: e sim, eu posso afirmar isso com propriedade pois já chegaste ao ponto de dizer que todos os carros são elétricos por possuírem bateria. LOLOL

          • JL says:

            Já falei muitas vezes, é procurar nos posts antigos, mas se dizem que é mentira, sejam homens e assumam o que dizem.

            Doentio não, doentio e desonesto é o que você faz, a tentar desacreditar os outros, seja homem, assuma o que diz.

          • JL says:

            Sim, eléctricos são todos, com propulsão eléctrica só alguns.

          • Hugo says:

            Obrigado por confirmares a tua desonestidade. Achas mesmo que alguém não sabe que qualquer carro tem componentes elétricos? Claro que não achas…és só trafulha 🙂 Chama-lhe o que quiseres…

          • JL says:

            Se acho ? Tenho a certeza, basta só ler os comentários por aqui.

          • Hugo says:

            Só se pode concluir que és muito ignorante então. Explica isso nesses comentários e verás que tenho razão. És trafulha e escreves por meias palavras de forma a induzir o erro. Tem vergonha na cara.

          • JL says:

            Trafulha porquê? Explique lá, ou então o português não anda por aí.

      • Carlos Silva says:

        Cá está o JL a dizer maravilhas dos eléctricos… Tem um eléctrico com 27 quê? 27 anos? Bem, eu também tenho um eléctrico com mais de 30 anos, mas é a pilhas e com telecomando… 🙂

        • JL says:

          Onde ? Mostre lá ?

          Também posso fazer uma aposta consigo, o que quer apostar ?

          Mas o meu é dos grandes, daqueles que são para conduzir dentro deles.

          • Mário says:

            então qual é o modelo? Sabe? Se calhar não nem existe, mas insiste em parecer um velho senil que vem para aqui mandar postas de pescada.
            (Só estou a fazer o seu joguinho)
            Pela mesma ordem de ideias o meu vizinho tem um hibrido, um Honda Civic de 2005 com um IMA.

          • JL says:

            Sei, mas primeiro aposta, já que me chamou mentiroso.

            Você é que parece um velho senil, nem ler sabe.

            Tenho um irmão que tem um Honda Insight de 2010.

          • Mário says:

            Isso era hibrido? que ofensa Tanto quanto sei eram mais as dores de cabeça que davam do que a prestação que tinham… um vizinho meu tinha um CIVIC dessa altura e o carro anuncia consumos estrondosos de 7 litros aos 100. Gostava mais da oficina que do dono.

          • JL says:

            Era e é, nunca deu problema algum, há híbridos mais fiáveis que os da Toyota e Honda ?

            Qualquer carro anuncia consumos altos, basta o condutor querer, isso não é algo que dependa só do carro, o do meu irmão já chegou a andar nos 3.6, a média geral dele é de 4.2.

        • Hugo says:

          Ele já manda as informações “vagas” para arranjar a conversa à maneira dele. Eu já sei onde vai terminar essa conversa do elétrico com 27 anos pois já assisti demasiadas vezes ao “circo” mas isso só mostra a desonestidade do bicho. Se for preciso anda aqui com cálculos minuciosos mas depois não fala em modelos nem idades ao certo LOL
          Ele quer atenção. Já lhe disse que isso tem tratamento mas insiste em continuar aqui a pedi-la.
          Btw…ou ele o ou outro parecido com ele já chegaram ao ponto de afirmar que todos os carros são elétricos por possuírem uma bateria portanto fica a dica: esquece isso do “elétrico” com 27 anos. Tem rasteira LOL (de baixo nível por sinal)

          • JL says:

            Então que informações menos vagas quer ?

            Se tem tanta dúvida seja homem e aposte, eu mando lhe além de fotografias, também o documento único do veículo.

            Se é homem aposte e não seja mais um boneco que anda pela negação.

          • Anung says:

            Veículo ou autimóvel? Veículo pode ser muita coisa.

          • JL says:

            É um automóvel, de 2 lugares e espaço de carga, vulgo carrinha.

          • Hugo says:

            Acho que não me entendeste. Eu já conheço essa história e mesmo que não a tivesse ouvido jamais apostaria algo com alguém tão pouco sério.
            Não me podes culpar. Há por aqui muita gente a duvidar de ti e é tudo fruto da tua “conversa”.

          • JL says:

            Se não sou sério, tiramos isso a limpo, pode ser com uma aposta, que sugere?

            Claro que duvidam, o desconhecimento histórico e automóvel é abismal.

          • Hugo says:

            Volta a ler o meu comentário. Acho que não entendeste que não há aqui mais conversa, nem apostas..nem o mínimo interesse em discutir contigo o que quer que seja. Está claro? Ou vais continuar a armar-te em criança com apostas ridículas?

          • JL says:

            Para mim pode haver, mas como já viram que vão fazer figura de imbecis, acabam por calar. Normal dos fracos.

            Não são as crianças que apostam, são os adultos, tanto que é proibido as crianças apostarem. Lol

          • Hugo says:

            LOOOOL consegues sempre superar-te. Incrível.
            As crianças podem apostar à vontade. As tuas apostas são de criança, não há nada de ilegal nelas 🙂

          • JL says:

            Mas eu não fiz aposta nenhuma, lá está a criança a ficar incomodada.

            Mas eu sugeri apostas com valor, não de crianças, mas pronto, não entendeu, é legítimo.

          • Hugo says:

            NUNCA falaste em valores nem é ilegal apostar valores. BURRO.

          • JL says:

            Aposta é sempre com valores, mais abaixo até cito o quê, mas com outra pessoa. Burro.

          • Hugo says:

            Aposta é o que tu quiseres e não é ilegal. ao contrário do que afirmaste IGNORANTEMENTE LOLOL

          • JL says:

            Para mim não é, sou um adulto.

          • Hugo says:

            Pelos teus comentários duvido mesmo muito.
            Apostar não é ilegal PARA NINGUÉM. Muito menos ferraris que nem tens LOLOLOL (sim, apostar ferraris é típico de adulto LOOLOLOL)
            Se fosses adulto abrias o jogo em vez de andares com rodeios oh boneco. Faz-te homem.

          • JL says:

            É, por menores já que não podem ser responsabilizados legalmente.

            Sim, só os adultos é que compram ferraris.

            Eu já abri o jogo, aliás, até fui que o lancei, mas isso é muito para o seu entendimento.

          • Hugo says:

            Aiai postar é ilegal AHAHAH quando sais do tema para ter razão e nem aí acertas LOLOLOL
            Não há mais conversa possível. Disseste uma asneira e continuas a achar que tens razão.
            As melhoras…

          • JL says:

            Não há mais porque já viu que não argumentos.

            A asneira veio de si, basta ver aqui o seu primeiro post.

          • Hugo says:

            As melhoras….

          • JL says:

            Espero que tenha sim, e que também tenha mais atenção, já que anda com falta dela.

          • Hugo says:

            As melhoras…

          • JL says:

            Igualmente.

      • maxim says:

        elétrico faz mais KMS que aqueles que fazia de origem ahahahhaha

    • Mico says:

      Wiskas saketas…

    • Um gesto apenas says:

      Deixa de ser mentiroso. Os de combustão ardem como os elétricos. E qual é o EV que tens? Ou és mais um mentiroso que não vai ter mais tempo para responder?

    • RD says:

      Que comentário infantil.

  2. Fernando P says:

    Serão sempre mais fiáveis por vários motivos, entre eles o facto de durarem muito menos do que um carro a combustão.
    Muitos vão para abate sem avarias, porque não compensa trocar as baterias.

    • Pedro says:

      Tens bateria para trocar durante 8 anos sem pagar nada, uma bateria nova custa em torno de 7 mil€ não compensa? 🙂

      • Fernando P says:

        Ao fim de 8/9 anos a maioria dos carros que os portugueses compram vale menos do que os 7000€ de uma suposta baterias, mas gostaria de saber qual é a marca substitui baterias por 7000€ e para que carros?

        • JL says:

          Mas têm de levar bateria porquê? Não estou a entender.

        • Hugo says:

          Menos que isso custou o meu carro, que está comigo há 13 anos e nunca me deixou a pé (em boa verdade, nunca nenhum carro me deixou enrascado a não ser à porta de casa sem bateria) 😀 Mas isto sou eu, que só sei deitar dinheiro ao lixo. Anda por aqui um maníaco que já afirmou que o elétrico ainda lhe gera receita LOOOOOOOL

          • JL says:

            Se não gera receita como fazem os tvde’s e taxistas ?

          • Anung says:

            Gera receita ao mesmo tempo que carrega e distrubui electricidade para a casa toda!

          • Hugo says:

            Não sei nem me interessa JL. Pergunta ao chatgpt 🙂

          • JL says:

            É isso que costuma fazer ?

          • Hugo says:

            O que eu faço não é da tua conta. Se tens dúvidas desenrasca-te. Desampara a loja miúdo. Tens mesmo discurso de adolescente LOLOL “quem diz é quem é”… “queres apostar?”…se és adulto procura ajuda…MAS URGENTEMENTE.

          • JL says:

            Ah, entendi, só pode ter dúvidas dos outros. Lool

            O discurso de adolescente vem de si, basta ler, não fique nervoso, os adultos é que costumam aconselhar os outros adultos das boas práticas que usam.

            Se dúvida, seja homem, que já vimos que não é.

          • Hugo says:

            Não, não entendeste.
            Eu fiz um comentário…tu respondeste-me, A MIM, fazendo uma pergunta e eu recusei responder (não usei figuras de estilo….recusei explicitamente). FIM.
            Espero que tenhas entendido agora que foste tu que prosseguiste com perguntas tipo “É isso que costuma fazer ?”

          • JL says:

            Eu não lhe respondi a nada, quem fez perguntas fui eu, que nem soube responder, óbvio, teve de engolir em seco.

            Quando se aconselha alguém a fazer algo é porque usa e aconselha, novamente. A pergunta é óbvia, mais uma vez teve de a engolir.

            Se é fim escusa de chorar mais.

          • Hugo says:

            Puto tu trata-te.
            “Não sei nem me interessa JL. Pergunta ao chatgpt ”
            Foi esta a minha resposta…vai dar tanga à mamã.

          • JL says:

            Ah agora foi o Hugo que fez respostas. Ok

          • Hugo says:

            …..é que nem faz sentido o que dizes, coragem a quem tem de levar contigo…

          • JL says:

            Uma pergunta leva a uma resposta, ou não.

          • Hugo says:

            Não há forma de dares sentido à diarreia que escreveste anteriormente…deixa simplesmente morrer…sê mais forte que o teu transtorno…

          • JL says:

            Eu deixo, mas o Hugo não quer.

        • Pedro says:

          Tesla diz-te alguma coisa?

        • Pedro says:

          Ao fim de 8/9 anos para alguns ainda vale muito sobretudo os carros a diesel porque não desvalorizam lol

          • Mário says:

            O meu primeiro diesel foi vendido com 10x mais quilómetros e pelo mesmo preço que o comprei… vá com 7 anos a mais.

      • Fernando P says:

        Essas garantias de 8 anos têm todas serie de outras condicionantes:
        – Muitas só reparam se a autonomia baixar dos 70% de degradação (não é de autonomia)
        – A maior parte delas têm limites de 150.000 Km ou próximo disso
        – Muitas têm outras condições para veículos para uso profissional
        – Etc.
        Ou seja que usa o carro para ir às compras não terá problemas.

        • JL says:

          São de 7 anos, caso da Hyundai e Kia, 8 anos para a maioria das marcas e 160 mil KMS para praticamente todas, e até houve com 8 anos e sem limite de KMS , à exceção da Toyota que são 10 anos e 1 milhão de KMS.

          A garantia é igual seja profissional ou não.

          Como diz o artigo, se for a combustão e para uso de ir ás compras sim, já que uma grande parte deles nem 5 anos e 100 mil KMS têm de garantia.

          • Yamahia says:

            “…Toyota que são 10 anos e 1 milhão de KMS… .”
            Toyota que são 10 anos OU 1 milhão de KMS, o que ocorrer 1⁰. Não seja mentiroso.

            Condições para manter a garantia válida:
            -Revisões na marca de 500 mocas a cada ano OU 15000 kms, o que ocorrer 1⁰.
            Se apontar para o milhão, ao fim de 10 anos já enterrou 33 333,00€. Dá para a bateria e a marca ainda ganha algum.
            -Configurar a velocidade dos carregamento DC para velocidades quase tão lentas como AC.

          • JL says:

            MENTIRA, 500 euros custa o plano por 5 anos (75000 kms ) menos de metade que aquilo que custa para Aygo.

            https://www.toyota.pt/servicos-apos-venda/proprietario-toyota/toyota-contrato-manutencao

    • JL says:

      Onde dizem que duram menos ?

    • JL says:

      Para a próxima leia tudo:

      “Para os carros registados pela primeira vez entre 2020 e 2022, os veículos elétricos sofreram 4,2 avarias por cada 1000 veículos.

      Cita o jornal alemão Handelsblatt, que acrescenta que, para os veículos a combustão na mesma faixa etária, esse número foi de 10,4.”

      • B@rão Vermelho says:

        Devem de ter excluídos os Nissan Leaf do estudo, 3 pessoas que conheço com este modelo os 3 com problemas graves de bateria uma das pessoas optou por comprar um Sandero e ainda ficou com €€€ para as ferias.
        Tenho dois familiares com o ID3 e até a data super satisfeitos com o carro, mas como digo até para comprar carro novo é preciso ter sorte , independentemente da tecnologia.

  3. Técnico Meo says:

    Não tenho eléctrico, mas deve ter tipo quê, (em numero) deve ter menos 2/3 de peças?

    • Pinto says:

      Aqui no bairro so andava um betinho com EV mas juntamos nos e riscamos aquilo tudo ele trocou logo por combustao hehe

    • Anung says:

      Não interessa, na kawai a marca programa a troca de liquido de refregiração das baterias de 2 em 2 anos. Cada revisão dessas custa 500 euros.
      Nos 8 anos de garantia da bateria gastas 2000 euros em manutenção das mesmas.
      Também tem de mudar o oleo da transmissão, mas não sei os preços.

      • JL says:

        Custava, agora já oferecem isso.

      • Realista says:

        €2000 gastas em manutenção a cada 3 a 4 anos num carro a combustão com facilidade só em materiais de desgaste como correias, filtros, óleo, velas/injetores, embraiagem, liquido de radiadores, polias, tubos, etc. etc. etc… e nem sequer chegamos às avarias.

        O meu em 40.000km levou água no limpa para brisas na revisão oficial da marca.

        • Mário says:

          e é preciso ir á revisão para levar isso? faço isso em casa.
          o meu carro custou 23500€, o equivalente eletrico custa o dobro, dá-me para andar 20 anos com ele sendo que nao vai andar tanto.
          Por isso é que os peugeot’s quando vão á oficina é de bradar aos ceus (os eletricos claro).

          • JL says:

            Mas nem todos são mecânicos como você, já sabiamos isso, dai estar tão irritado com os donos de eléctricos, já sabe que não lhes “vai meter a mão”.

          • JL says:

            E os peugeot com correias de molho não, saem logo para a sucata porque o motor partiu…

          • Mário says:

            Não sou mecanico nem tao pouco mais ou menos… gosto de elétricos mas você faz-me lembrar os comerciais da meo quando surgiu a fibra de outros operadores que nao meo… um deles dizia-me a pes juntos… ah os outros têm fibra mas alugam á meo porque só a meo pode meter fibra.
            você está igual.

          • Realista says:

            E para fazeres a revisão de um elétrico também não podes fazer em casa?! Já há pessoal a trocar em casa as baterias de Leaf da primeira geração e a aumentar para o dobro da capacidade, onde basicamente é desligar e ligar cabos…

            Depois de ver como se faz sinceramente parece mais simples trocar uma bateria em casa do que trocar uma embraiagem ou uma polia em casa de um carro a combustão.

            Portanto essa tua argumentação não faz sentido. Se aprendeste a fazer para um também aprendes a fazer para outro…

          • JL says:

            Não é mecânico ? Diga lá a verdade.

            Gosta ? Não parece.

            Então onde disse que tem de alugar só um ?

            Não entendi o argumento, explique-me como se eu fosse muito burro.

        • Anung says:

          Injectores e embraiagem a cada 3/4 anos? Tubos? Liquido do radiador?

          Que ignorância, mas como estás no mesmo patamar do JL estás desculpado.

          • Realista says:

            Geralmente nos carros a combustão, o liquido do radiador troca-se a cada 2 anos ou 40.000km mas outros nem mudam, só precisam de acrescentar assim como o óleo lololol Aliás o propilenoglicol tem validade de 4 anos após fabrico – antes de se colocar na embalagem de anticongelante haha

            Aliás, podes não saber, mas os tubos possuem validade e existem marcações nos mesmos com essa indicação. Não trocam e depois admiram-se que os carros a combustão começam a arder do nada em andamento.

            Eu sei que para ti 4 anos não é suficiente para se trocar algumas peças do teu carro, já que não andas com ele para não ficar caro. Mas para quem anda de carro 4 anos geralmente corresponde mais de 80.000km.

            Mas como não andas de carro, porque fica caro, estas perdoado.

          • JL says:

            Então qual patamar ? Explique me como se fosse muito burro.

        • Hugo says:

          Cá está…o homem que com o elétrico poupa para um carro novo a cada 4 anos (dito pelo próprio) LOLOLOL É cada artolas…

          • Realista says:

            E disse alguma coisa errada?

            Os carros elétricos não custam todos de €70.000 para cima como os carros a pilhas.

        • Grunho says:

          Isso dizem todos os traficantes de carros a combustão, incluindo os Stellantis. Na realidade aos 40 mil são mais de 10 mil euros de um motor novo por causa da correia de distribuição apodrecida.

        • Hugo says:

          Sim realista quem tem carros a combustão gasta 2000€ a cada dois anos e tu, de elétrico, poupas para um carro novo a cada 4. LOLOLOL Sabes claramente o que dizes.

          • Realista says:

            Deves pensar que anda tudo com veículos de €75.000…

          • Hugo says:

            Mete 1/3 desse valor e mesmo assim continua a ser mentira 🙂

          • Realista says:

            Na altura quando disse as poupanças permitiam-me trocar de carro a cada 4 anos, era por um equivalente ao meu em semi-novo, que anda na ordem dos €12.000 a €14.000, pois ando a ter poupanças que andam na ordem dos €2500 a €3.000 por ano comparativamente se tivesse optado pela opção a combustão do meu carro.

            Mas atualmente por mais um bocadinho já compras um 100% elétrico, NOVO com 0km, por €17.000:

            https://www.dacia.pt/gama-hibrida-eletrica/spring-citadino/configurador.html

            E se for por empresa, fica por €14.000… Tem aqui a prova.

            Portanto, disse alguma mentira???

  4. Artilheiro says:

    Mas ainda existe duvidas, em relação a isso?

    • Realista says:

      Os elétricos mexem com muitos interesses instalados, desde as petrolíferas às construtoras passando pelas oficinas, que emite muita desinformação.

      É uma questão de tempo, mas um a um, a desinformação vai caindo por terra…

      • Mário says:

        Sim sim, e mexem com os lobbys das terras raras, do litio, etc, etc, etc. tens razão. Daqui a uns anos se disserem que os eletricos não são o caminho quero ver o que dizes…E até parece uqe vamos pagar o kwh ao preço da uva mijona daqui a 10/15/20 anos.
        Desinformação é dizer que o eletrico é amigo do ambiente. Desinformação é trocar um carro que funciona por um eletrico só porque sim. Desinformação é trocar um carro de 5 em 5 anos por vaidade ou porque o leasing acabou…

        • JL says:

          Mas a desinformação é você que a espalha.

          Se troca ao fim de 5 anos, afinal é você que não é amigo do ambiente, está a ver como se diz ambientalista e depois não o é.

          • Mário says:

            quem disse que trocava ao fim de 5 anos? Eu não.
            já voce pavoneia-se aqui e noutros fóruns a dizer o contrário… aliás tem ódio de morte a quem nao partilha a sua opinião.

          • JL says:

            É você que o afirma, portanto deve ser você que o faz.

            Então mostre lá onde disse que troco de 5 em 5 anos ? Ganha um Ferrari novo.

          • Hugo says:

            O JL a cada comentário vai acrescentando novas informações…como fazem as pessoas honestas e que não mentem LOL
            Até ver ele teve 40 carros no nome dele. Deve ser o tutor da família inteira. Ou então tem 150 anos, mas como ele é muito sério também não diz a idade LOL
            Desses carros todos diz que foram praticamente todos para abate à exceção dos que se encontram a circular. Se isto não é a definição de uma família de arrasas não sei o que será.

          • JL says:

            Você é que é desonesto e mentiroso, eu nunca disse que tive 40 carros em meu nome.

            Portanto é o Hugo que é desonesto.

            É uma família que usou muito bem os carros, foi até partir.

          • Hugo says:

            Então disseste o quê? Depois de linhas e linhas e linhas sobre este assunto acrescenta lá uma nova informação como pessoa honesta que és vá LOLOL

          • JL says:

            Mesmo com muitas linhas você não entendeu, mas isso já sabemos que nunca entende, talvez em vez de escrever muito tivesse mais preocupação em ler em vez de inventar.

            As pessoas não inventam.

        • Antonio Vasco says:

          Trocar o carro de 5 em 5 anos ( no meu caso, de 3 em 3) não é desinformação , é para quem pode

        • Realista says:

          As terras raras sempre mexeram com a industria automóvel que também usa matérias raras como o Cobalto, Lantanio ou Cérium, pois não é só retirar o petróleo do fundo o oceano e coloca-lo no depósito do teu carro. É também preciso refina-lo em grandes quantidades e isso requer terras raras e grandes explorações mineiras…

          Para além disso sempre se trocou de carro a cada 4 anos, não é de agora.

          No entanto quando se troca o carro eles não vão para abate, vão para outra pessoa e é por causa disso que já não circulam tantos carros com motores anteriores ao EURO 2 (1997), porque esses carros foram passando para outros donos e no conjunto melhoraram as emissões.

          Neste momento o que está mais em vigor em Portugal deve ser os motores EURO 3 (2001) ou superior, graças as pessoas que trocaram de carro.

          Também geralmente quando se troca de carro troca-se por vários motivos, como por exemplo o carro já não servir para circular por tantos kilometros continuamente sem dar problemas como fazia quando era novo – ou seja o desgaste. No centro da europa também trocam de carro porque como colocam sal para derreter a neve, os carros deteriorarm-se mais rapidamente e necessitam de ser trocados com mais frequência daí serem vendidos em segunda mão para países como Portugal.

          O resto é desinformação da tua parte…

      • Grunho says:

        As bicicletas mexem ainda mais. Com esses interesses todos e com os dos vendedores de EVs.

  5. JL says:

    E novidades ?

    Então quer dizer que agora a Adac já não tem credibilidade nenhuma. Lol

  6. ZC says:

    Os carros elétricos são mais fiáveis do que combustão???? Não sei se é uma piada ou não, antes 6 meses eu usava o carro da empresa 2 Opel Corsa-e com anos diferentes, o 1º- Opel Corsa-e 2020 durante 2,5 anos, estes 2,5 anos já mandaram 8 vezes na oficina(2x avaria leves e 6x avarias muito grave), o 2º- eles decidiram trocar por outro Opel Corsa-e facelift 2023 deste data Agosto de 2023 até inicio Novembro de 2024 já mandaram 4x oficinas muito graves e há 6 meses eu e os meus colegas decidimos não usar mais os carros da empresa e voltamos usar os nossos carro antigo. O meu é Ford Fiesta 1.25 de 2001, comprei este carro Fevereiro 2001 ate agora só houve uma avaria nos injetores e o resto apenas revisão normais ou troca peças desgastas normais(pastinhas de travões, pneus, etc…).

  7. says:

    Também há estudos que dizem que o plástico é melhor para fazer rolhas que a cortiça. Outros havia que enalteciam o tabaco.

  8. AJ says:

    Sempre tive 4 carros a combustão, Honda, Toyota, Hyundai e Kia, nenhum nunca me deixou a pé, e um deles vendi depois de 20 anos.

  9. Carlos Silva says:

    É só maravilhas dos eléctricos, os carros eléctricos isto, os carros eléctricos aquilo, deve ser a ver se a malta decide em comprar um carrito eléctrico. É só publicidade e propaganda ao carro eléctrico, porque será necessário fazer tanta publicidade ao carro eléctrico?
    Comprem carros eléctricos, é bom para o ambiente, por outro lado, em casa usem aquecimento a gasóleo, ninguém dá por isso, a poluição não se vê. Dá para desconfiar de tanta publicidade ao carro eléctrico!!

  10. marco Paulo says:

    Boa tarde,

    Cada caso é um caso, o meu caso.
    Entre a empresa e “uber” de levar os miúdos a escola (3, 2 escolas diferentes), faço em media 100 KM dia.
    Com carro a gasóleo gastava em media 11,€/dia.
    Em dezembro comprei 1 zoe usado (para testar) nunca tinha tido 1 Elétrico.
    Emborra tenha painéis solares, não uso para carregar o carro não estou em casa durante o dia.
    Passei para bi horário pago a noite preço médio .13€KW
    Chego a casa ligo a carro a ficha e fica a espera das 22H, ai liga até as 8 da manhã.
    Desde o inicio do ano já fiz +-9 000 km gasto em media menos de 2€ por dia/100 Km.
    Gastei 200.00 em energia +-.
    Se fosse a gasóleo 1 000.00 +-.
    Poupei 800.00/3 meses 266.66 * 9 meses 2 399.94 Ano.
    Sou de Viseu se tiver que ir ao Porto ou a Coimbra tenho que ir a gasóleo.
    Para as volta no meu caso não á melhor.
    Agora se faço 20 KM por dia e se já tenho um carro a combustão, o dinheiro que o elétrico custa a mais dá para muitos km.
    Cada caso é um caso e na questão do ambiente devem andar ela por ela.

    • Carlos Silva says:

      Sem dúvida, concordo com tudo o que disse, um carro eléctrico é bom para pequenas voltas, mas sem dúvida, que cada caso é um caso.
      Agora, para quem faz poucos Kms diariamente, e já está servido por um carro a gasolina/diesel fiável, obviamente, que não lhe compensa trocar por um carro elétrico, mesmo que seja um eléctrico usado.

      Na questão do ambiente, há outras formas de ajudar o ambiente, como eu já faço, mantenho o meu carro a diesel com a manutenção em dia e pressão dos pneus correcta (assim poupo combustível), faço a reciclagem do lixo, evito comprar artigos sem necessidade e/ou de fraca qualidade, pois sei que será lixo, procuro comprar frutas e hortaliças produzidas localmente, etc.

      • Pedro says:

        O que está em causa é os gases que o teu carro produz, custa a malta entender isto, mas a culpa não é tua e dos governos que promoveram o crescimentos de uma economia acente em carbono. Produzimos carbono em excesso para a atmosfera mas enquanto vivermos relativamente bem está tudo bem, quando não tivermos comida na mesa ou vivermos debaixo de planeta tórrido aí iremos cair na realidade.

        • marco paulo says:

          Se virmos,
          Desde a extração do petróleo até que é queimado no carro e sucata no final da vida do carro.
          Desde a extração das matérias primas para as baterias até fim da vida das baterias, e a respectiva sucata juntando a maneira como é gerada a energia elétrica.
          Não sei qual é a mais poluente, mas de uma coisa tenho quase a certeza a diferença para o planeta não será muito grande.

        • Nuno says:

          Não diga disparates… ok? o ser humano ocupa 4% do planeta, 4%!!!!! como o conseguimos fazer aquecer? A poluição existe e devemos evita-la, mas o ser humano fazer aquecer o planeta é uma loucura!!! as minas de litio é que nao poluem nada e sao amigas do ambiente!!!

        • Carlos Silva says:

          Sim, para quem ler o seu comentário e estiver pouco atento à realidade até pode pensar que se passarmos todos a veículos eléctricos, o problema da poluição/aquecimento global fica resolvido. Ora, é tudo uma grande mentira!!
          O que mais polui o ambiente mundial, não é o trafego de veículos ligeiros, mas é o trafego marítimo, o trafego aéreo (principalmente jatos privados), as industrias alimentar, plásticos, têxtil, moda, turismo, a agricultura intensiva, a desflorestação, incêndios florestais, a produção electricidade a carvão, etc.
          Já nem falo das guerras, a quantidade de dióxido carbono que mandam para a atmosfera. Veja a guerra da Ucrânia, que já fez 3 anos, avise o Putin que está a mandar muito carbono para atmosfera, pode ser que ele não saiba.
          Mas, infelizmente, para alguns (ou talvez para muitos), o problema da poluição é causado pelo pequeno veículo ligeiro que faz menos de 20 000 Kms por ano, como é o caso do meu pequeno corsa a diesel.
          Enfim, a ignorância e o loby do carro eléctrico faz destas coisas.

          • JL says:

            Então mas onde dizem isso ? É ambientalista ao menos ?

            Tráfego marítimo ? Aquele que transporta o petróleo, e em vez de queimar gasóleo que é deixado para os carros, queima apenas as borras da refinação ?

            Se tirassem os aviões e os navios, com carros e camiões poluiam muito mais, sabia que um navio polui 60x menos para transportar o mesmo que camiões ?

            Sim, se reparar é esse pequeno veículo que faz 20000 kms que menos importância tem em tudo aquilo que referiu, porque é o menos importante em toda essa lista, é o que mais pode ser dispensado nem implicar nas nossas vidas.

      • JL says:

        É só publicidade e propaganda ao carro diesel, porque será necessário fazer tanta publicidade ao carro diesel?

        • Mário says:

          porque se calhar o que este sr. faz é bem mais sustentavel que mandar para o lixo carros que ainda estão em perfeitas condições para andar e trocar por um eletrico.

          • JL says:

            E quem o manda a si colocar carros no lixo ? não o pode vender ?

          • Mário says:

            quem disse que meti no lixo, foi uma forma de expressão.
            Mas vá fala quem tem um elétrico ainda quando não exisitiam eletricos… ah ja sei é um caddy de golfe.

          • JL says:

            Então porque está a dizer que mete ? é só por embirrância ?

            Tanto existiam que tenho um, quer apostar ? Agora os eléctricos já não apareceram antes dos a combustão ?

            Tanto não sabe que continua a inventar.

          • Hugo says:

            O homem que mandou quase 40 pra sucata a dar conselhos de sutentabilidade LOLOL

          • JL says:

            Sim, foi sustentável, já que foram comprados em segunda mão e foram usados até não dar mais. E foram entregues na sucata, coisa que muitos nem são.

        • Realista says:

          Nisso ele tem razão.

          Quem têm um carro a combustão e anda poucos quilómetros, financeiramente não compensa trocar por um carro elétrico ou até mesmo outro carro a combustão.

          A maximização financeira ocorre quando tiver que ir trocar de carro a aí optar pelo elétrico pois os carros a combustão só são bons para pessoas que fazem poucos quilómetros.

      • Antonio Vasco says:

        Os meus parabéns, 2 comentários como deveriam ser todos, construtivos.
        Só uma achega, eu faço em média 150/200km por dia, e carrego em casa, imaginem quanto poupo. E confirmando esta noticia, em 2anos e pouco vou em 107.000 km e 75€ de manutenção, isto porque não quis arriscar a mudar eu o filtro de ar, aTesla incentiva a o proprietário faze-lo mas eu pedi o serviço e para minha surpresa insistiram a vir a casa faze-lo, não perdi tempo. 75€

        • Nuno says:

          Farta-se de poupar e quanto lhe custou o electrico??

          • Yamahia says:

            O eng em 2anos gastou 45075€ no elektro e poupou 9000 em gasóleo. .
            Não paga electricidade em casa , não paga wallBox’s e não paga nos postos é tido à borliú. Desde que gastou o guito no elektro mantém o diesel fechado na garagem para poupar no gasóleo.
            O eng⁰ só vai perceber o custo da manutenção do elektro quando o tiver que levar à inspecção e chumbar. Depois como já passaram os 80000 kms tem que perder o amor a uns 1500 eurinhos e é de amigo.
            https://youtu.be/vKedvcH9ehs?si=XBLBHND-smO0Cmy4.
            O mais grave é que com este andamento todo, ao 3⁰ ano já não tem garantia na bateria. Vai ser uma conta linda. A última que vi custou 16500€.
            Ora 1,5k+16,5k+… Vá 20.000 eurinhos e tem carro para mais um aninho.

          • JL says:

            Lá vêem os números inventados, nem sequer revisões fazem os novos diesel. Looooool

            E depois inventa outra vez como se tivesse na Dinamarca.

            Só falta a seguir apresentar números de gasóleo como se estivesse na Venezuela.
            .
            Não me diga que nos Estados Unidos também usam euros ?

          • JL says:

            Ah e sem comparar que depois usa números de um X, não quer usar antes de camião?

          • Yamahia says:

            Pelas teorias vigentes, desde q seja Tesla, não precisa de qq manutenção.
            Não importa o modelo.

          • JL says:

            Quem disse que não precisa ? Não precisa é de gastar dinheiro a trocar coisas que não precisam de ser tocadas, mas isso custa entender a muita gente.

  11. frangoassado says:

    triste é ver tantos parolos a falar de carros como fossem salvação da humanidade quando nao os produzimos nem geramos riqueza na sua compra…transportes publicos de qualidade nao temos mas ninguem chora. todos querem andar no seu carrinho de caca a pensar que tem grande coisa….que nao traz bem nenhum ao país. Estao a defender o que??? o pais que invista em meios de transporte de jeito como em espanha, frança, alemanha, italia, etc, os tem..e sao todos produtores de carros. aqui que nao os temos, temos investimento zero num sector que nos dava muito jeito a longo prazo para o país. Enfim continuem
    a lutar pela botalhada mediocre que os parolos dos politicos mediocres como voces agradecem.

    • JL says:

      Então mostre lá esse a dizer que é a salvação da humanidade ?

      Curioso, que nesses países se vendem mais carros do que cá.

      Não é verdade, o investimento em transportes públicos é muito maior que incentivos e subsídios que dão para carros.

      Então diga lá qual é o seu carro a combustão ?

  12. Yamahia says:

    Não retiro uma vírgula àquilo que já tinha dito, a ADAC é tendenciosa e tem fortes motivos/interesses para isso:
    https://pplware.sapo.pt/motores/vendas-globais-de-eletricos-aumentaram-13-em-junho-mas-diminuiram-7-na-europa/comment-page-1/#comment-3484868

    Apenas acrescento que agora a Alemanha passou a disponibilizar subsídios (sede início de 2025).

    Fica então o estudo que comprova o realmente sentem na pele os consumidores de elektros.
    https://www.kbb.com/car-news/report-evs-suffer-79-more-problems-than-gas-cars/
    É um penar…

  13. cAPEX says:

    Estudo encomendado pelo Musk e companhia.
    ZzzZzZzzzZ

  14. PTO says:

    Parece-me que a quota de EV’s no mercado e o seu tempo de vida em circulação ainda é demasiado pequeno para se chegar a conclusões deste tipo.

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