PplWare Mobile

É o fim dos programadores? Calma, a IA tem uma limitação

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. jorge says:

    É só uma questão de tempo…

  2. Mário says:

    O Claude 3.7 aumentou a minha produtividade em 1000%.

    O que fazia a unha passou tudo para IA, mesmo debug.

  3. Artilheiro says:

    Coloquem a vossa propriedade intelectual, ou da vossa empresa, na IA. O pessoal agradece.

  4. Miguel says:

    Cosngues dar exemplos de que situações em que conseguiste melhorar a tua produtividade? E como o fizeste?

    • jorge says:

      Por exemplo o tempo que perdia do Github, stackoverflow e Google à procura de ajudar sobre um determidano problema, assunto ou mesmo ver vídeos tutoriais.
      Basta-me colocar o meu código (html, php) e explicar o pretentido, na maioria das vezes em menos de 20min. tenho o problema resolvido. Só preciso de ajustar e pedir correcções para obter o que quero.
      Diria que poupo horas e dores de cabeça…

      • Eduardo says:

        Exatamente igual aqui. Então quando era um problema parecido com o que 100 outras pessoas tinham mas não totalmente o mesmo, podia virar as páginas todas do Google e perder um dia em pesquisas/vídeos/aprender uma nova ferramenta desde o início. Agora é só perguntar por extenso. Eu nem costumo meter o meu código, mas antes peço que me dê um programa que faça x e y na linguagem tal que depois eu escolho os bocados que me interessam

  5. Pinto says:

    Antes da IA nao conseguia passar a nenhuma cadeira de programacao, com o chatGPT tive 16 e 18 em Programacao Orientada a Objectos, e PCD

    • Quite Mouse says:

      Assim vais longe, vais

      • Hugo says:

        Acredites ou não estamos sempre a aprender, seja pelo método convencional seja a ler código gerado por outros.
        Suponho que, a ser verdade, tenha havido discussão oral e aí chapéu, é muito fácil perceber quem sabe e quem não sabe.

      • Hugo says:

        Acredites ou não estamos sempre a aprender, seja pelo método convencional seja a ler código gerado por outros.
        Suponho que, a ser verdade, tenha havido discussão oral e aí chapéu, é muito fácil perceber quem sabe e quem não sabe.

  6. Grijó says:

    Detecto até outro problema que não está aqui referido:
    Por exemplo a criação de um projecto de programação que tem uma certa dimensão.
    Mesmo estando bem documentado, e reportando ao GPT todo o processo, ele acaba por baralhar-se.
    Concluí pela minha experiência, que ele funciona bem, no meu caso através do chatgpt, para criação de scripts individuais, ou ligeira complexidade.
    Não deixa claro de ser útil, mas é ainda bastante limitado.
    Já a correcção dos erros, é um autêntico taralhôco! 🙂

  7. Carlos Bonaparte says:

    Alguém se esqueceu de testar o Deep Seek. Não que supere o Claud, mas pelo menos aproxima-se. Quase todas as coisas que precisei ver corrigidas foram. Seja pelo código que eu criei e que ele corrigiu, seja pelo código que ele criou e corrigiu. Mas, há outro fator importante a ter em conta. A questão não é se a profissão de programadores vai acabar ou não, porque obviamente isso não vai acontecer. Mas sim, o impacto que vai ter. Um ChatGPT resolve 30% dos erros que cria. E um ser-humano? Ou, e uma equipa de 5 pessoas? Porque é disso que se trata. A percentagem, e o tempo. Coisas que eu levava 5 ou 6 dias a resolver e precisava de andar em fóruns para conseguir, hoje eu despacho em 20 minutos, salvo uma situação que me levou quase hora e meia a resolver. Imagino quanto isso me teria levado, e com ajuda, sem o Deep Seek.

  8. Carlos Bonaparte says:

    Pode-se não gostar do Deep Seek em va´rias coisas mas é preciso ter em conta um fator muito importante. O ChatGPT tem uma base de conhecimento de Setembro ou Dezembro de 2021. O Deep Seek vai até Julho de 2024. Isso faz diferença, não só na evolução, mas na quantidade de informação que foi disponibilizada. São mais de 2 anos e meio de diferença entre 1 e outro.

    • Alberto Grijó says:

      A base de conhecimento do chat gpt é de Junho de 2024.
      Falo da versão paga, evidentemente.
      A versão gratuíta sim, é por essa data.

  9. Cláudio says:

    É verdade que permite melhor a produtividade, principalmente se as questões se focarem num problema específico e num subconjunto de código. Mas para problemas complexos, pode dar uma ilusão de uma solução, mas que por vezes desmorona com uma análise mais cuidada. Para boilerplate code, permite de facto ser mais agil, mas para problemas mais complexos ou edge cases, é muito fácil cometer erros, principalmente lógicos, que nem sempre são fáceis de detectar. E problema agrava-se quando o volume de código aumenta ou quando existe mistura de tecnologias.

    O maior problema não será para a malta que já tem experiência, mas sim para os que estão a começar e que possivelmente estarão muito dependentes da IA para a resolução de problemas, não tendo a oportunidade de ganhar experiência e de desenvolver o seu sentido crítico.

  10. maxim says:

    Uso muito, para scripts pequenos, nunca para grandes ficheiros ou projetos. Mesmo o copilot do vs code baralha-se se levar um uma ganda classse. Acho que ainda estou safo como programador xD

  11. Carllos Bonaparte says:

    No meu caso, o Deep Seek veio resolver-me ainda uma outra questão: muitos dos fóruns carecem de acessibilidade a pessoas cegas, o que dificulta não programar, mas sim encontrar as soluções nesses fóruns. O Deep Seek é acessível, e ajusta o código que eu fiz, às soluções que procuro. Claro, em algum momento estes serviços vão perder a acessibilidade como já fizeram com o GMail e o Facebook, que não são ias mas são serviços relevantes. Mas por enquanto, há que aproveitar, enquanto funciona.

    Mas de facto, se eu não tivesse um raciocínio crítico apurado, já teria sido levado ao engano com facilidade, e ficaria a achar que o erro era meu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.