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Estudo: carros elétricos ajudam a poupar milhares de milhões, até para quem não os usa

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. JL says:

    Exato, isso é bem obvio, já cansa ler os comentários que a energia aumentará para 5 euros. LOOOL

    • TdSR says:

      Ri-te enquanto podes. Daqui a 10 anos voltas para carro a combustão.

    • Jakim+Zé says:

      Looool.

      Ninguém sabe o futuro, mas a máquina fiscal quando não tiver os combustíveis fósseis para faturar, vai ter de faturar algo… E seguindo a lógica da batata, o mais que provável será a energia para carregar os veículos.

      Toda a gente sabe que não há almoços grátis.

      • JL says:

        Então e como ficam aquelas soluções que vocês tanto gostam e dizem ser o futuro, mas esquecem-se quase sempre que só dependem de electricidade ?

      • JL says:

        Alguém falou em almoços grátis ? Ou ficaram chateados porque o estudo diz que estes até contribuem mais para o serviço público que os outros ?

        • Jakim Zé says:

          Deixa de ser infantil. Sê racional. Aparentemente o único chateado és tu, porque não aceitas uma critica construtiva a um comentário irónico que fizeste.

          • JL says:

            Eu sou racional, já vocês não.

            A sua critica é construtiva ? Onde ?

            Por acaso sabe para que servem e onde são aplicados os impostos nos combustiveis ?

            É que curiosamente o FMI diz que os combustíveis fósseis são subsidiados, portanto são eles que mais precisam de impostos de outras áreas.

            O meu comentário não é irónico, o que não faltam são essa tipo de comentário por aqui.

            E não, não estou nada chateado, até porque este artigo vem dar-me razão ao que digo há muito tempo.

        • please says:

          Esquecem-se é de dizer que para produzirem a electricidade têm de usar centrais de combustão…

      • Realista says:

        É mais provável taxarem-te o carro do que taxarem-te o preço da eletricidade, porque a eletricidade usada no veículo é a mesma usada no fogão…

        • Antonio+Vasco says:

          Sem dúvida, +1

        • jotabê says:

          Presumo que os teus carregamentos são caseiros, que deve ser o caso da maioria que possui VE actualmente, os carregamentos da rua são faceis de taxar, aliás já são taxados, será “só” ajustar as taxas quando “todos” forem obrigados a possuir VE.

        • Yamahia says:

          Até determinada quantidade de kWh/mês é para a casa.
          Acima disso vai comer pela medida grande.
          Aliás já há escalões para as potências e IVA. É apenas uma questão de adaptação!
          Não vejo nada mais simples.

          • JL says:

            Não, não há, há apenas o de 100 kwh. De potências não existe.

            Não invente.

          • Realista says:

            Potência é uma coisa, consumo é outra coisa…

            Podes ter potência de 27kVa e consumir apenas 1kWh por mês assim como podes ter potência de 6.9kVa e consumos de 800kWh por mês (e sem carros elétricos).

          • Yamahia says:

            É só para explicar que pode haver diversas tabelas para o mesmo contador.
            No caso do kWh tudo o que paga IVA agora a 6٪ ate 100 kWh, vai pagar os 6% até 300kWh. Acima disso é IVA à taxa máxima e o kWh a 0,70€. Simples. Eventualmente umas contribuições para a JAE , taxa de carbono,entre outras. O céu é o limite.

          • Yamahia says:

            Para famílias até 4 pessoas. Cada pessoa a mais vai dar direito a mais 75 kWh /mês.
            Não esmoreçam.

          • Realista says:

            Ou seja os primeiros 100kWh é mais barato para viaturas elétricas porque só pagam IVA a 6% …

            Ou seja, compensa mais ter uma viatura elétrica!!

            hehehehe

          • JL says:

            Meu caro, no mês passado consumi 46 kwh da rede, e ainda recebi dinheiro.

          • Yamahia says:

            @Realista e para a casa, não vai nada?
            @JL a realidade que diz ter está ao alcance de muito poucos. No entanto representa sempre um investimento e esse investimento tem que ser mantido! <
            A propósito, já fez seguro contra o granizo?!

          • JL says:

            Não é investimento nenhum, apenas deixei de o dar à galp.

          • Realista says:

            As contas são alocadas conforme eu entender 🙂

            Ou seja, fica-me mais barato andar de elétrico e vai-me ficar mais caro usar o fogão.

            WIN

      • Grunho says:

        Há um sítio a que a máquina fiscal jamais chegará: os pedais das bicicletas. Giram à borla e fazes o 3 em 1 absoluto: poupas em transporte, em ginásio e em tempo. Que pena os portugueses serem tão limitados.

        • Realista says:

          Em primeiro lugar, as bicicletas pagam imposto, porque pagam IVA.

          Em segundo lugar, antigamente as bicicletas pagavam por uma licença camarária e era preciso tirar matrícula.

          Onde é que queres chegar mesmo?

          • Grunho says:

            IVA nem todas pagam. Por exemplo comprando usada em Espanha. Licença camarária e matrícula não há condições para restaurar. Onde quero chegar??? Ao trabalho todos os dias de bici. E chego mesmo, mais rápido que de carro.

      • TdSR says:

        Isto.

        A malta dos elétricos anda noutro mundo…mas quando a realidade lhes cair em cima até se passam!
        Depois voltam para os carros a combustão. Haha.

  2. TdSR says:

    Mais um estudo encomendado.
    A narrativa do carro elétrico continua. Só cai quem quer.

  3. Quem says:

    Happy owner of an electric car right here

  4. Grunho says:

    O que os donos dos EVS pagam a mais pela electricidade reverte para os capitalistas, não para os outros consumidores. E a redução da poluição é 100 X maior numa bici elétrica que num EV.

    • oscar says:

      Deixem ver se percebo a logica. Como tenho uma piscina e consumo mais agua é bom porque pago mais impostos e os outros beneficiam!
      E a rede de agua vai ser alimentafa pela agua das chuvas!

    • Antonio+Vasco says:

      Ainda mais ecológico é andar de bicicleta a pedais, ai é que mostra o que vale
      Eu já estou velho para isso, continuo com o meu VE ,e feliz da vida

      • Grunho says:

        Não necessariamente. Se fores trabalhar de bicicleta a pedais provavelmente precisas de voltar a tomar banho. Na eléctrica de certeza que não, é como ir de carro. E com a electrica, velho demais para andar de bici, só é quem quer. De resto, todos os dias se fica um dia mais velho. E a velhice chega mais depressa quando não se anda e não se pedala.

    • Realista says:

      Pela tua lógica, a redução da poluição é 100 x maior a andar a pé que numa bicicleta…

      • Grunho says:

        Parece mais não é. Andar a pé gasta calçado e emite muito mais partículas dos materiais das solas. Um par de sapatos dificilmente faz mais de 100 kms e vai para o lixo, enquanto um par de pneus de bici faz à vontade 10.000 kms. As iludências aparudem.

        • Toni da Adega says:

          “Um par de sapatos dificilmente faz mais de 100 kms”. Se isso é verdade estou a fazer algo errado e tenho que comecar a comprar sapatos todos os meses.

          Portanto corres 2 maratonas e as sapatinhas vão para o lixo?
          Se fizeres 2 km por dia trocas de sapatos a cada 6 semanas?

          • Grunho says:

            Experimenta fazer 10 KMS por dia com Silas fininhas de couro ou de sintético por passeios de pedrinhas pequenas e aguçadas de granito. Em muito menos de um mês os de couro vão para meter meias solas e os de sintético para o lixo.

          • Toni da Adega says:

            Se for 10 KMS isso nem 2 semanas dura é preciso compar no minimo 3 pares por mes.
            Se forem sapatos dos bons estamos gasta-se uns 200€ por mes.
            Isso de andar a pé está a sair caro.

        • Realista says:

          Calado eras um poeta

  5. Rui says:

    O meu medo pode ser infundado….mas o que me impede de ter um carro elétrico é o receio das nossas estradas buracadas ou algumas lombas e como a bateria está em baixo do carro….

    Tem razão de ser este meu medo ?

    • JL says:

      Quantas vezes já partiu o carter ?

    • João Campos says:

      Elas são MESMO bastante blindadas. Já raspei nelas várias vezes a entrar em garagens subterrâneas com inclinação acentuada e levantei essa questão com o fabricante que disse para não me preocupar.

    • TdSR says:

      Os Teslas até se desmontam em autoestradas bem pavimentadas.

      Estes Model 3/Y de baixa qualidade estão desfeitos daqui a 5 anitos.

      • JL says:

        Onde ? mostre lá um que se tenha desmontado, o meu fez hoje 500 kms e não saltou peça nenhuma.

      • Antonio+Vasco says:

        Você é capaz de estar muito enganado, já vi dezenas de vídeos de taxistas e não só com Teslas com 250-300,000km e uma das coisas que mais me admira é o bom aspecto do carro e dos interiores, carros a combustão com 250,000km costumam estar com muito pior aspecto

        • Yamahia says:

          Não diga isso @António (ou tb é dos que anda à cata dos referral’s), já descobriram a careca da Tesla há muito, daí muita gente já ter perdido confiança na marca conforme testemunham os nrs do último trimestre. O pior de sempre desta nova era o únco em que desceram as vemdas! Qd o que se esperava era que continuasse a subir.Ficou com mais de 100.000 carros em armazém ( e ainda há quem pense que a marca só fabrica depois da encomenda)

          Sobre a qualidade é muito má. Leia com atenção até onde pode ir a lata desta gente, até criaram uma secção própria para empatar as reclamações dos Clientes que a Tesla sabia que iriam acontecer porque sabia dos defeitos mas preferiu atribuir as cukpas à condução “dscuidada dos Clientes. Reclamações com até 7 anos de todos os modelos tudo arquivado e os Clientes a anhar.
          https://www.reuters.com/investigates/special-report/tesla-musk-steering-suspension/

          Se quiser conferir com imagens veja este video tb com a máxima atenção, se é que tem interesse em perceber s poucos escrupulos da empresa
          https://youtu.be/QfEpOntNTUs?si=rXH3FqUhOQHUijHg
          Um carro com meses e 7000 kms já a babar óleo do motor, suspensões mal apertadas e mal alinhadas braços e tringululos principalmente, colocando em periigo ocupants e restantes utentes da via, faróis de plástico ranhoso, falta de tinta ou tinta insuficiente em diversos painéis etc

          Como se não bastasse é a que mais engana nas autonomias WLTP
          https://hips.hearstapps.com/hmg-prod/images/for-connor-chart2-1648235245.jpg?resize=980:*

          Vergonha de empresa. Deviam ser todos presos!

          • Antonio+Vasco says:

            As asneiras são tantas… Eu só lhe respondi porque pode haver outros a ler os seus ódios e pensar que são verdades, ou até meias verdades, quando é tudo um churrilho de mentiras sem pés nem cabeça.
            O meu Y já vai em 65,000, não gastei um tostão em manutenção (nem ele foi sequer á garagem) , é o primeiro carro que eu tenho que fez isso ( de para aí uns 60 carros que já tive). E de media marca 17,8kwh/100 e é raro andar a 120, sempre 130 para cima.
            E é só ir ao YouTube para ver como você mente com todos os dentes, deve lhe doer muito ver todos aqueles que vivem do carro só dizer maioritariamente bem do carro

          • JL says:

            A babar óleo do motor ?

            Onde ? Aquilo é babar ?

            Loooool

            Cada vez mais ridículo, você devia ter vergonha de ter esse conhecimento. Mas enfim, não se consegue tirar mais nada.

          • Yamahia says:

            @António. Vá contar histórias da carochinha a outro!
            Esse carro a uma média de 92 kms/h já se espreme todo para conseguir fazer 18 kWh https://youtu.be/-pv-GlfbVs4?t=490

            @JL ponha os óculos. O motor traseiro está a babar óleo!
            O motor traseiro está a babar óleo

          • JL says:

            Está a babar óleo onde ? Acho que quem precisa de óculos é você.

            Deve ser a conclusão do pseudo mecânico que inventou um elevador que prende o carro pelas rodas para retirar a bateria, onde o serviço é na suspensão. Isto para retirar a bateria que não é preciso, e para cortar evitar de cortar um parafuso que a Tesla vende e custa 7 euros. Loooooooool

            Realmente precisamos de mais pessoas inteligentes como essa.

            Mais cómico são aqueles que ainda usam esses videos como arma do seu combate ao EV, enfim, um dia realmente vamos evoluir.

  6. Yamahia says:

    Parece-me que os consumidores que vivem nos países com panca por elektros é que estão a levar com a talega:
    https://www.gee.gov.pt/images/1_Flache_2022/d_abril_2022/123.png

    • Realista says:

      LOL

      Mesmo que a Dinamarca pague o dobro (€0.70/kWh) fazer 100km num carro elétrico ficava-me mais barato que andar num carro a combustão que gastasse 5L/100km.

      xD

      • Yamahia says:

        Duvido @Realista,
        20kWhx0,70=14€/100
        Gasóleo Dinamarca =5 ltsx1.84=9,20€/100

        • JL says:

          Também não consomem 20, nem perto, isto comparando com carros a fazer 5.

        • Realista says:

          Se comparares a andar de 50cc com um M3 a lambreta também vai gastar menos…

          Com isto em mente, 5L/100km não gastas num carro equivalente e tens de subir isso para 8 ou 9L/100km que é uma comparação mais equivalente para um carro que gaste 20kWh/100km.

          PS: O meu bolinhas que é um carro citadino gasta entre 12 e 13kWh/100km em AE com médias entre o 110 e os 120km/h. Neste momento tenho médias de 12.5kWh para os últimos 2000km em trajeto misto.

          • Yamahia says:

            @Realista, qual é o Diesel que a 120 gasta 8 ou 9 litros?Relembro
            Tesla m3 LR bateria com capacidade de 75.0 kWh, úteis 74.0 kWh.
            Alcance a 75 milhas (120 kms/h) 220 milhas ~350 kms
            Consumo real a uma velocidade estabilizada de 120 kms/h =21,142 kWh/100
            https://www.reddit.com/r/TeslaModel3/comments/19bjf92/model_3_lr_true_range_road_trip_results_and_my/?rdt=65274&onetap_auto=true&one_tap=true

            Testes fidedignos Car and Driver gasta 23,125 kWh/100:
            https://hips.hearstapps.com/hmg-prod/images/for-connor-chart2-1648235245.jpg?resize=980:*

            Antes destes delírios da UE tínhamos o manco Luppo a fazer 2.5 lts aos 100 mas eles acham que viabilizar diesel’s maiores e consequentemente a gastar mais é qué bom. Felizmente vão já de vela no próximo Junho, já não fazem mais shit nenhuma em relação a isto.

          • JL says:

            Então e quanto consomem os carros norte americanos ?

          • JL says:

            Se o lupo era bom, porque não comprou um ?

          • JL says:

            Já agora, a capacidade util do model 3 lr de 2021 é de 72 kwh.

            72 / 350 = 20.5 kwh.

            Já agora, por cá tem as temperaturas de congelar que ele refere ?

          • Realista says:

            Conforme já referi várias vezes, eu tenho um carro a gasóleo a gastar 14L/100km de 2020 em circulação mista… E eu nem sequer estou a comprar com os meus valores mas sim 8 a 9L.

            Já agora, o Lupo 3L foi anunciado 3L em circulação mista – o que significa que em AE o 1.2 TDi – que era o único que o conseguia fazer – gastava MAIS que é precisamente o ponto que está a comprar com os carros elétricos.

            Mais uma vez você quer comparar alhos com bugalhos….

          • Yamahia says:

            Ou andas a fazer de compressor com o carro ou é melhor deitares o carro no lixo!

          • Realista says:

            Uma Mitsubishi L200 gasta 9L/100km segundo informações deflacionadas do fabricante… imagine quando chega à estrada.

            Uma Ford F-150 o fabricante diz que os consumos médios andam nos 15L/100km de gasolina.

            Um Ford Mustang 6 gasta 19L/100km em cidade…

            Se é para exagerar nas comparações, vamos a isso 😀

          • Yamahia says:

            Em relação ao luppo não estou a tirar desforço com elektros.
            Estou a questionar as opções dos mentecaptos da UE q resolveram inviabilizar este tipo de motorizações comprovadamente pouco gastadoras e consequentemente pouco poluentes.
            Essa é a questão q se impõe.

            Já agora o luppo em estrada aberta o luppo consumia 2.7l/100. Mas isso não é o q está aqui em causa.

          • Realista says:

            O Lupo 3L em estrada aberta consumia entre 3.5 a 4.5L/100km (basta veres os relatos dos donos nos fóruns da especialidade) e os consumos de 3L só em ambiente muito controlado e a andar demasiado lento.

            Aliás a VW sempre procurou desenvolver um carro que fizesse 1L/100km com os seus projetos XL e XL1 mas só conseguiram chegar a esse resultado com o Golf… GTE em que anda 95% em modo elétrico.

            E não, a UE não acabou com este tipo de carro mas sim a VW descontinuou devido às fracas vendas.

            Mas não deixa de ser interessante reclamares do Dacia Spring por ser uma alternativa de baixo custo e consequentemente baixa performance, mas entretanto um Lupo que demora 20s dos 0 aos 100km já não é problemático de todo…

          • JL says:

            Então porque é que não comprou um ?

    • JL says:

      Curiosamente também onde têm os combustíveis mais caros.

      Não tem nada a ver com isso, mas sim com o nível de desenvolvimento do país.

      • Yamahia says:

        Portanto pais desenvolvido=a carro elektro=electricidade mais cara. Tá certo.

        • JL says:

          Obvio, tal como os combustíveis, e impostos altos, infelizmente os nossos ainda são muito baixos e pagamos pouco, dai os ordenados da treta.

          • Yamahia says:

            Então a conclusão do estudo “CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A POUPAR MILHARES DE MILHÕES, ATÉ PARA QUEM NÃO OS USA” é mais um estudo de treta promovido pela ME, dado que é factual onde há elektros o kWh está substancialmente mais caro. (Na Holanda os impostos até estão no negativo, portanto não vá por aí!)

          • JL says:

            Claro que tinha de ser, porque só o que é promovido pela petrolhada é que vale.

            Em Portugal há eléctricos, e o kWh está mais barato.

            Portanto mais uma mentira sua, como já é uma característica sua.

            Se quiser posso deixar aqui a minha fatura. Mas ok, agora já sabemos que escolhe sempre o mais caro. Loooool

          • Yamahia says:

            Está mais barato? Sei não… principalmente se recarregar o carro fora que é o que conta para o campeonato!
            E tem o preço que tem à conta dos 3,3 mil milhões de € sonegados a cada ano aos impostos sobre os combustíveis.

          • JL says:

            Não é mais barato, está baratissimo, carregar o carro fora, é à borla, e para os que pagam só está a metade daquilo que estava há 9 meses atrás.

          • Realista says:

            São raras as vezes que carrego fora de casa…

            Se carreguei 10x no último ano e meio foi muito e quando carrego lá vem uma fatura de €2. lol

    • Gonçalo says:

      1º dados de 2021 estamos em 2024 a minha conta da luz só baixou, enquanto os combustíveis foi exatamente ao contrário só aumentaram.
      2º Era engraçado mostrares também um gráfico do preços dos combustíveis nesses países.

    • TdSR says:

      Não mostres fatos, os fãs de elétricos não aguentam. XD

  7. André R. says:

    E o investimento no aumento da capacidade da rede elétrica quem é que paga? A E-Redes? Pois sim…

  8. palex says:

    No capitalismo a balança é a lei da oferta e da procura… Mais dia menos dia, vamos ter mais carros do que “energia”… O que baralha e pode inviabilizar o futuro dos VE é a energia ser renovável e produzida no domicílio… Se o carro não pode ser caro (porque deixa de ter procura), se a energia pode ser barata se produzida em casa, o capitalismo vai ter de fazer das suas e procurar rendimento em alguma coisa (bem/serviço), pode ser no custo das baterias e painéis solares, pode ser no abate dos VE… Só o tempo nos dirá como o capitalismo vais “capitalizar” esta “revolução”.

  9. Carlos says:

    Existe de facto espaço para diferentes ofertas respondendo a diferentes necessidades e até mesmo diferentes opiniões ( mais ou menos válidas). Sejam elas motores puramente a combustão, hibridos, hibridos plugin, electricos, etc. Mas o que assistimos é uma desmedida necessidade de controlar a opinião e forçar para um caminho como sendo a unica e derradeira solução da mobilidade.

  10. Fausto says:

    A unica coisa que este “estudo” prova é o aumento dos impostos…

    • TdSR says:

      Só há dois coisas certas na vida: morte e impostos.

      Os jovenzinhos que compram elétricos ainda não têm experiência de vida. Daqui a uns anos batem na parede quando o governo lhes assaltar a carteira.

      • JL says:

        Jovem ? Obrigado por me chamar jovem, apesar de estar quase com meio século.

        Batem ? até lá você vai continuar a bater, depois falamos quem paga mais.

        Obrigado por continuar a contribuir com esses impostos altos enquanto não se importam connosco.

  11. PJA says:

    Obrigado aos donos do BEV por me baixarem a conta da luz. Muito obrigado.

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