Estudo: carros elétricos ajudam a poupar milhares de milhões, até para quem não os usa
Os carros elétricos não são para todos, o que é justo, pois há quem não tenha necessidade de os adotar. Contudo, a maior penetração deste novo paradigma no mercado automóvel está a trazer vantagens financeiras para quem usa e também para que não usa. Pelo menos é o que indica um novo estudo com avaliou o impacto dos carregamentos nas redes elétricas.
Energia: consumo dos elétricos exerce pressão para tarifas descerem
Um relatório recente da Synapse Energy Economics analisou, para o mercado dos EUA, o montante que os proprietários de automóveis elétricos pagam pela eletricidade em comparação com os custos suportados pelos serviços públicos para construir, produzir e distribuir essa eletricidade.
Os resultados indicam que, em conjunto, os condutores de veículos elétricos contribuíram com mais de 3 mil milhões de dólares (cerca de 2.8 mil milhões de euros) em receitas líquidas para a rede elétrica entre 2011 e 2021.
O rápido crescimento da adoção de veículos elétricos levantou a questão de como os veículos elétricos afetam as tarifas de eletricidade pagas por todas as famílias, incluindo as que não têm veículos elétricos.
Para responder a esta questão, a Synapse comparou as receitas das empresas de eletricidade provenientes do carregamento de veículos elétricos com os custos associados à satisfação da procura de veículos elétricos, incluindo os custos dos programas de veículos elétricos das empresas de eletricidade.
Os resultados da análise indicam que, desde 2011, os veículos elétricos têm contribuído muito mais para as receitas dos serviços públicos do que para os custos. Por este motivo, os VEs ajudaram a exercer uma pressão descendente sobre as tarifas.
Não são teorias, são factos
Esta pressão descendente sobre os preços dos serviços de utilidade pública só aumentará à medida que mais carros elétricos circularem nas estradas e mais produção de energia renovável e rentável for adicionada à rede.
O efeito líquido é que o custo da eletricidade diminuirá para todos, ao mesmo tempo que os carros elétricos melhoram a qualidade do ar à superfície e reduzem as taxas de doenças respiratórias entre as crianças, os idosos e outras populações vulneráveis.
Além disso, embora este tipo de poupanças e benefícios tenha sido previsto por estudos prospetivos durante anos, este estudo Synapse (realizado em nome do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais) utiliza mais de uma década de dados reais para confirmar que a eletrificação dos veículos está a produzir este efeito de pressão descendente sobre as tarifas. Por outras palavras, não se trata de uma teoria. É um facto.
Além disso, o estudo mostrou uma correlação entre o impacto da taxa líquida e o número de veículos elétricos na estrada. Traduzindo: quanto mais veículos elétricos houver na estrada, mais baixas serão as faturas dos serviços públicos para todos os clientes.
Exato, isso é bem obvio, já cansa ler os comentários que a energia aumentará para 5 euros. LOOOL
Ri-te enquanto podes. Daqui a 10 anos voltas para carro a combustão.
Volto porque me vai obrigar ? Ahahaahaha essa é boa.
Mais de 10 anos já eu ando neles, e agora ?
Agora já podes comprar outro a custo zero com o dinheiro que poupaste… 🙂
Sim diziam o mesmo dos carros e da carroças olha só quem voltou para as carroças
Agora os burros andam de elétrico.
O burro aqui é o tdsr, que além de falta de respeito não aceita as opções dos outros, faça-se uma homenzinho, fica sempre bem.
Looool.
Ninguém sabe o futuro, mas a máquina fiscal quando não tiver os combustíveis fósseis para faturar, vai ter de faturar algo… E seguindo a lógica da batata, o mais que provável será a energia para carregar os veículos.
Toda a gente sabe que não há almoços grátis.
Então e como ficam aquelas soluções que vocês tanto gostam e dizem ser o futuro, mas esquecem-se quase sempre que só dependem de electricidade ?
Alguém falou em almoços grátis ? Ou ficaram chateados porque o estudo diz que estes até contribuem mais para o serviço público que os outros ?
Deixa de ser infantil. Sê racional. Aparentemente o único chateado és tu, porque não aceitas uma critica construtiva a um comentário irónico que fizeste.
Eu sou racional, já vocês não.
A sua critica é construtiva ? Onde ?
Por acaso sabe para que servem e onde são aplicados os impostos nos combustiveis ?
É que curiosamente o FMI diz que os combustíveis fósseis são subsidiados, portanto são eles que mais precisam de impostos de outras áreas.
O meu comentário não é irónico, o que não faltam são essa tipo de comentário por aqui.
E não, não estou nada chateado, até porque este artigo vem dar-me razão ao que digo há muito tempo.
Esquecem-se é de dizer que para produzirem a electricidade têm de usar centrais de combustão…
A sério ? Ora eu pensava que haviam mais meia dúzia de fontes de energia.
É mais provável taxarem-te o carro do que taxarem-te o preço da eletricidade, porque a eletricidade usada no veículo é a mesma usada no fogão…
Sem dúvida, +1
Presumo que os teus carregamentos são caseiros, que deve ser o caso da maioria que possui VE actualmente, os carregamentos da rua são faceis de taxar, aliás já são taxados, será “só” ajustar as taxas quando “todos” forem obrigados a possuir VE.
Até determinada quantidade de kWh/mês é para a casa.
Acima disso vai comer pela medida grande.
Aliás já há escalões para as potências e IVA. É apenas uma questão de adaptação!
Não vejo nada mais simples.
Não, não há, há apenas o de 100 kwh. De potências não existe.
Não invente.
Potência é uma coisa, consumo é outra coisa…
Podes ter potência de 27kVa e consumir apenas 1kWh por mês assim como podes ter potência de 6.9kVa e consumos de 800kWh por mês (e sem carros elétricos).
É só para explicar que pode haver diversas tabelas para o mesmo contador.
No caso do kWh tudo o que paga IVA agora a 6٪ ate 100 kWh, vai pagar os 6% até 300kWh. Acima disso é IVA à taxa máxima e o kWh a 0,70€. Simples. Eventualmente umas contribuições para a JAE , taxa de carbono,entre outras. O céu é o limite.
Para famílias até 4 pessoas. Cada pessoa a mais vai dar direito a mais 75 kWh /mês.
Não esmoreçam.
Ou seja os primeiros 100kWh é mais barato para viaturas elétricas porque só pagam IVA a 6% …
Ou seja, compensa mais ter uma viatura elétrica!!
hehehehe
Meu caro, no mês passado consumi 46 kwh da rede, e ainda recebi dinheiro.
@Realista e para a casa, não vai nada?
@JL a realidade que diz ter está ao alcance de muito poucos. No entanto representa sempre um investimento e esse investimento tem que ser mantido! <
A propósito, já fez seguro contra o granizo?!
Não é investimento nenhum, apenas deixei de o dar à galp.
As contas são alocadas conforme eu entender 🙂
Ou seja, fica-me mais barato andar de elétrico e vai-me ficar mais caro usar o fogão.
WIN
Há um sítio a que a máquina fiscal jamais chegará: os pedais das bicicletas. Giram à borla e fazes o 3 em 1 absoluto: poupas em transporte, em ginásio e em tempo. Que pena os portugueses serem tão limitados.
Em primeiro lugar, as bicicletas pagam imposto, porque pagam IVA.
Em segundo lugar, antigamente as bicicletas pagavam por uma licença camarária e era preciso tirar matrícula.
Onde é que queres chegar mesmo?
IVA nem todas pagam. Por exemplo comprando usada em Espanha. Licença camarária e matrícula não há condições para restaurar. Onde quero chegar??? Ao trabalho todos os dias de bici. E chego mesmo, mais rápido que de carro.
Isto.
A malta dos elétricos anda noutro mundo…mas quando a realidade lhes cair em cima até se passam!
Depois voltam para os carros a combustão. Haha.
Então que mundo é esse ?
Voltam ? então foi o que lhe aconteceu ?
Mais um estudo encomendado.
A narrativa do carro elétrico continua. Só cai quem quer.
São dados, não são teorias, claro que todos os que acreditam nas suas próprias teorias e crenças, dizem sempre que tudo o que os contraria… é encomendado 😉
Uma boa encomenda saíste tu…
Só temos de cair na sua narrativa, que é daqui a 10 anos vou voltar a andar a combustão. Loooooooool
Ótimo isso é bom para todos?
Vai haver muito desemprego.
Então porquê?
Parece então que isso até confirma que são melhores para o ambiente.
Eu só tenho pena de não ter caído mais cedo… 🙂
Happy owner of an electric car right here
O que os donos dos EVS pagam a mais pela electricidade reverte para os capitalistas, não para os outros consumidores. E a redução da poluição é 100 X maior numa bici elétrica que num EV.
Deixem ver se percebo a logica. Como tenho uma piscina e consumo mais agua é bom porque pago mais impostos e os outros beneficiam!
E a rede de agua vai ser alimentafa pela agua das chuvas!
Para os outros era muito pior se não fosses penalizado pelo sobre-consumo de água. E a doer.
@Oscar, podes consumir à vontade Qt mais consumires mais barato fica para todos e pagamos todos menos mesmo q não tenhamos piscina. Que o digam os algarvios
Ainda mais ecológico é andar de bicicleta a pedais, ai é que mostra o que vale
Eu já estou velho para isso, continuo com o meu VE ,e feliz da vida
Não necessariamente. Se fores trabalhar de bicicleta a pedais provavelmente precisas de voltar a tomar banho. Na eléctrica de certeza que não, é como ir de carro. E com a electrica, velho demais para andar de bici, só é quem quer. De resto, todos os dias se fica um dia mais velho. E a velhice chega mais depressa quando não se anda e não se pedala.
Pela tua lógica, a redução da poluição é 100 x maior a andar a pé que numa bicicleta…
Parece mais não é. Andar a pé gasta calçado e emite muito mais partículas dos materiais das solas. Um par de sapatos dificilmente faz mais de 100 kms e vai para o lixo, enquanto um par de pneus de bici faz à vontade 10.000 kms. As iludências aparudem.
“Um par de sapatos dificilmente faz mais de 100 kms”. Se isso é verdade estou a fazer algo errado e tenho que comecar a comprar sapatos todos os meses.
Portanto corres 2 maratonas e as sapatinhas vão para o lixo?
Se fizeres 2 km por dia trocas de sapatos a cada 6 semanas?
Experimenta fazer 10 KMS por dia com Silas fininhas de couro ou de sintético por passeios de pedrinhas pequenas e aguçadas de granito. Em muito menos de um mês os de couro vão para meter meias solas e os de sintético para o lixo.
Se for 10 KMS isso nem 2 semanas dura é preciso compar no minimo 3 pares por mes.
Se forem sapatos dos bons estamos gasta-se uns 200€ por mes.
Isso de andar a pé está a sair caro.
Calado eras um poeta
O meu medo pode ser infundado….mas o que me impede de ter um carro elétrico é o receio das nossas estradas buracadas ou algumas lombas e como a bateria está em baixo do carro….
Tem razão de ser este meu medo ?
Looooool
Quantas vezes já partiu o carter ?
Se isto acontecer, a bateria é o menor dos meus problemas:
https://www.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/60ca23050cf29ea860584b5c/1024
Elas são MESMO bastante blindadas. Já raspei nelas várias vezes a entrar em garagens subterrâneas com inclinação acentuada e levantei essa questão com o fabricante que disse para não me preocupar.
Os Teslas até se desmontam em autoestradas bem pavimentadas.
Estes Model 3/Y de baixa qualidade estão desfeitos daqui a 5 anitos.
Onde ? mostre lá um que se tenha desmontado, o meu fez hoje 500 kms e não saltou peça nenhuma.
Você é capaz de estar muito enganado, já vi dezenas de vídeos de taxistas e não só com Teslas com 250-300,000km e uma das coisas que mais me admira é o bom aspecto do carro e dos interiores, carros a combustão com 250,000km costumam estar com muito pior aspecto
Não diga isso @António (ou tb é dos que anda à cata dos referral’s), já descobriram a careca da Tesla há muito, daí muita gente já ter perdido confiança na marca conforme testemunham os nrs do último trimestre. O pior de sempre desta nova era o únco em que desceram as vemdas! Qd o que se esperava era que continuasse a subir.Ficou com mais de 100.000 carros em armazém ( e ainda há quem pense que a marca só fabrica depois da encomenda)
Sobre a qualidade é muito má. Leia com atenção até onde pode ir a lata desta gente, até criaram uma secção própria para empatar as reclamações dos Clientes que a Tesla sabia que iriam acontecer porque sabia dos defeitos mas preferiu atribuir as cukpas à condução “dscuidada dos Clientes. Reclamações com até 7 anos de todos os modelos tudo arquivado e os Clientes a anhar.
https://www.reuters.com/investigates/special-report/tesla-musk-steering-suspension/
Se quiser conferir com imagens veja este video tb com a máxima atenção, se é que tem interesse em perceber s poucos escrupulos da empresa
https://youtu.be/QfEpOntNTUs?si=rXH3FqUhOQHUijHg
Um carro com meses e 7000 kms já a babar óleo do motor, suspensões mal apertadas e mal alinhadas braços e tringululos principalmente, colocando em periigo ocupants e restantes utentes da via, faróis de plástico ranhoso, falta de tinta ou tinta insuficiente em diversos painéis etc
Como se não bastasse é a que mais engana nas autonomias WLTP
https://hips.hearstapps.com/hmg-prod/images/for-connor-chart2-1648235245.jpg?resize=980:*
Vergonha de empresa. Deviam ser todos presos!
As asneiras são tantas… Eu só lhe respondi porque pode haver outros a ler os seus ódios e pensar que são verdades, ou até meias verdades, quando é tudo um churrilho de mentiras sem pés nem cabeça.
O meu Y já vai em 65,000, não gastei um tostão em manutenção (nem ele foi sequer á garagem) , é o primeiro carro que eu tenho que fez isso ( de para aí uns 60 carros que já tive). E de media marca 17,8kwh/100 e é raro andar a 120, sempre 130 para cima.
E é só ir ao YouTube para ver como você mente com todos os dentes, deve lhe doer muito ver todos aqueles que vivem do carro só dizer maioritariamente bem do carro
A babar óleo do motor ?
Onde ? Aquilo é babar ?
Loooool
Cada vez mais ridículo, você devia ter vergonha de ter esse conhecimento. Mas enfim, não se consegue tirar mais nada.
@António. Vá contar histórias da carochinha a outro!
Esse carro a uma média de 92 kms/h já se espreme todo para conseguir fazer 18 kWh https://youtu.be/-pv-GlfbVs4?t=490
@JL ponha os óculos. O motor traseiro está a babar óleo!
O motor traseiro está a babar óleo
Está a babar óleo onde ? Acho que quem precisa de óculos é você.
Deve ser a conclusão do pseudo mecânico que inventou um elevador que prende o carro pelas rodas para retirar a bateria, onde o serviço é na suspensão. Isto para retirar a bateria que não é preciso, e para cortar evitar de cortar um parafuso que a Tesla vende e custa 7 euros. Loooooooool
Realmente precisamos de mais pessoas inteligentes como essa.
Mais cómico são aqueles que ainda usam esses videos como arma do seu combate ao EV, enfim, um dia realmente vamos evoluir.
Parece-me que os consumidores que vivem nos países com panca por elektros é que estão a levar com a talega:
https://www.gee.gov.pt/images/1_Flache_2022/d_abril_2022/123.png
LOL
Mesmo que a Dinamarca pague o dobro (€0.70/kWh) fazer 100km num carro elétrico ficava-me mais barato que andar num carro a combustão que gastasse 5L/100km.
xD
Duvido @Realista,
20kWhx0,70=14€/100
Gasóleo Dinamarca =5 ltsx1.84=9,20€/100
Também não consomem 20, nem perto, isto comparando com carros a fazer 5.
Tb não estou na Dinamarca nem a Ionity da Dinamarca cobra os 0,70€/KWh.
Há alguns que nem cobra nada, caso da Porsche e marcas aderentes durante uns anos. Ionity é para os membros, e não para qualquer um.
Se comparares a andar de 50cc com um M3 a lambreta também vai gastar menos…
Com isto em mente, 5L/100km não gastas num carro equivalente e tens de subir isso para 8 ou 9L/100km que é uma comparação mais equivalente para um carro que gaste 20kWh/100km.
PS: O meu bolinhas que é um carro citadino gasta entre 12 e 13kWh/100km em AE com médias entre o 110 e os 120km/h. Neste momento tenho médias de 12.5kWh para os últimos 2000km em trajeto misto.
@Realista, qual é o Diesel que a 120 gasta 8 ou 9 litros?Relembro
Tesla m3 LR bateria com capacidade de 75.0 kWh, úteis 74.0 kWh.
Alcance a 75 milhas (120 kms/h) 220 milhas ~350 kms
Consumo real a uma velocidade estabilizada de 120 kms/h =21,142 kWh/100
https://www.reddit.com/r/TeslaModel3/comments/19bjf92/model_3_lr_true_range_road_trip_results_and_my/?rdt=65274&onetap_auto=true&one_tap=true
Testes fidedignos Car and Driver gasta 23,125 kWh/100:
https://hips.hearstapps.com/hmg-prod/images/for-connor-chart2-1648235245.jpg?resize=980:*
Antes destes delírios da UE tínhamos o manco Luppo a fazer 2.5 lts aos 100 mas eles acham que viabilizar diesel’s maiores e consequentemente a gastar mais é qué bom. Felizmente vão já de vela no próximo Junho, já não fazem mais shit nenhuma em relação a isto.
Então e quanto consomem os carros norte americanos ?
Se o lupo era bom, porque não comprou um ?
Já agora, a capacidade util do model 3 lr de 2021 é de 72 kwh.
72 / 350 = 20.5 kwh.
Já agora, por cá tem as temperaturas de congelar que ele refere ?
Conforme já referi várias vezes, eu tenho um carro a gasóleo a gastar 14L/100km de 2020 em circulação mista… E eu nem sequer estou a comprar com os meus valores mas sim 8 a 9L.
Já agora, o Lupo 3L foi anunciado 3L em circulação mista – o que significa que em AE o 1.2 TDi – que era o único que o conseguia fazer – gastava MAIS que é precisamente o ponto que está a comprar com os carros elétricos.
Mais uma vez você quer comparar alhos com bugalhos….
Ou andas a fazer de compressor com o carro ou é melhor deitares o carro no lixo!
Uma Mitsubishi L200 gasta 9L/100km segundo informações deflacionadas do fabricante… imagine quando chega à estrada.
Uma Ford F-150 o fabricante diz que os consumos médios andam nos 15L/100km de gasolina.
Um Ford Mustang 6 gasta 19L/100km em cidade…
Se é para exagerar nas comparações, vamos a isso 😀
Em relação ao luppo não estou a tirar desforço com elektros.
Estou a questionar as opções dos mentecaptos da UE q resolveram inviabilizar este tipo de motorizações comprovadamente pouco gastadoras e consequentemente pouco poluentes.
Essa é a questão q se impõe.
Já agora o luppo em estrada aberta o luppo consumia 2.7l/100. Mas isso não é o q está aqui em causa.
O Lupo 3L em estrada aberta consumia entre 3.5 a 4.5L/100km (basta veres os relatos dos donos nos fóruns da especialidade) e os consumos de 3L só em ambiente muito controlado e a andar demasiado lento.
Aliás a VW sempre procurou desenvolver um carro que fizesse 1L/100km com os seus projetos XL e XL1 mas só conseguiram chegar a esse resultado com o Golf… GTE em que anda 95% em modo elétrico.
E não, a UE não acabou com este tipo de carro mas sim a VW descontinuou devido às fracas vendas.
Mas não deixa de ser interessante reclamares do Dacia Spring por ser uma alternativa de baixo custo e consequentemente baixa performance, mas entretanto um Lupo que demora 20s dos 0 aos 100km já não é problemático de todo…
Então porque é que não comprou um ?
Curiosamente também onde têm os combustíveis mais caros.
Não tem nada a ver com isso, mas sim com o nível de desenvolvimento do país.
Portanto pais desenvolvido=a carro elektro=electricidade mais cara. Tá certo.
Obvio, tal como os combustíveis, e impostos altos, infelizmente os nossos ainda são muito baixos e pagamos pouco, dai os ordenados da treta.
Então a conclusão do estudo “CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A POUPAR MILHARES DE MILHÕES, ATÉ PARA QUEM NÃO OS USA” é mais um estudo de treta promovido pela ME, dado que é factual onde há elektros o kWh está substancialmente mais caro. (Na Holanda os impostos até estão no negativo, portanto não vá por aí!)
Claro que tinha de ser, porque só o que é promovido pela petrolhada é que vale.
Em Portugal há eléctricos, e o kWh está mais barato.
Portanto mais uma mentira sua, como já é uma característica sua.
Se quiser posso deixar aqui a minha fatura. Mas ok, agora já sabemos que escolhe sempre o mais caro. Loooool
Está mais barato? Sei não… principalmente se recarregar o carro fora que é o que conta para o campeonato!
E tem o preço que tem à conta dos 3,3 mil milhões de € sonegados a cada ano aos impostos sobre os combustíveis.
Não é mais barato, está baratissimo, carregar o carro fora, é à borla, e para os que pagam só está a metade daquilo que estava há 9 meses atrás.
São raras as vezes que carrego fora de casa…
Se carreguei 10x no último ano e meio foi muito e quando carrego lá vem uma fatura de €2. lol
1º dados de 2021 estamos em 2024 a minha conta da luz só baixou, enquanto os combustíveis foi exatamente ao contrário só aumentaram.
2º Era engraçado mostrares também um gráfico do preços dos combustíveis nesses países.
“1º dados de 2021 estamos em 2024 ”
Se reparares o gráfico que dá suporte ao artigo tb é até 2021. Portanto estamos quites.
O que tem a ver uma coisa com a outra?
Pergunta a quem levantou o problema da data!
Estas a usar dados de preços de 2021 a fazer uma analise do presente da mesma forma ignoras que a gasolina nessa mesma data estava a €2/L e o gasóleo a €1.80/L …
Não mostres fatos, os fãs de elétricos não aguentam. XD
E o investimento no aumento da capacidade da rede elétrica quem é que paga? A E-Redes? Pois sim…
Está lá escrito.
E paga mesmo. Até porque aumento de capacidade na rede traduz-se numa necessidade de maior consumo, que tem o seu preço. Não te preocupes que a e-redes também lucra
Nos anos 90 conseguiram duplicar a producao/distribuição de electricidade e que se saiba o mundo não acabou. Certamente hoje em dia ainda existe tecnologia para se fazer o mesmo.
Quem é que pagou por todas as bombas de combustível que existem neste país?
Provavelmente os operadores desses postos. Não?
É os operadores de carregadores elektros fazerem o mesmo e começar a abrir estações de serviço por essas AE’s a fora. O preço do kwh deve ficar a um preço jeitoso.
E quem pagou às operadoras ?
É bem mais barato abrir uma área de serviço com carregadores do que postos de abastecimento, e 1000 x mais barato que hidrogénio.
Então abram e deixem de cobiçar o espaço que é dos outros!
Hein ?
Hein o quê?. Abram estações dedicadas a carregamento de elektros ao longo das AE e desamparem a loja!
Desamparados andam vocês, adoradores de combustão porque não têm dinheiro para mais e desatam a cascar numa nova tecnologia que é a melhor para nós todos, mas que causa inveja…
Hein ?
Para quê ? As atuais áreas não chegam ? Até isso o incomoda ?
@Yamahia
Vai reclamar com a Shell porque eles também têm postos de carregamento.
Esses capitalistas que só pensam em lucrar e ocupar o espaço dos outros…
E a Galp também, tal como a Repsol, e até o Intermarché, isso de ocuparem supermercados com bombas de combustível também devia acabar. Lol
Isso e o espaço público.
O pessoal a querer estacionar e estas amélias nem f* nem saem de cima:
Seja no exterior:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZlxEONlsiszJsrziw?e=g2ycal
Seja no interior:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPwaYLueoxNsI3yvgg?e=lqSEc2
Grd praga!
Estacionam ao lado.
Da próxima que passear aí estaciono na bomba de abastecimento.
https://s.yimg.com/ny/api/res/1.2/A6Kf2iUnoSjWh0zYMfMJQA–/YXBwaWQ9aGlnaGxhbmRlcjt3PTEyMDA7aD02NDY-/https://s.yimg.com/os/creatr-uploaded-images/2024-01/a059e760-bc0c-11ee-bfdf-7aab33b1843f
hahahaha
Inveja?Oh xôr @António vc já parece aqueles meninos que brincam com bonecas a quererem fazer pirraça aos rapazes que jogam à bola!
@JL, sinta-se à vontade. No entanto aviso já que para fazer as ES não foram sonegados lugares de estacionamento público para ficarem as moscas. loool
Tanto que estão quase sempre as moscas, porque são poucos que abastecem nas áreas de serviço.
Já os eléctricos são usados.
Quem está às moscas são os carregadores elektros abusivamente sonegados ao estacionamento público. Não viu as imagens? Cegueta!
Só empatam a vida de quem trabalha. É na estrada e nos estacionamentos q não lhes pertencem.
É q nem de noite. Pobres coitados dos q moram por aqui e não têm garagem. Até o direito ao descanso lhes roubam:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZl07zJKwf78QdERQA?e=acC6kf
Qt ao resto, ainda há dias vi um Tesla novinho na ES da calçada de Carriche . Devia estar com saudades.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZl1OWhpp-3ZEtQtng?e=vDQmVv
Loool
@JL estacionam ao lado onde se está td cheio?
Só se for em cima da sua cabeça.
@Realista,
Outro que devia estar com saudades do cheiro a gasolina ahahah
Os outros ao lado também estão a usar estacionamento público.
Pior que isso é quando os diesel e gasolina usam lugares que podiam estar a ser usado por carros que contribuem para a receita pública, como vemos por aqui.
Simples, comprem um carro eléctrico e já podem usar esses lugares quando estiverem em carga , e assim contribuir para a receita pública.
Quando ao Tesla fez ele muito bem, vou começar a fazer o mesmo.
Negar isso é apenas negacionismo.
Até fazem pior. LOOOL
https://scontent.flis9-2.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/437152825_7456632864397693_945316608932604218_n.jpg?_nc_cat=109&ccb=1-7&_nc_sid=5f2048&_nc_ohc=5ReNx4P2ay0Ab6-G1Sm&_nc_ht=scontent.flis9-2.fna&oh=00_AfAMMUGmb2oBLa86ZZKpiDN3SSmu99_Trm9d_mLy4ClTQA&oe=6624B5D4
Eu vi essa ontem.
Esses dois Ferraris com motors da Tesla, rodaram 1000km ontem.
O terreno é da Tesla?
Se não e acho muito bem.
Publico não é, a Tesla só instala Superchargers em locais privados.
No capitalismo a balança é a lei da oferta e da procura… Mais dia menos dia, vamos ter mais carros do que “energia”… O que baralha e pode inviabilizar o futuro dos VE é a energia ser renovável e produzida no domicílio… Se o carro não pode ser caro (porque deixa de ter procura), se a energia pode ser barata se produzida em casa, o capitalismo vai ter de fazer das suas e procurar rendimento em alguma coisa (bem/serviço), pode ser no custo das baterias e painéis solares, pode ser no abate dos VE… Só o tempo nos dirá como o capitalismo vais “capitalizar” esta “revolução”.
Nem toda a gente vai poder produzir energia em casa por isso não faltam oportunidades para o capitalismo lucrar.
Existe mais pessoal com capacidade em produzir electricidade em casa que pessoal com capacidade em produzir combustivel.
E quanto mais subirem o preço da electricidade mais incentivo existe para o pessoal colocar paineis ou outras formas de produção de electricidade.
Ainda bem, porque sem o capitalismo andávamos todos de Lada.
Hoje em dia ninguem pode produzir gasolina em casa
O que tb representa um custo, muitas x’s à custa de muito prejuízo!
Se quando o preço do barril de sol começar a subir já vai compensar produzir gasolina em casa.
Qt tive gastei mais (bastante mais) em manutenção que em proveitos. Portanto sei do que falo!
Comparação absurda para aquecer água. LOOOL
Ninguém tem a culpa que tenha sido enganado.
Poder pode, desde que tenha as condições e licença para o fazer.
Você confunde fiscalidade com capitalismo! Nos paises comunistas e afins vivem do quê? Só de miséria?
Não confundi, porque não falei em impostos… No entanto, reconheço que deveria mencionar “nas democracias ocidentais capitalistas”, para distinguir de outras formas de organização política e económica.
Existe de facto espaço para diferentes ofertas respondendo a diferentes necessidades e até mesmo diferentes opiniões ( mais ou menos válidas). Sejam elas motores puramente a combustão, hibridos, hibridos plugin, electricos, etc. Mas o que assistimos é uma desmedida necessidade de controlar a opinião e forçar para um caminho como sendo a unica e derradeira solução da mobilidade.
Onde ? Em que planeta do sistema solar ?
JL, o facto de ser um defensor da mobilidade electrica e da TESLA em particular é algo perfeitamente normal (olhando aos padrões culturais dos dias de hoje – AKA, cega religião ).
O que não faz com que não possam existir outros caminhos para chegar ao mesmo destino.
Eu sou defensor da mobilidade eléctrica ? Onde disse isso ?
Portanto não aceita a cultura dos outros, ok.
Tanto que podem que até já enumerei alguns, e até a UE já os aprovou.
Essa cegueira por serem anti eléctricos é que é doentia.
Bater em ceguinhos é feio 😀
Ok, eu vou parar. Fique bem.
A unica coisa que este “estudo” prova é o aumento dos impostos…
Só há dois coisas certas na vida: morte e impostos.
Os jovenzinhos que compram elétricos ainda não têm experiência de vida. Daqui a uns anos batem na parede quando o governo lhes assaltar a carteira.
Jovem ? Obrigado por me chamar jovem, apesar de estar quase com meio século.
Batem ? até lá você vai continuar a bater, depois falamos quem paga mais.
Obrigado por continuar a contribuir com esses impostos altos enquanto não se importam connosco.
Obrigado aos donos do BEV por me baixarem a conta da luz. Muito obrigado.
De nada, se não ela não baixou foi porque não quis.
Alguem que me devolva a minha parte! Tou farto de pagar impostos especialmemte nos carregadores fora de casa! Pelo preco que pago fica mais barato o diesel…. ja me cobraram 0.9€kw…
Experimenta não usar os pontos de carregamento como estacionamento.