Este é o maior motor a metanol do mundo: produz 64.500 kW e pesa 1.953 toneladas
A empresa suíça WinGD lançou o seu primeiro motor de combustão a metanol, o maior já construído, tem 10 cilindros e cada cilindro tem um diâmetro de 92 cm. Este motor equipará navios de carga. Gera 64.500 kW e é um monstro de 1.953 toneladas.
Estreia da plataforma X-DF-M com o maior motor a metanol já produzido
A empresa suíça de tecnologia marítima WinGD atingiu um novo marco na transição para uma indústria naval mais sustentável com a entrega do seu primeiro motor de combustão a metanol. Este motor, com 10 cilindros e um diâmetro de 92 centímetros, passou com sucesso nos testes de aprovação de fábrica e de tipo, e será instalado num porta-contentores de 16.000 TEU, tornando-se o maior motor a metanol construído até à data.
A plataforma X-DF-M da WinGD já conta com 56 motores encomendados, com diâmetros entre 52 e 92 centímetros e configurações semelhantes às dos motores a diesel da linha X-Engines. A introdução do metanol como combustível amplia as opções de descarbonização para os operadores marítimos, que até agora tinham disponível a tecnologia X-DF baseada em gás natural liquefeito (GNL) e a nova plataforma X-DF-A, que utiliza amoníaco como combustível.
A produção de combustíveis sustentáveis e renováveis continua a avançar, embora a sua disponibilidade e custo a longo prazo ainda sejam incertos.
A WinGD está comprometida em fornecer motores fiáveis e eficientes que facilitem a descarbonização, independentemente do combustível escolhido pelos operadores.
À medida que o interesse pelo metanol cresce e a regulamentação se torna mais clara, esperamos que a plataforma X-DF-M desempenhe um papel fundamental na redução das emissões de gases com efeito de estufa no transporte marítimo global.
Disse o CEO da WinGD, Dominik Schneiter, que destacou a relevância desta inovação no contexto da transição energética do setor marítimo.
Um avanço sustentado por certificações e parcerias estratégicas
A entrega do primeiro motor X-DF-M foi celebrada numa cerimónia na fábrica do fabricante CMD em Xangai, com a presença de executivos da WinGD, CMD e da Corporação Estatal de Construção Naval da China, além de autoridades governamentais e clientes internacionais.
Oito sociedades de classificação estiveram presentes para assinar a certificação de aprovação de tipo do X-DF-M, garantindo que o motor possa ser produzido conforme o design da WinGD por qualquer fabricante autorizado.
É uma grande responsabilidade construir o primeiro motor de qualquer tipo, especialmente um baseado num combustível emergente como o metanol. O nosso primeiro motor a metanol funcionou conforme esperado em todos os testes, e estamos entusiasmados por oferecer a plataforma X-DF-M como uma nova opção para os construtores de navios.
Referiu um porta-voz da CMD que destacou a importância deste desenvolvimento.
Metanol: um combustível sustentável para a transição energética marítima
O metanol, tal como o GNL, pode ser produzido com baixas emissões de carbono, utilizando biomassa ou energia renovável com captura de carbono.
Estes combustíveis representam uma solução viável para a redução da pegada de carbono no transporte marítimo, alinhando-se com estratégias de descarbonização que também incluem alternativas como o amoníaco verde e o e-diesel.
Com o avanço destas opções de abastecimento, espera-se que a transição para combustíveis de baixo ou zero carbono acelere. Segundo a empresa, neste contexto, os seus motores, tanto os monocombustível como os de dupla combustão, continuarão a desempenhar um papel essencial na sustentabilidade do transporte marítimo global.
O futuro da indústria naval: tecnologia e sustentabilidade
A adoção de combustíveis alternativos é essencial para cumprir as regulamentações internacionais sobre redução de emissões. Com soluções como o X-DF-M, os operadores marítimos podem optar por combustíveis sustentáveis e escaláveis, garantindo uma transição ordenada para um futuro neutro em carbono.
Este avanço representa um passo significativo na evolução para uma indústria naval mais ecológica, reforçando o compromisso da WinGD com a inovação em energias renováveis e eficiência energética.
A maior parte da industria naval está na Ásia. Só existe uma empresa de construção naval ocidental nos 10 primeiros…
diâmetro de 92 cm ou 92 metros?
Cada cilindro tem um diâmetro (diâmetro interno) de 920 mm e um curso (distância que o pistão percorre dentro do cilindro) de 3.468 mm. Portanto, 92 cm.
Uma questão, pode parecer parva, mas não percebo o suficiente sobre o assunto daí estar a perguntar.
Do que li estes motores são bastante amigos do ambiente certo?
Não é possível criar uns quantos motores destes ou até um maior e colocar o mesmo a produzir energia elétrica, tipo as centrais a carvão que andavam por aí, mas ao invés de ser essa tecnologia arcaica, colocavam estes motores.
Ou não serve? Ou mesmo que sirva não dá para gerar energia suficiente para alimentar uma cidade?
poder podia, mas é uma solução muito cara para produzir eletricidade