PplWare Mobile

Este carregador de VE que produz energia pode substituir os postes de iluminação pública

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rui says:

    O futuro será isto, uma cidade totalmente auto sustentável sem necessidade de andar a libertar gases por todo o lado

  2. Figueiredo says:

    Poluição ambiental e visual.

  3. JL says:

    Vai vir alguém dizer que isso é uso de espaço público que podia ser usado por carros a combustão que não estão a fazer nada além de aquecerem com o Sol. Lol

  4. Pedro António says:

    …também podiam começar por coisas mais simples, mais imediatas, e não só tecnologia, e que fazem toda a diferença na proteção do nosso planeta único (ainda azul, mas cada vez menos…tal que já andam aí uns aluados excêntricos a querer ir para Marte!….) que era a proibição do plástico em todos os produtos alimentares, nas grandes superfícies e o pagamento de um valor a quem entregassem resíduos de plástico! O problema não é só a energia fóssil, os plásticos são tão ou mais perigosos para o ambiente!

  5. joao says:

    Nunca meia duzia de placa solar vai recarregar um VE.
    Isso é um “vapoware”.

    • Gonçalo says:

      Mas alguém disse meia duzia ? ahahah Vai contas quantos postes de electricidade há numa cidade não são bem meia dúzia

      • Realista says:

        Ele não faz contas ao conjunto, é o mesmo que quando dizem que carregar numa tomada é lento pois só carrega a 3.5kWh e esquecem-se de adicionar as 8, 10 ou 12 horas que o carro está lá parado sem fazer nenhum…

        • Yamahia says:

          “… dizem que carregar numa tomada é lento pois só carrega a 3.5kWh …”
          Que tomada milagreira é essa?

          • JL says:

            São chamadas tomadas reforçadas, já as viu aqui, em memória de peixe.

          • Realista says:

            Essa tomada chama-se Schuko, que é onde ligas todos os teus aparelhos.

            A norma em vigor para habitações é que esse tipo de tomada aguente 230v a 16A ou seja 230×16 = 3680w ou 3.68kWh

            Se quiseres uma mais reforçada podes comprar uma industrial que qualquer pessoa troca em casa:

            https://www.leroymerlin.pt/produtos/eletricidade-e-smart-home/interruptores-e-tomadas/tomadas/tomada-industrial-schuko-feminino-2p-t-16a-250v-ip44-iec-60309-para-incorporacao-83888419.html

            https://www.leroymerlin.pt/produtos/eletricidade-e-smart-home/interruptores-e-tomadas/todos-os-interruptores-e-tomadas/tomada-industrial-schuko-com-tampa-ip44-parafuso-embutido-cor-branco-83913239.html

          • Gonçalo says:

            Tantas ahahahah

          • Yamahia says:

            Não basta a tomada. Vá contar histórias da carochinha para outro lado.

          • Yamahia says:

            @Realista
            E além da tomada, tens que ter um carregador EVSE Carregador de 3.7Kw a instalação elétrica da casa terá q ter suporte a cargas por longos períodos para os 3,5 que reclamad, teres instalação dedicada com um disjuntor próprio com aterramento adequado e portanto sem sem essas precauções o mais certo é aquecimentos excessivo e riscos de incêndio.
            Take it easy 😛

          • JL says:

            Afinal já não é milagreira. Lool

          • Realista says:

            No caso do meu EVSE de Amperagem variável (6A, 8A, 10A, 12A e 16A) de ligar a uma tomada schuko custou €150 extra, no entanto existem várias marcas que já disponibilizam o EVSE quando compras o carro e até já andavam à venda em promoção no Lidl…

            (Aliás qualquer equipamento de carregar um carro é um EVSE seja na via pública ou seja em casa).

            Os cabo de 2,5mm que tens nas tomadas são adequados até 20A… mas só te permitem passar 16A.

          • Toni da Adega says:

            Maioria dos carregadores de 3.68kWh ligam-se a uma tomada, é obvio que se aconselha ter uma ligacao a disjuntor proprio, mas isso é como qualquer outro dispositivo.

            Para estares a colocar um carregador dedicado é colocar no minimo 7.4kw maioria das marcas nem vendem menos que isso.

            Até parece que uma casa aguentar 3.68kWh é muito. Basta ter aquecimento ou ar condicionado ligado e gasta-se mais que isso. O meu fogao electrico tem uma ligacao que suporta mais que isso 😀

          • Yamahia says:

            @Realista, eu acho que a coqueluche da Tesla não trás nem EVSE nem tão pouco um simples cabo para emergências.
            @JL 3.5 já estamos a falar de um carregador de 3.7 EVSE. Daqui a pouco esta a dizer que a tomada só por si da 7.4, da 11 e da 22. Dá td em AC LOOL
            Tomada por si só com cabo sao 36 horinhas. Se estiver td nos conformes…

            Adiante, as coisas geralmente não são tão simples como muitos querem fazer crer. Segue um abre-olhos:
            https://www.autoevolution.com/news/eye-opening-first-time-tesla-model-3-owner-learns-they-can-t-charge-at-home-236257.html
            Este assunto já tinha sido abordado num excerto de um video que fala limitações que não podem nem devem ser ignoradas.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcraw1W6xuRCdijn4lCQ
            A vantagem do vídeo é o humor proporcionado. Fartei-me de rir com este gajo.
            Para este assunto (carregar em casa) vale a 1ª parte. No entanto a 2ª parte tb é pertinente a avaliar pelo nr crescente de reclamações da rede pública.

          • JL says:

            Quando você aprende que a limitação dos carregadores e tomadas é por amperes e não por potência ?

            Até pode dar mais, se a instalação tiver 252 volts ac, ela vai dar 252 × 16 = 4032 watts.

            E olhe, isto acontece quase todos os dias, já que tenho produção e claro que a tensão está sempre lá em cima.

            Já agora, as contas à potência nominal fazem-se usando a tensão de 232 volts, que é a tensão media e homologada do nosso sistema eléctrico.

          • Yamahia says:

            E o que é que isso me interessa? Sem um carregador de 3.7 e restantes periféricos não tira da tomada os 3.5kv. Portanto não basta a tomada. E isso que está em questão. Não enrole mais a narrativa que não vale a pena.

          • JL says:

            Lá está você com a potência, não tem nada a ver com a potência, mas sim com a corrente.

            Claro que tem de ter a instalação preparada, isso é básico.

          • Gonçalo says:

            Este motinhas é mesmo engraçado ahahah, é claro que para instalares uma tomada dessas a instalação tem de estar preparada ou achas que nem de fios precisa, cá em casa fiz tudo com uma margem segura é fio de 6mm com disjuntor próprio obviamente e contador. Hoje em dia as pessoas brincam muito com a electricidade têm a mania que se funcionam está bom e depois vejo tomadas derretidas e as pessoas ficam muito admiradas, é ligar placas eléctricas com fio de 2.5 se funciona está bom e depois há azares

          • Yamahia says:

            E um carregador!

          • JL says:

            O carregador AC está sempre no carro.

          • Yamahia says:

            Pode estar mas não é 3,7kv, a não ser q o compre. Alias o Highland nesse aspecto é zero.

          • JL says:

            Volto a repetir, o carregador AC está sempre no carro, o que compra é o evse.

          • Yamahia says:

            E o que é q eu disse?
            Para carregar a 3.5 tem que comprar ( o EVSE ) e a instalação ter todos os requisitos incluindo a tomada reforçada.
            E o Highlang nem traz cabo de espécie alguma.
            Ou seja, vc anda aqui em loop paraacabar por concluir o q já tinha sido dito no 1⁰ post dias antes.

          • JL says:

            Você disse carregador, mas entendo a confusão com evse.

            E não, todos os teslas trazem um evse que permite até 16 ou 32 amperes em monofásico, os S/X mais antigos até o faziam com trifásico.

            Apenas tem de comprar o adaptador na Tesla que custa 48 euros e ter a instalação adequada com a ficha CE correspondente, até é mais barata que a shucko reforçada e muito mais segura.

            https://shop.tesla.com/pt_pt/product/adaptador-azul—16-a_32-a

          • JL says:

            E não, são 3.7 kW em qualquer das situações de 16 amperes.

          • Realista says:

            Para carregar em qualquer lado é preciso um EVSE…

            Um posto de carregamento público é um EVSE assim como o meu carregador para ligar à tomada de casa é um EVSE.

            Um EVSE não é mais do que um aparelho que comunica com o carro a velocidade que pode descarregar da rede e o protege de anomalias que possam existir.

            E conforme te disse em cima:

            No caso do meu EVSE de Amperagem variável (6A, 8A, 10A, 12A e 16A) de ligar a uma tomada schuko custou €150 extra, no entanto existem várias marcas que já disponibilizam o EVSE quando compras o carro e até já andavam à venda em promoção no Lidl…

          • JL says:

            E está muito bem não incluírem, o cliente é que tem de saber o que precisa, por vezes gastam dinheiro em algo que não é preciso.

      • joao says:

        Leu tudo ou só leu o título?
        “sem a necessidade de construir centrais elétricas e infraestruturas de transmissão e distribuição” Se diz que sem transmissão e distribuição, está implicito que não serão interligados.

        • Gonçalo says:

          Diz “sem necessidade de construir” porque advinha só, já está construido todos os candeeiros de rua já têm infraestrutura obvio que não precisas de construir mas tu achas que alguém se lembrou dos candeeiros por obra e graça do espirito santo? é mesmo porque o trabalho é praticamente 0 basta mudar o candeeiro

        • Mr. Y says:

          Segundo as especificações tem um poder de carregamento de 5.76 kW com uma bateria de 15 kWh.
          É um carregamento ultra-rápido? Não, mas acho que basta para o que é proposto.

  6. XX says:

    Dado o tamanho dos painéis, só se for para, em conjunto, carregar um carro de cada vez o suficiente para chegar a casa. Especialmente os que estão do lado direito, à sombra do prédio (!!), devem ter uma eficiência brutal…

    • joao says:

      É o que tenho falado ali em cima para todos, mas teimam em acreditar em propaganda. Não vou nem perder tempo para responder aos Polianas.

      • Mr. Y says:

        Eu já te apresentei os dados aí acima. Como podes dizer que é vaporware sem leres as especificações técnicas?

        • joao says:

          Aguarde e verás que essa ideia jamais sairá do papel, como tantas outras. Isso aí é só para angariar dinheiro de investidores e depois fecha-se as portas com a desculpa de que “era uma ideia muito a frente de seu tempo”.

          • Realista says:

            Provavelmente não sai do papel mais por questões burocráticas do que por questões operacionais…

            Mas isso é outros 500.

        • joao says:

          Basta colocar um ponto de carregamento nos postes já existentes, sem custos de substituição, custo de bateria, painel solar, etc. Afinal, ter um posto comum já é necessario para alimentar as casas. Ideia mais descabida. Isso é ideia de arquiteto e não de engenheiro.

  7. PJA says:

    Carregar um BEV com aquilo? Deve estar carregado ao fim de uma semana.

  8. ElectroescadaS says:

    Acho que é mais fácil “aldrabar” um poste de iluminação pública” para alimentar um VE mesmo que seja mais fracote…

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