Brutal! Este camião elétrico da Mercedes consome pouco mais do que um SUV
A Mercedes-Benz tem a certeza de que o futuro dos transportes é elétrico e acaba de iniciar uma das viagens mais importantes para o seu futuro. Esta viagem tem um objetivo em mente: demonstrar que o transporte de longa distância com um camião elétrico será possível.
A viagem em questão será de Frankfurt ao Cabo Norte da Noruega, o ponto mais setentrional da Europa, para acabar em Tarifa, em Espanha. Esta viagem permitir-lhes-á, entre outras coisas, conhecer em pormenor o consumo do seu camião elétrico de 40 toneladas.
eActros 600 European Testing Tour 2024
Este é o nome dado ao teste individual mais extenso da história da empresa. No percurso descrito, a empresa testa dois dos seus camiões elétricos Mercedes eActros. Trata-se de dois veículos muito semelhantes ao futuro veículo de produção em série, com o objetivo de demonstrar que o transporte de longa distância com camiões elétricos será uma realidade.
O teste irá cobrir uma distância de mais de 13.000 quilómetros, com ambos os camiões totalmente carregados até à sua capacidade máxima. A grande questão neste cenário é clara: quanto é que estes camiões consomem?
De acordo com a Mercedes, estes camiões estão equipados com um conjunto de três baterias, cada uma com 207 kWh. No total, estamos a falar de uma capacidade combinada de 621 kWh de capacidade total. As baterias deste camião utilizam células de fosfato de ferro e lítio (LFP) e podem ser carregadas com corrente contínua a uma potência de 400 kW.
Consumos deste camião da Mercedes: 111 kWh por 100 quilómetros
A Mercedes está a trabalhar na norma MCS para que esta potência possa ser duplicada para recarregar a bateria de 20 a 80% em 30 minutos. Considerando que as paragens obrigatórias para os camionistas são de 45 minutos, isto seria mais do que suficiente para a carregar quase completamente.
Os dados recolhidos durante a viagem informam-nos de um consumo de 111 kWh por 100 quilómetros. O valor a frio pode não dizer muito, mas se considerarmos que a equivalência energética é a mesma que 10,13 litros de gasóleo, a história é diferente. Um consumo de 10 litros por 100 está muito mais próximo do de um automóvel. Para contextualizar ainda mais, um camião com um consumo médio de combustível pode utilizar entre 30 e 40 litros de gasóleo a plena carga.
Tendo em conta a capacidade das suas baterias, este camião pode percorrer pouco mais de 500 quilómetros com uma carga completa. Ainda é muito longe do que os camiões convencionais podem percorrer, mas considerando o preço do combustível, a alternativa faz sentido.
Leia também:
Um camião bom para o JL
Não sou camionista. Lol
LOL!!!
Teste de 13.000 quilómetros e assume paragens de 30 minutos para carregar as baterias. Fail, ninguém para nas viagens
A maioria dos pessoal não compra carros electricos porque não permitem 1.000km/1500km sem paragens (utilizacão diaria).
O camiao deve ser testado sem paragens também, deveriam ser 13.000km mas sem paragens.
Nem mais. Lol
Ninguém para numa viagem de 13000Km? Grande fail mesmo
E quem é que faz diariamente 1000/1500Km sem paragens? Mais um grande fail lol
Experimenta saires de Lisboa ás 9:30 horas para estares em Vila real de Santo António ás 12:30! Depois assim que lá chegas o teu amigo ao receber-te diz logo “como é que è? Vamos almoçar ao tamuje que ainda dá tempo?
Dás-me boleia?
Isto num tesla…..
Férias sempre a fóssil….senão não são férias para mim. Mas o culpado fui eu. Para o resto chega e sobra, mas compreendo as dificuldades de quem não tem garagem.
+1
Portanto, fizeste 400km…
330 mais ou menos. Depois ficou á carga e fui de boleia almoçar. Já agora deixo a publicidade ao restaurante que é muito bom.
Qual é o restaurante ?
Não sabes ler?
E acha que alguém acredita que depois de fazer uma viagem se 330 KMS ainda vai fazer mais 130 para ir almoçar ?
Primeiro não sou um domigueiro eletrificado como tu. Para mim 1 hora de viagem não é nada.
Segundo, como não sabes ler e muito menos fazer contas, foram mais cerca de 65km para ir almoçar, o que para mim em férias são peanuts. Almoçar e depois ir beber um café nas redondezas.
As tuas observações mostram de maneira inequivoca que tu és o cliente ideal para VE, fanático, domingueiro e que na realidade nem de carro precisa.
Se foi teve de voltar, logo são mais 130 kms, daí a minha pergunta onde ficou confuso, então não tinha tempo e faz mais 130 KMS para ir almoçar?
E agora ainda vem dizer que estava de férias e que tinha tempo. Lool
As minhas respostas mostram que tenho clareza naquilo que digo, ao contrário de si.
Se não precisa-se não o tinha comprado, e olhe que não sou adepto de carros, mas sim de motas.
Errado, foram 65 para ir almoçar. Depois de almoçar nem sabes para onde fui.
Dislexia pura
Então e voltou como ? A voar ? Continuam a ser mais 65.
Se nem sabes para onde fui ou fiquei como sabes que foram mais 65?
E a voar não se fazem quilómetros? Hummmmmm…..
Dislexia é tramada….
Foi você que disse que o destino era Vila Real de Santo Antonio, não eu.
Tanto fazem que eu disse que continuam a ser os mesmos 65. Mas pronto, pode usar milhas que é o mais usado.
O que um tesla tem a ver com um camião ?
Agora (coisa rara) estiveste bem…
Era o Tesla Semi ?
Parar 15min num supercharger ou na A2 e depois que sorte que há um carregador de 22 kW na rua do Tamuje!
Ainda voltam para VRSA com a barriga e a bateria bem recheada.
15 ou 20 min? Lol
Era o que mais me faltava…
O chamado Bexiga D’Aço.
Realista, ele não sabe o que quer, primeiro veio dar um relato que fez uma viagem a tempo e horas onde chegou cedo demais e até teve tempo para ir almoçar fazendo mais 130 KMS, mesmo que noutro carro, mas parar 20 minutos, nem pensar, no entanto gastou mais 1 hora e tal numa viagem de almoço.
Aldrabão. Primeiro nunca disse que cheguei cedo ddmais, até porque não cheguei. Em seguida nem estava a contar ir almoçar ao restaurante, não foi ideia minha.
Não tens culpa da dislexia, para da aldrabice sim.
E foram 65km para ir almoçar
Disse, tanto que o convidaram para ir almoçar a 65 KMS de distância, se chegasse a tempo almoçava na zona.
Está aqui o que você disse:
“Depois assim que lá chegas o teu amigo ao receber-te diz logo “como é que è? Vamos almoçar ao tamuje que ainda dá tempo?”
Portanto foi o seu amigo que o convidou, e até disse que tinha tempo, portanto chegou mais cedo que o previsto.
Foram 65 para cada lado, logo 130 KMS para ir almoçar.
Então fizeste 330km mas precisavas de 400km, porque numa viagem de 4 horas não quiseste parar 10 a 15 minutos…
Boa.
Mas quem é que te disse que não parei? Em Vila Real andei a saltitar foi?
Outro domingueiro….
@Anung, se vais mentir convém ser consistente:
Repondem:
“Parar 15min num supercharger ou na A2 e depois que sorte que há um carregador de 22 kW na rua do Tamuje!”
A tua resposta:
“15 ou 20 min? Lol
Era o que mais me faltava…”
A tua resposta 5 minutos depois:
“Mas quem é que te disse que não parei? Em Vila Real andei a saltitar foi? “
Óh inteligente, como é que estacionava e trocava de carro? Por telepatia?
Podias ter inventado outra coisa qualquer…
Fácil, a velocidade legal estas lá em 2h50 minutos, logo ainda podes parar 10 minutos, model 3 faz em AE 120km/h perto de 400km, essa viagem é 320km. Nós 10 minutos para esticar pernas e urinar metes facilmente 100km de autonomia na bateria chegas lá com uns 180km restantes, ou seja ir a Tamuje que fica a 65km parece simples… Mesmo sem a paragem é possível…
Faz mas é 600km.
”model 3 faz em AE 120km/h perto de 400km”
Qual model 3??
Todos eles, desde que long range.
Só se for na UE dos padres elektros. Nos USA gastam mais. Deve ser por causa da condensação do ar:
https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcrbIXu_g4a-MsimDhFA
Então afinal faz, isso está em milhas.
330 milhas = 531 km…
Exacto, os motoristas nem tem limites no tempo que podem conduzir por dia e nem no tempo seguido…
Não sou grande amante de elétricos, mas também é preciso ter algum bom senso
Toni, os motoristas de pesados (passageiros e mercadorias) têm que, ao abrigo da lei, fazer paragens para descanso de 45 minutos a cada 4 horas de condução. Além disso, só podem conduzir 9 horas por dia – 2 vezes por semana podem conduzir 10 horas. Adicionalmente, têm que ter pausas entre turnos (dias de trabalho) de 11 horas, excepto 2 vezes por semana que pode ser reduzido a 9 horas.
Como podes ver, são horas suficientes para carregar baterias
E quantos pesados de mercadorias e passageiros fazem 9 ou 10 horas seguidas com apenas uma paragem para trocar de motorista, ao abrigo da lei é possível.
Tempo é dinheiro.
E nestes camiões eléctricos a tara andará perto dos camiões com motores térmicos?
Se for maior é mais uma desvantagem…
Sim teoricamente… terão tempo para recarregar as baterias se chegarem ao local de carregamento dentro dos limites horários. Mas, muitas vezes e por variados motivos, estes condutores deparam-se com dificuldades em imobilizar os veículos para o respetivo descanso imposto por Lei… depois, chegando ao hipotético local de carregamento, não terá que esperar por dispositivo livre?
Então mas não era o hidrogénio que era bom ?
Não, bom é diesel.
Diesel não é bom, senão não estaria pela hora da amargura.
Está porque querem. Mete o combustivel ao preço da Venezuela e nem diesel havia, só gasolina. Ok, para offroad diesel é melhor 🙂
Se encontrares o maior poço de petróleo do mundo no teu quintal, é possível ter preços do combustível ao preço da Venezuela…
… se não tens, tens que pagar imposto para reduzir o consumo, de forma a equilibrar as contas publicas e o impacto ambiental.
Então é mudar-se para a Venezuela, nós não temos exploração como eles.
Por isso é que se continua a bater recordes de consumo…
Em Coimbra também trocaram o comboio que era bom por um autocarro que se identifica como comboio…
Diesel não é combustivel, é uma tecnologia de motor, pelo menos para nós Portugueses.
Continua porque foram enganados com os anos de combustivel muito mais barato, em vendas hoje são uma lastima.
Ah sim ? que comboio é esse ?
JL mas o que é que o preço do combustível ou as vendas têm a ver se é bom ou mau?
O gtr gasta muito, vende pouco e é melhor que muitos que gastam pouco e vendem muito.
Tudo, as pessoas compram com base no preço.
Como sabe que é melhor ? Melhor para si pode não ser o melhor para outras pessoas.
Lá estão vocês só a ver o vosso mundinho…
“Lá estão vocês só a ver o vosso mundinho…”… Diz o roto ao nú…
Importa-se de desenvolver ?
Parece que todos concordam que o melhor é diesel e gasolina.
Pena o preço do combustível.
Todos ? Só vi um além de si e nem falou em gasolina.
Sim é melhor. Se a gasolina fosse barata os electricos vendiam apenas aos fanáticos como tu.
Se o Mercedes classe c fosse ao preço do dacia sandero ninguém comprava o dacia! Só tu ao inventar uma desculpa qualquer esfarrapada 🙂
Mas o fanático é você, estamos num artigo sobre eléctricos com você a fazer fanatismo, ainda por cima quando o tema são camiões.
A realidade é que precisas de investimentos avultados para teres uma estação de hidrogénio, ao que acresce o consumo energético de uma estação de hidrogénio e que acresce à produção de hidrogénio…
Desta forma a quantidade de recursos energéticos que necessitas é mais vantajoso colocares a energia diretamente na bateria do carro do que nestas três componentes. E se já reclamam que a eletricidade para abastecer automóveis é demasiada para abastecer um carro a hidrogénio seria preciso quase o dobro…
Assim no futuro se a investigação o proporcionar, o carro elétrico movido a hidrogénio pode ser solução, mas neste momento já se constatou em diversos locais que o hidrogénio não é solução para automóveis tanto pelo impacto ambiental, como pelas dificuldades inerentes em abastecer até passando por fatores económicos.
E sim, se a gasolina fosse barata admito que provavelmente teria mais dificuldade transitar, isto porque só depois de viver com um carro elétrico é que se nota que a diferença não é só pelo combustível mas sim pela praticabilidade, viabilidade e conforto. Mas só reparas nisto depois de teres um carro elétrico e são questões que quase nunca jogam quando se está à procura de carro.
Queres ser sozinho a falar de VE em assuntos de carros a combustão? invejoso.
A verdade é a maioria da malta só comenta para ver respostas tuas, a chacota cá do burgo Lol
@Anung Essa resposta só demonstra que não estas interessado em falar mas em discutir…
Acabei de gastar o meu latim para te responder mas usas o teu tempo não para argumentar mas para destilar ódio para outro utilizador.
Obrigado pelos teus argumentos preciosos para a discussão.
Adeus.
@Realista
Achas que vou perder tempo a ler o que escreves? Lol
Claro faz bem aos pulmões e cérebro .
economia circular com elétrico não… é preferível queimar petróleo… Tristeza
Os motoristas são obrigados a parar ao fim de 4,5 horas de condução, têm de fazer 30m + 15m de descanso ou, 45m seguidos de descanso.
O problema é que esses 45m de descanso podem ser em qualquer lugar sem condições para recarregar a bateria, o ideai seria fazer as 9 horas ou 10 horas do turno sem recarregar a bateria mas, é bom começarem a fazer testes…
O descanso é mesmo descanso… é o símbolo de “cama”… se se está a abastecer será o símbolo “martelos”… mas adiante, pode ser que ao remover o veículo do dispositivo de carregamento (para dar lugar a outro) o tacógrafo seja “benevolente”… mas cuidado, elas magoam!
Comentários realista. Parabéns pela lucidez, ao contrário de outros…
Mercedes > Tesla
O Semi da Tesla está a ser grande flop.
Se o Elon Musk fosse presidente da Mercedes, era assim:
Tesla > Mercedes
O eActros da Mercedes está a ser grande flop.
LOOOOL
Para os empresários portugueses, que pressionam os motoristas a não cumprir horários de condução, e por vezes até com recurso a aldrabices onde se chega ao cúmulo de andarem na auto-estrada com cartões uns dos outros, estes camiões não farão qualquer sucesso.
Alguns tem tido azar… e é uma azar muito grande!
Espectaculo de camião. Só faltam os Renaults e os Volvos (não sei se as restantes marca europeias também já fazem testes de camiões electricos)…
Volvo já.
https://www.scania.com/group/en/home/products-and-services/trucks/battery-electric-truck.html
https://www.iveco.com/global/Press/PressReleases/2023/IVECO-to-produce-and-market-its-Heavy-Duty-Battery-Electric-Vehicle-and-Heavy-Duty-Fuel-Cell-Electric-Vehicle
Agradecido.
Desde que o Facebook decidiu bloquear-me o perfil que deixei de ter acesso às páginas de camiões que eu seguia, algumas Europeias, Americanas e Australianas e realmente tenho ideia duma Iveco se bem me recordo com a referencia Nikola…
https://www.iveco.com/en-us/press-room/kit/Pages/Nikola-launch-the-Nikola-Tre-BEV-battery-at-IAA-2022.aspx
Também me recordo que a Scania tinha desenvolvido um sistema de carga com os camiões em movimento com um sistema identico aos comboios e electricos. Assim naõ perdiam tempo nas viagens que faziam…
O sistema de catenária não resultou:
https://pplware.sapo.pt/motores/projeto-de-camioes-alimentados-por-catenarias-atirou-200-milhoes-de-euros-para-o-lixo/
No entanto estão em testes novamente para carregamento sem fios, o que elimina o problema do desgaste do sistema.
Quando vi o título até me assustei. Afinal é mais do mesmo. Enorme peso para quantidade ridícula de energia suficiente para 500kms à média de 40kms/h. No caso do camião 5000 tons do PL é só para a marreca. Looolooolool
Grande camião, para levar 5000 toneladas. Loooi
Sempre é mais leve que os a hidrogénio.
“Transportes especiais”… 😀
*5Tons
Que interessa as 5 toneladas, são mais leves noutros equipamentos.
Sim, é mais leve na carga q pode transportar 😛
E podem carregar mais.
Nop, a menos q tenham autorização para mais PB.
É o mesmo q querer conduzir uma CT com carta de ligeiros.
Nos EUA já podem e por cá já anunciaram que ia dar também.
Para darem a esses têm que dar aos outros. Ou há moralidade ou comem todos!
Não faz sentido darem aos outros, já que eficiência têm pouca e segurança muito menos.
Para arderem ainda mais ? Não.
Um pesado de estrada, o transporte de mercadorias de longo de curso, é o que menor consumo e desgaste possui… aguardo por um teste à máquina que mais sofre, o veículo (que é um normal pesado) que efetua a recolha de resíduos sólidos…
O desgaste deste tipo de veículo é simplesmente brutal! Bem pior que os que se destinam, por exemplo, ao desaterro… liga/desliga tomada de força, paragem porta a porta, paragem de 100 em 100 metros e, como não são fiscalizados, facilmente transportam, pelo menos, o dobro de capacidade… venham eles!
A CMCascais já os teve para recolha de lixo e deitou-os no lixo. Os hidráulicos matavam a bateria toda.
Ah sim, então mostre lá.
Só essa dos hidráulicos matarem a bateria dá logo para ver….
Não existe nada para “ver”… antes da superestrutura podemos “conversar” sobre o que é exigido ao veículo em si…
Não entendi.
A CMCascais teve em fase de testes… não os teve na frota.
https://www.cascais.pt/noticia/cascais-vai-testar-camiao-de-recolha-100-eletrico
E… Vai lá ver se o encontras, desejo-te boa sorte lol lol lol lol
Isto é giro nestas “entidades”… o dinheiro cai do céu, alguém fica com “comichão” e siga…
Há 24 anos atrás chegaram 4 veículos que custaram um 1/4 de milhão de euros cada…. uns “elefantes brancos”… enfim!
Tivessem comprado eléctricos, sempre eram mais baratos.
Por isso é que são testes…
Não é para os adquirir, pode ser por exemplo, para testar o veículo em condições de uso normais a ver se tem falhas.
Como funcionará essa”parte”? Um motor eléctrico dedicado à bomba?
Então sabia e agora não ?
Você está, como se diz, “fora dela”…. esqueça o assunto.
É normal não “entender” quando não se mete as “mãos na massa”…
Continuamos na mesma.