Estas marcas podem não sobreviver à pressão da indústria automóvel
A indústria automóvel está em transformação, com as marcas a assumirem diferentes abordagens para sobreviver e, além disso, destacarem-se face à concorrência. Perante o cenário de instabilidade, especialistas preveem que estas empresas podem não ter o que é preciso para sobreviver à pressão.
A indústria automóvel europeia conhecia bem algumas marcas, que lideraram o setor durante largos anos. Neste momento, contudo, o cenário está diferente, com novos players a mostrar que não há lugares cativos.
A chegada em força de novas marcas, especialmente da China, e a transição para o carro elétrico estão a provocar uma verdadeira revolução, ameaçando a sobrevivência de muitas marcas tradicionais.
De acordo com vários especialistas do setor, algumas das marcas mais conhecidas podem mesmo vir a desaparecer nos próximos anos.
"Já não se compram carros por paixão"
Não é garantido que marcas como a Volvo, a Ford ou mesmo algumas do grupo Stellantis continuem a existir daqui a cinco anos. A indústria está numa situação limite.
Opinou Benny Christensen, consultor técnico da Associação Automóvel da Noruega, mencionando nomes como Citroën, Opel, Mitsubishi, Nissan e Subaru, segundo a imprensa.
Além destas, o especialista referiu que há marcas chinesas que poderão não sobreviver, nomeadamente aquelas que chegaram à Europa sem um modelo de negócio sustentável.
Muitas delas não sobreviverão se não conseguirem vendas significativas nos próximos anos.
Relativamente à Tesla, Benny Christensen explicou que a sua posição dominante não é cativa. Por ser "uma marca imprevisível", "pode acabar por ser uma das grandes... ou desaparecer".
Entretanto, a opinião do consultor técnico da Associação Automóvel da Noruega vai ao encontro da de Jon Winding-Sørensen, jornalista veterano da Bilforlaget.
Na sua perspetiva, "já não se compram carros por paixão, mas por necessidade de mobilidade; e muitas marcas não estão preparadas para essa mudança de mentalidade".
Muitas marcas têm um fluxo de caixa fraco e poucos recursos para desenvolver novos produtos. Quando uma marca desaparece, as peças de reposição tornam-se um problema... e isso afugenta os compradores.
Além destes, Robert Næss, diretor de investimentos do banco Nordea e proprietário de uma concessionária de carros usados na Noruega, prevê que "veremos menos marcas no futuro".
Mesmo as que sobreviverem podem acabar nas mãos dos chineses ou fabricadas fora da Europa.
Na sua perspetiva, este cenário não é "necessariamente mau para o comprador, mas mudará completamente o panorama". Neste caso, importará, sobretudo, que as fabricantes estejam consolidadas.
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A Ford já a muito que devia ter fechado as portas.
Já nao se compram carro com paixão porque já nao se faz carros com paixão, tirando talvez a Porsche com os seus iconicos modelos.
O Golf é um exemplo, hoje é só mais um carro, é caro e não traz nada de novo ou de diferente.
O golf 8 foi o maior aborto que VW já fez. Por isso ver os ditos pelas nossas estradas é coisa rara quando no tempo dos seus irmãos mais velhos as estradas estavam inundadas deles.
“…”Já não se compram carros por paixão”…”
Se for elektro tem razão, com certeza.
Paixão por não poluir é certamente uma boa paixão.
Paixão por não poluir é andar a pé!
Não. É andar de bicicleta. A pé só se for descalço, senão há as partículas do desgaste das solas.
Obviamente, porque os pneus das bicicletas não se desgatam…
E os pneus da bicicleta, não libertarão também partículas? A menos que tenha rodas de madeira…
Também libertam partículas, mas 10X menos em igualdade de distância. Um par de pneus de bicicleta dura sempre mais de 5.000 kms, um par de sapatos nem 500 faz.
Como se o problema da poluicao no mundo estivesse nos carros. Enfim…
Como se os carros elétricos não fossem pluentes… basta ver como são as minas de lítio, cobalto e a quantidade de terra necessária mover para tirar um Kg desses minérios. Se todas a população mudar para carros elétricos a rede não tinha capacidade para comportar tal consumo. Sendo que todo esse consumo também iria fazer aumentar a temperatura do planeta, através da libertação de calor dos próprios cabos de transporte de energia.
Como irias fazer face ao enorme aumento de demanda de energia elétrica?
Carvão, petróleo, nuclear?
A energia solar e eólica por si só não iria chegar.
Então qual aeronave dará mais paixão de pilotar, um F22 ou um F35 ?
Spitfire
Esse já não existe e não serve para o yamahia porque tem pouca autonomia.
Amigo JL então os teslas avariam?
https://www.facebook.com/share/p/1Aa4XQVzcC/
Então você apregoava que eles nunca avariavam. afinal havia outra.
Ah a bateria nunca avaria e isto e aquilo.
Onde disse que não avariam ?
Já que anda tão interessado neles, mostre lá onde disse que não avariam, eu dou-lhe um.
É como os a combustão que partem motores ?
Deve ser o famoso “BMS_079 error” que tanta gente já deixou apeada nos EUA.
Chamem @JL que ele diz que resolve isso em 5 minutos com um reset.
E há muita gente a resolver o erro com isso, não viu ainda ?
Ontem apareceu um no club tesla com esse problema. Já tem marcação para ser visto.
carros que pouco mais de 10 mil valem, a serem vendidos a 40 mil … sim, várias marcas vão desaparecer na próxima década!
Acredito que dentro de 20 anos, o panorama dos automóveis vai ser completamente diferente, e marcas de sempre vão desaparecer.
China a ceifar marcas por todo o lado, uma das maneiras de dar cabo da China é injectar cada vez mais cultura americana na China, mas lá está o governo Chinês sabe o que faz e impede qualquer maravilhamento por tal cultura decadente, qualquer dia a cultura para vender na China terá que agradar a 100% aos Chinocas.
Sempre houveram marcas a aparecer e a desaparecer. Talbom, Cinca, AMC, Duesenberg, Saab, Triumph, Rover, Daewoo e muitas outras. Outras não desapareceram, mas, tirando o símbolo, são marcas totalmente diferentes. É a vida. Se uma cai, aparece outra.
O que não pode acontecer é andarem os governos a manter marcas moribundas durante décadas, como por cá se vê às vezes com algumas indústrias.
”Já não se compram carros por paixão” – Compram. Mas como sempre foi e continua a ser, é uma pequena franja. Os carros compram-se maioritariamente por comodidade ou necessidade. E sempre se vão vender carros por “paixão”. Perguntem à Ferrari ou à Porche se estão em risco de desaparecer. Mas isto dito por um Nórdico tem que se diga. Os carros nórdicos (Saab, Volvo, etc…) nunca foram exatamente carros “apaixonantes”. Eram bons, confortáveis, fiáveis e seguros, durante muito tempo feios como tudo. Mas lá está. A Saab e principalmente a Volvo venderam muitos e muitos carros por serem bons, confortáveis, fiáveis e seguros, não por serem apaixonantes.
Esta lenga, lenga já farta… façam carros bons, fiáveis a preços acessíveis, com manutenção a preços decentes e com boa durabilidade que as pessoas compram. Agora só fazem carros caros, meios descartáveis, cheios de problemas com desgaste “programado” de peças caras e querem que as pessoas engulam??? Tonos!
ISTO!
Não é Talbom, mas sim Talbot (https://pt.wikipedia.org/wiki/Talbot). Simca (https://pt.wikipedia.org/wiki/Simca), e não Cinca.
A culpa é dos fabricantes europeus e dos seus truques baixos para saquear os consumidores.
Os chineses são iguais. Se não forem exatamente agora, deixa-os ter maior fatia do mercado…
Até ver, mesmo com as tarifas são muito mais baratos e nunca puseram no mercado motores como os Pure tech e quejandos. Os motores chineses são de origem Toyota, e isso basta.
Muito mais baratos!? Não sei onde nem quais…
Ou seja, capitalistas, portanto. Malvados.
@Grunho, a culpa não é inteiramente dos fabricantes. As pessoas passaram a querer coisas mais bonitas e tecnológicas, em vez de qualidade de construção e fiabilidade. E os construtores fizeram o que as pessoas queriam, basta ver o que se passou com a introdução dos SUV no mercado.
A Tesla tinha tudo para ser a empresa dominante por largos anos, mas o seu chef fez questão por alinhar por uma ideologia política e colar essa ideologia negativa na empresa.
Mesmo antes disso, nunca achei piada à marca e ao modelo de negócio. Até acho os carros interessantes, mas alguns “detalhes” não entram mesmo no meu dicionário. Mas se calhar a curto prazo vamos ter as marcas todas a fazer +/- o mesmo…
Já estava em queda livre.
Não creio, com as marcas tradicionais a “entrarem” no mercado dos BEV’s a Tesla nunca seria a marca dominante… só o foi quando a concorrência se limitava aos Leaf e Zoe
E que raio tem a ver a ideologia politica dele com o produto que ele comercializa?
Compras um tesla e passas automaticamente a ser filiado da extrema direita ou um a ser um neo nazi?
O que não falta ai são marcas que tiveram fortemente ligadas ao partido nazi e ainda por ai andam e mais, grande parte delas marcas premium.
Não estou a ver o Musk a render-se ou a suicidar-se.
Ai é? Prove la?
Tesla é só um monte de tecnologia montado numa carroçaria barata e vendida a preço de ouro.
Só ruídos, barulhos parasitas, e um tecto panorâmico do model y que queima só de tocar.
Só ruídos ? então qual teve e fazia ruídos ?
“Relativamente à Tesla, Benny Christensen explicou que a sua posição dominante não é cativa.” “Posição dominante” a da Tesla ?? Neste momento ?? Deixem esses delírios de lado.
Que peça de teatro… os dinossauros da industria automóvel pensavam que o mercado era deles, e que não havia necesitade de grandes mudanças e nunca pensaram que um gajo vindo do nada (Elon) consegui-se criar uma empresa de carros rentavel, e ainda por cima eletricos. Tambem nunca pensaram que a china se consegui-se meter no negocio dos carros, com carros apelativos e de qualidade aceitavel (até ver)
Agora anda ai tudo a chorar pelos cantos.
Acho bem, há industrias com demasiados vicios, que têm que terminar
Não deixem que vos atirem pó para os olhos. A Europa está falida, e quando a economia estoira, levam-nos para a guerra.
https://www.newsweek.com/rheinmetall-german-defense-spending-volkswagen-2044206
A Bruxelas, o que lhes importa é a federalização da Europa e criarem “bichos papões” para distrair o camarão da atual situação.