Tesla adia o Model Y mais barato e prepara um Model 3 simplificado
Após ter reportado o seu primeiro declínio nas entregas anuais no ano passado, a Tesla prepara-se para mais um ano dececionante. Os investidores esperavam algum alívio, prevendo-se que a variante mais barata do Tesla Model Y "Juniper" impulsionaria as vendas. A verdade é que este modelo terá sido adiado pela empresa de Elon Musk, novamente.
Tesla adia o Model Y mais barato
Mais importante ainda, muitos estavam ansiosos pelo lançamento do veículo elétrico mais acessível da Tesla até à data. Fontes internas sugerem que este modelo será uma versão mais pequena e simplificada do atual Model Y, com o nome de código E41, que será pelo menos 20% mais barato de produzir.
A Tesla declarou inicialmente que iria lançar e iniciar a produção do novo modelo mais barato no primeiro semestre de 2025. Um relatório posterior da Reuters sugeriu que a produção em massa iria acelerar no início de 2026. No entanto, está agora a ser noticiado que o lançamento foi adiado.
De acordo com fontes internas citadas pela Reuters, o “Model Y mais barato Elon Musk” foi adiado por vários meses, embora os motivos permaneçam desconhecidos. As mesmas fontes também informaram que o lançamento inicial se concentrará nos clientes dos EUA, com uma meta de produção de 250.000 automóveis a serem fabricados nos Estados Unidos utilizando as linhas de produção existentes do Model Y.
Elon Musk prepara Model 3 simplificado
O lançamento chinês do E41 está agora previsto começar no final de 2026, com os planos para a produção europeia também a serem considerados, embora não tenha sido anunciado um calendário preciso. Espera-se que o novo carro seja cerca de 20% mais barato de fabricar do que o best-seller Model Y.
Além disso, existem planos em curso para lançar também um Model 3 simplificado no mercado. Os detalhes ainda não são claros e esta versão mais básica será provavelmente baseada no modelo de tração traseira. Para reduzir ainda mais os custos, a Tesla terá quase de certeza de cortar nas características. Se a aposta for total, poderá até reduzir o tamanho da bateria, embora isso possa afetar a autonomia.
No entanto, nenhum destes novos carros será o "Model 2" elétrico de 25.000 dólares que Elon Musk prometera em 2018. Os planos para um elétrico de baixo custo e de entrada de gama da Tesla foram descartados em favor do RoboTaxi autónomo, com Musk a afirmar numa conferência telefónica de resultados no ano passado que ter um modelo de 25.000 dólares seria inútil.
Fonte: Reuters
O ecrã tátil deve ser o smartphone do cliente LOL
A razão adiarem ou anularem o modelo mais básico é simples, o mercado alvo era a europa onde o poder económico de aquisição é menor, se as vendas caíram a pique neste mercado o lançamento de tal modelo deixa de ser interessante do ponto de vista económico para a tesla.
um modelo mais barato ia ter muito efeito no US e mesmo china, o Model 3 está em linha com o Preço médio, mas se tiveres uma oferta significativamente mais em conta o numero de potenciais vendas é muito significativo.
A Europa não é só Portugal…
O Model 2 foi cancelado ainda antes das quebras nas vendas, a real razão tem a ver com o robotaxi.
Na verdade, equanto estratégia de um construtor automovel faria todo o sentido lançar um carro mais pequeno, simples e barato na europa.
Porque sendo muito directo, o Model 3 é um carro demasiado grande para cidade. E se fosse possivel ter um carro com o mesmo nivel de autononmia e mais pequeno no exteiror tenho a certeza que ia vender bem, pois as alternativas mais pequenas que existem são demasiado caras e têm muito pouca autonomia.
A historia dos robotaxi, em primeiro ponto duvido muito que que surja logo no imediato a funcionar a 100%, e em segundo até começar a dar lucro acredito que leve bastante tempo.
De qualquer modo, pessoalmente não quero um Tesla, são pobres de espirito e desinteressantes. Desde que tenho um model 3 de empresa que desgosto cada vez mais do carro, há medida que o tempo passa menos o quero conduzir, infelizmente agora são 4 anos com esta treta…..
Quando ele anunciou essa anulação do modelo mais barato as vendas na Europa ainda não tiham caído a pique. Nem o Trump tinha sido eleito, nem ele andava a fazer as declarações de merda que fez e a ter as atitudes miseráveis que teve após ter sido contratado pelo Trump.
Sabe-se que vários executivos de topo pressionaram Musk para aprovar o “Tesla de $25.000”, porque os robotáxis não iam render. Musk preferiu os robotáxis. Escreve o site electrek:
“Foi uma decisão terrível alimentada pela crença de Musk de que ele era mais inteligente do que qualquer um na sala e encorajado por bajuladores como Afshar.
Musk tem vendido aos acionistas da Tesla um futuro robotáxi perfeito, mas a verdade não é tão otimista, e isso se eles conseguirem por a direção autónoma à frente da concorrência, o que é um grande se.”
O robotáxi não foi adiado, continua anunciado para junho, em Austin, Texas.
O problema de não vender é os carros serem bons…. Quem compra não troca… Uma empresa não compra carros todos os anos a não ser devido a malabarismos…
Olhe que não.. 90% das empresas trocam entre 2 a 4 anos independentemente da fiabilidade ou do gosto sobre o veiculo.. São contratos e terminam, quanto muito o empregado por vezes compra o carro..
O stock está a acumular. As vendas da Tesla (e elétricos no geral) têm estado em queda há muitos meses.
O pessoal não quer frigoríficos.
Pois não, por isso é que compram automóveis eléctricos.
da concorrência 🙂
E também dá Tesla, já voltaram a subir em Março, não dando ainda para compensar a queda.
A Tesla está a ir muito bem 😉
– No 1º trimestre de 2024 a receita caiu 13% em relação ao 1º trimestre de 2023
– Agora, no 1º trimestre de 2025, caiu mais 20%, em relação ao 1º trimestre de 2024
E as ações também estão a ir muito bem: 417 USD no final de 2024, 238 USD hoje (-43%).
Por acaso as vendas de EV’s até subiram cerca de 10%… menos as da Tesla.
No swasticars for me. Thanks.
Nada de Mercedes, BMW, etc ?
mal está o planeta quando maus exemplos servem de exemplo, defender elétricos ainda se compreende.
Quem é defendeu o que quer que seja ?
Já pouco há que o Musk possa fazer, por si só, para reabilitar a imagem da Tesla. Os sinais da fraca qualidade dos produtos sucedem-se, mesmo com as novas versões onde a marca jurou a pés juntos que tinha resolvido todos os problemas.
Hoje, com chuva, ultrapassei um Highland praticamente novo e reparei que a ótica traseira do lado esquerdo parecia um aquário, cheia de água, e, claro, as luzes não funcionavam. Nem luz de presença, nem stop. Ridículo.
Mais tarde, estava a ver uns vídeos e passou outro Highland, também quase novo, que mais parecia um chocalho de vaca a andar. Só visto.
https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/EUXznRnNPlJIn-PkwYGvDpgBIiqNDtlplkCdfIYhFoHYjw
Acredito até que a culpa nem seja só do Musk. A pressão dos acionistas pelo lucro rápido deve ser brutal. E o cliente? Que se lixe.
Entretanto, o Musk já deve ter percebido que não vale a pena enterrar recursos a lançar mais lixo, porque os clientes estão a deixar de ser eternamente parvos, tirando os calimeros do costume.
Já lhe ocorreu que podia estar partido ?
O que viu na Tesla é este que acontece nos Audi ?
https://www.ttforum.co.uk/threads/water-in-right-rear-brake-light-and-boot.2032436/
Vc é incorrigível, então vai buscar um exemplo de um carro com quase 20 anos e cujo dono já andou a inventar na troca das ópticas por outras de ar mais moderno compradas na loja do chino??
Mesmo assim, esses faróis chinos que esse artista comprou ainda devem ser melhores do que os chinos que vêm nos Tesla. Nesses só se vêm umas gotículas de água, enquanto no do Tesla parecia um verdadeiro aquário, só faltavam os peixes.
Claro que quando são outros já pode inventar só para desculpar.
Se fossem chinos não estava a queixar-se e encontra dezenas de outros posts nesse grupo, fora o resto.
Claro que pareciam, você até água dentro de um farol minúsculo.
Hãn?