Análise Gardena SILENO minimo 450: um novo melhor amigo para um relvado impecável
Os robôs corta-relva são, indiscutivelmente, produtos caros. Felizmente, o Gardena SILENO minimo 450, em comparação com outros, torna-se atrativo para quem quer ter as vantagens de um robô deste tipo sem grandes compromissos financeiros. Mas será que lhe vai dar o corte e o acabamento que pretende? Deixamos a nossa análise.
O Gardena SILENO minimo 450 promete o cenário perfeito: cortar a relva de forma silenciosa e eficiente, e depois regressar automaticamente à sua base para recarregar antes de sair novamente. Será que cumpre?
Especificações
Especificações técnicas
- Referência comercial: 15207-48
- GTIN-13/EAN: 4078500055925
Produtividade
- Capacidade da área: 450 m²
- Sistema de carga: Automático
- Inclinação máxima na área de trabalho: 25 %
- Inclinação máxima junto ao fio de limite: 10 %
Produto
- Painel de informações: Não
- Temporizador: Sim
- Tipo de pega: Integrada
- Firmware Update: USB
- Grau de classificação IP: IPX5
Alimentação e carregamento
- Tempo de carga típico: 75 min
- Tempo de corte típico com uma carga: 70 min
- Consumo médio de energia por mês com utilização máxima: 3.5 kWh
Motor e sistema de corte
- Sistema de corte: 3 discos de corte rotativos
- Altura de corte, min-max min: 20 mm
- Altura de corte, min-max max: 45 mm
- Largura de corte: 16 cm
- Dual cutting direction: Sim
- Tempo ativo diário (corte e carregamento) necessário: 11.5 h para a capacidade máxima da área
Dados de som e ruído
- Nível sonoro percecionado: 57 dB(A)
Componentes de segurança
- Alarme: Não
- Código PIN: Sim
- Sensor de elevação: Sim
- Sensor de inclinação: Sim
Acessórios de instalação
- Fio de laço: 150 m
- Cabo de baixa tensão: 3 m
- Grampos: 150 unidades
Dimensões totais
- Peso: 6.1 kg
- Comprimento: 52 cm
- Largura: 34 cm
- Altura: 22 cm
O que vem dentro caixa?
- Robô corta-relva SILENO minimo 450
- Estação de carregamento
- Fonte de alimentação
- Fio de laço (para o laço de limite e o fio-guia)
- Grampos
- Conectores para o fio de laço
- Acopladores para o fio de laço
- Parafusos para fixar a estação de carregamento
- Instrumento de medição
- Cabo de baixa tensão
- Chave Torx para ajuste da altura de corte
- Manual do operador e guia rápido
Instalação
Convém referir que, antes de o SILENO minimo 450 começar a sua magia, é necessária uma preparação inicial. Esta envolve a delimitação da área de corte com o fio de laço (150 m incluídos) e a instalação do fio-guia, que orienta o robô de volta à sua estação de carregamento automática e ajuda na navegação por passagens mais estreitas.
Embora exija algum planeamento e esforço inicial - marcar o perímetro, fixar o fio com os grampos fornecidos e ligar tudo à estação de carregamento - é um passo fundamental para o funcionamento autónomo e eficiente da máquina. Pense nisto como um investimento de tempo...
Felizmente, a Gardena possui, no seu canal do YouTube (também em Portugal), uma lista com tutoriais que podem ser extremamente úteis para o ajudar nestes processos iniciais. Pode encontrar os vídeos aqui.
Design e qualidade de construção
O Gardena SILENO minimo 450 tem um design compacto e funcional, como o próprio nome "minimo" sugere. Além disso, é uma máquina relativamente fácil de manusear: tem 52 cm de comprimento, 34 cm de largura e 22 cm de altura, e um peso de apenas 6,1 kg. Caso necessite de o mover manualmente, a pega integrada facilita o transporte.
A construção aparenta ser robusta, um traço já bem característico da Gardena. O grau de classificação IPX5 assegura que o corta-relva está protegido contra jatos de água, o que significa que pode continuar a trabalhar mesmo com chuva fraca e ser limpo com uma mangueira. Isto simplifica bastante a sua manutenção.
Na parte superior encontra-se um painel de informações não muito elaborado, com as opções: confirmar, power, agendar, play e home; e um botão de stop em caso de emergência. Na parte inferior encontram-se as lâminas responsáveis por cortar a relva.
As atualizações de firmware são feitas via USB.
Performance no campo de batalha
É no relvado que o SILENO minimo 450 realmente mostra o seu valor. Projetado para áreas até 450 m², possui um sistema de corte composto por três discos rotativos afiados que garantem uma largura de corte de 16 cm, o que, para a sua dimensão, é adequado para manobrar em espaços mais apertados.
A altura de corte é ajustável entre 20 mm e 45 mm, caso tenha diferentes preferências e tipos de relva. A funcionalidade Dual cutting direction assegura que a relva é cortada de forma homogénea e que as lâminas se desgastam igualmente.
Uma das grandes vantagens é a sua capacidade de lidar com inclinações. O SILENO minimo 450 consegue operar em áreas com uma inclinação máxima de até 25%, e de 10% junto ao fio de limite. Para jardins com alguma inclinação, esta é uma característica muito bem-vinda.
A tecnologia por detrás do seu padrão de corte aleatório assegura que toda a área designada é coberta ao longo do tempo. Para atingir a capacidade máxima da área, o robô necessita de um tempo ativo diário (corte e carregamento) de cerca de 11,5 horas. Isto pode parecer muito, mas o seu funcionamento é tão discreto que mal se dá por ele.
O nível sonoro percecionado é de apenas 57 dB(A), o que é extraordinariamente silencioso - mais suave do que com o ruído intrusivo de um corta-relva tradicional. Pode programá-lo para trabalhar durante a noite ou enquanto está fora. A função de temporizador permite programar os horários de corte.
📱 Gardena Bluetooth App
A Gardena atenta à tendência de que a gestão dos nossos equipamentos de jardim através de aplicações móveis tornou-se uma conveniência muito apreciada. Por isso, disponibiliza a Gardena Bluetooth App, uma aplicação concebida para facilitar o controlo e a personalização de diversos produtos de jardim da marca que sejam compatíveis com esta tecnologia.
Ao entrarmos na aplicação, deparamo-nos com todos os dispositivos que temos emparelhados. Ao clicarmos neles, somos direcionados para a página onde se encontram todas as suas informações e funcionalidades.
No caso do SILENO minimo 450, conseguimos ver o seu estado, bateria, opções de início, as programações para a semana e as configurações. Nesta última opção, encontram-se todas as definições relacionadas com o robô.
Nas opções de início, destaque para o corte localizado, que permite cortar rapidamente uma área onde a relva tenha sido menos cortada do que noutras partes. Para utilizá-lo, precisa de deslocar o robô manualmente para a área selecionada.
Esta opção significa que o robô corta num padrão em espiral, por forma a cortar a relva na área onde foi ligado.
Depois de tratar de todas as configurações e definir as suas preferências, basta clicar no botão de play e confirmar para colocar a máquina a trabalhar.
Autonomia e eficiência energética são pontos fortes
O SILENO minimo 450 regressa automaticamente à sua estação de carregamento quando a bateria está fraca ou após completar o seu ciclo de corte.
Um tempo de carga típico de 75 minutos proporciona cerca de 70 minutos de tempo de corte, uma proporção bastante equilibrada.
Em termos de consumo energético, é notavelmente económico. Promete um consumo médio de energia por mês, em utilização máxima, de apenas 3.5 kWh.
O impacto na fatura da eletricidade será mínimo.
Segurança em primeiro lugar
A segurança é uma prioridade em qualquer aparelho autónomo. O Gardena SILENO minimo 450 vem equipado com um código PIN para prevenir o uso não autorizado. Este consiste numa combinação de cliques no painel de informações, que pode alterar na app, na aba "PIN".
Além disso, possui sensores de elevação e de inclinação que param imediatamente as lâminas caso o robô seja levantado ou tombe, algo importante caso ele opere perto de crianças, animais de estimação e até mesmo dos próprios utilizadores.
Adicionalmente, tem um botão de stop gigante na sua parte superior.
🌿 Veredicto do Gardena SILENO minimo 450
O Gardena SILENO minimo 450 cumpre o que promete: um relvado bem cuidado com o mínimo de intervenção humana. Se a ideia de relaxar enquanto um robô trata da chata tarefa de cortar a relva lhe agrada, e se o seu jardim se enquadra nas capacidades, então este modelo é, sem dúvida, uma aquisição a considerar.
Por 779€ é uma verdadeira ajuda para quem valoriza o tempo e um relvado bem tratado.
PRÓS | CONTRAS |
Design robusto | Setup inicial complexo |
Funcionamento silencioso | Área de cobertura limitada |
Boa autonomia e eficiência energética |
Já nem os corta relvas usam motores a combustão…
Era raro usarem só em sítios que não existia ficha próximo, por isso os jardineiros publicos muitas vezes usavam dessas.
O meu era mais avançado.
Era elétrico e usava energia bípede… as minhas pernas.
Para poupar água retirei a relva.
E funciona com o tipo de relva mais grosso? tipo relva escalracho?
Boa pergunta. Sim, pelo que estivemos a testar e pelo que foi pesquisado para esta análise, o Gardena Sileno Minimo 450 pode funcionar com relva mais grossa, como o escalracho (também conhecido como relva-bermuda ou Cynodon dactylon). Contudo, se o escalracho estiver alto ou muito denso, o robô poderá ter dificuldade inicial. Para tal, no arranque do trabalho, nesse local, recomenda-se aparar manualmente antes do uso inicial.
A única solução de real interesse é da husqvarna, que tem robots que fazem limitação do relvado por GPS com precisão ao cm.
dispensam fio perimetral, que é o grande calcanhar de Aquiles destes robots para quem tem relvados em espaço aberto.
infelizmente, o preço é ainda bastante elevado
Para quem tem um espaço pequeno e com delimitações físicas (muros), estes, servem bem
Sim, estes em termos de custo versus qualidade são dos mais interessantes atualmente no mercado e têm igualmente uma grande marca por trás, a Gardena.
Os Husqvarna, da linha NERA possuem uma tecnologia interessante, EPOS (Exact Positioning Operating System). E isso eleva estes robôs para preços entre 2100 euros e 4 mil euros. Para o uso doméstico não faz muito sentido, principalmente, como referiste, para os tradicionais jardins, ou mesmo até 450 m².
A Navimow (da Segway) tem soluções com EPOS, bastante fáveis e bem mais em conta que os Husqvarna.
não conhecia, vou investigar.
a mim interessa-me muito, tenho 700m2 de relva e corto-a uma vez por semana, estou saturado.
quero mesmo uma solução destas, mas apenas se tiver GPS (EPOS).
já sondei a Husqvarna e são realmente valores elevados, até lá, continua a ser com o Honda a gasolina 🙂
Tenho na família um robot desse género, mas da Segway. A grande vantagem em relação a praticamente toda a concorrência é o facto de não precisar de ser colocado o fio a delimitar o jardim. Todos os limites são feitos com recurso ao GPS integrado.
Estes robots cortam todo o tipo de relva. No entanto as lâminas deles são “ridículas”, pois são apenas umas lâminas tipo x-acto acopladas a um disco de plástico.
Estes robots não foram feitos para cortar relva com 2-5cm de altura, portanto no dia que compram o robot convém primeiro cortar a relva com um corta-relva tradicional. Só depois disso é que se configura estes robots para cortar a relva tipo dia-sim, dia-não. Qual é a ideia? apenas aparar 2-3mm de relva, pois assim esses resíduos de relva são facilmente absorvidos pelo solo, e é de facto a unica forma de o robo conseguir cortar com lâminas tão pequenas.
Se dia-sim dia-não o robot passar no relvado, é garantido que ele fica sempre impecável.
Ainda não descobri um que suba socalcos (70º).
Interessante esse repost.
Por um momento, achei que estava a ter um déjà-vu.
Sonhei com essa publicação no dia 4 de junho!
Nem vou usar, acabei com a relva normal, passou tudo a artificial, menos custo de água