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Estado da bateria é o principal obstáculo à compra de elétricos usados

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. David says:

    Normal! O valor do carro usado depende do estado da bateria, dado que quanto mais desgaste tiver… menos KM irá percorrer por carga!

  2. czsz9h2s says:

    Nem dinheiro há para a habitação, vai haver dinheiro para elétricos…

    • David Guerreiro says:

      Nem todos estão nesse aperto. Pela quantidade de Tesla novinhos pelas ruas das cidades, dá para ver que há bastante gente desafogada.

      • PTO says:

        Não há assim tantos.

        • Miguel Magalhães says:

          Segundo o autoinforma de Jan a Mai foram vendidos 3246 Teslas!! Se isto não são muitos para um país onde constantemente somos bombardeados com greves, pessoas sem casa para viver, e com cursos universitários a receber pouco mais que o ordenado minimo…

      • Grunho says:

        Portugal tem 10,4 milhões de habitantes. Os 1% de cima são 104 mil mânfios. E sabe-se que nas sociedades capitalistas os 1% de cima acumulam mais que os 50% de baixo. E Portugal é logo uma das mais desiguais, a mais desigual da Europa ocidental. Pelas ruas das cidades não andam 104 mil teslas, andam muitíssimo menos. E mesmo que fosse o caso, não era sinal de que os que os mais de 90% estão a viver bem. Porque na realidade sempre foram e são miseravelmente pagos.

      • Vida says:

        A maior parte são de empresas, recuperam o IVA e deixam de entregar 21% do lucro ao estado … Para as empresas comprarem um carro abaixo dos 62500 fica bem mais barato do que para uma pessoa comum …

        • Zé tuga says:

          Vai vendendo essa ideia que a maioria dos teslas vendidos são para empresas… um dia vais perceber que estás errado… Há muita gente com dinheiro para teslas, e aproveita para te dizer que o tesla model y mais básico de todos dificilmente encontra competição no mercado. Adeusssss

      • Realista says:

        Quando descobres que um Tesla model 3 a uma empresa fica por €32.500 mas um BMW 320 a gasóleo fica por €55.000 já começas a entender a razão…

    • Gomas says:

      Trabalha e ja tens dinheiro. Não fazes nenhum e queres caído do céu? Qualquer pessoa que trabalhe tem um eletrico novo se quiser , esforcem se

  3. tretas says:

    Normalíssimo, se vou comprar um carro usado quero ele em pleno como quando novo, tal e qual como os ICE, logo, a bateria é o maior problema dos elétricos usados, arranjem maneira das trocar a preços mais acessíveis, mas todos sabemos que isso não vai acontecer num futuro próximo…

  4. Vida says:

    Eu tenho um Zoe com 127 mil km de 2014 …. Para meu dia a dia faz mais de 130 km … Mas eu só preciso de 50 km diários para ir e vir do trabalho, carrego todos os dias e espero que dure muitos anos … Mas para viagens longas é para esquecer, mas cada pessoa é cada pessoa, a minha esposa faz mais kms por o zoe dela faz 200km … Comprei os dois usados e estou contente …

  5. Miguel says:

    Já se pode testar e verificar o estado das baterias.
    https ://www.dekra.pt/pt/teste-bateria-para-veiculos-eletrificados-1/

    • JL says:

      Não os culpo, mas com o surgimento de mais métodos e cada vez mais empresas a disponibilizar formas de testar a bateria, acredito que dentro de poucos anos a confiança aumente e até passe a ser um negócio muito mais claro e honesto, já que nos a combustão é sempre aquela roleta….

  6. São Pedro says:

    Quando os elétricos começaram a aparecer e ainda não estava definido como seriam feitos os carregamentos das baterias uma das sugestões era a troca de bateria. Hoje vê-se que o caminho foi outro e substituir uma bateria não é tarefa fácil. Se os construtores arranjarem forma de tornar esse procedimento mais fácil e sendo este um ponto determinante para a longevidade de um veículo elétrico penso que é necessário reverem isso, além de que futuramente poderão existir baterias mais baratas com mais autonomia e que ocupem o mesmo espaço.

    • JL says:

      Havia as 2 opções, tal como sempre houve e ainda há, mas poucos fabricantes apostam nisso porque sabem que é praticamente impossível haver um “standart” nessa situação, que iria atrasar o desenvolvimento, no entanto há marcas a apostar nessa parte e estão a criar os seus postos de troca.

    • Zé tuga says:

      é uma falsa questão… Tens baterias da tesla que ao fim de 10 Anos perderam 12% de capacidade… ninguem vai trocar uma bateria de milhares de euros porque perdeu 12% de capacidade, tal como ninguem troca motores de carros ICE com 100 Mil kms só porque estao gastos. Além disso, quem é que hoje em dia conduz carros com mais de 20 anos? Não é a grande maioria, talvez algumas franjas da sociedade, mas a maioria anda com carros com menos de 20 anos.

      • iDroid says:

        O meu golf tem 25 anos, e pelo que vejo a andar na estrada não sou o único, muito pelo contrário.

      • Yamahia says:

        A média de idade dos carros em PT no ano de 2021 eram 15 anos, significa que uns milhares consideráveis já rolavam com 20 anos ou mais.
        A tendência é para envelhecer a cada ano. Por ex, em 2022 comprámos mais de 100,000 carros usados importados, motivados pelo facto do gov.pt estar proibido pela UE de levar os 100% de ISV sobre matrículas de carros usados. Quase tantos como os novos. Entretanto os 6 milhões já em circulação continuam a esticar a corda.
        Era giro a ACEA fazer um novo inventário para 2023, só naquela.
        Cá para mim já passámos a Estónia e a Grécia que eram os piores com média de 17 anos!

        • JL says:

          Errado, era de 13.6 anos, mas pronto pouco importa.

          Portanto da próxima vez que vier com a cena das emissões não se esqueça desse número, já que vem sempre com números dos novos.

          • Yamahia says:

            15 anos em 2021:
            https://www.escapelivre.com/2023/01/a-idade-media-do-parque-automovel-europeu-e-nacional-todos-os-numeros/

            13,6 já foram tlv em 2019 ou 2020.
            A tendência.
            Em finais de 2021 o Estado de PT foi finalmente obrigado a rever o ISV destes carros em baixa e portanto agora é sempre a aviar e a envelhecer a cada ano que passa.

            Não preciso de ter em atenção este facto que não retira nada ao que digo. Tenho sp o cuidado de referir que são relativos a motores modernos.
            Eles tb estão lá todos no site das finanças para quem quiser saber as emissões de cada um.

          • Yamahia says:

            E se estão velhos é pq o governo prefere gastar o dinheiro com BEV’s poluidores do que promover o abate em troca de um automóvel mais recente e menos poluidor (não precisava ser 0 kms)

          • JL says:

            Mas eles não são mais poluidores, são muito menos poluidores.

            Já promoveram esse abate durante anos. Agora não justifica, até porque é para acabar com as lâmpadas incandescentes.

          • JL says:

            Falso, em 2021 era de 13.5, o que era de 15 anos são os de ligeiros de mercadorias.

            https ://observador.pt/2022/05/31/idade-media-dos-veiculos-ligeiros-de-passageiros-aumentou-para-135-anos/amp/

            Em 2022 de 13.4 %

            https ://observador.pt/2022/05/31/idade-media-dos-veiculos-ligeiros-de-passageiros-aumentou-para-135-anos/amp/

            Pois, mas parece que não liga, além disso os consumos médios são mais altos que aqueles que usa, portanto retira sim.

            Finanças ? Aqueles números são os declarados, diz la que os BEV têm zero emissões, não entendo então porque se preocupa.

          • Yamahia says:

            Diz zero pq é o que interessa ao poder intituido.
            Raio do Timmermans nunca mais fals, loooloolool

          • JL says:

            Então se interessa porque não metem os valores reais nos a combustão ?

            O melhor é desejar que não fale, senão esses valores vão subir, e muito.

          • Yamahia says:

            Ansiosamente à espera desde 2020 que a UE se DIGNE dar a possibilidade de desenvolver uma metodologia para avaliar e relatar as emissões de CO2 do ciclo de vida de TODOS os veículos.
            “Finally, in order to better understand life cycle issues in future, the co-legislators have asked the Commission to evaluate, no later than 2023 pursuant to Regulations (EU) 2019/631 and 2019/1242 on CO2 standards for light and heavy duty vehicles, the possibility of developing an EU methodology for assessing and reporting life-cycle CO2 emissions of all vehicles.”
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html

          • JL says:

            Nem mais, nessa altura os ice vão levar uma talhada ainda maior.

          • Yamahia says:

            Que levem à vontade desde que os BEV’s paguem o justo valor.
            Sempre quero ver
            E não esquecer de por na balança os crimes ambientais que estão a ser feitos em nome dos elektros. Levando tudo a eito. Desde destruir florestas milenares, parques eólicos , desalojando pessoas de pequenos povoados etc em busca de carvão na Alemanha, até à destruição de matas centenárias e pedaços do Barrocal para plantar espelhos entre outras, os terríveis efeitos da exploração do cobre, do cobalto do lítio por esse mundo fora resultando em autênticos crimes contra populações inteiras e respectivas crianças. Há muito que por na balança. Estamos cá para ver!

          • JL says:

            Sendo assim metemos tudo na balança, concordo consigo, todos pagarem os reais danos que provocaram, a começar do início do século passado, depois vamos ver quem paga mais. Não de esqueça que o litio , cobre e outros já se extraem há décadas.

            Vão pagar também em casa, já que no seu caso tem 70% de energia vinda de fontes fósseis.

            A minha é toda renovável, ainda assim estou muito preocupado com isso, já que a factura do mes passado é de 5.9 euros.

            Eólicas ? Solares ?

            Então sem isso vai pagar muito mais, já que a alternativa é produzir com carvão e gás?

            A sério ? Então lá se vão os sintéticos e hidrogénios que pensam que caiem do céu e vêm do universo. Lol

  7. Paulo Rodrigues says:

    Vamos deixar-nos de “eletriquices”… porque o futuro está no hidrogénio!
    Vamos descer à Terra e deixar o lítio para “inglês ver…” e bem enterrado, no fundo da crosta terrestre, que é donde nunca deveria ter saído!
    Será que ainda ninguém se deu conta de que o “elétrico” é tão somente mais um “modismo”?
    Epá… isto de andar sempre a reboque de interesses comerciais é deveras preocupante!
    Dantes, foi a “máquina a vapor”, depois “a máquina a gasolina ou a gasóleo”, pelo meio “máquinas a biocombustível” e “máquinas a GPL”, agora a “máquinas elétricas de lítio”… que mais virá antes que, alguém com “eles” no sítio, de um urro na mesa e diga BASTA?

    • JL says:

      Mas a hidrogénio são eléctricos na mesma, conhece algum que não seja ?

      E também precisam de litio ? qual a diferença ?

      Se não tivesse saido como tinha motores a combustão ?

      Então e a hidrogénio não é modismo porquê ?

      Ah então o hidrogénio você não vai com interesses ? produz-o em casa ? como em faço com a eléctricidade ?

      Não, por acaso não são máquinas elétricas de litio, porque não consome litio, isso é invenção dos seus macaquinhos, o mesmo que lá meteu em novo, sai em velho, nada muda.

      Segundo você queria que viessem máquinas elétricas a platina, cobalto, litio, cobre, iridio, entre outras coisas mais.

      • NunoManuelAlves says:

        Pergunta lhe se sabe como e que se produz o Hidrogênio???
        Eu dou te a resposta .: Piu não sabe dps tens estes atentados em forma de parágrafos.
        Nunca mas nunca irá acontecer carros a H2 poderá haver um ou outro mas o BEV e sempre mais eficiente e simples… Provém me o contrário. H2 só.para fertelizar campos, se calhar uma boa ideia para barcos de grande porte quando produzido no sítio e injectado directamente no depósito e acompanhado de amoníaco ou então como geradores de hidrogênio que a ideia tem algum nexo, ajudar a carregar EVs nos Super chargers de resto não e eficaz

        • JL says:

          Sim, nem mais, a malta que defende hidrogénio pensa que é para fazer mover pistons, quando essa até é a forma menos eficiente de ter um motor a combustão.

          Em veículos ligeiros mesmo com pilhas de combustível é pouco viável, só com carros grandes e pesados e depois nem lhes conseguem meter motores que puxem todo aquele peso, o que os deixa ainda menos eficientes. Dou um exemplo, um toyota mirai a uma velocidade constante de 90kmh, faz 0.8 kilos por 100 kms, quando essa velocidade aumenta para 120 km/h, esse consumo dispara para 1.4 kilos/100 kms, ou seja, um aumento brutal que não se verifica em mais nenhum veículo.

          • Nuno Manuel Alves says:

            nem vamos falar nos custos de uma revisão num carro a hidrogênio
            cada 20 Mil são logo 600 euros para membranas novas, apos 5 anos o carro tem que ser desmontado por causa dos depositos, imaginem bem este espalhafato. Nunca na vida, tb acho piada aos que querem colocar caldeiras a hidrogênio em casa muaahahahahahahahahah vais ter que deitar abaixo metade do barraco para colocar tubagem nova e rezar para não haver fugas, a sério a malta não faz ideia e manda uns dispares para a parede para ver se cola a serio:):):):):):):):)
            e ainda vai haver malta a querer colocar H2 em aviões :):):)::) tb tens esta que e altamente, muito boa, principalmente agora que a CATL no fim do ano começa a produzir as primeiras baterias de avião com 500W por kilo (mínimo são 400w Kilo) quem e que vai colocar H2 em algum veiculo ???? Tirando a Toyota que se esta a desfazer e a cair aos pedaços e a ver o titanic a afundar e esta tudo bem,,, viva aos carros mágicos, maravilha…..so que afinal NAO:/ tssssss

          • JL says:

            600 custa o filtro ionico, agora são mais o tempo de técnicos especializada em alta tensão e ao mesmo tempo em sistemas de hidrogénio.

            Nao esquecer também que o carro usa 3 líquidos de refrigeração separados, e são bem caros.

            A desmontagem dos 3 tanques acontece a cada 5 anos, caso os testes indiquem fissuras ou trincas devem ser todos trocados, a toyota nunca divulgou o preço deles. Em caso de acidente estes ficam bloqueados e tem de ser todos trocados. Caso não se detete nenhum dos casos anteriores a troca efectiva é aos 15 anos.

            Quem quiser o manual de serviço dos Mirai’s para confirmar o que disse é pedir que eu forneço.

            No Hyundai Nexo, a coisa é um pouco pior, usa um filtro de ar tipo HEPA que é trocado a cada 2 anos 40 mil kms, também custa há volta dos 500 euros. No que toca aos tanques eles colocaram um contador do número de enchimentos e do ambiente em que trabalham, pode despoletar a sua troca entre os 1000 e os 1500 abastecimentos, o que lhe dá uma vida mais longa que no mirai, mas também necessitam de inspeções periódicas.

        • Yamahia says:

          @NunoManuelAlves
          Num futuro próximo, a cada 100 kms 1 posto de bastecimento de H2 nas principais estradas da UE;
          “MEPs also suggest setting up hydrogen refuelling stations along main EU roads every 100 kilometres by 2028. In 2021, there were just 136 hydrogen refuelling points in the EU.”
          https://www.europarl.europa.eu/news/en/headlines/economy/20221013STO43019/how-to-increase-the-use-of-alternative-fuels-for-cars

          • JL says:

            Sugestão !!

            Um posto a cada 100 kms chega para quê?

            Muito mais que isso têm os Californianos, e com apenas 14 mil carros nas estradas passam horas para abastecer.

            Está lá um a abastecer, chega você e vai esperar entre 13 a 20 minutos que o posto faça a pressurizacao dos tanques intermédios até você poder abastecer, depois leva os tais 5 minutos.
            Agora imagine isso com meia dúzia de carros, diferente da mobilidade eléctrica, onde 95% deles abastecem em casa e nas empresas.

    • Zé tuga says:

      Pelo comentário depreendo que você deve ter mais de 40 anos…já a passar para a casa dos 50 a 60… Só alguém velho para dizer uma baboseira dessas, os eletricos são melhores em tudo, Conforto na conduçao, binario sempre disponivel, redução de emissoes a longo prazo… o único problema é que são caros… Normal em qualquer tecnologia “relativamente” nova. Se me desse a escolher entre fazer uma viagem de 1000 Kms num eletrico Bom, ou num ICE BOM, eu iria sempre escolher o eletrico pq sei que no fim dessses mil kms estou fresco “quando comparado aos mesmos MIL kms num ICE”.

      • Yamahia says:

        Vá lá explicar isso aos nossos governantes. Realmente eles estão a ficar velhos mas não me parecem ainda caquéticos ao ponto de mudarem para BEV.
        Se calhar têm receio de não chegarem a horas da novela…

        Ve o estoiro que estes rapazes levaram para fazer 1000 kms com um BEV
        https://youtu.be/Y9kdy-3MJiE
        Chegaram de rastos, mas se calhar cansaram-se muito nas filmagens e a comer.

        Posso-lhe garantir que recorrentemente faço quase isso para Almeria a sair às 18 do escritório e quando chego ainda vou para a night, fresquinho que nem uma alface looloool

        • JL says:

          Pois levaram, porque foram trolls, eles próprios admitiram no vídeo, tal como o custo aburdo que pagaram por estarem no café sentados na conversa.

          Pois pode garantir mas não faz, até porque em Espanha não se atreve a passar dos limites.

          • Yamahia says:

            Em Espanha vou sp com os 150 cravados velocímetro, tal como cá. Cá já me tentaram picar 2x a ver se eu me chateava e disparava, em Espanha nem isso.

          • JL says:

            Sim sim, até parece verdade.

          • Traveller says:

            Yamahia és o meu heroi, atravesso Espanha completa pelo menos uma vez por ano e por incrivel que seja vou no limite da velocidade a 120 Km/h nas autopistas e autovias e nunca sou ultrapassado.

          • Yamahia says:

            Xor @Traveller de certeza que anda na estrada? Vai com 120 cravados e ng o passa? Deixa-me rir.

            Sabe o que é o erro do conta kms e sabe que em ES dão tolerancia de 7% ? Tudo somado pode ir a 135 q não há azar.
            Se for a 150 cravados no quadrante vai na realidade entre 140 a 145 kms h.
            Ng o vai multqr por essa diferença marginal. Nao paga o trabalho.
            Experiência própria. Pode confiar.
            Agora não diga que de um extremo qo outro ng o passa o mesmo é dizer, ng passa os 120 de quadrante, tá bem tá, conte-me historias.

          • JL says:

            Ah pronto, já entendi, o erro do seu é muito superior, por isso é que não é multado e por isso fazer aqueles consumos de ir à igreja.

            Ok, explicado.

          • Nuno Manuel Alves says:

            o Sonho do nosso querido amigo Yamahia é conduzir alguma coisa com Hidrogênio é o que ele gosta:) ninguém o para exceto na pseudo bomba de hidrogênio que nunca vai existir:):):):):):) a pagar 30 paus o kilo e o ilusionista Costa e fazer lhe Tumbs Up como BFF :):):):)::):):)

          • JL says:

            Pode ter esse sonho, mas como são eléctricos e não existem postos de abastecimento e os que existem ou não funcionam ou levam mais tempo que abastecer um carro convencional, ele não sabe bem o que fazer, fica com os sentimentos divididos, portanto ataca aqueles que realmente existe e a malta gosta.

            LOL

          • Yamahia says:

            @JL, só se o GPS tb estiver marado.
            O erro de conta kms é 120 para 117, certinho como 2+2 serem 4. Se a velocidade aumenta a margem aumenta na mesma proporção.
            Qq carro tem erro de velocímetro para cima.
            Tolerâncias de radar é 10% em PT e 7% em ES.
            Portanto andar a 120 de velocímetro não faz sentido a não ser que se queira para poupar nos kWh lool
            Agora virem-me dizer que atravessam Espanha com 120 cravados no velocímetro e que ng ultrapassa… poupem-me que anedotas prefiro aquelas do “porque hoje é 6ª”

            @Nuno Manuel Alves, conforme está acima…
            “MEPs also suggest setting up hydrogen refuelling stations along main EU roads every 100 kilometres by 2028. In 2021, there were just 136 hydrogen refuelling points in the EU.”
            https://www.europarl.europa.eu/news/en/headlines/economy/20221013STO43019/how-to-increase-the-use-of-alternative-fuels-for-cars
            Deve ser para enfeitar as estradas eheh

          • JL says:

            Só acabou confirmar minha teoria, já que está a tentar desviar os números, o erro obrigatório é 6% a 100 kmh. Portanto não invente.

            Sobre hidrogénio, como disse, é mesmo para efetuar, porque com essa quantidade nem para 1000 carros vendidos chegam.

            Em países que têm mais de 5 mil carros FCEV já andam todos aos papéis, quando têm pouco mais de 1000 carros que é o casos da Alemanha para 92 postos, ainda funciona, quando esse número aumentar para 10000 começa a vê los todos nos sites de vendas em segunda mão, tal como Acontece nos EUA onde a toyota até já deixou de os vender, só aluga.

          • JL says:

            Ah, é o erro é sempre 6 %, a 100 km/h deve indicar 106, a 200 deve indicar 212.

          • Yamahia says:

            Está-me a ajudar com essa cena do velocímetro.
            6% seria melhor ainda, música para os meu ouvidos eheh
            No meu caso são 120 no quadrante e 117 no GPS, só dá 2,5%
            Não quer dizer que o GPS dê leituras religiosamente certas, mas sp é mais certo que um velocímetro que vem sempre calibrado para cima!
            Já agora fica a norma:
            https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31975L0443:PT:HTML
            “4.4. A velocidade indicada não deve ser nunca inferior à velocidade real. Nos valores de ensaio especificados no ponto 4.3.5. e entre valores, deve existir entre a velocidade V1 lida no mostrador do indicador de velocidade, e a velocidade real V2 a seguinte relação:
            0 & le; V1 – V2 & le; + 4 km/h.”

            Isto associado à tolerância do radar (10%PT, 7% ES) dá para manter os tais 150 de velocímetro. Eles nunca vão chatear por 5 a 7 kms acima do limite. A não ser que estejam mesmo para embirrar. Até hoje tem sido tranquilo!

          • JL says:

            Não invente, nem arranje desculpas.

            O seu velocímetro está completamente matado, não devia ter apenas essa diferença, e depois aumenta brutalmente. Loool

            Mas vai continuar a insistir na invenção?

          • Yamahia says:

            Tá nada. Ou confia ou não confia.
            Os meus limites são estes:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-wGedcrHu7V-1e-qg?e=ZglMcu
            E as maiores armadilhas estão nas EN que passam de 90 para 50 ou menos com o sinal de trânsito tapado pela vegetação a 1 km e o radar logo a seguir a uns 800 m da vila.
            O meu inseparável WP trata logo de deitar por terra as pretensões dos caçadores ao desatar a apitar por todos os lados eheh

          • JL says:

            Pois, essa porra deve ir calada o tempo todo. LOOL

          • Yamahia says:

            Com 150 no velocimetro vai calada, se ultrapassar os 150 de GPS é q dispara. Duhh

            Já nas nacionais é um fartote. Graças a isso é q ainda n fui apanhado na curva. loool

          • JL says:

            Pois claro que vai, nunca falou na vida. LOL

          • Yamahia says:

            Qq dia faço-lhe um filme looloooloool

          • JL says:

            Mais ainda ?

      • Yamahia says:

        Se bem entendi…Claro que “falou”(apitou), mas depois cala-se se não lhe ligar nenhuma.

  8. Paulo Rodrigues says:

    Mas está tudo maluco?
    Quando falei em automóveis a hidrogénio é mesmo motores de combustão a hidrogénio e não elétricos!
    E, velhos são os trapos!
    Já os há, mas ainda são bastante caros, tal como tudo quando começa! Tal como os primeiros elétricos!
    O lítio e outros metais afins têm fim, tal como terá o petróleo, o carvão, etc.!
    Agora o hidrogénio.. só acabará com as baboseiras aqui escritas!
    Vejam se têm juízo! Vamos pensar nos nossos filhos, nos netos e por ai a diante!
    E digam-me que é abrindo buracos e estragando o Planeta com explorações desenfreadas que nos preocupamos com o seu futuro! Tenham mas é tino!

    • JL says:

      Você é que tá doido, então para que quer um carro a combustão de hidrogénio ? A gasolina não está cara o suficiente ? Os eléctricos têm autonomia a mais ?

      Como produz hidrogénio sem lítio ? Sem platina e sem cobalto ?

      Fora o facto de que vai gastar 8 a 10 x mais electricidade, onde tem de a produzir.

      Mas deixe lá, só defende essas soluções quem não pesca nada do assunto, até aposto que não sabe quanto custa um kilo de hidrogénio que num carro com motor a combustão dificilmente lhe faz 40 kms.

      • Nuno Manuel Alves says:

        Estás a ver como não sabem nada sobre Hidrogênio e fazem estes discursos, tas a ver.
        e são estes que vão colocar as tais caldeiras a Hidrogênio em casa e comprar o tal carro magico que ninguém quer e que ninguém vai comprar, e dps vão entregar 30 euros o kilo ao Costa ilusionista. realmente Épico.
        JL não te esqueças de informar estes senhores que no reino unido e nos EUA as poucas bombas de Hidrogênio estão a ser desmanteladas e na Noruega estão proibidas, aposto que eles nem fazem ideia.
        Tb podias explicar que um carro a hidrogênio quando abastece tem ter umas determinadas condições .: bomba não pode abastecer durante 15 a 20 minutos para ganhar pressão novamente, carro que chega de viagem para abastecer está quente e para abastecer tem que estar frio, caso contrario vai la ficar 15 minutos ou mais…. que maravilha parece magia da Toyota e os carros mágicos que não precisam de cabos so que afinal NAO :/

        Ja agora o Toyota Magico a H2 de combustão pegou fogo há mês e meio não restou nada virou cinzas, afinal ja não tinha a magia de proteção :):):):):):):) Combustão de H2 e a maior falácia de todos os tempos juntamente com os combustíveis sintéticos E-Fuel Mágicos ::):):):):):):):) ja tenho lagrimas de tanto me rir não consigo escrever mais :):):):):)

        • Yamahia says:

          Ó @Nuno Manuel Alves, mas os homens não desistem. E em 2026 até vão entrar para ganhar em LeMans com um carro a combustão a H2. Vai algum elektro?

          • JL says:

            Para fazer a mesma figura que fizeram em Fuji ? onde das 24 horas apenas percorrer 1634 kms, e estar parado nas boxes durante mais de 12 horas ? com 35 abastecimentos ?

            Realmente quero ver isso para me rir mais um pouco.

          • JL says:

            Ah, já agora, só desistem quando o governo pagar de os financiar para essas brincadeiras. Porque por eles já tinham parado.

          • Realista says:

            Existem regulamentos aprovados para a utilização de 100% elétricos no Les Mans… ?

          • Yamahia says:

            @JL é so destilar ódio loool
            @ Realista é só inscreverem-se, se acharem q sao capazes . Daqui até 2026 ainda dá tempo loolooloool

          • JL says:

            Eu ódio ? Nada disso, se tivesse noção das gargalhadas que dou por aqui. Lol

            Só falei em factos, está na página da toyota, que até já deixei por aí, é confirmar.

          • Yamahia says:

            Rspere pela pancada. Esta a deitar foguetes antes da festa
            Já agr., qts elektros entraram nessa prova?

          • JL says:

            Entraram tantos como a hidrogénio, mas para 2024 vai haver pelo menos 1,

          • Yamahia says:

            Sério? Nas 24 horas LeMans…Qual é??? Já estou a esfregar as mãos loolooloool.
            Não vale ser como aquelas coisas do DaKar RS Q e-tron da Audi que quem faz o trabalho todo acaba por ser o competentíssimo 2.0TFSI que ganhou o DTM loooloooloool

          • JL says:

            Procure um pouco, vai encontrar. E não era a primeira vez.

  9. Paulo Rodrigues says:

    A ver vamos… Iremos ver quem é que não percebe nada disto…
    Fiquem bem “oxigenados a lítio”…
    Se perguntassem há 100 anos atrás se era possível um carro de combustão interna (gasolina ou gasóleo) fazer o que hoje fazem… também lhe chamariam de malucos!
    O tempo o dirá! Mas aqui só há “iluminatti”… enfim…

    • JL says:

      Você não percebe de certeza, como demonstrou.

      E há 100 anos acreditavam que a eficiência dos motores ia subir até 100 %, já que é aquilo que você está à espera que aconteça ao apoiar essa solução.

      Meu caro, motores a combustão, como você diz, já existem há 100 anos, houve sim muita evolução, mais nos últimos anos DEVIDO ás normas anti-poluição que muitos de vocês contestam, porque senão ainda estávamos nos anos 80-90 com motores a consumir 12 litros para fazer 100 kms e a terem 45 cv de potência,

      O que você está a sugerir é que os motores a combustão usando hidrogénio evoluam ao ponto de comparativamente consumam menos de 1 litro por cada 100 kms. Senão é impraticável ter motores a combustão movidos por hidrogénio.

      Vá ver no site da toyota os resultados ridículos que eles tiveram com esse motor, que não diferem dos apresentados pela BMW há 15 anos e mais atrás pela Mazda.

      Fica o link:

      https://toyotatimes.jp/en/report/hpe_challenge_2021/150.html

      Espero que saiba fazer contas, o carro teve uma autonomia média de 45 kms por abastecimento, foram gastos cerca de 15.5 kilos de hidrogénio por cada 100 kms, que ao preço atual fica em cerca de 350 a 464 euros por cada 100 kms (a diferença depende em que zona do globo o compra, o mais caro é nos EUA, rede mais antiga do mundo com 19 anos e onde não é bonificado). A média de tempo de abastecimento foi de 7 minutos, tendo em conta os 4 camiões carregados de tanques e equipamento para o abastecer numa zona isolada da pista rodeada de altas medidas de segurança, onde nas fotos até aparecem técnicos com mangueiras de sucção para eventuais fugas.

    • JL says:

      Já agora, esta tecnologia também usa lítio, tanto nos motores a combustão, como nos equipamentos que produzem hidrogénio, portanto não se ria porque está a defender uma tecnologia que usa lítio, cobalto, iridio, platina, cobre, entre muitos outros, alguns deles bem raros como a platina.

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