Esta luz apareceu no painel do seu carro? Tenha cuidado!
Os carros possuem um painel onde os condutores podem consultar vários tipos de informação. Além da velocidade, horas, consumo... por vezes, aparecem uns símbolos, que podem surgir em diferentes cores. Se lhe apareceu esta luz, é melhor ter cuidado.
Os carros estão equipados com as mais diversas tecnologias. Hoje em dia, o painel de instrumentos do seu carro alerta-o para eventuais problemas, mas é preciso que saiba o que os avisos significam.
Há 3 tipos de cores: verde, amarela e vermelha
As luzes do painel são uma boa forma de perceber rapidamente o que se passa com o seu veículo. As luzes do painel estão normalmente divididas em três categorias de cores: verde, amarelo ou laranja e vermelho. Cada cor tem o seu significado - pode ver aqui.
Luz do motor acesa? Cuidado
A "luz do motor" é uma indicação no painel do carro que geralmente se refere à luz de "verificação do motor" ou "check engine light". Quando essa luz acende, significa que o sistema de diagnóstico do carro detetou algum problema que precisa de ser investigado.
Os problemas podem ser simples, como uma tampa de combustível mal fechada, ou mais graves, como falhas nos sensores de oxigénio ou no sistema de emissão, ou apenas erros temporários.
Se a luz se mantiver ligada após ligar o motor, o melhor mesmo é falar com o seu mecânico para avaliar o problema. De referir também que a luz do motor pode variar de cor. Se for a luz amarela, a indicação é que se trata de uma falha "menor". Se a luz for vermelha, então é melhor parar e tentar arranjar solução (pode até chamar um reboque para levar o carro para a oficina).
O facto deste indicador ter aparecido, pode dever-se ao seguinte:
- Injetores entupidos
- Velas de ignição danificadas ou em mau estado
- Válvula EGR danificada e/ou entupida
- Sensor de temperatura em mau estado
- Catalisador entupido
- Erro na centralina
- Sensor de oxigénio (sonda lambda) danificado
- Falha genérica de um sensor
Se a luz estiver acesa constantemente, sem piscar, é recomendado fazer uma verificação no carro o mais breve possível. Se a luz estiver a piscar, pode indicar um problema mais grave que exige parar o carro e chamar assistência. Uma análise com um scanner OBD-II, numa oficina, pode ajudar a identificar o código de erro e a causa exata do problema.
Epah o pessoal hoje em dia não vê o painel do carro… grande parte vai com o telemóvel exatamente aí a ver uma série da Netflix enquanto conduz! Só esta semana já é o terceiro que apanho assim…
Essa luz pode ser tudo e pode não ser nada. A essa lista dá para acrescentar ums 1000 coisas.
Quando o problema é de caracter mais grave o carro deve entrar em safe mode.
Válvula EGR danificada, já me aconteceu, o carro perde potencia. Volkswagen Passat (B6) 2.0 TDI (140 Hp).
A minha sorte foi quando aconteceu estava num País que o representante da marca permite que tu compres a peça onde quiseres e eles montam. Mandei vir da marca na Alemanha, levou uma semana.
Tem uma sala que podes ir acompanhando a intervenção feita ao veículo e não é preciso marcação. Isto há 9 anos atrás.
Quando cheguei a Portugal fui a marca saber quanto custava a mão obra + peça, que susto, 4 x aquilo paguei.
O JL conhece bem essa luz 😀
Depois de mandar 39 carros pra sucata bem podia dar umas dicas de “o que não fazer ao seu automóvel”
Felizmente nunca me “encontrei” com ela.
segundo algumas mentes diz-se que se deve rezar duas avés e cinco pais, um passo para trás, 10 saltos curtos no sitio , pedir licença ( pois também não entendo muito bem…) e passo á frente que fica resolvido…