Utilizadores parecem aprovar os robotáxis… Waymo já atingiu 10 milhões de viagens
Apesar de não serem uma alternativa por cá, os robotáxis já vêm sendo testados há algum tempo noutros locais, nomeadamente nos Estados Unidos, onde a proposta da Google tem crescido. De acordo com uma das suas diretoras-executivas, a Waymo já atingiu as 10 milhões de viagens, numa clara aceitação pelos utilizadores desta forma de mobilidade.
Em abril, num relatório de receitas, a Alphabet revelou que a Waymo estava a oferecer mais de 250.000 viagens pagas de robotáxi por semana. Agora, com a CNBC, uma das diretoras-executivas da empresa, Tekedra Mawakana, partilhou que o serviço atingiu as 10 milhões de viagens.
Segundo Mawakana, durante a conferência de programadores Google I/O de ontem, estes números dizem respeito a viagens em Austin, Los Angeles, São Francisco e na área de Phoenix.
Estas viagens são todas pagas e representam pessoas que estão realmente a integrar o Waymo Driver nas suas vidas quotidianas.
Congratulou a executiva da empresa, que obteve, recentemente, uma aprovação para expandir o seu serviço de táxis autónomos para mais locais, incluindo San Jose.
Waymo está trabalhar para um serviço de robotáxis lucrativo
A empresa de robotáxis faz parte das "Outras Apostas" da Alphabet e, apesar de ainda não ser lucrativa, está "muito focada em construir um negócio sustentável".
Segundo a executiva, a Waymo está a provar que pode ser um negócio lucrativo. Afinal, "há um caminho para a rentabilidade" e, de acordo com Mawakana, a empresa adotou o "mais seguro".
Entretanto, a Waymo terá de lidar com a concorrência, especialmente da Tesla, que prometeu lançar o seu serviço de robotáxi, em Austin, no próximo mês.
À CNBC, o diretor-executivo da Tesla, Elon Musk, disse que a empresa começará com cerca de 10 veículos e expandir-se-á rapidamente para milhares, caso a estreia corra sem incidentes.
Há uns videos engraçados de pessoas que ficaram presas nessas coisas, aposto que esses também devem aprovar!
+1
Cheios da porcaria do Lidar, que até queima os sensores fotográficos do telemóvel, como aqui foi noticiado. Devia ser proibido essa porcaria. Para além disso Lidar é coisa de noob, os carros da tesla não têm (por insistência do Musk, que aqui até vá lá, esteve bem) e têm Full Self Driving.
Empresas que não conseguem implementar FSD sem Lidar = skill issue
Musk não quis câmaras LIdar porque são mais caras. Diz que consegue o mesmo com câmaras comuns, através de software. Mas até agora só chegou ao FSD supervisinado – “mantenha as mãos proximas do volante e os olhos na estrada pronto a assumir a condução”, ou seja, exige a intervenção ativa do condutor. Ao contrário dos Waymo, que são totalmente autónomos e operam sem necessidade de um condutor, nas cidades onde estão licenciados.
Como está o negócio dos robotáxis nos EUA:
– A Waymo (Alphabet) tem em exploração comercial (pagantes)
– A Zoox (Amazon) está em testes avançados e anunciou para 2025 a exploração comercial
– A Tesla anunciou que iniciaria um serviço de robotáxis em junho. Mas, ao que se sabe, não serão ainda os tobotáxis dourados, de encher o olho, será uma frota da própria empresa, de Model 3 e Model Y, com suporte humano remoto para segurança. Está-se no fim de maio e verdadeiramente ainda não há nada de concreto
– A Cruise (General Motors) e a Argo AI (Ford e Volkswagen) tiveram que fechar
– A Uber e a Lyft também tiveram projetos de robotáxis, mas encerraram-nos.
Em vez do título “utilizadores parecem aprovar os robotáxis” é mais prudente dizer “parecem aprovar os robotáxis Waymo” (atualmente, a operar com o Jaguar I-Pace, elétrico).
Faz lembrar o carro do filme “Os caça fantasmas”.