Esta é a fábrica mais rápida do mundo: a cada 10 segundos, um novo carro fica pronto
Na costa sudeste da Coreia do Sul, existe um complexo industrial que eleva o conceito de produção automóvel em massa a um novo patamar. A fábrica da Hyundai em Ulsan é um verdadeiro colosso de eficiência e escala: a cada dez segundos, um novo carro fica pronto.
Fábrica da Hyundai em Ulsan tem produção monumental
Os números são impressionantes. Anualmente, saem das suas linhas de montagem 1,5 milhões de veículos, um volume que quase duplica a produção total de países como Itália, que possui cerca de 23 fábricas distintas.
Para se ter uma noção da sua magnitude, a produção de Ulsan seria suficiente para suprir 98% de todas as vendas de automóveis novos registadas em Itália durante o ano de 2024.
O que torna o complexo de Ulsan verdadeiramente único não é apenas a sua dimensão avassaladora, que ocupa mais de 485 hectares (o equivalente a 680 campos de futebol), mas sim o seu conceito revolucionário de integração.
É a única fábrica de automóveis do mundo que possui um porto privativo. Enquanto outros fabricantes necessitam de transportar os seus veículos para portos externos, em Ulsan os carros saem diretamente da linha de produção para o navio, o que elimina tempos de espera e reduz drasticamente os custos logísticos.
Um ecossistema de produção contínua
O complexo alberga cinco fábricas distintas, complementadas por uma unidade de produção de motores e transmissões, com linhas que operam 18 horas por dia. Atualmente, são produzidos 17 modelos diferentes, abrangendo desde o Hyundai Santa Fe e o Tucson até à gama completa da marca de luxo Genesis.
Prevê-se ainda a inauguração de uma sexta fábrica, dedicada exclusivamente a veículos elétricos, no primeiro trimestre de 2026, que será responsável pela produção dos modelos elétricos da Genesis.
Após passarem por rigorosos controlos de qualidade, os veículos recém-fabricados são encaminhados para um gigantesco parque de estacionamento adjacente ao cais. Aí, condutores especializados manobram os carros para o interior de enormes navios de transporte através de rampas íngremes.
Assim que a sua tarefa termina, estes profissionais descem a pé e entram numa Hyundai Staria que os leva de volta para iniciar o carregamento do lote seguinte de automóveis.
A cidade que a Hyundai construiu
A dimensão deste projeto transformou radicalmente a região. Em 1968, quando a Hyundai iniciou a construção, Ulsan era uma modesta vila com 30.000 habitantes. Hoje, é o principal centro industrial da Coreia do Sul, com uma população de 1,1 milhões de pessoas.
A influência da Hyundai é omnipresente, existindo uma autoestrada com o nome do fundador da empresa, bem como hospitais, escolas e restaurantes que ostentam com orgulho o nome da marca.
A cada 24 horas, um navio cargueiro parte do porto de Ulsan. Cerca de 75% da produção anual é exportada para mais de 200 países. Destinos como a Califórnia, nos Estados Unidos, chegam a receber 6000 veículos num único navio após uma travessia de 13 dias pelo Oceano Pacífico.
A fábrica emprega diretamente 34.000 pessoas, um número superior à população total da cidade na época da sua fundação. Um responsável da fábrica explicou que "esta forma única de produzir e exportar automóveis poupa tanto tempo como dinheiro, e é a razão principal pela qual a Hyundai consegue fabricar tantos veículos por ano".
Trata-se de um modelo de eficiência que começou de forma modesta em 1968, como uma pequena unidade onde se montavam manualmente os Ford Cortina, e que hoje simboliza o auge da produção automóvel em larga escala.
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O sonho molhado do Musk.
E o hate típico do secalharya.
Não percebi.
É ler novamente.
“mas sim o seu conceito revolucionário de integração.” é um conceito muito usado na industria chinesa e desde os tempos de Mao, pelo que de revolucionária não tem muito.
Enquanto no ocidente se faz outsourcing de tudo e mais alguma coisa, na asia prevalece esse modelo de integração e que muitos dos principais construtor chineses seguem e que, curiosamente, a Tesla “repescou”.
É melhor estudares o desenvolvimento industrial, também podes passar pela Autarquia do Fascismo.
Até parecem pipocas…
depois ficam parados em parque…. á espera…
Não são todos assim ?
Na Tesla é pior.
Porque ?
Porque sim!
Isso não é resposta, qual teve ?
Procurem no Youtube por carros Tofu com são conhecidos na China e bela qualidade de construção para o mercado interno.
Que confusão vai para aqui! Isto é na Coreia do Sul.
Na China, existem é os “tofu dreg”, que se traduzem por “construções de tofu”. São edifícios ou obra públicas, cuja estrutura, mão-de-obra, qualidade dos materiais e posição é muito duvidosa.
E a corrupção é uma causa muito grande para que tal aconteça.
Por isso, é que de vez quando se houve notícias provenientes da China de: um prédio desabou, uma ponte ruiu, uma estrada abriu uma cratera, etc.
Que confusão vai para aqui! Isto é na Coreia do Sul.
Na China, existem é os “tofu dreg”, que se traduzem por “construções de tofu”. São edifícios ou obra públicas, cuja estrutura, mão-de-obra, qualidade dos materiais e posição é muito duvidosa.
E a corrupção é uma causa muito grande para que tal aconteça.
Por isso, é que de vez quando se houve notícias provenientes da China de: um prédio desabou, uma ponte ruiu, uma estrada abriu uma cratera, etc.
Acham que alguma vez vai dar para acreditar em noticias destas? Mas as pessoas são assim mesmo burras?
A quantidade de materia prima que essa fabrica nao teria de se sustentar para criar algo assim tão rapido, nem mesmo numa produção de hollywood.
O que voces comem ou respiram por essas bandas. É um novo tipo de competição de que “a minha é maior do que a tua?. Haja paciencia.
Certo, os burros não leem os texto e dizem disparates. Portanto, a sugestão é sempre ler o texto 😉
Vejam só de que marca são os robôs que trabalham na fábrica: https://www.youtube.com/watch?v=ZOfk6TtkWlY
Tudo da Hyundai… E assim conseguem produzir mais barato, porque não tem que pagar subcontratações e tem controle sobre a tecnologia, manutenção e qualidade…
Diferente das outras marcas em que aspeto ?
Os robôs de produção nas marcas mais conhecidas do planeta não são desenvolvidos pela própria empresa, logo tem custos mais elevados e estão limitados à tecnologia disponibilizada pelos parceiros.
A VW, Mercedes, BMW e Tesla tem parceria com a KUKA AG (https://www.kuka.com/en-de/company/press/news/2024/04/vw-pamplona / https://www.kuka.com/en-de/company/press/news/2020/12/grossauftrag-im-karosseriebau-von-mercedes-benz / https://www.kuka.com/en-de/company/press/news/2020/03/major-order-bmw / https://usedrobotstrade.com/blog/kuka-and-tesla-the-robotics-revolution-in-electric-vehicle-production), a Stellantis com a Universal Robots (https://www.universal-robots.com/2024q1/urmir-stellantis/), a Renault com a Wandercraft (https://www.wandercraft.eu/articles/renault-group-finalises-a-strategic-partnership-with-wandercraft)…
Apenas a Hyundai e Toyota desenvolvem os seus próprios robôs da linha de produção, o que lhe dá vantagens competitivas… Por isso é que estamos a assistir a um virar de página nesta área, onde a Tesla está a desenvolver o seu próprio robot (Optimus), a Mercedes também (Apollo), etc.
A toyota usa robôs da Kawasaki Robotics.
Tenho ate medo desse Kuka, parece o Cuca aqui no brasil assustando as criancas