Espanha recua! Não é obrigatório teste à COVID-19 nas fronteiras
A notícia de ontem, relativamente à necessidade de teste negativo (ou certificado de vacinação ou de recuperação da doença) para a COVID-19 para passar a fronteira para Espanha, deixou os portugueses surpreendidos.
No entanto, esta manhã o governante Augusto Santos Silva já confirmou que tal decisão foi um "lapso" de Espanha e que o nosso país vizinho vai voltar atrás na decisão.
Espanha vai corrigir a norma para "livre" circulação
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou esta manhã que Espanha vai corrigir hoje a norma que obrigava a apresentação de prova de vacinação contra a COVID-19 ou teste negativo nas fronteiras terrestres com Portugal.
Segundo o Governante...
Tivemos contactos muito intensos a todos os níveis com o governo espanhol durante a tarde e a noite de ontem [segunda-feira] e ainda durante a noite de ontem recebemos a confirmação por parte das autoridades espanholas que, de facto, se tratava de um lapso que iria ser corrigido hoje e, portanto, é isso que vai acontecer
Segundo o que foi revelado, tratou-se de uma resolução de um serviço técnico da Direção-Geral de Saúde de Espanha que “não teve em conta, involuntariamente, o facto de a gestão de uma fronteira não ser apenas responsabilidade das autoridades sanitárias, mas também das autoridades políticas e administrativas, designadamente dos ministérios da Administração Interna respetivos”.
Augusto Santos Silva acrescentou ainda que...
a circulação terrestre entre Portugal e Espanha continuará facilitada visto que a situação epidemiológica assim o permite, não sendo exigido a cada um dos cidadãos de ambos os países que circulam na respetiva fronteira a apresentação de teste negativo
Os executivos dos dois países estiveram então em contacto “permanente” para “esclarecer” o alcance da medida e o impacto real no que é o quotidiano entre os dois países.
Este artigo tem mais de um ano
Portugal ameacou os espanhois com o alqueva e a producao de azeite e eles baixaram logo a bolinha! Os espanhois sao quem mais procuram portugal no verao e seriam os mais prejudicados, dai esta vira volta.
Depois do elefante ter pisado a formiga, a formiga pisa também o elefante (com uma das patas que sobrou) e diz: “também gostas”?
Portugal impoe muito respeitinho a espanha, ao longo de toda a historia eles sempre foram mais e maiores e perderam sempre. Eles sabem bem que Portugal é pacifico mas quando se chateia vai tudo a frente!
Diz a formiga de peito inchado depois de ter partido o pé ao elefante com o seu peso bruto.
A formiga de peito inchado já dominou metade do planeta, introduziu a polvora e a tempora no japao, o chá em Inglaterra, as especiarias na Europa, descobriu a América. Portugal é hoje um paraiso para qualquer pessoa viver com excelentes infraestruturas.
“um paraiso para qualquer pessoa viver”??? Oi? Looooool!!!
Um paraíso de férias para estrangeiros, talvez, um paraíso para corruptos, também, de resto… grande lol mesmo!
Bolas! Já estávamos prontos para bombardear Madrid!…
As finanças tinham aplicado uma taxa extra nos pastéis de nata adquiridos por cidadãos espanhóis, não sei se retirou esse imposto
Mesmo estando eu fora do País e fazendo algumas delocações de carro a Portugal, considero que seria melhor apenas retirarem essa restrição depois do Verão.
Até lá, deveriam obrigar o teste PCR ou a confirmação da vacinação. (Como está a ser feito em Italia por exemplo). Dessa forma de certeza que aumentavam ainda mais rapido o numero de pessoas a serem vacinadas.
Viva a liberdade não é verdade mini Hiler?
Viva a liberdade! “pum, pum, pum”
És primeira vez que vejo a Espanha a recuar numa ação contra Portugal.
Fronteira Terrestre não há controlos
Quem chegar avião ou barco, necessário certificados
http://www.exteriores.gob.es/Consulados/LISBOA/es/Consulado/Paginas/Articulos/COVID_19_VIAJAR_PORTUGAL_ESPA%C3%91A.aspx
Porque Portugal não temos Certificado Digital Covid?
Espanha e mais países já têm.
Porque só entra em vigor a 1 de Julho. Até pode começar a ser usado mais cedo, como em alguns países, mas oficialmente, é a 1 de Julho.
Malditos espanhóis pah!
Pra quando uma nova batalha contra eles?
Íamos combater com paus e pedras? 🙂
Perceberam que secalhar perdiam mais….. basta lembrar que perdemos para Espanha na balança comercial. Bastava Portugal responder na mesma moeda e adeus exportações para Portugal…… excepto se os motoristas estivessem vacinados e tivessem um teste ao covid feito!!!!!