Eslováquia vai introduzir um limite de velocidade para peões?
Depois de notícias e alguma indignação nas redes sociais sobre um potencial limite de velocidade imposto pela Eslováquia aos peões, entenda a medida aprovada, recentemente, pelo Governo do país.
No final do mês de outubro, o parlamento eslovaco aprovou uma alteração legislativa que define, pela primeira vez, a "velocidade média de caminhada" e limita a circulação de bicicletas e trotinetas elétricas nos passeios a 6 km/h, numa tentativa de melhorar a segurança dos peões.
A medida, que entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2026, gerou alguma controvérsia, especialmente nas redes sociais, e confusão nos meios de comunicação social, com os internautas a assumirem que a lei procurava estabelecer um limite de velocidade para os peões.
Conforme esclarecido, tal não é verdade.
Polícia desmente limite de velocidade imposto aos peões
Segundo o vice-presidente da polícia, Rastislav Polakovič, "vários meios de comunicação associaram esta medição de velocidade de 6 km/h aos peões que caminham, [mas] devo salientar que isso não é verdade".
A concordar com o esclarecimento da polícia esteve o grupo de defesa dos ciclistas Cyklokoalícia, que afirmou que a alteração da lei "não restringe de forma alguma a velocidade a que os peões ou corredores se podem deslocar, não proíbe correr para apanhar o autocarro, nem introduz multas por andar demasiado depressa".
Por sua vez, o grupo alertou para um problema real, que reside no facto de a nova regra tornar ilegal que crianças com menos de 10 anos andem de bicicleta nos passeios, uma vez que "uma criança de três anos numa bicicleta pode facilmente exceder os 6 km/h".
Para o grupo, "o único resultado garantido é que isso irá ensinar às crianças que infringir a lei é normal ou empurrá-las para as estradas, onde as consequências podem ser fatais".






















Se não sabem, contratem engenheiros holandeses que os gajos sabem como implementar ciclovias de uso exclusivo de norte a sul do país. No nosso caso, há ciclovias que são anedóticas. Tanta conversa com o meio ambiente e com o clima, mas implementar condições para uma mobilidade efetivamente livre de emissões, nada. É só conversa. A maioria dos políticos são maus, pouco inteligentes e nada capacitados para gerir instituições públicas. Aliado a isto, uma sociedade civil pouco exigente e interventiva, faz com que as mudanças necessárias sejam a conta gotas.
Em Portugal, as ciclovias são usadas por quem vai a pé (e a correr para as stories do instagram: fazer “running”) porque as bicicletas e as trotinetes andam nos locais destinados para as pessoas que andam a pé.
Na outra face da moeda, as bicicletas e as trotinetes andam nos locais destinados para as pessoas que andam a pé porque as ciclovias são usadas por quem vai a pé.
É o cenário que descreve o meme dos dois spider-man a apontarem um para o outro
As bicicletas e as trotinetes andam nas estradas a empatar o transito, quando há cliclovias ao lado!
Irónico são os ciclistas a referir que os peões estorvam porque andam mais devagar e por isso é que andam na estrada…
A via publica chega para todos… há que haver respeito mutuo e não haver os que acham que são mais que os outros.
Então mas bicicletas e trotinetes não são transito ?
Trotinetas a grande velocidade e a fazerem Ss entre peões nos passeios , entre nós é normal ..e ainda buzinam para os peões se afastarem , isto tudo em cima dos passeios ….e do outro lado da rua ha uma ciclovia ……Viva Portugal , cada um faz o que quer
esses*
Se fosse verdade, eles iam passar a andar todos colados ao Waze para terem os avisos de radares nos passeios
É algo que me irrita mesmo, quem anda de bicicleta/trotinete nos passeios andarem a esgalhar, é raro alguém vir devagar por causa das pessoas que estão no passeio, qualquer dia estendo o braço de repente para algum…..que é para aprenderem.
Mas também me pergunto mas para que raio andam em cima do passeio?? Se é meio de transporte com rodas seja com ou sem motor, deve andar na via própria ou na estrada, sempre aprendi, se vai em cima do passeio tem de se ir desmotado da bicicleta ou trotinete e andar com ela na mão, se quer andar montado tem de ser na estrada.
agora andarem em cima do passeio santa paciência…..
Os condutores de elétricos já estão habituados a andar devagar.
De sapatos eléctricos ? Ou das trotinetas ? nunca vi nenhuma a combustão a dar 70 kmh.
Aposto que os “indignados” nem caminhar a 3km/h conseguem.