ESA usa na Terra veículos autónomos “do futuro”
Quando uma agência espacial refere que está a usar um vaivém autónomo, a nossa imaginação viaja para o Espaço. Calma, estamos a falar num veículo autónomo que entrou em serviço no coração técnico da ESA.
Este carro elétrico autónomo chama-se 'Orbiter'. Um nome escolhido pelos funcionários da empresa para servir a comunidade.
Vaivém da ESA com 4 rodas e autónomo
O departamento da Agência ESTEC em Noordwijk, Holanda, está a ser usado como banco de ensaio para o vaivém automático. Desta forma é possível avaliar a sua viabilidade como uma solução de "último quilómetro" para os transportes públicos.
A ESTEC foi escolhida porque é um ambiente privado controlado. Contudo, na área frequentam todos os transportes comuns encontrados nas estradas públicas - carros, bicicletas, peões e rotundas. Nesse sentido, o vaivém é capaz de operar em tráfego misto.
Estamos muito satisfeitos pelo envolvimento no teste deste projeto, uma vez que faz uso prático das tecnologias que temos vindo a desenvolver aqui na ESTEC.
Disse Franco Ongaro, Diretor da ESTEC e Diretor de Tecnologia, Engenharia e Qualidade da ESA.
Combinar tecnologias de navegação num veículo elétrico
O veículo autónomo calcula a sua posição utilizando uma fusão de navegação por satélite, lidar 'radar laser', câmaras visíveis e sensores de movimento. Está a ser utilizado para transportar colaboradores e visitantes em torno do complexo ESTEC.
O veículo é totalmente elétrico, com emissões zero. Este opera dentro do limite de velocidade no local de 15km/h (embora tenha uma velocidade máxima de 25 km/h). Além disso, o veículo autónomo pode acomodar até oito pessoas e é acessível em cadeira de rodas. Durante os primeiros seis meses de serviço, o veículo transportará um comissário de bordo para observar o seu funcionamento ao longo dos 10 minutos de viagem de ida e volta programados.
A equipa de Gestão de Instalações da ESTEC está a trabalhar com o proprietário do veículo Dutch Automated Mobility, a empresa de Autocarros Arriva (que opera o veículo), os governos provinciais e municipais, a fornecedora de veículos Navya e outros parceiros.
O Vice-Piso Vermeulen da Província Zuid-Holland falou na abertura oficial:
É importante que a província saiba se a tecnologia do transporte autodidacta pode dar uma contribuição real para o objetivo de tornar Zuid-Holland a província mais acessível da Holanda. E se se enquadra no nosso lema para os próximos anos: Melhor a cada dia que passa.
Parceiros do projeto e convidados vieram ao Erasmus Highbay da ESTEC, repleto de notável hardware de exploração humana e robótica, para aprender mais sobre o projeto e montar o autocarro automático por conta própria.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: ESA
Neste artigo: elétricos, ESA, veículo autónomo
A vila do Luxemburgo em pareceria com a Sales-Lentz (empresa de transporte local), já tem destes autocarros a operar em 2 sitios da cidade há mais de um ano. Certo que é uma fase de teste mas estão a operar e qualquer um pode andar neles 😉
Em Paris também. Mesmo modelo.