Então, Musk? Rumores sobre atrasos no modelo económico da Tesla regressam
Há alguns dias, surgiu um rumor que indicava que a Tesla tinha cancelado o seu projeto de lançar um carro elétrico mais barato. Horas depois, o próprio Elon Musk foi às redes sociais para desmentir a suposição. Agora, novas informações a esse respeito trazem notícias preocupantes.
A Electrek disse que, embora o que Elon Musk afirmou seja verdade, que o projeto não foi cancelado, também é verdade que o seu lançamento será muito possivelmente adiado.
Estas fontes internas alegam que Elon Musk teria indicado aos trabalhadores da fábrica do Texas que a expansão para o novo modelo económico seria adiada, sendo dada prioridade à expansão que albergará o centro de dados para o projeto do táxi autónomo.
Um novo modelo económico que foi identificado internamente como NV9, deveria chegar em 2025 ao mercado. Mas parece que os planos de Elon Musk são outros, já que muitas das pessoas envolvidas no desenvolvimento das suas linhas de produção foram recentemente despedidas.
Tesla quer investir mais na condução autónoma
A Tesla vai investir mais recursos na condução autónoma e até já marcou uma data para a sua apresentação, a 8 de agosto. É claro que, da apresentação ao lançamento, há normalmente um longo caminho a percorrer, que, neste caso, pode ser muito longo.
Estas decisões são acompanhadas pela recente ronda de despedimentos, que implicou o corte de 10% da força de trabalho global, mas 20% na fábrica do Texas, e 50% da equipa responsável pelo controlo de qualidade, que surge após um mau trimestre em que as vendas não atingiram os seus objetivos.
Mas o problema pode estar ainda para vir para a Tesla, que está a ver como a concorrência a está a corroer na China, e ameaça fazê-lo na Europa, onde está a cair em termos de vendas pela primeira vez.
Neste momento, as ações estão numa tendência muito negativa, com uma queda de 35% este ano, e sem sinais de terminar a sua descida, principalmente após a referida ronda de despedimentos que retirou figuras-chave da imagem da própria Tesla nas redes sociais.
Leia também:
E deve atrasar mais, estão a mandar malta embora. Eu é que não ficava meses á espera de um carro 😀
Primeiro tens que arranjar a guita, carros a muitos. 😉
Lá porque a letra ‘a’ se lê “á”, quando se aplica o verbo haver há a necessidade do ‘h’ antes do ‘a’.
Tratemos a língua portuguesa um pouco melhor, por favor. Já basta o imbróglio do acordo ortográfico de 1990.
Ok, Camões.
Não sendo perfeito, afinal qual é na tua opinião o imbróglio do NAO de 1990?
No meu caso da encomenda á entrega foram 13 dias 😀
Isso, vamos deixar a China lançar estes veiculos de entrada de gama e matar o futuro da tesla e restantes marcas europeias…
O que é um carro económico?
As variantes são tantas que o que é económico para um pode não ser para outros.
Eu prefiro pagar mais e ter qualidade do que pagar menos e andar ali aos saltos e passar a vida na oficina.
Há muitos anos comprei um carro 1.0 a gasolina e serviu me de lição.
Nunca mais…
Não é o preço do carro que define a fiabilidade e qualidade de construção do mesmo.
Tive um Micra 1.0 de 1994 que me durou até 2015 e só porque um gajo lhe bateu e a seguradora deu-o como perda total. Avarias teve duas. O resto foi fazer as revisões anuais e meter combustível.
E tenho um Corolla D4-D E12 que comprei em 2006 e que tem mais fiabilidade e qualidade de construção que muitos que custam o dobro ou mais. Tive uma avaria desde que o comprei: o alternador que deixou de funcionar. Gastei 120€ a repará-lo. E pronto, continua a funcionar perfeitamente.
Os Teslas vendem-se menos, as ações da empresa estão a cair e o Moskas está a ver a vida a andar para trás em relação ao “bónus” de 56 biliões que acha que deveria receber. Os acionistas não estão lá muito satisfeitos com a perda de foco e com o tempo que o Moskas gasta com o seu novo brinquedo chamado Twitter (aka X).
Não se ponha fino e é corrido da empresa, afinal de contas só tem cerca de 20% da mesma.
Atraso tem uma justificação: baterias e peças disponíveis em quantidades para manter uma fábrica aberta. Que é neste caso a fábrica no México. E entretanto as obras nos acessos (feitas pelo governo mexicano) ainda não pararam.
Quanto ao despedimentos: já os fez antes e ninguém reparou..