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Empresas alemãs criticam taxas da UE sobre as importações de veículos elétricos chineses

                                    
                                

Imagem: Bloomberg

Autor: Ana Sofia Neto


  1. ze says:

    tudo devia ter uma taxa que fosse chinês, russo e coreano do norte etc.

  2. Joao says:

    E quem e a alemanha para criticar….a franca e a alemanha ja eram, a Polonia sera em breve a superpotencia europeia. Em forca militar a Polonia ja rebenta a franca e a alemanha na brincadeira

  3. jota says:

    Olha para aquilo que eu penso, não para o que digo!

  4. Ivo says:

    O mercado de veículos elétricos (VEs) está em plena expansão, prometendo uma revolução na mobilidade sustentável. No entanto, a recente decisão da União Europeia de impor taxas sobre as importações de VEs Chineses ameaça estagnar esse progresso.
    As taxas impostas pela UE aos VEs Chineses não apenas elevam os custos para os consumidores europeus, mas também colocam em risco os objetivos ambientais do bloco. Com preços mais altos, muitos podem optar por permanecer com veículos a combustão, contrariando os esforços para reduzir as emissões de carbono. Além disso, essas taxas podem desencadear uma cadeia de aumentos de preços em componentes e serviços relacionados, ampliando o impacto económico negativo.
    A concorrência é vital para o avanço tecnológico. As barreiras protecionistas enfraquecem esse estímulo, potencialmente desacelerando a inovação no setor de VEs. A história nos mostra que quando os mercados são abertos, a qualidade e a eficiência florescem. A UE deve, portanto, abraçar a competição para fomentar um ambiente onde a inovação possa prosperar, beneficiando todos os stakeholders.
    As taxas protecionistas podem ter consequências indesejadas nas relações comerciais da UE com parceiros globais. A China, como uma potência económica ascendente, pode retaliar, desencadeando uma guerra comercial prejudicial. Isso não só afetaria o comércio de VEs, mas também poderia ter ramificações em outros setores, prejudicando a economia global. E, daquilo que já li, alguns alvos de retaliações já escolhidos pelos Chineses são: Airbus, conhaque e outros vinhos (espero que não vão implicar com os produtos Portugueses, pois, esta guerra não foi levantada por nós), para além dos carros de altas cilindradas. Para mim, as taxas sobre as importações de VEs Chineses são um passo na direção errada.

  5. AlexS says:

    Óbvio. Proteger um mercado de 300 milhões e assim perder um mercado de 1 bilião em crescimento de riqueza. Inteligentes…

  6. TdSR says:

    Os produtos Chineses são muito fraquinhos.

    • Mr. Y says:

      Se fosse assim ninguém estaria interessado em comprar e esta medida não faria sentido nenhum.

    • Manuel Espamo Pau says:

      principalmente iPhones e Macbooks

    • Ivo says:

      Acredito que está usar um PC, tablet ou smartphone produzido na China e/ou “Designed in California”, ou até smartphone com peças Chinesas para escrever este comentário “engraçado”.
      Se os produtos Chineses são assim tão “fraquinhos”, a UE não tem a necessidade de aplicar taxas altas aos veículos eléctricos Chineses.

  7. Aves says:

    As empresas alemãs que exportam para a China automóveis com motor de combustão e/ou produzem na China VE que exportam para a UE estão bem – não querem guerra de tarifas alfandegárias

  8. Roger says:

    Com medidas destas, é aguardar pela retaliação chinesa. Em tese, isto pode gerar um aumento ainda mais significativo da inflação e quem se trama é o povo.

  9. São Pedro says:

    Postos de trabalho, emprego. Se há empresas europeias que vão fabricar os carros para a China e depois os vendem na Europa e são taxados por isso, acho bem o que os políticos europeus pensem primeiro na população europeia. No entanto sindicatos e políticos deveriam analisar o porquê das marcas europeias deslocalizarem as suas fábricas.

  10. palex says:

    Para além do interesse óbvio das “marcas europeias” que fabricam na China e exportam para a Europa e América. Há o interesse acionista. Parte destes grupos tem investidores chineses em posições de tomada de decisão.
    Ou seja, quando falamos de empresas europeias, podemos estar a falar de empresas com origem e registo europeus, mas capital chinês, e o capital manda!

  11. PorcoDoPunjab says:

    Estas antas europeias pensam que podem fazer o que quiserem e os outros têm que ficar mudos e quietos.
    Os Chineses vão retaliar em força e fazem eles muito bem.
    Podem começar por mandar o vinho merdoso francês borda fora e comprar do nosso.
    Isso é que era uma boa ideia…. Os francius até inchavam mas isso seria logo corrigido e a Ursa dizia logo que em nome da solidariedade europeia se a França não pode exportar vinhos nós tb não.
    Estamos no bom caminho….

  12. Ivo says:

    Sinto que esta medida apressada tem influência do outro lado do Oceano Atlântico. Foi logo após a aplicação de 100% de taxas alfandegárias aos veículos elétricos chineses. A taxa aplicada pela UE entra em vigor no dia 4 de julho de 2024, que é dia nacional dos Americanos. É uma coincidência intrigante. Isto só mostra que a UE está mostrar trabalho e lealdade (por submissão) aos Americanos.

  13. Miguel Oliveira says:

    Eu já vi isto a acontecer no textil… O que está acontecer com o mercado automóvel já aconteceu com o textil. Nós Europeus não aprendemos nada, os EUA acham que dependem só da China? A Tesla não está demasiadamente preocupada, a maior parte sai dos EUA. As marcas Europeias em vez de investir forte na Europa foram para a China a pensar mais na parte económica… Lixaram-se agora dependem da China! É igual á Russia… Vamos andar atrás do prejuízo, por isso é que a Europa nunca vai ser forte, todos brincam com ela! Pode ser que agora daqui para a frente façam como os EUA e procurem soluções internas…

  14. Yamahia says:

    É só para avisar que a página da Tesla já lá tem um pop-ups a avisar para a eventualidade do aumento por causa da taxa.Valudo para viaturas em inventário até ao final do mês.
    Pessoal, aproveitem, devem estar pelo menos 40.000 viaturas no inventário, vamos lá contribuir para a retoma de vendas da Tesla looolool

    • JL says:

      Apenas no Model 3.

      E não, estão apenas 86.

    • PorcoDoPunjab says:

      Yamaha, já tenho frigorífico.
      Mas obrigado pela lembrança….

      • Yamahia says:

        Sei lá…bate na madeira, pode avariar, estas coisas elektras avariam sem pedir licença. 😛

        • JL says:

          Diferente das a combustão, que avariam por tudo e por nada.

          • Yamahia says:

            Normalmente avisam antes. É preciso é ter “ouvido”.

          • JL says:

            Mais fácil então num electrico, que não tem lá um vibrador e chocalho a interferir.

          • Hugo says:

            Os dois extremistas do costume LOL
            Btw…alguém que afirma que os cárters se partem a torto e a direito não será a pessoa indicada para falar de automóveis visto não saber claramente conduzir.

          • JL says:

            Ya, agora já são mais, é o Yamahia, Mario, o Joao B e mais alguns.

          • JL says:

            Sim, partem, mas ninguém disse, além do Hugo, que partem a torto e a direito, mas já sabemos que não sabe ler e inventa muito.

            Eu não tenho nenhum carro com carter, portanto sei conduzir.

          • Hugo says:

            Não disseste literalmente ” a torto e a direito”…disseste que era frequente, tanto me faz….é mentira 😀

          • JL says:

            É bem diferente, e até provei, portanto é verdade que está a mentir.

          • Hugo says:

            Não te faças de estúpido outra vez. Partir cárteres não é comum só porque não sei onde uma lomba enorme provocou vários acidentes.
            E foi só este o tempo desperdiçado contigo….. fica aí a discutir “clubes” com os teus amigos extremistas como se algum de vocês tivesse a mínima razão no que diz LOLOL

          • JL says:

            Então é frequente nessas lombas, tanto que já as mudaram, a razão era mesma essa, se fosse raro não as mudavam.

            Ao parece você é que é estupido, ainda perde tempo naquilo que sabe que não tem argumentação, pior é impossível.

            Quem está a discutir extremismos é o Hugo, tanto que assume que todos têm de concordar consigo.

            Claro que não, só o Hugo é que tem razão no mundo.

          • Hugo says:

            Parabéns, concluíste sozinho que o problema estava na estrada, tal como quando estoiras a jante num buraco. Parabéns, estás a evoluir.

          • JL says:

            Alguma vez disse que o problema era do carter ?

            Parabéns, finalmente entendeu.

          • Hugo says:

            Lá estás tu a fazer o que melhor sabes…fazer-te de parvo LOLOL

          • JL says:

            O Hugo é que tem vindo sistematicamente a fazer esse tipo de figura, até quando já passou semanas e dezenas de artigos sobre o assunto. Enfim..

          • Hugo says:

            Vá não te desvies mais do assunto. Apenas que reforcei que não deverias falar de automóveis com tanta propriedade visto teres afirmado que cárteres se partem frequentemente, o que é mentira. Fim.

          • JL says:

            Quem mudou de assunto de assunto foi o Hugo, veio com um assunto mais que enterrado, já merce a Pá de Ouro.

            Eu disse aquilo que provei, e sim, acontece frequentemente.

          • Hugo says:

            Nesse caso reitero o que afirmei inicialmente…és tanso a conduzir 😀

          • JL says:

            Na altura era, jovem e com carta à pouco tempo.

        • Miguel Oliveira says:

          Isso não é nada contra a Tesla, mas está provado que os carros eléctricos em termos de assistência vai ser um desastre. As marcas Chinesas eu nem recomendo a comprar, a Tesla a assistência é um desastre não tem oficinas, as peças não tem stock são todas importadas ou a maior parte fora da UE, os Europeus menos mal que já tem muitas peças dentro da UE mas quando tiverem que importar pecas da China vai ser um problema “um ano a espera da porta,…” A sorte dos electricos é que avariam pouco. Mas quando começarem a aparecer muitos com mais de 7 anos quero ver então os Chineses vai ser bonito!

          • JL says:

            Não tem oficinas onde ? Só se for na Madeira e Açores.

            O meu tem 10 anos e já teve avarias e foi reparado.

          • Yamahia says:

            Basta olhar para o Brasil e para a bronca que é a manutencāo da BYD #ReclamaAqui#

          • Miguel Oliveira says:

            O que tu tens são parceiros que trabalham para a Tesla não são stands oficiais como a Renault, Peugeot, BMW, Mercedes,… Por exemplo a BYD tem como parceiro a Salvador Caetano, mas não é uma oficina oficial BYD é um parceiro que dá assistência… E Stands oficiais Tesla tens no Porto, Lisboa, e pouco mais…

          • JL says:

            Tem 2 oficinas da Tesla para toda a mecânica e electricidade do carro e tem parceiros para a parte de chapa e pintura, que têm acesso a peças.

            Quantos stands oficiais tem em Portugal tem dessas marcas ? A maioria são concessionários.

            Então é diferente de dizer que não existem.

          • Miguel Oliveira says:

            Desculpe são concessionarios não, sim são concessionarios mas ao lado costuma ter uma oficina oficial, as marcas de certeza que obrigam, muito por causa da assistência, mas isso são anos e anos a trabalhar no mercado. Não a Tesla e a BYD foram mais inteligentes “Praquê abrir oficinas oficiais se podemos ter parceiros?” A BYD não vai demorar muito a dar borrada… E a Tesla vai ter um problema menor por ser dos EUA. Sim para já ainda são *meia duzia” de carros com mais de 10 anos… Deixa ser milhares e vamos ver se não vais ter problemas. Amigo tenho mais experiência que tu em carros, eu fui taxista os km que tu vais fazer numa vida já tenho eu em menos de 10 anos a não ser que sejas motorista de camiões internacional e faças mais de 10.000km por mês…

          • JL says:

            Quantas oficinas dessas marcas existem oficiais ?

            Pior estão as marcas mais velhas que começaram agora nos electricos, que começaram há pouco tempo nisto, com mecânicos habituados a troca peças.

            Como sabe que tem mais experiência que eu ? Além disso a muita experiência numa tecnologia não abona nada a favor de outra tecnologia, a prova está nas novas tecnologias a combustão que muitas oficinas nem sabem resolver problemas.

            Camiões não tem nada a ver com carros.

          • Miguel Oliveira says:

            Essa treta do começam agora as marcas mais velhas é mesmo uma treta. Ainda a Tesla estava a nascer já uma Toyota, Mercedes,… Já tinham protótipos de carros eléctricos. Tu sabes lá o que dizes! Essas marcas velhas já aos anos que andam com os carros elétricos. Simplesmente a Tesla aproveitou e massificou o mercado e andou á frente dos outros no mercado dos eletricos… Aliás a Tesla já começa a perder e ainda vai perder mais… Eu sempre disse os carros Tesla são feios e muito sem graça básicos, tem um computador de bordo que controla tudo e pouco mais. “Quem pensa que sabe tudo, não sabe nada!”

          • JL says:

            Se tinham a tecnologia porque não a massificaram ? deve ter sido porque não tinham nada de jeito não é ? É que ambas essas 2 marcas depois do aparecimento da tesla, pediram ajuda a esta para lançar os seus ve, as outras acordaram para a vida.

            Quem está a perder são essas marcas que continuam a não ter um produto capaz de concorrer, tanto que algumas até se viraram para os híbridos e continua a mesma situação, nem nos híbridos têm produtos maduros.

          • JL says:

            Se tinham a tecnologia porque não a massificaram ? deve ter sido porque não tinham nada de jeito não é ? É que ambas essas 2 marcas depois do aparecimento da tesla, pediram ajuda a esta para lançar os seus ve, as outras acordaram para a vida.
            Quem está a perder são essas marcas que continuam a não ter um produto capaz de concorrer, tanto que algumas até se viraram para os híbridos e continua a mesma situação, nem nos híbridos têm produtos maduros.

          • JL says:

            Lembro-me em 2012 quando surgiram os primeiros model s, a malta dizia que tinham um tablet no centro da consola, e eu dizia: “um dia todos serão assim”, pois é, hoje não existe nenhum que não tenha.

          • JL says:

            Não interessa se é bonito ou não, piores estão outros, tenho ali um cheio de botões e como tem o amplificador avariado e está na reparação, o A/C nem trabalha.

          • Miguel Oliveira says:

            Simplesmente na altura essas marcas como Toyota, Mercedes,… Não foram com o negócio dos eléctricos porque viram que a massificação dos eléctricos igual a combustão era inviável no modelo de negócio igual á Toyota por exemplo. Achas um dos grandes mercados da Toyota é o Africano, eles lá não querem Teslas, eles querem toyotas V8 para força não Teslas Model Y, isso dá aqui na Europa, nos EUA, em alguns países asiaticos, e pouco mais,… Se continuar assim nesse modelo a Tesla,BYD,… vai começar a perder mercado. A Volvo vai perder a identidade de marca primium se continuar assim, tu entras no novo eléctrico deles nem parece um volvo…

          • Yamahia says:

            “…eu dizia: “um dia todos serão assim”, pois é, hoje não existe nenhum que não tenha.”

            Vc é um visionário @JL LOOOLOOOL

            Mas não, lamento. Nem vc é visionário nem a Tesla foi revolucionária no conceito.
            Nos anos 60 já a Aston tinha um ecrã central. Nos anos 80 a Buick lançou um modelo com o 1⁰ ecrã sensível ao toque que controlava 90 parâmetros da viatura., seguiu-se a BM e tantas outras. Até o Yamahia lançou um ecrã na sua consola central qd em 2009 o n95 recebeu a possibilidade de os mapas e de usar o GPS que em conjunto com uma ou 2aplicacoes via OBD permitiam visionar uma série de funções da viatura. Depois surgiu o iPad, ainda não se ouvia falar na Tesla e já a esposa via as novelas a caminho do fds, ao mesmo tempo que incorporava todas as funções do n95 e mais algumas algumas.
            Enfim copiaram como os chinos copiaram a referida Buick no nome =Baic=Xiaomi X7. São todos uns copiões, loool

          • JL says:

            Portanto pela sua conversa foi mesmo pioneira a usar um ecrã para tudo e a usar em todos os carros nem ser um extra.

          • JL says:

            Então não os lançavam e muito menos iam comprar a tecnologia a outra marca, essa é mais uma desculpa esfarrapada.

            Na Africa do Sul querem, a tesla é que ainda não chegou lá.

            Já ninguém quer aviões cheios de botões, aliás, já nem os pilotos de aviões usam botões, isso também já desapareceu da aviação.

          • yamahia says:

            Ecrã para tudo? Eu acho um bocado pífio. Nem dá para usar o Waze tsss…tsss…

          • JL says:

            Dá pois, tanto android auto como carplay.

          • JL says:

            Mas quem precisa disso com um sistema como o que ele tem ?

            O waze tem os radares de velocidade média ? com a sua média, com quantos kms falta para acabar ?

          • yamahia says:

            Não dá nada. Se desse o outro não andava com um telefone só para Waze. isso e a lamentar-se que o carro não avisa os radares como deve ser.

          • JL says:

            Dá pois, eu já testei, há vários tipos de ligação, basta entrar no browser, meter ao telefone por WiFi e viola.

  15. JL says:

    Óbvio, grande parte das peças são fabricadas na China, até os a combustão vão levar um rombo…

    • Yamahia says:

      Huuuuuhuuu por aqui é tudo german made. #germanmade #

      • JL says:

        Sim sim, era em tempos.

        • Yamahia says:

          Até na AutoDoc se encontra peças germanas a pontapé. Já mandei vir filtros e amortecedores do portão traseiro Mahle, Bosch e Sachs e mais outras.

          • JL says:

            Veja lá se não estão lá peças para Tesla ?

          • Yamahia says:

            Essas sim a existirem devem vir da China, dado que model3 e model y são sobretudo produto chino.

          • JL says:

            Errado, só o 3 Standart range é um produto fabricado na China.

          • Yamahia says:

            Deixe de ser mentiroso compulsivo.
            Mais de metade das vendas GLOBAIS de carros Tesla 2023 foram carros fabricados na China.
            Em finais de 2023 já eram mais os model y os que os model 3.

            https://insideevs.com/news/703863/china-tesla-ev-retail-sales-exports-increased-2023/

          • JL says:

            Quem está a mentir ? você e prova com um artigo:

            Retail sales in China: 603,664 (up 37%)
            Export: 344,078 (up 27%)

            LOOOL

          • yamahia says:

            E então? Não chega? 344,078 não é brincadeira nenhuma. É quase o dobro da produção da fábrica de Berlim.
            Para ter noção, o principal mercado Europeu (Alemanha) só precisou de 70.000 teslas em 2023. Ainda sobraram bastantes chinos para infestar o resto da UE.

            Mas a questão não era essa.A questão é que vem praí muito modelY . Em 2023 mais de 50% dos Y vendidos na UE eram chinos e vc como sp tenta mudar de assunto.
            E em 2024, à custa de desculpas esfarrapadas a fábrica ja parou 5ou 6 semanas. Assim por alto foram menos 24000 Y europeus produzidos na UE, mais 24000 Y chinos nas estradas da UE e mais 24000 Y chinos nas estradas da UE.
            Se não puderem mão nisto qq dia o pessoal da fábrica de Berlim vai ficar a coçar os tomates e só se vendem na UE Y chinos.

          • JL says:

            Como sabe que vieram para a Europa ? EUA não gasta Y tal como o resto do mundo ?

            Depende do versão, só a versão SR tanto do Y como do 3 são fabricados na China.

            Não tem nada a ver com isso, tem a ver com as versões que vendem.

          • Yamahia says:

            Áh agora já reconhece que vêm Y’s. Menos mal.
            Era só isso.

          • JL says:

            Sempre reconheci, desde que sejam esse modelo, que até foi um dos últimos a ser lançado.

          • Yamahia says:

            Hummm. Então tb vão pagar taxa extra. Ao mesmo tempo a fábrica de Berlim passa a produzir mais e deixar de estar sujeita a desculpas esfarrapadas para justificar produzir menos.
            Portanto é uma boa medida para a UE.

            P.S. e não, não disse. Vc disse que era so o model 3SRa vir da China.

          • JL says:

            Tanto é uma boa medida que eu votei sim.

          • JL says:

            Eu acredito que só a bateria é que vem da China, o site da tesla é bem esclarecedor disso, até porque só o model 3 é que tem o aviso que pode aumentar de preço, o Y SR não tem.

          • yamahia says:

            É a tal coisa, a partir de 4 de Julho a fábrica volta a funcionar em pleno, sem mais nenhuma interrupção e os Y chinos que andem aí retornam à base chinesa.

          • JL says:

            Parece que os chinos trabalham mais os europeus querem é borga e vinho verde.

  16. PTO says:

    Este tipo de medidas protecionistas nunca trouxeram nada de positivo nem para quem é o alvo delas nem para quem as aplica. E neste caso quem vai ficar a perder mais vai ser mesmo a UE. Agora é que os preços dos carros em vez de descerem vão subir bem mais.

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