Emissões dos jatos privados aumentaram quase 50% em 5 anos
O custo ambiental das viagens em jatos privados aumentou nos últimos anos, chamando cada vez mais a atenção dos investigadores e dos defensores do clima. De acordo com um novo estudo, as emissões de carbono deste modo de transporte dispararam 46% entre 2019 e 2024, alimentadas principalmente pela dependência dos milionários da aviação privada.
Cair de jato privado numa conferência da ONU sobre o clima...
O relatório, que resulta de uma colaboração entre investigadores da Suécia, Dinamarca e Alemanha, revela que as emissões dos jatos privados atingem o seu pico na altura de eventos de grande visibilidade, como o Mundial de Futebol, o Festival de Cinema de Cannes e reuniões centradas no clima, como algumas conferências da ONU.
Os meses de verão em toda a Europa também registam um aumento significativo de voos privados, especialmente para locais costeiros de luxo como Ibiza e Nice, frequentemente associados a viagens de fim de semana.
Embora os jatos privados estejam inegavelmente associados ao estatuto e à exclusividade, são também o método de transporte aéreo com maior consumo de energia. Só em 2023, estes jatos contribuíram com 15,6 milhões de toneladas de emissões de CO2, um forte contraste com o setor da aviação comercial, muito maior, mas relativamente menos intensivo.
Para colocar em perspetiva, a aviação privada foi responsável por menos de 2% de todas as emissões de voos comerciais, mas serviu uma fração minúscula da população global - apenas cerca de 256 mil indivíduos, ou apenas 0,003% dos adultos em todo o mundo.
O estudo baseou-se em dados de cerca de 18,7 milhões de voos privados seguidos a nível mundial nos últimos quatro anos, revelando que quase metade destas viagens percorreram distâncias inferiores a 500 quilómetros. Em muitos casos, os jatos privados foram utilizados como alternativa aos automóveis, escolhidos sobretudo por conveniência ou poupança de tempo.
Além disso, um número significativo de voos operou sem passageiros, muitas vezes reposicionando-se para ir buscar clientes ou completar entregas.
Jatos privados são especialmente predominantes nos Estados Unidos
Nos EUA encontram-se dois terços da frota mundial de jatos privados. O passageiro médio deste setor tem um património líquido estimado em 123 milhões de dólares, o que sublinha a natureza ultra-exclusiva da aviação privada. A popularidade do setor continua a aumentar em sincronia com eventos de grande visibilidade, como o Super Bowl, para onde convergem centenas de voos privados.
Futuramente, prevê-se que a aviação privada expanda, com a atual frota de aproximadamente 26 mil jatos a aumentar um terço na próxima década. Esta trajetória de crescimento poderá agravar ainda mais as emissões do setor, a menos que sejam introduzidas regulamentações mais rigorosas.
Embora o combustível de aviação sustentável (SAF, originalmente) seja frequentemente mencionado como uma possível solução, a sua adoção no setor da aviação privada tem sido limitada e a maioria dos proprietários de aeronaves privadas não se comprometeu a utilizá-lo num futuro próximo.
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E depois os podres, com o seu carro, é que poluem, este mundo e o outro.
* pobres
Acabar com o turismo internacional seria bom para diminuir a poluição, tanto avião a poluir só para satisfazer mentes hedonistas, façam turismo dentro do proprio país.
+1 E acabava com a overdose de turistas, até tropeço neles. Sem tanto turismo talvez o Porto voltasse a ser dos portuenses / portugueses. Quando digo Porto também diria Lisboa. Menor procura de habitação pelos estrangeiros. Oferta de habitação (para viver deveria aumentar) teoricamente o preço das casas iria estabilizar, provavelmente iriam baixar os valores. Isto claro no campo da teoria.
Se, por magia, deixasse de haver turistas… não se iludam, o preço da habitação não voltava para os níveis da crise nem mesmo para os níveis anteriores à crise ou algo do género. Acabar com o arrendamento local actualmente pouca diferença faria nos preços. A coisa deixou de ser assim tão simples e directa!
Sei que há mais variáveis que influenciam o preço na habitação, por exemplo não sei qual o fonte dessa informação, mas li que Portugal seria um destino preferencial dos americanos insatisfeitos com as eleições. A mobilidade laboral também poderá ser um factor. Os vistos dourados ajudaram à subida dos preços, e outros… Tenho noção que apenas o fim do arrendamento local não é a única razão.
Já agora não tenho nada contra o turismo, até porque eu já viajei, só acho que não só em Portugal, mas assim como noutros destinos, o excesso de turismo acaba por criar uma pressão local que acaba por não ser benéfica. Não sei como, mas teria de haver algum género de regulação do turismo.
Ok, já sabemos que o “X” enquanto bom esquerdista (de alma e coração!!!) é adepto da limitação da liberdade de movimento mas a maioria de nós não o é.
Aliás, até apostava que o “X” só é adepto da limitação da liberdade de movimento dos outros, não da sua!
As liberdades do capitalismo são só para um grupelho de crápulas que gosta de se entreter prejudicando os outros e o planeta. Os 99,x% de baixo agradecem a supressão do jacto privado para os 0,0x % de cima.
Do capitalismo e dos outros ou os russos, chineses e norte coreanos, etc. e tal usam aviões e bombas a energia solar?
Era mesmo só para poupar o planeta, coisa insignificante perante os lucros das companias aéreas na tua prespectiva! Viajar só com razões bem fundadas e não só para vir ao restaurante X para comer o prato Y e partir para outro, o planeta agradecia gente mais consciente.
Se há coisa que está garantida é o fim do transporte aéreo tal como o conhecemos. Durante mais um par de anos, 3, ou até 5 vai continuar a crescer. Depois vem um crash de o fazer voltar para níveis dos anos 70 ou 80. Antes de alcochete estar pronto já a portela está excedemtária. E a partir dessa altiura o mercado da habitação volta a inundar com casas de gringos abandonadas.
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Calma, é por uma boa causa. A maior parte destes jatos são por políticos e de estrelas de Hollywood para viajar com a missão de ensinar os ignorantes deste mundo que precisam de usar menos energia. Para irem para o trabalho a pé, para não comer carne, ou para tomarem banho de água fria. Para salvar o mundo.
+1
Exactamente, E preciso atacar a poluição onde ela está, ou seja, nos pobtes. Eles não poluem praticamente nada, mas em compensação sao muitíssimos.
Para combater estas emissões, deviam aumentar o iuc dos automóveis novamente, assim fica salvo o planeta
O maior pode expiatório a trabalhar para os bolsos das elites e governos.
🙁
Excelente, mais papinha para as plantas logo tornar o planeta mais verde.
Exactamente, mais uma vez focam-se apenas no CO2 que não é poluente e esquecem-se do que realmente polui, do que realmente provoca doenças respiratórias e tantas outras com origem em particulados e químicos nocivos para a saúde.
Só sabem gastar dinheiro em relatórios inúteis!
Grande parte devido aos grandes combatentes das alterações climáticas.
Aquecimento global, alterações climáticas, etc…. é tudo coisas para os pobres ficarem mais pobres.
Mas o problema está nas vacas…
E depois tentam impingir carros elétricos caríssimos ao zé povinho.
Quem polui a sério (aviação, transporte marítimo, etc) não paga multas.