Em janeiro venderam-se 2.405 Veículos Elétricos em Portugal
Não é novidade nenhuma que o segmento dos Veículos Elétricos está a crescer bastante. Os clientes olham para o presente e futuro, e consideram que, tendo em conta todas as vantagens, os carros elétricos são atualmente uma boa aposta.
Segundo dados recentes, a venda de Veículos Elétricos novos em janeiro de 2022 cresceu 68,9% em relação ao mês homólogo.
Veículos Elétricos: Vendas representam crescimento de 68,9%
De acordo com a UVE, no mês de janeiro venderam-se 2.405 Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In), considerando todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, o que representa um crescimento de 68,9% em relação ao mês homólogo.
Segundo os dados partilhados, a vendas de BEV (Batery Electric Vehicle) alcançou as 1138 unidades e a venda de PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle) chegou às 1267, o que, somando, dá 2.405.
O início do ano 2022 é duplamente positivo, uma vez que este tipo de veículos continuam a ser muito procurados e em termos absolutos verifica-se um aumento de 981 Veículos Elétricos e pesados relativamente a janeiro do ano passado.
Relativamente aos veículos ligeiros de passageiros novos, enquanto que o mercado de venda de veículos de combustão interna em Portugal continua a cair (tendência que se mantém desde o ano passado), as vendas de Veículos Elétricos (100% Elétricos e Híbridos Plug-In) cresceram 57,3% em relação ao mês homólogo e representaram, em janeiro de 2022, uma quota de mercado de 22,6%, revela a UVE.
O crescimento das vendas de Veículos 100% Elétricos acentua-se ainda mais se considerarmos todas as categorias de veículos, apresentando um aumento de 168,4% em relação ao mês homólogo. Os Veículos Híbridos Plug-In, por sua vez, apresentaram um valor de crescimento de 26,7% em relação a janeiro do ano passado.
Marcas mais vendidas em janeiro de 2022
Relativamente às marcas de veículos mais vendidas, em janeiro de 2022 a Hyundai foi a marca que mais viaturas BEV vendeu (118), seguida da Audi (105) e da Peugeot (103).
Ainda no segmento dos Veículos Elétricos a UVE destaca o facto de Portugal já ter ultrapassado mais de 1.000 postos de carregamento rápido, super-rápido e ultrarrápido e mais de 6.000 postos de carregamento normal, e que as redes de carregamento, pública e privadas, e os postos DPC (Detentor de Posto de Carregamento) continuam em franca expansão, com o claro objetivo de aumentar a capilaridade da rede de carregamento em todo o território nacional.
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Já vai começar a destruição do interior de Portugal autorizado pelo governo português a empresas multinacionais para extração do precioso litio para as baterias. Os nossos rios, fauna e paisagens serão destruídas.
Sabemos nós que existe a alternativa do hidrogénio por hidrólise, mas não. É preciso destruir tudo para depois ir para o hidrogénio futuramente .
Ok, compra um carro de hidrogenio e uma casa em cascais para puderes usar o unico reabastecimento de hidrogénio no país inteiro.
Acho uma piada a estes que afirmam que a exploração do lítio será uma catástrofe, quase apocalíptica, mas depois estão provavelmente a comentar isto num portátil ou num telemóvel que tem depende de grande pack de baterias de lítio para funcionar!
Como vi uma vez numa TV em directo, manifestantes contra a exploração do litio mas com telemóvel na mão! Cambada de hipócritas!
Não podem viver sem o lítio mas não se pode explorar o lítio! Fazem muito sentido estas pessoas!
Sem falar que se explora lítio à 100 anos, gostava de saber onde estavam as baterias de lítio nessa altura.
A indústria do turismo parece ser bem mais lucrativa para a população local.
Então e os materiais para hidrogénio cai tudo do céu.
Incrível, a cultura a que chegamos, só para baterias é que é preciso minerar, tudo o resto cai do céu.
Já agora, veículos a hidrogénio são eléctricos na mesma e também usam lítio, entre muitas outros.
Se é tão bom porque não compra um ? os fabricantes não pescam nada de carros, tá visto.
Vendem mas não há previsão para entrega.
Enquanto os preços doa automóveis não voltarem a preços decentes, não compro mais nenhum carro! Nem que ande 20 anos sem comprar nenhum! Isto é uma autêntica chulice!
Comprem eléctricos, comprem, mas tenham o cuidado de não ter acidentes. É que, em caso de acidente, ou substituem as baterias ou estas perdem a garantia. E, obviamente, as seguradoras não pagam baterias novas se estas não ficarem com qualquer dano visível em consequência do acidente.
Ah e vendam-nos ao fim de 3 anos, porque após 5/6 anos decorridos, não vão encontrar compradores para eléctricos usados.
É verdade, estou a partir do princípio que têm local de carregamento próprio, senão podem ter de esperar 12 horas até poder ligar a vossa pilha à corrente.
Só vantagens…
Então, qual foi a sua má experiência com eles ?
Eu já tive acidentes e não tive problema nenhum, e não, as seguradoras pagam sim.
Tenho 3 e nunca comprei nenhum com menos de 10 anos.
Já vi que é mais um que não pesca nada do que está a falar e deve vender gasolina, só pode.
12 horas porquê ??? que raio de carro comprou ?
Venda-o já e compre um normal.
12 horas para carregar em casa numa tomada domestica… está correcto
Depende do carro e da tomada, qual carro tem é potência contratada ?
Se não pode carregar em casa tem de ir a um PCR ou um AC público.
E embora mais caro, carrega muito, muito mais rápido.
Quanto à notícia, só lamento que o incentivo do Estado se vá esgotar em 2 meses ou pouco mais…
Já se vê mais Teslas que Fiat Puntos..