Elon Musk alerta: Tesla só tem dinheiro para operar nos próximos 10 meses
O sucesso da Tesla no mundo automóvel tem sido uma realidade que todos temos assistido. Cada vez mais a marca americana consegue reunir consenso no que toca às suas soluções apresentadas nos seus carros.
Mas, e numa reviravolta que não era esperada, Elon Musk revelou uma dura realidade aos seus funcionários. A Tesla só tem dinheiro para operar nos próximos 10 meses e precisa que estes poupem ao máximo o dinheiro da empresa.
Foi num e-mail, tornado público, que Elon musk revelou os problemas financeiros da Tesla. Segundo as palavras de Musk aos seus funcionários, o reforço financeiro conseguido recentemente, de 2,4 mil milhões de dólares, é um balão de oxigénio que em breve se pode esgotar.
Segundo e empresário, esta verba garante que a Tesla vai conseguir funcionar nos próximos 10 meses. Isto tem como padrão o ritmo a que gastou dinheiro no 1º trimestre de 2019. Para dar um novo fôlego à empresa, os funcionários devem limitar ao máximo a despesa dentro desta e todos os valores gastos vão ser controlados pelo CFO.
Ele pretende implementar na Tesla um regime em que todas as despesas devem ser avaliadas, com mudanças de fundo para que a Tesla não se perca nos seus problemas. Esta avaliação vai a níveis de grande detalhe, como ordenados, compras, despesas de viagens ou rendas.
Os funcionários têm agora poucas semanas para descobrirem forma de cortar nos gastos e manter a Tesla acima da linha de água. Para isso contam também com um esperado aumento da produção do Model 3, para os colocar no mercado e receber o dinheiro da sua venda.
Este não é o primeiro momento em que Elon Musk procura controlar as despesas da Tesla. Assim que a produção do Model 3 estabilizou e entrou no ritmo esperado, a empresa procurou equilibrar as suas despesas. Para isso recorreu a algumas medidas mais drásticas, que passaram por dispensar parte dos seus funcionários.
O cenário de crise financeira volta a assombrar a Tesla e o seu responsável máximo, Elon Musk. Este tenta por tudo salvar a empresa e garantir que o seu modelo de negócio é viável e que a empresa toma um rumo para longe destes problemas.
Carta de Elon Musk aos funcionários da Tesla
From: Elon Musk
To: Everybody
Date: May 16, 2019
As mentioned at the company talk, it is extremely important that we examine every expenditure at Tesla no matter how small, and be sure that it is critical.
When making hundreds of thousands of cars, battery packs and solar systems, even a ten cent savings could be worth over $50,000 a year. There are over 10,000 unique parts and processes at Tesla, so making small improvements across the board has a giant cumulative impact.
At the same time, we must also continue to make our products subtly better in thousands of small ways.
It is important to bear in mind that we lost $700 million in the first quarter this year, which is over $200 million per month. Investors nonetheless were supportive of our efforts and agreed to give us $2.4 billion (our net proceeds) to show that we can be financially sustainable.
That is a lot of money, but actually only gives us approximately ten months at the first-quarter burn rate to achieve breakeven. It’s vital that we respect the faith investors have shown in Tesla, but it will require great effort to do so.
That is why, going forward, all expenses of any kind anywhere in the world, including parts, salary, travel expenses, rent, literally every payment that leaves our bank account must be reviewed, confirmed as critical and the top of every page of outgoing payments signed by our CFO.
I will personally review and sign every 10th page.
Please examine closely every expense where responsibility is, or probably should be, assigned to your group. If in doubt, assume it is on your plate, so that we don’t have anything slip through the cracks.
This will take at least a few weeks to get right. Please don’t worry if it isn’t correct at first.
This is hardcore, but it is the only way for Tesla to become financially sustainable and succeed in our goal of helping make the world environmentally sustainable.
Thanks again for your excellent work,
Elon
Este artigo tem mais de um ano
Dispensar trabalhadores sempre foi a desculpa perfeita para muitos patrões…
Estás a ser irónico certo?dizer que a empresa está muito mal e que não há dinheiro é que sempre foi a desculpa para despedir. E o trabalhador Acredita…. E a empresa continua com milhões….
Está escrito no tópico. E eu é que estou a ser irónico?
Cara, ele ta acrescentando teu comentario ‘-‘
Dispensar trabalhadores?
A empresa está falida, já a muito tempo que se sabe que esta empresa está falida e anda a trabalhar com dinheiro de outros, só não se sabe o dia que vai estourar…
Se está falida fecha-se de uma vez. Ou então como diz o @Alucard e muito bem, que encontre um parceiro de peso…
Se vires a historia tens varios exemplos de varias marcas falidas mas que continuaram a fazer carros como por exemplo a mini. O poder da marca conta muito. Se acontecer alguma coisa a Tesla alguém a vai comprar.
Aconteceu “alguma coisa” à Saab e ninguém a comprou.
O que acontece em mercados corruptos são bailouts a empresas falidas, com dinheiro dos contribuintes, tal como os bancos, para estas continuarem a operar.
É bem diferente.
Mas olha que ele não vai despedir ninguém, pelo menos por agora. Vai sim, e bem, controlar a despesa.
Claro que vai despedir pessoas,as vendas estão a cair e a produção vai cair também. Não vai dar de outra maneira. Ou então tem que parar com as ideias megalómanas.
A despesa controla-se desde inicio. É uma das premissas fundamentais para a sustentabilidade de qualquer empresa. Não percebo o porquê de o controlo apertado só ser efectuado agora.
Ó Pedro lê lá melhor o que eu escrevi inicialmente porque fiquei com a impressão que não percebeste…
Se eles produzissem modelos de média gama, 20 a 30 mil €, mantendo as características que definem os Teslas, provavelmente não teriam este problema……
*com impostos incluidos
A Tesla nunca o conseguia fazer.
O motivo pelo qual começaram pela gama alta foi para mascarar o custo abismal de R&D como sendo custo de high end. Outras empresas com maior encaixe financeiro poderiam assimilar esse custo e depois recuperar ao longo dos anos, mas a Tesla não tinha essa capacidade (tem de pagar o R&D, tem de desenhar e construir as fábricas, etc.).
A estratégia da Tesla era começar com premium sports car e depois à media que esse valor “premium” ia pagando a despesa e dava um folga financeira começavam a fabricar carros mais em conta da carteira do comum mortal.
Pegando nas tuas palavras aproveito e deixo aqui uma das melhores analises feitas a Tesla ultimamente. https://seekingalpha.com/article/4264912-tesla-pivots-oblivion leiam tudo até ao fim e terem as vossas conclusões. Este artigo está cheio de factos, que vêm da propria tesla, não se pode dizer que seja inventado. Os Fans podem ficar descansados que a tesla não vai desaparecer, só o elon musk é que vai se embora, porque se ele continua lá é que vai mesmo ao fundo sem recuperação possivel.
Este tipo de análises são muito bonitas, em empresas estáveis a todos os niveis.
não a empresas que estão a começar…
Acho que o Senhor Andreas Hopf , que produziu este artigo, devia mudar de area… afinal de contas ele percebe mais do futuro da tesla do que desenho industrial.
Se o Musk Sair, a tesla irá estar condenada. Não quer dizer que feche, mas será “absorvida” por outra empresa, que vai reduzir custos com cortes cegos, o que vai trazer carros de qualidade inferior e com uma curva de nova tecnologia baixa.
@Nuno25 não sei como consegues dizer isso, ou porque não queres ver a realidade ou então nem leste. Uma analise cheia de factos. Empresa a começar??? uma empresa com 16 anos que já tem vários modelos no mercado, uma legião de fans invejavel, com biliões de facturação, uma rede de carregamento enorme.
Tesla comparado com fabricantes de larga escala é super nova…
2003 foi fundada… só em 2012 é que fez o primeiro carro com produção de volume. Para uma novata, passar de 10K vendas em 2012 para 350K em 2019… a serio que queres compar com os gigantes?
As analises aos numeros, como essa… não diz nada… tenta adivinhar o futuro de uma empresa baseada no passado….
Todos os que diziam que a tesla nunca iria dar prejuizo, deram o braço a torcer quando deu lucro… Agora já não é outra vez…
Qual é o segredo de dar lucro todos os trimestres, teres a melhor tecnologia existente no mercado, construir fabricas para já 2, ampliares a tua frota de 3 carros, para 5 + 1 camião + 1 pickup?
A tesla para dar Lucro, basta parar de investir….mas depois morre…
O que adianta ver “factos historicos” a concluir sem perceber minimamente o que está a ser executado na tesla, quanto mais o que já está definido em roadmap?
A telsa tem 2 bilioes em cash, vai receber 2 bilioes da FCA, está a fazer uma fabrica de 2 bilioes em shangai com emprestimos locais, comprou mais uma empresa… está vender carros com margem! com margem!!! E ainda fez o aumento da capital…
Não há problema de dinheiro para viver… Há problemas para crescer ao ritmo que é necessário.
Bastava ficar a chupar na teta da vaca até secar…. vender os model 3 até ninguem mais querer…. e depois?
Quantos milhoes custou a placa de condução autonoma?
investimentos… opções… podia usar a da Nvidia… como os restantes concorrentes…e depois? o que a tesla tinha de diferente?
A solarcity, concordo que foi uma má aquisição.
Nuno 25, o que está a ser executado na Tesla, o Roadmap, é inexequível e sempre foi desde o início. Contar com um Deus Ex-Machina para os safarem e as coisas resultarem não parece, de todo, ser uma coisa que faça sentido algum. E a prova é a situação atual. É o facto. Não era segredo antes e não é segredo agora.
Usar a teoria/justificação deles de que é válido, quando não é, e vê-se que não é, é um argumento falacioso.
Não conseguem produzir os que vendem, imagina se custassem 20 mil. O problema deles é não conseguirem produzir em massa. Estão a construir 3 fabricas novas por alguma razão
Isso aliado ao facto dos milhares de problemas eléctricos e electrónicos que não estão a dar vazão.
Os investidores irão sempre meter mais dinheiro para a coisa andar. Exemplos disso é o Twitter e Uber. Até a a própria Amazon andou a perder dinheiro nos primeiros anos.
Não me parece que os investidores vão continuar a meter dinheiro, nos ultimos dois anos estão a perder mto dinheiro. As acções estão cada vez mais baixas. e quem esta a meter dinheiro são os chineses que com a guerra que trump esta a fazer não vai ajudar nada a tesla.
Os investidores já tem estado a fugir… basta ver que a Tesla tentou obter mais de 2000 milhões da banca, só 1 banco lhe ofereceu 500 milhões e pelo dobro dos juros previstos.
E a Amazon perdeu dinheiro porque andou a comprar mais de 8000 empresas, nas áreas de armazenagem e distribuição, pelo mundo todo, em muitos casos para remover competidores. A Tesla ainda não comprou nada… só perdeu dinheiro no desenvolvimento da tecnologia e a sua venda. Ao cabo de 11 anos, não dando mostras de conseguir lucros, algo está errado no modelo de negócios.
@Miguel a tesla comprou um empresa a pouco tempo “Maxwell” por 288 milhões e posso dizer que foi uma excelente compra , por este preço.
Ze, isso não faz sentido. O Musk tinha sido publicamente o responsável pelo investimento até há pouco tempo, tanto que segundo ele, injetou as suas poupanças totais para manter a empresa à tona.
Portanto claramente nunca houve confiança da parte de investidores externos.
A Tesla precisa de encontrar um comprador com know-how da industria automóvel, como um dos grandes grupos mundiais (VW, Toyota, Renault-Nissan, etc) que a saiba gerir de forma profissional.
Não acredito que a marca Tesla desapareça, tem já uma grande notoriedade, mas a situação da empresa é insustentável tal como está.
E Musk precisa de se dedicar à pesca… Ou aos foguetões.
Isso mesmo, ou entao ficarem só mesmo no desenvolvimento e venderem ás montadoras automoveis, como a Bosh.
Não estou a afirma que a tesla é gerida de uma forma exemplar, mas se um grande grupo automovel comprasse a Tesla, iam começar a cortar por todo o lado, principalmente no desenvolvimento, o que iria acabar com a evolução iniciada pela Tesla. Estes grandes monstros de corporações só se preocupam com ter mais lucro e mais margem. Zero interesse para dar mais ao consumidor. A politica de empresas menores em crescimento, preocupam-se em dar mais ao consumidor, nem que isso não dê dinheiro, ou dê menos dinheiro. As empresas geridas por engenheiros tinhamos um mundo muito melhor e mais desenvolvido e menos egoista! e não, não faliam as empresas todas. Havia espaço para menos empresa, mas o consumidor final ia ter melhores produtos. Se a tesla Fosse gerida como os outros grupos, estava como eles…. pelo menos 5 anos de atraso na tecnologia electrica. Alguem estaria interessado em comprar um carro semelhante a um VW, mas com pior rede de assistencia e pouco nome de mercado?
A estratégia da tesla é a unica possivel, apostar muito forte na tecnologia, para que seja facil ao mais leigo perceber que os carros deles não possuem concorrencia directa. Caso contrario não tinha tanta valorização na bolsa, já tinha sido absorvida, e o conhecimento dissipado.
Não percebo o drama da noticia. não é inedito na tesla. no inicio da produção do model 3.
Basicamente vai haver uma reorganização interna para e aumentar o controlo nas despesas.
Isto é o que deve haver regularmente, mas é facil algum “desleixo” e gastar dinheiro de forma “parva”. É triste ter de vir uma ordem do CEO, porque as chefias abaixo não controlam o que deviam…
Não se lava a roupa suja na praça.
O problema é que gastar 5000 milhões de dólares por ano e ter 4000 milhões de receitas, não pode durar para sempre. Alguém andou a suportar 1000 milhões de dólares de perdas, nos últimos 11 anos.
Já agora, esta é a 73 re-organização da Tesla nos últimos 12 meses… e pode ultrapassar as 100 a muito breve prazo. Ainda há menos de 30 dias, despediram 1200 trabalhadores, para voltarem a contrar 850, depois de verem que a rede de vendas não podia ser fechada, pois os Tesla Centers estão com 8 meses de atraso, no acesso a peças e removerem o suporte era colocar mais 10 a 20 meses entre o pedido e a entrega de peças para reparações .
@Nuno mas a culpa da tesla estar assim é de quem?
Só vejo dramas…
Está a crescer, está com dores de crescimento…
Se a gastar demais, controla-se…
O problema é haver muitos leak de informação da tesla.. noutras marcas, não se sabe de nada, por isso é tudo perfeito.
Como é obvio o Lider é o ultimo responsavel por tudo.
Mas continuo a dizer o mesmo, o que interessa da tesla é os carros e tecnologia. O resto é foclore. Mas sei prefeitamente que com uma gestão normal, tens carros normais…
Tens toda a razão @Nuno25 as outras montadoras como toyota bmw e afins estão todas com problemas financeiros e estão a fazer de tudo nos bastidores para tramar o elon e a tesla.
Sempre tem um investidor, como o Softbank para colocar dinheiro.
Exceto quando não se tem.
Isso mesmo, ou entao ficarem só mesmo no desenvolvimento e venderem ás montadoras automoveis, como a Bosh.
É certo é sabido que se avizinha uma crise, nomeadamente no sector automóvel, mas não só.
Isso me relembra o velho e bem conhecido provérbio :
“Mais olhos que barriga”
Tesla está a apostar em todas as áreas, quer ser independente, mas isso saí carro.
Que haja mais controlo e pulso forte na empresa senão isto ainda acaba mal. 😐
Transfiram as operações para o Brasil. Todas as montadoras com plantas aqui estão nadando em dinheiro.
Transfiram as operações para o Brasil. Todas as montadoras com plantas aqui estão nadando em dinheiro.
Noticias completamente contraditorias, primeiro Elon Musk ganha 150 milhoes por ano, premios incluidos. Depois comunicado aos funcionarios para reduzir despesas em vez dos directores. Esta estoria tem pontas soltas.
O Elon Musk não tem só a Tesla
O Elon Musk é CEO em 63 empresas e tem participações mais de 2 milhões de empresas, pelo mundo todo. É a partir daí que existem valores previstos. Não quer dizer que ganhe o valor, pois a valorização é feita com base na valorização das acções que ele detêm.
Quando não sabes dançar dizes que a sala esta torta.
o Luis está todo baralhado, não pode confundir a conta da empresa com a conta do homem. Porfavor não falte as aulas, our preste mais atenção.
Previsível, construir latas eléctricas sem um pingo de qualidade, preocupado com parvoíces que nada interessam num automóvel, péssima assistência estavam à espera de quê? O tipo nem consegue fabricar carros ao ritmo necessário, fazer automóveis é muito difícil, não são smartphones!
O senhor Rui é um Hater Nato. “sem um pingo de qualidade” baseado em experiencia própria?
“preocupado com parvoíces que nada interessam num automóvel,” Será que as vendas da tesla eram iguais sem as “parvoices” que nada interessam num automovel?
“O tipo nem consegue fabricar carros ao ritmo necessário” Há alguem que se aproxime no ritmo que ele tem a fazer carros eletricos?
Visto isto ser um forum de tecnologia, qual é a marca, qual o carro, que tenha alguma inovação realmente seria? Nos ultimos 20 – Anos… que inovações houve? coisas realmente disruptivas que tenham trazido valor?
” fazer automóveis é muito difícil,” Mesmo por essa razão, que podia dar valor a uma empresa nova, que tenta trazer realmente algo diferente e mais evoluido que todas as outras, que andam aqui há anos e não lançam nada especial de modelo para modelo….
Mas é mais facil dizer que não presta…
A Tesla está prestes a estoirar e com ela milhões e milhões de $ de quem lá investiu.
O que acontece aos carros se a empresa falir? Continuam a funcionar? Não precisam de ligação aos servidores da Tesla para algumas funções?
Chiça, e eu é que sou “velho do restelo e má lingua, anti-tesal etc..e tal), deixem que vos diga que além de ter lido todos os post acima, concordo com a maioria, e o PROBELMA, é que por este andar quem vai ter que DEFENDER o E.Musk, vou ser eu….quem diria!!
O Homem, até que tem muita coisa boa, o problema é que gasta uma pipa de massa em “gasosa” e “publicidade”, calculo que saibam a que me refiro, e o montante é de tal ordem que por muito rentavel que seja o negocio, e nao é, nao há que aguente. Novidade sobre o topico em si é ZERO, todos os que sao minimamente sérios, sabem que o modelo de negocio da Tesla, é deficitário, e que a empresa nao é rentável, isto e muito mais é PUBLICO, em locais sérios e onde a informação nao é manipulada a bel prazer.
Agora deixo a minha opinião, sobre o tipo… e para isso vou fazer uso de um provérbio Portugues, por todos conhecido, bem todos nao…a maioria, pois uns génios que por aqui costumam ter uma diarreias verbais, desconhecem tal. “quem muitos BURROS toca algum deixa para trás”
A TESLA não vai fechar,os investidores já lá puseram tanto dinheiro que é impensável deichar falir.
A TESLA não vai fechar,os investidores já lá puseram tanto dinheiro que é impensável deichar falir.
A Tesla nao vai durar talvez até ao final do ano, o Elon viu tudo muito grande, até queria ir para o espaço, mas vai ficar sem nada porque tem mais olhos que barriga, pobres de quem comprou açoes da tesla.
A tesla é capaz de pelo menos durará ainda uns 20 eu ouço essa conversa todos os ano até é incrível como é que a tesla já foi a falência tantas vezes só o ano passado devem ter sido umas 100 vezes. Dps só uma coisa até queria ir para o espaço? Para o espaço já vai a muito tempo com outra empresa mas sim também já meteu um tesla a ir para marte
E sai a primeira falência para a tesla em 2019 dps de estar na falência 73 vezes em 2018 temos agr a primeira em 2019 não me digam que não conseguem bater 2018 bora la este mês ainda conseguem meter ca mais 10 la para outubro esta mesmo mesmo a fechar as portas so falta mesmo arrumar umas coisas
Fica sempre a sensação que este tipo de notícias e apenas sensacionalista e alarmista e que depois nada na verdade acontece. Já nao e a primeira vez que são anunciadas mortes de empresas ! Ouvi dizer que a seguir e a Renault!!
Compraram a maxwell como se nao fosse nada