Elon Musk: Camião elétrico Tesla Semi chega ao primeiro cliente a 1 de dezembro
O camião elétrico e com condução semi-autónoma da Tesla está há anos a ser anunciado, mas sem uma luz ao fundo do túnel, depois de sucessivos atrasos para o início da sua produção.
Contudo, agora é oficial. Elon Musk anunciou que o camião Tesla Semi será entregue a 1 de dezembro ao seu primeiro grande cliente.
Foi através da rede social que, em breve, será sua, que Elon Musk fez mais um grande anúncio que irá marcar o futuro da Tesla. O tão esperado Tesla Semi, o camião elétrico, já tem data para chegar ao primeiro cliente.
Foi em julho que se começou a ter como certo o início da produção do camião da Tesla, ainda que não houvesse confirmação oficial. Agora Musk avançou que a produção já tinha iniciado e que no dia 1 de dezembro, os primeiros veículos iriam chegar à Pepsi, sendo este o seu primeiro grande cliente.
Além da Pepsi, também a Walmart - cadeia de supermercados norte-americana - estaria interessada nos camiões elétricos da empresa.
Excited to announce start of production of Tesla Semi Truck with deliveries to @Pepsi on Dec 1st! pic.twitter.com/gq0l73iGRW
— Elon Musk (@elonmusk) October 6, 2022
Em 2017, a PepsiCo reservou 100 camiões da Tesla, com o objetivo de reduzir os custos de combustível e as emissões da frota. Cada camião deverá ter um custo na ordem dos US$ 180.000, com uma redução de impostos prevista de até US$ 40.000 sob um programa de subsídios dos EUA aprovado pelo Senado.
Não é claro ainda quando camiões serão entregues à Pepsi nesta primeira fase, um transporte que deverá garantir uma autonomia de cerca 800 km.
Este artigo tem mais de um ano
Mais vale tarde que nunca.
Parabéns à Tesla!!
5 anos desde a Reserva…. A Pepsi sabia??
Diria que sim, há relatos de terem usado protótipos para darem feedback
Uma empresa é uma empresa, não é? Age a médio/longo prazo.
Mas se fosse um particular, estar 5 anos á espera do produto….complicado
Uma reserva não é uma encomenda, esse português anda um bocado mau.
@RC, o catedrático de capacidades linguísticas XD
LOLOLOL não é viavel um camião a bateria, devido ao espaço ocupado pelas mesmas, autonomia e espaço de mercadorias.
Não sei se reparaste, as baterias estão no camião, no “trator”, e a carga costuma ir no reboque. 🙂
Eu nunca vi um camião levar carga sem reboque ou atrelado…
+1 a empresa que comprou isto obviamente que nunca viu, ou possuíu um camião
As baterias ficam no trator o reboque é igual caso nao sabias um camião pode pegar em varios semi reboques
As baterias ficam no trator não no reboque, segundo tens de ir trabalhar para a pepsi ou walmart ou todas as empresas que fizeram grandes encomendas para dizer porque eles de certeza que nunca operaram camiõe se ainda nao sabe que não compensa tens de lhes ir dizer, tu fazes ideia quanto é que um empresa destas gasta em combustivel por mes ? um camiao destes que carregue enquanto eles estao a carregar ou descarregar é um mimo ainda por cima ao preço que estão os combustiveis
Não é viável mas não é devido ao espaço das bateria mas sim devido à autonomia do mesmo. Já alguém disse que os camiões elétricos devia ser a hidrogénio.
A baterias não vão no trailer, vão no trator, onde normalmente tem um motor gigantesco e uns depósitos.
Só falta fazer um desses para o consumidor europeu, porque com essas características que tem ninguém o compra, e uma coisa muito importante que eles aparentemente recusam-se a dizer: qual é a tara que tem?
Porque não ? quantos andam por ai a levar contentores dos portos para as empresas e fazem poucos kms ?
é, mas são tratores de cabine diurna, e de 2 eixos, e se tiverem 3, um deles é direccional/morto.
o tesla semi, não se enquadra nos transportes regionais europeus por estas razões. muito melhor enquadra-se a Scania neste aspeto
Para transportar contentores não serve ?
Não digo que não serve, fazem a mesma coisa, mas as empresas vão comprar ou alugar frota consoante a utilização que vão fazer os carros, não vão alugar/comprar tratores com 3 eixos e cabinas de longo curso para fazer transportes regionais, quando têm tratores muito mais baratos de cabinas diurnas e de 2 eixos. isto é a minha forma de ver, tenho 4 a meu uso, e nenhum é de logo curso, para quê comprar carros com cama e mais uma série de coisas que não têm utilidade?
Como sabe que fica mais caro ?
Faltou dizer se a pepsi recebe já os 100 que encomendou ou só recebe 1
Mais vale tarde do que mais tarde, ao preço que estão os combustiveis diria que veio em altura certa para estas empresas
Este camião e a pickup cyber truck foram projectados para aparecer em filmes e fotos, mais nada. Com um bocadinho de sorte talvez apareça em algum filme do mad max.
Por isso é que a pepsi encomendou 100 porque sao parvos
Eles não são parvos. Eles sabem que o reboque cheio de paletes de refrigerante não chega (talvez) nem a metade do peso máximo que ele consegue transportar! Logo, já está a ganhar autonomia, porque vai cheio, mas não no “limite”.
Se for uma empresa com Malotes de chapa, a história é outra…
Realmente, a pepsi não pesca nada do que compra. 😀 😀
Eu acho que a principal questão a abordar aqui devia ser a autonomia. São 800km, a melhor versão, de autonomia máxima! (Sem carga…)
E com carga máxima? Faz 300km? E se for a subir? Chega aos 250km?
Claro que deve haver casos que até 100km dão prás necessidades, mas esta questão é que devia ser respondida pela Tesla ou com casos reais, para as empresas fazerem bem os investimentos…
Se fizer uns 200Km vai ser bom, olha o caso da Ford F150 lightning com um atrelado com pouco peso
são 800 km com 40T de carga
Certo e seguro dessa informação?
(Já agora, 82k lbs são quase 37.5 Toneladas, e não 40. )
Mas se for como dizes, melhor! Isso sim é um ponto positivo, fazer os 800km com carga máxima.
300 kms a subir ? Que subida é essa ?
Eu preocupava-me também com o efeito aerodinâmico dos mosquitos na frente do camião. 😀 😀
*”quantos camiões”
Quase 4 anos depois…
Pelo menos fez, ao contrário de outras empresas que prometerem, ficaram com o dinheiro e agora estão em tribunal, sim, falo daqueles que a petrolhada tanto gosta mas não sabe o que é nem com funciona, os a hidrogénio, procurar por Nikola Motors. Uma das maiores fraudes sobre o assunto, mas há mais…..
Vens a TODOS os posts criticar. Esse ódio gratuito tira-te anos de vida.
Eu critiquei ?
Apenas informei, já que é melhor informação do que disparate.
Mas isso incomoda-o ?
Tem bom remédio, seguir em frente.
Calma rapaz!
A resposta, claramente, não foi para ti… 🙂
É verdade.
Peço desculpa, claramente esse comentário não era para mim.
Presumo que as marcas europeias vão tremer novamente, a Mercedes e VW, vão pensar duas vezes, após atraso tecnológico dos carros elétricos. Coma flutuação de preços dos combustíveis líquidos, devem andar muitos directores, a dormir. A Nokia era o que era e fechou, um visionário chamado Steve jobs fez lhes a folha com um iPhone. Imaginem o mesmo neste segmento.