É “responsabilidade moral” da Repsol continuar a produzir gasóleo, diz diretor-executivo
Apesar da pressão para uma adoção em massa de carros elétricos, há muito caminho por trilhar, com os combustíveis fósseis a serem ainda muito necessários. Por isso, para o diretor-executivo da Repsol, é "responsabilidade moral" da empresa continuar a produzir gasóleo.
Durante a XVIII edição do Fórum Empresarial de Gipuzkoa, o diretor-executivo da Repsol, Josu Jon Imaz, apelou a uma descarbonização consciente, recordando que "o tão criticado diesel salvou este país".
Na sua perspetiva, "precisamos de todas as energias de que a nossa sociedade disponha para descarbonizar", num debate que não deve ser simplista ou maniqueísta.
Segundo o executivo, citado pelo Motor.es, "o debate em nenhum caso deve ser sobre haver menos energias renováveis", mas antes compreender que estas são "um ativo importante" não só para reduzir as emissões, mas para "ter no futuro um sistema elétrico mais competitivo".
Por isso, conforme opinou, é "responsabilidade moral" da Repsol "continuar a produzir gasóleo para que os produtos cheguem aos supermercados todas as manhãs".
Diretor-executivo da Repsol apela a um equilíbrio energético
Na perspetiva de Josu Jon Imaz, a Europa perdeu o equilíbrio, não tendo sido capaz de se focar no chamado "trilema energético". Este exige o equilíbrio entre três objetivos, visando um sistema energético sustentável:
- Segurança do abastecimento;
- Acessibilidade;
- Produção de energia de forma cada vez mais descarbonizada.
Segundo disse, "nos últimos seis anos, perdemos na Europa 12% das empresas com elevado consumo de energia", devido aos "elevados custos energéticos europeus", enquanto esta se entregava "às mãos do gás russo e das matérias-primas chinesas".
Além disso, acredita que o falhanço é o resultado de a Europa ter colocado a ecologia à frente da estratégia energética.
Precisamos de políticas energéticas com foco na energia e não subordinadas à ecologia.
Indo além do gasóleo, Imaz mencionou a importância de outros combustíveis fósseis: "Continuar a produzir gás para a atividade industrial"; e "continuar a produzir querosene para que mesmo aqueles que o criticam continuem a voar de férias, a trabalho ou para que os ambientes tenham atividade turística".
Tudo isto, contudo, "de forma cada vez mais sustentável", uma vez que a descarbonização não deve passar pela eliminação de tecnologias, mas por fazê-las coexistir com eficiência, inovação e responsabilidade ambiental.
Imagem: Repsol
Neste artigo: combustíveis fósseis, gasóleo, Repsol























Falou bem.
Já estava a ficar com medo que o futuro fosse elétrico.
O futuro será cada vez mais elétrico, mas não será exclusivamente elétrico.
Qual é a tua percentagem?
80% para eléctricos, e o resto a outras tecnologias.
Sonhar não custa.
Embirrar também não.
Concordo a 200%.
Diesel continua e continuará a ser o melhor carro que existe.
O Diesel é usado em muitas mais aplicações, sem ser o ramo automóvel (!)
Diesel é um combustivel, não é um carro logo não pode ser o melhor carro que existe. E melhor é sempre subjetivo pois nunca será melhor em tudo.
O que me espanta é uma fala sensata de alguém que em tese seria prejudicado nos negócios.
O terrível lobby climático está a perder força, à força de tanta trapalhada e argumento desmontado.
O Sanchéz em Espanha é o melhor exemplo disso.
Aquele lobby que me deixa produzir energia sem estar “inscrito” nele ?
JL já foste ralhar com os senhores? Afinal para um arauto da desgraça….
Malvados.
Porque havia de ir ralhar se estou bem ?
A desculpa para usarem gasóleo em carros é sempre a mesma, é para fazer os produtos aos supermercados. Loooooll
“continuar a produzir gasóleo para que os produtos cheguem aos supermercados todas as manhãs”.
Tb serve para cavar e transportar os minerais para as baterias
Camiões Caterpillar 797F, Komatsu 980E ou Liebherr T 284=7.000 a 12.000 litros de diesel por dia por camião.
Escavadeiras Hitachi EX8000, Komatsu PC8000=5.000 a 9.500 litros de diesel por dia por escavadeira.
O que haveria de ser dos elektros sem o diesel.
Ena, inventou mais uns números ? Que raio, e isso tudo para fabricar uma bateria, quer ver ? Daqui a pouco sai mais caro o gasóleo que a bateria. Looooloooooll
Então explique lá como essas máquinas gastam gasóleo nas minas no deserto do Atacama ?
Caterpillar 797F – 246l/h
Camião trabalha 20h
Consumo diário 4.920 litros
–//–
In the Atacama Desert, where lithium mining is a significant industry, diesel-powered equipment plays a vital role in the extraction and processing of the mineral.
–//–
Aplicações Diesel/Gasolina, sem ser automóveis:
– Transporte Pesado (Very heavy-duty transportation..) (extracção minerais)
– Navios mercantes (Transporte Minerais e não só)
– Construção e Agricultura
– Geradores eléctricos (também os usam nas minas..nas centrais eléctricas..em hospitais para emergências, so on..até nos piquetes salvação do ACP para os Tesla da A2)
– Militares
– Aviação
– Máquinas Industriais
–//–
O futuro a longo prazo é eléctrico? Sim…eventualmente.
O futuro a curto prazo é eléctrico? Não.
O presente é só eléctrico? Não.
Não para essas máquinas.
Obrigado por confirmar que o yamahia estava a inventar.
Obrigado por existires @JL. O Pplware seria tão menos interessante sem as tuas contribuições.
De nada.
Já foste ralhar com a tua operadora telefónica, já que usou geradores para tu teres internet? Eu cancelava o serviço. É uma vergonha.
Como sabe que foram geradores a gasóleo ? Até podia ter sido só a baterias.
Deixe de ser criança.
🙂 As baterias morreram, nas melhores situações, em 6h 🙂
Já o que arrancou as centrais eléctricas, foi o bom e velhinho Gerador.
Como?
Quem?
Onde?
O pior cego é aquele que não quer ver. Um datacenter até tem bateria para 2 ou 3 dias não é JL? Deixe de ser pacóvio e narcisista
Errado, o que arrancou com a rede foi a barragem de castelo bode e a central termica no norte.
Não tem, foi por isso que muitos foram abaixo.
Quem está a ser pacóvio é você, como sempre.
Então e as centrais telefónicas, essencialmente alimentadas por geradores? Os hospitais não precisaram de geradores pois não?
Onde é que eu falei de arranque da rede? Ah já sei a MEO/NOS/VODAFONE tem lá uma linha específica para você alimentada só a paineis solares.
E termino com uma frase do artigo, e que é para você:
“continuar a produzir querosene para que mesmo aqueles que o criticam continuem a voar de férias, a trabalho ou para que os ambientes tenham atividade turística”
A minha resposta foi para quem disse que o arranque da rede foi feito por geradores.
Aprenda a ler, porque em lado nenhum disse o que você inventou sobre mim.
A central térmica do norte de 10-1à barragem
https://pplware.sapo.pt/internet/apagao-de-energia-a-culpa-foi-das-energias-renovaveis/comment-page-1/#comment-3681568
E si se estiverem desligadas, pelo menos as térmicas, beneficiam-se de geradores na fase do arranque tal como as nucleares em ES.
10 ? pela minha conta dá 7.
Quais geradores ? Aqueles que têm em casa ?
Mas não foi isso que aconteceu.
E tem mais essa, a desculpa para usarem carros a gasóleo é também que as máquinas que extraem.minerais também o usam. Looool
Também serve para fazer 1000km com um deposito e fazer cada 100km mais barato que carregar em postos publicos.
Continuem a produzir painéis que daqui a uns anos estejam num aterro sanitário.
Só falta dizer…prove, ai é? Mostre lá?
Já foste ralhar com os senhores?
O seu Tesla também usa petróleo na sua concepção sabia?
Ah já sei, o seu diz especial JL feito sem petróleo.
“Ai é? prove la? mostre lá?”
E porque não irem antes para reciclagem ?
E você já foi ralhar porque usar energia de painéis solares ? O seu carro também usa.
E onde disse que era contra o petróleo ? Acho que nunca vai aprender a ler só por embirrar.
Não sou contra a energia de painéis solares. Sou contra os extremistas como você. Em que uma pessoa só não tem um Elektro porque não quer segundo você claro. E toda a gente tem não sei quantos mil euros para comprar painéis e baterias.
Quem não quer arranja problemas, quem quer arranja soluções.
Se não é porque embirra sempre com eles ?
Eu extremista ? Em que sentido ?
Onde eu disse isso ? Posso saber ? Depois o pacóvio sou eu. Lol
@Realista, vou-te dar 800€ mes e vais pagar casa, comida, deslocação para o trabalho (passe porque não dá para mais) e ainda vais comprar carro eletrico, paineis e baterias. Pode ser?
Já estou a ver que tens tudo como garantido…
O que precisa é de trabalhar para ganhar mais, porque esse dinheiro o ordenado mínimo é para quem faz o mínimo.
@JL olhe que não… veja os milhentos patrões por aí fora que pagam o minimo (liberais normalmente) e que choram que não têm “apoios” ou “incentivos” do Estado.
São os mesmos que culpam os sindicatos da má gestão.
Eu não conheço nenhum que pague o mínimo, até porque não aceitava.
Verdade tudo preocupado com o Ambiente mas depois é só fotos de sitios novos… mais aviões mais poluição.. mais importação de fast fashion mais navios a poluirem!…
Os aviões não poluem segundo o JL.
Nem se priva de viajar de avião porque tem carros elétricos e se tiver carro elétrico, ao andar de avião não polui.
Mostre lá onde eu disse isso ?
Tá farto de dizer… memofante para si.
Então esqueceu-se onde foi ou não encontrou ?
Se os carros se os carros tivessem evoluído tanto como os aviões, hoje os carros poluiam muito menos, os aviões hoje conseguem transportar mais depressa, maior carga e com menor gasto de combustível e portanto menos emissões.
https://economia.uol.com.br/colunas/todos-a-bordo/2024/01/29/quanto-combustivel-um-jato-comercial-consome-por-voo.htm
R€sponsabilidad€