É possível criar um carregador universal que sirva para todos os elétricos? A resposta é sim
Os carros elétricos estão a crescer e, a par da curva de evolução, está a curva de aprendizagem. Ainda não conhecemos nenhum assim, mas será possível criar um carregador universal, capaz de servir todos os modelos? Dizemos-lhe que sim e que, inclusivamente, já foi pensado.
Atualmente, os modelos de carros elétricos não seguem um padrão, em termos de carregamento. Portanto, existem veículos com diferentes tensões, formatos e capacidades de bateria.
Por exemplo, modelos como o FIAT 500e, o Tesla Model 3 e o Mercedes-Benz EQA funcionam com tensões entre 250 e 450 volts. Contudo, outros como o Porsche Taycan, o Hyundai IONIQ 5, o IONIQ 6 e o Kia EV6 têm sistemas entre 600 e 800 volts.
Estes últimos têm algumas vantagens: reduzem substancialmente os tempos de carregamento, oferecendo uma arquitetura mais simples que permite, por exemplo, reduzir o peso dos veículos.
Considerando o crescimento do setor e a pertinência de um carregador universal, que sirva todos os proprietários, um grupo de investigadores, liderado por Deepak Ronanki e Harish Karneddi, criou um carregador capaz de suportar tensões dos 120 aos 900 volts.
A particularidade deste carregador universal é a sua configuração de dois níveis: está equipado com um circuito frontal de correção do fator de potência (PFC), seguido de um conversor DC-DC reconfigurável. O termo "buck-boost" assume especial relevância, pois o carregador pode aumentar ou diminuir a tensão consoante as necessidades.
As simulações efetuadas pelos investigadores demonstram que o carregador pode adaptar-se de forma dinâmica e segura a qualquer tensão dentro do intervalo determinado, e fá-lo com uma eficiência superior a 94%. Isto coloca-o ao mesmo nível ou mesmo acima dos carregadores tradicionais.
Um carregador universal reúne algumas vantagens. Desde logo, elimina a necessidade de carregadores específicos para cada veículo.
Depois, se for planeado para ser comercializado como uma unidade interna nos automóveis, os custos de produção dos carregadores externos poderão ser drasticamente reduzidos.
Agora, a equipa procura dar o próximo passo, indo da teoria à prática: conseguir uma patente para o sistema, de modo a começar as negociações com as fabricantes e iniciar o desenvolvimento de protótipos.
Além disso, os investigadores querem alargar a aplicação do carregador universal a outros tipos de veículos, nomeadamente bicicletas elétricas, motociclos e trotinetas. Isto permitiria desenvolver um sistema otimizado que favoreceria, certamente, o crescimento da mobilidade elétrica.
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Imagem: Freepik
Neste artigo: carregador universal, carregamento, carro eletrico
O problema actual é a falta de carregadores, deveria ser obrigatório todos os postos de gasolina terem carregadores. Pois muitos deles estão inoperacionais por vandalismo.
Como podem ver neste vídeo
https://youtu.be/YqVPbJ-V4eg?si=Pmq_HMODCqXrDngd
A sério, então tantos sítios para carregar e tu queres ir a um posto de gasolina carregar um elétrico, HUmmm…
Isso tem solução, metes na mala um extensor de autonomia aka Powerbank aka Gerador dieseil\gasolina, quando estiveres precisar é só abrires a mala e ligar a ficha…
Não será um posto de gasolina o posto ideal para carregar o elétrico? Vejamos… têm café, alguns têm mesas, outros até pequenos supermercados têm… em 15/20min dá tempo para beber um café e ir fazer um xixizinho ou se for rápido, até fazer umas compras lá para casa! A falta de visão Tuga… tudo é um impedimento e ainda se ridiculariza com o Powerbank… quando a muitos postos de gasolina ou carregamento já são alimentados por painéis solares e baterias. Mas lá está… há 100 anos atrás também se dizia para levar fardos de palha para alimentar os cavalos do carro, porque não havia postos de gasolina para se ir de Lisboa ao Porto…
Portanto, o que muitos querem é um local para carregar no mínimo tempo possível e desandar, você quer um local para passar lá o dia, pois é o problema é esse quanto menos distrações mais rápido desampara a loja…
🙂
Se for numa AE sempre é mais prático carregar num posto de gasolina do que ter de sair pra mais longe.
O tempo de carregamento é igual e, se quiser, tem alguma coisa pra fazer enquanto espera…
Deveriam acabar com os extras nos postos de gasolina. Era Bomba, ponto da pagamento e está feito. Assim até ocupavam metade da área. Tudo o resto é só para atrapalhar.
Na verdade já vi em algumas repsol postos de carregamento de electricos
+1
Também na BP.
Todos os carros à venda na Europa seguem o mesmo padrão na carga AC, que é o tipo 2.
Nos EUA ainda usam o tipo 1, e a tesla o nacs, no entanto existem adaptadores para esses cabos, tanto para usar os de como os de cá.
Na UE já foi legislado que tem de haver um carregador rápido a cada 60km em autoestrada.
https://www.theverge.com/23806690/eu-ev-fast-charger-60km-law-regulation-requirements
É uma lei similar à das bombas de gasolina, coincidência? Claro que não, é poupar em Infraestruturas!