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É com esta tecnologia que os EUA esperam combater os incêndios em veículos elétricos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. JL says:

    Mas existem incêndios em veículos elétricos ?

    Quer dizer que os a combustão vão continuar a arder ? não descobriram nada para eles ?

    Bom, não admira que queiram acabar com eles, não têm qualquer hipótese de desenvolvimento.

    • José says:

      Tive vários automóveis da mais diversas marcas, ao longo da minha vida, nunca algum se incendiou. Se calhar, o problema é meu, devo ser anti-fogo.

      • JL says:

        Eu tive 2 que incendiaram, um foi recuperado porque ardeu pouco, o outro não.

        • Fusion says:

          Meu, ou és uma gajo cheio de azar ou então andas a usar as coisas de forma errada.

          Nunca conheci ninguém na minha vida (familiares, conhecidos, amigos) que tenha tido o carro arder, seja ele elétrico ou a combustão. E tu logo dois.

          As vezes fico a pensar que tu inventas estas retoricas todas só para ires com a tua avante.

          • JL says:

            Fogos é uma questão de azar ?

            Eu conheço alguns, ou então tem uma família e poucos amigos, ninguém tem culpa disso, ardem em média 7 carros por dia em Portugal e não conhece nenhum ? Muito estranho.

            Não é invenção nenhuma, são factos.

          • Fusion says:

            Dado que Portugal existem aproximadamente quase 8 milhões de veículos e se me dizes que ardem 7 por dia, não te parece razoável não conhecer ninguém que tenha passado por isso?

            Falas como se 7 por dia num universo de 8 milhões fosse algo super normal de conhecer alguém que tenha tido o carro arder.

            É com cada um…

          • JL says:

            Não existem 8 milhões de veículos em Portugal.

            Os 7 por dia veio dos bombeiros, não de mim.

            Se quiser mostro lhe a estatística dos EUA onde são uma média de 500 por dia.

            É como disse, conhece poucas pessoas e tem uma família pequena.

          • Fusion says:

            Desculpa se não fui 100% exato, são 7 milhões segundo o que apurei

            https://sicnoticias.pt/pais/2024-05-10-video-carros-nas-cidades-aumentam-em-tres-anos-sao-mais-450-mil-a-circular-42f22c82

            Nos EUA existem cerca de 276 milhões.

            Mas vamos a números:

            Em termos percentuais, em Portugal, cerca de 0,0001% dos veículos ardem por dia, enquanto nos EUA, aproximadamente 0,00018% dos veículos arderam.

            Isto pegando nos teus números.

            Em relação a última parte do teu comentário, a única coisa que tenho a dizer-te é para teres juízo, deixa de ser tonto e sair da tua bolha. Lá porque tiveste o azar de arder com dois carros não significa que o resto do mundo seja como tu azarado.

          • JL says:

            Não ando em nenhuma bolha, e se ando quer dizer que a minha é maior que a sua. Loooool

            O resto do mundo é mais azarado que eu, já que eu em 32 anos de carta só tive 2, o resto do mundo tem 7 por dia.

      • Toni da Adega says:

        É como os acidentes, nunca tive nenhum. Mortalidade e acidentes rodoviários é 0, não existe

        • Hugo says:

          Comparar probabilidade de acidente com a de um carro incendiar é de uma desonestidade que vai lá vai. Prabéns LOLOLOL É que o José nem disse que não acontecia…apenas que é raro… Ahah

    • XX says:

      Para os ICE descobriram há muito, chama-se bombeiros. O carro incendeia-se, os vizinhos chamam os bombeiros, estes chegam e extinguem o fogo.

      No caso das baterias de iões de lítio carros elétricos, o fogo é particamente impossível de extinguir até que todo o material inflamável das baterias (cuja queima gera mais gases inflamáveis e até oxigenio, auto-alimentando-se) seja consumido.

      Por isso quando os bombeiros chegam, limitam-se a controlar a imediações para que o fogo não se propague. Assim, soluções como as do artigo são importantes para compartimentar e controlar o fogo em EVs.

      Sim, os incêndios em carros elétricos são mais incomuns do que nos ICE, mas são muito mais perigosos e devastadores.

      Deixo aqui leitura interessante da Fire Protection Association (UK, texto completo em https://www.thefpa.co.uk/advice-and-guidance/advice-and-guidance-articles/why-do-lithium-ion-batteries-catch-fire-):

      Lithium-ion battery cells combine a flammable electrolyte with significant stored energy, and if a lithium-ion battery cell creates more heat than it can effectively disperse, it can lead to a rapid uncontrolled release of heat energy, known as ‘thermal runaway’, that can result in a fire or explosion.

      Thermal runaway can be caused by a number reasons, including an internal short circuit due to manufacturing defects, ’lithium plating’ (formation of metallic lithium on an anode surface within a battery cell), or mechanical damage (e.g. piercing, dropping). Other possible causes of thermal runaway are exposure to heat from an external source or overcharging/over-discharging.

      Thermal runaway can result in the ejection of a range of flammable and toxic gases from battery casings. The flammable gases generated often ignite immediately, but may also spread out unignited, until an external ignition source is encountered, resulting in an explosion.

      Lithium-ion battery fires generate their own oxygen and can be very difficult to extinguish. Specialist Aqueous Vermiculite Dispersion (AVD) fire extinguishers may be an option for small incipient fires, where extinguishing media can be applied directly to the cells of a battery, providing a combination of cooling and oxygen depletion, but these fires are very often only controlled and extinguished when the Fire & Rescue Service deliver copious amounts of water to the burning materials.

      • JL says:

        Se é praticamente impossivel, porque os apagam ?

        • XX says:

          Não apagam, ou, quando conseguem, demora muito mais tempo do que num ICE. Não sabe ler?

          • JL says:

            Tanto apagam que não faltam exemplos disso, quantos quer ?

            meia hora chega ?

            Sei ler mas não sei inventar.

            Pode começar pelo dos camiões dos teslas, quantos arderam e quanto tempo levou a apagar ?

          • JL says:

            “Quando o socorro chegou ao local a viatura ligeira tinha incendiado e estava totalmente tomada pelas chamas. O condutor, único ocupante da viatura, estava já fora do habitáculo, não tendo sofrido quaisquer ferimentos. De acordo com José Oliveira não teve necessidade de qualquer tipo de assistência médica.

            Os bombeiros já não conseguiram evitar que o carro ficasse totalmente destruído.”

            https://www.diariocoimbra.pt/2024/10/19/carro-destruido-em-incendio-apos-despiste-na-tocha/

            Então ? o que se passa ? afinal dá para apagar ?

        • Anónimo says:

          Solução é avançarem rapidamente com as baterias de estado sólido. Iões de lítio é para abater.

        • Zé das Osgas says:

          Não vou entrar em “discussões cegas” nem procurar noticias na medida em que, tantas vezes, essas noticias são objeto da criatividade de jornalistas que escrevem sobre o que não sabem no entanto, desafio-o a procurar artigos científicos sobre o assunto da capacidade (ou não) de se apagar um fogo cuja origem seja num modulo de iões de lítio. Uma coisa é apagar o fogo (sim, é possível), outra coisa é eliminar o processo de combustão (tal como disse XX no comentário anterior, é praticamente impossível). Para que fique a saber (procure artigos científicos e não artigos de jornais escritos por jornalistas mal informados), as baterias dos carros elétricos que estavam a arder no navio que se afundou ao largo dos Açores mantiveram-se em combustão mesmo após o navio ter afundado e ter ficado completamente debaixo de água. E antes de seja tentado a falar da falta de oxigénio, também lhe digo que este tipo de combustão dispensa o O2 do ar para se manter. A diferença é entre estar em combustão ou estar em fogo.

          • JL says:

            Eu não pesquisei artigos científicos, procurei casos práticos ocorridos na vida real.

            Como sabem que ficou a arder se foi ao fundo ?

            Nem é uma coisa nem outra, chama-se thermal-runaway.

      • JL says:

        Para os ice em muitos casos é igual, basta ver o que aconteceu no Prior Velho, foi controlar o que estava por perto até arder tudo.

        • XX says:

          No Prior Velho quando o fogo foi detetado já não estava apenas uma carro a arder, era um local fechado, e com acesso limitado equando os bombeiros chegram o cenário era mais complexo do que um autmóvel a arder…

          • JL says:

            Não era um local fechado, era sim aberto.

            Tem muitos outros exemplos nessas estradas, quando chegam só tem lá o que resta de chapa.

        • Aves says:

          Não podes comparar um fogo descontrolado, no terraço de um edifício, com os veículos encostados uns aos outros, com o fogo num veículo isolado.
          Nem os carros de bombeiros se aproximaram por razões de segurança.
          Pessoalmente, o que presenciei foi um princípio de incêndio num automóvel, numa oficina, que foi apagado rapidamente com um extintor. Por causa disso, durante anos, tive um no carro.

    • Fusion says:

      Mano tu tens uma pancada e não é pouca. Vai ver disso.

      Mas que raio uma coisa tem a ver com a outra?

      Carros elétricos ardem? Sim
      Carros a combustão ardem? Sim

      Criar uma tecnologia ou mecanismos para evitar incêndios, seja em elétricos ou a combustão é sempre bom.

      Pode ser raro quando acontece, mas se acontecer é melhor ter do que não ter.

      Estás sempre com estas coisinhas quando se falam de carros elétricos.

      Não interessa quem arde mais, ou qual é que tem maior probabilidade, não é esse o ponto.

      O ponto é, se arderem isto vai ajuda melhor a combater. Apenas e só isto.

      • JL says:

        Então onde está a panca ? Não entendi !!

        Eu só disse que para os a combustão não têm inventado nada, só piora.

        Estás sempre com estas coisinhas quando se falam de carros a combustão.

        Eu falei em probabilidades onde ?

        Eu disse que não ajudava ?

        Apenas e só isto.

        • Fusion says:

          Bro, escuta.

          Ambas as tecnologias ardem ponto assente.

          Mas pegando nos teu número, que aparentemente são 7 por dia (não fui verificar isso), por que raio alguém haveria de gastar tempo e recursos em algo que tem baixa probabilidade de acontecer, e quando acontece das duas uma, ou má uso ou velhice e falta de manutenção.

          Em situações normais com os cuidados mínimos um carro simplesmente não arde, tanto um carro a combustão quanto um carro electrico.

          Aqui o ponto com os elétricos é que em caso de acidente a probabilidade de um carro arder versus um carro a combustão é superior. Mas o problema base é que um incendio de um carro a combustão é mais rapidamente apagado do que um incendio num carro elétrico, logo aqui faz mais sentido limar e encontrar soluções para esse problema.

          • Outro trolha says:

            olha este a tentar ser sensato. Aqui nao fazemos isso 😀

          • JL says:

            Todas as tecnologias ardem, conhece alguma que não arda ?

            Até as casas.

            Porque razão ? Pela mesma que existem doenças que matam poucas pessoas mas procura-se pelas soluções.

            Em situações normais também arde, tanto que há muitos recalls para corrigir defeitos de fabrico ou melhoramentos.

            Mostre lá que a probabilidade de incêndio é maior nos eléctricos em caso de acidente ?

            É mais rápido depende da situação. Temos até um caso num eléctrico que se apagou sozinho.

          • Fusion says:

            God é difícil falar contigo, boa sorte quem te atura todos os dias…

            Sabes o que também arde? o sol
            Sabes o que eventualmente também se vai apagar? O sol

          • JL says:

            O Sol não arde.

            Não, o Sol não se vai apagar, já agora, escreve-se Sol com letra maiúscula.

  2. Outro trolha says:

    Claro que nao ha incendios nos carros eletricos, os eletricos trazem é bancos sobreaquecidos, coisa que os carros a combustao ainda nao conseguiram implementar.

    Nesse mundo que voce imagina onde todos andam de eletrico, onde é que o governo vai compensar os impostos perdidos nos produtos petroliferos e o ISV?

  3. Elonao says:

    Lixo eléctrico…

  4. Aves says:

    Resumindo:
    – No geral, os VE incendeiam-se menos que os com motor de combustão interna, dizem as entidades públicas de vários países, embora cada uma indique frequências de incêndio diferentes. Mas, no que importa, os dois tipos de veículos podem incendiar-se.
    – Mas o incêndio nas baterias de lítio dos VE são mais difíceis de apagar. Por isso, convém evitar incêndios nas baterias de alta tensão dos VE, especialmente os causados por “fuga térmica”
    – Por isso, os investigadores dizem que é preciso fabricar “barreiras térmicas” para as baterias, que custam entre 300 e 1000 dólares por veículo.
    Sem “barreiras térmicas”, o post vai para perto dos habituais 200 comentários 🙂

  5. Bota Fogo says:

    Os EVs esses até me dão prazer, vê-los a arder.

  6. PJA says:

    É isto que se pede tecnologia para minimizar os incêndios perigosos em elétricos. Agora vamos ver na prática se corresponde às expectativas.

  7. M says:

    Quando me ensinaram era “embalamento térmico” e não “fuga térmica”

    • Aves says:

      “se uma célula de bateria de íões de lítio criar mais calor do que pode efetivamente dispersar, pode levar a uma rápida libertação descontrolada de energia térmica, conhecida como “fuga térmica” (“thermal runaway”) que pode resultar num incêndio ou explosão.”

  8. Jou Lerdo says:

    O que fazer? Deixar arder! Assim já não arde mais. O planeta agradece.

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