PplWare Mobile

Duster e Bigster estreiam combinação de tecnologia híbrida, GPL bi-fuel e tração integral

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. quena bateria de 8V. says:

    É um MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle, não confundir com um PHEV) tri-fuel (ou tri-energy) com motor de combustão bi-fuel a gasolina e GPL e um pequeno motor elétrico.
    O motor é o HR12 LPG MHEV, da Horse, que começou a ser fabricado agora. Tem uma potência de 103 kW (140 cavalos) e um motor elétrico que usa uma pequena bateria de 80V.

    • Max says:

      Escrevi na caixa do Nome e troquei o nome no comentário acima acima …
      Primeiro corrijo o fim do comentário acima, a pequena bateria é de 48V (e não 80V)
      Segundo, sistematizar as diferenças entre o Duster e o Bigster e os 3 e 4 cilindros. O DUster Hybrid G 150 e on Bigster Hybrid G 150 usam o mesmo motor, da Horse, de 3 cilindros, o HR12 LPG MHEV. O Bigster tem uma variante, o Bigster Hybrid G 155, de 4 cilindros.
      Terceiro, dizer que se seguirmos o critério da tração 4×4 dos motores de combustão, aqui trata-se de um falso 4×4, ou, pelo menos, de um 4×4 diferente. Com efeito, o motor de combustão de 130 kW (140 CV) só tem tração às rodas da frente, O motor elétrico montado no eixo traseiro tem uma potência de 23 kW (31 CV) nos G 150 e e 36kW (49 cV) no 155.

  2. B@rão Vermelho says:

    O Duster está muito bem conseguido para o meu gosto pessoal claro.

  3. Nuno+Fernandes says:

    Gostava de saber onde foram buscar esta informação
    o preço historicamente baixo do GPL (0,708 €/litro, a 01/09/25, em Portugal.
    O preço do GPL na Galp está a 0.869€ litro

  4. Lumia says:

    Salvo erro este sistema novo de GPL é de injeção direta enquanto que o antigo não era…

  5. Black Russian says:

    Interessante será o 1.2 ECO-G 120cv 12V EDC tração dianteira:

  6. Joca says:

    Poxa “apenas” consome 7,2L/100km, o meu é um 2.0L a gasolina e consome 7L, não vejo onde está a vantagem de ter um motor de baixa cilindrada e binario.

    • Vítor M. says:

      Apesar do consumo médio anunciado ser semelhante, a vantagem dos motores mais recentes não está apenas nos litros aos 100 km.

      -> Eficiência em diferentes cenários – num 2.0 a gasolina o consumo de 7 L/100 km é geralmente em condução estabilizada. Em cidade ou tráfego intenso, o valor sobe bastante. Num híbrido ou GPL, a gestão elétrica ou o combustível alternativo permite manter médias mais consistentes e mais baixas em uso real.
      -> Custo por quilómetro – o GPL, por exemplo, custa sensivelmente metade do preço da gasolina. Assim, mesmo com 7,2 L/100 km, o gasto final em euros é substancialmente inferior.
      -> Emissões e regulamentação – motores híbridos e bi-fuel emitem menos CO₂ e poluentes locais, permitindo acesso a zonas restritas e evitando futuras penalizações fiscais.
      -> Binário mais utilizável – a combinação elétrica ou do turbo em motores de menor cilindrada oferece mais resposta em baixas rotações, algo que o 2.0 atmosférico não garante.

      Ou seja, a vantagem não está apenas no número do consumo declarado, mas no custo real de utilização, emissões e adaptação às exigências atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.