Dos 0 aos 100 km/h em menos de 1 segundo num carro elétrico? Esse recorde já foi batido
Com desempenhos naturalmente elevados, os carros elétricos têm mostrado que podem mudar o mercado no campo do arranque e até da velocidade máxima. Rápidos e muito eficientes, têm batido recorde atrás de recorde. Um novo voltou a cair, mostrando ser possível levar um carro dos 0 aos 100 km/h em menos de 1 segundo.
Um novo recorde dos 0 aos 100 km/h
Embora possa ser um feito menor para muitos, a verdade é que o Recorde Mundial do Guinness para o carro elétrico de aceleração mais rápida foi batido. Este diz respeito ao tempo mínimo em que se atinge a mítica velocidade de 100 km/h e o novo valor foi conseguido por estudantes suíços.
Este carro totalmente elétrico quebrou o recorde anterior, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de um segundo. O novo valor registado para este padrão foi conseguido por Kate Maggeti, com um carro elétrico construído à mão e ficou em 0,956 segundos, quebrando o recorde anterior que era de 1,461 segundos.
O carro elétrico mais rápido de todos
O Guinness World Records confirmou que o veículo elétrico bateu o recorde de aceleração de EV no Switzerland Innovation Park em Duebendorf. Foi um feito realizado pelos membros do Academic Motorsports Club Zurich (AMZ) da universidade de pesquisa ETH Zurich e da Universidade de Lucerna, que passaram todo o seu tempo livre a trabalhar no "mythen", o seu veículo elétrico.
Cada componente deste EV foi desenvolvido pelos alunos a partir de placas de circuito impresso (PCBs) e otimizado para velocidade. Alimentado por quatro motores elétricos e um powertrain exclusivo desenvolvido pelos alunos, o veículo tem cerca de 326 cavalos (240 kW).
Será que se vai manter por muito tempo?
O recorde mundial de aceleração de carros elétricos está a ser trocado entre a AMZ e a equipa da Universidade de Stuttgart. A AMZ venceu em 2014 e 2016, com a seleção alemã a vencer em cada um dos anos seguintes. Com um valor abaixo de 1 segundo, dificilmente trocará de mãos, mas tudo é possível.
Para enquadrar este novo recorde estabelecido por um carro elétrico, o valor conseguido é 1,5 segundos mais rápido que o Tesla Model S Plaid, que consegue cerca de 2,5 segundos. É também quase um segundo mais rápido que o Rimac Nevera, que consegue ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,81 segundos.
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Não tirando o mérito.
São comparações absurdas com o Tesla e Rimac, estes são carros de estrada com relação peso potência completamene diferentes, pneus normais e tem que cumprir regras de segurança e construção.
O mythen é um carro pequeno com peso potência muito menor, não tem que cumprir as regras de um veículo de estrada, só leva 1 pessoa e os pneus são completamente diferentes!!
Esses pneus são altamente viscosos para aderir o máximo possível ao chão e desse modo fazer grandes acelerações.
Acho que intenção não é comparar com carros ‘normais’
E existe outra coisa que não aparece no post, que é o facto deste carro ter um mecanismo de sucção na base (uma ventoinha se bem me lembro). Acho que algo parecido a algo que já foi usado na F1.
Isso permite uma força muito superior de contacto do carro ao solo que por sua vez aumenta brutalmente a tracção nos pneus, permitindo uma maior transferência de potência ao solo.
Carros com muita potência existem muitos, e em todos quando aceleramos a fundo no arranque as rodas patinam por falta de tracção (sem controle de tracção). O recorde foi quebrado por tanta diferença por causa dessa inovação.
Esse da ventoinha é o McMurtry
Não, muito antes desse houve o F1 Brabham BT46 de 1978.
Tinha uma ventoinha a chupar ar na base do carro que lhe dava uma sucção brutal. Era tão à frente dos restantes carros face ao aumento de tracção e capacidade de curvar que apenas foi usado numa única corrida e proibiram a tecnologia pouco depois.
E a bateria foi dos 100% aos 0% no mesmo espaço de tempo.
Torque e velocidade não é bem a mesma coisa…
Como em qualquer corrida. Nas corridas de drag também gastam um depósito numa corrida de 4 segundos
Enigmática é a afirmação de que “Cada componente deste EV foi desenvolvido pelos alunos a partir de placas de circuito impresso (PCBs)”…
A mim atribuem-me 1s só para levar o pé ao travão. Esse piloto tem uns reflexos muito rápidos.
Para se ter em conta os valores do carro, o tempo de reação e o tempo em que o carro se começa a mover verdadeiramente são retirados. Se for ver as especificações do tempo 0-100 no site do tesla model s plaid, lá está escrito isso…
E mesmo assim é muito lento. As corridas de drag fazem 160km/h abaixo de 1 segundo
Seja como for, isto é um drakster eletrico e nao um carro de pista ou de estrada. Record de tempo sim, mas nao juntem alhos com bugalhos
@Pedro Simões
Temos também algumas equipa de universidades portuguesas a desenharem, construírem e participarem em competições como estas que aparecem na notícia. Lisboa e Porto tem cada uma uma universidade a competir, tendo ficado em 9º e 56º ,respectivamente, na competição alemã com 71 equipas da categoria eéctrica.
(https://www.formulastudent.de/fsg/results/2023/).