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Direção-Geral de Trânsito quer proibir a utilização de trotinetes elétricas

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. B@rão Vermelho says:

    A ver as barbaridades que se fazem com este tipo de transporte nas ruas até é de admirar ainda ser possível poderem circular.
    Ainda à dias em Lisboa uma senhora ia a pé numa rua de sentido único e ao atravessar a estrada olhou para o sentido correto do transito e por milagre não foi atropelada por uma trotinete que vinha em sentido proibido.

    • Mr. Y says:

      Não é para proibir totalmente

    • PeterJust says:

      Vi uma coisa parecida a acontecer mas foi com um carro, e se um carro atropela alguém as consequências são 100 vezes mais graves, acho que devíamos proibir os carros e só haver trotinetes, bicicletas, etc. Ia salvar muitas vidas.

      • André R. says:

        Aí sim? Então espera que os carros circulem nos passeios, nas zonas pedonais para depois aplicares essa tua ideia.
        Estive em Paris o ano passado, e se eu me queixava das trotinetas cá, lá parecia a Índia Europeia… um caos por causa das trotinetas e bicicletas… assisti ainda a um acidente ente uma bicicleta e uma trotineta. Felizmente foi só o orgulho que ficou magoado, mas a coisa poderia dar para o torto, considerando que muitos não levam capacete…

        • PeterJust says:

          Estiveste em Paris e viste um acidente entre uma bicicleta e uma trotinete? Parabéns! Eu também já estive em Paris e também vi um acidente entre um carro e uma camioneta! Aliás o transito automóvel em Paris é um exemplo para o mundo, oxalá todos troquem as bikes e as trotis por carros para poder fazer frente ao Indiano

          • André R. says:

            Não entendeste, deixa pra lá…

          • Introspecção says:

            Eu acho que os peões deviam andar nos passeios com capacete. Ainda há dias vi uma senhora que tropeçou no lancil do passeio e caiu. E nem sequer foi em Paris, porque em Paris seria muito pior, o vento poderia ter-lhe levantado a saia.
            Felizmente que só partiu os óculos e tudo porque não estava a prestar atenção onde punha os pés.
            O ideal seria ter chamado a polícia, para lhe fazerem o teste do balão, quem sabe não consumiu bombons de whiskey e estava enebrida.
            Mas vendo bem, tudo aconteceu porque ela atravessou a estrada. Eu acho que devia ser proibido atravessar a estrada, é perigoso porque as pessoas podem cair…

          • SM says:

            E se todos passarem a andar de burro, acabam totalmente os acidentes e ia ser ultra ecológico, verde e vegan.

      • HaterdoPeter says:

        @peterJust
        Não viste nada, não sejas mentiroso…

        raio de mania de defender sempre quem esta mal…

    • tesliman says:

      então eu diariamente vejo pior que isso nos automóveis, então vamos proibir os carros em vez dos transgressores

    • _RJCA_ says:

      Isso é falta de civismo amigo B@rão…

    • Grunho says:

      E com as barbaridades que se fazem de automóvel já era tempo de proibir a circulação de latas com centenas ou milhares de kgs. Ao menos as ttotinetas ou bicis se chocarem ninguém se magoa muito. Essa senhora que foi evitada por uma trotinete não foi milagre nenhum. Com elas é muito fácil evitar os peões.

    • nunof says:

      57 041 acidentes em Portugal em 2023. 40 663 com ligeiros, 3 239 com velocípedes. Relatório Anual de Sinistralidade a 24h, fiscalização e contraordenações rodoviárias 2023, ANSR,

      Carbrains são uma classe à parte!!!

    • Esteves says:

      Não são as trotinetes que fazem as barbaridades
      .. já agora porque não acusam toda a gente de violação? Embora não a tenhamos feito temos o equipamento todo necessário para o fazer… Está aí a sua lógica de meter tudo no mesmo saco…

  2. Joao+M says:

    Acho que não é explicito no artigo que isto é em Espanha. Pelo menos segundo o que procurei sobre o tema.

  3. Parecia says:

    Apenas serve para gerar receita em taxas, porque isto é um veiculo que pode ficar facilmente inutilizavel, seja, pela bateria ou eletrónica.
    E para não serem discriminatórios, os ciclistas também vão ser afetados.

  4. olá says:

    Deviam banir os motards também. Escória da sociedade 🙂

  5. TiagoR says:

    O problema está nas regras que não existem para os velocipedes de duas rodas elétricos que não estão sujeitos a obrigações rodoviárias, seguros,.. etc. ! É a lei da selva !! Já fui vitima de uma destas bicicletas tendo acarretado com os custos por danos causados no carro em que o sujeito além de não ter seguro, dinheiro para pagar e nem português falava ! A quem mando a conta ? Pois é ! Ala que se faz tarde !

  6. TugAzeiteiro says:

    O grande problema é que os estados são reativos… primeiro deixam fazer tudo e só depois de muita água correr é que reagem… Uma trotinete eletrica tem que ter capacete e um seguro de responsabilidade civil obrigatoriamente! Assim como bicicletas… É simples… se partilham a via com outros veículos!

    • Introspecção says:

      E os peões também devem andar de capacete, ter seguro de vida, usar colete sinalizador reflector e pôr a língua de fora para o lado que querem virar, não vá tropeçarem nalgum cocó de cão quando vão pelo passeio!
      Devia ser obrigatório!
      Vendo bem, devia ser obrigatório ter seguro de vida quando põe o pé fora da cama logo de manhã, podem tropeçar no penico e é perigoso

  7. says:

    Ontem já era tarde. Cá podiam fazer a mesma coisa

  8. Zé Pevinho says:

    Isto das trotinetes foi engraçado quando começou, o problema foi quando um iluminado pensou que em termos de mobilidade era vantajoso encher as cidades com trotinetes em que qualquer um podesse andar, pois sem regras aplicadas eis que isto tornou-se uma selva, só vejo acidentes volta e meia porque quem anda nelas acha que pode ir onde lhe apetece e como lhe apetece, largam a dicas por ai por todo lado, isto tornou-se ridículo…

  9. Halnaweb says:

    Volto a perguntar…
    Seguro, matricula, licença de condução nas estradas, como é?
    A trotinete bate num carro, como é? Sem seguro leva um porradão de multa? Mas pode ter seguro? E pode circular nas estradas? O mesmo aplica-se nas bicicletas. Ainda sou do tempo das bicicletas terem matricula e seguro.

    • _RJCA_ says:

      Cuidado. Vivemos numa sociedade de florzinhas de estufa em que ficam ofendidos pro tudo e por nada e depois choram…

      • José Maria Oliveira Simões says:

        Por falar nisso … , no outro dia, um individuo na sua motocicleta quase me amarrotou o carro quando entrou em sentido proibido (o sinal de proibição estava lá, mas ele deve ser daltónico …) e ainda refilou comigo!!! O individuo era tão, mas tão educado que vociferou comigo! O tal individuo que entrega pizzas (#$&%”)… Não querem ver , que agora o sinal redondo , pintado de vermelho com a tal faixa branca na horizontal , agora tem novo significado no código da estrada … Todo o cuidado é pouco !

    • Rui says:

      Vivemos num mundo anormal!
      Mas não é caso único! O caso dos papa-reformas é igual, andam na estrada como nós mas não percebem patavina das regras de trãnsito!!!!!!!

      Eu vou mais longe, imaginamos que um carro bate numa trotinete e mata o condutor, numa numa estrada!
      Quem é que vai indemnizar o morto? O seguro de um carro só cobre a responsabilidade de quem pode circular numa estrada, uma trotinete está numa zona cinzenta sem regulação!!!!!!

      • Aves says:

        Na via pública onde pode circular um velocípede pode circular uma trotinete elétrica – porque é equiparada a um velocípede – artigo 112º nº 3 do Código da Estada:
        “3 – (…) são equiparados a velocípedes: a) Os velocípedes com motor; b) As trotinetas com motor elétrico, (…) 4 – Para efeitos do disposto na alínea b) do número anterior considera-se trotineta o veículo constituído por duas rodas em série, que sustentam uma base onde o condutor apoia os pés, conduzida em pé e dirigida através de um guiador que se eleva até a altura da cintura.”
        Não há qualquer zona cinzenta, está bem regulada. Se o condutor causar o acidente o seu seguro paga a indemnização.

      • Maprl says:

        A circulação de trotinetas e bicicletas está regulamentada no código de estrada. Há gente todos os dias a violar as regras de circulação? As autoridades deveriam actuar conforme a lei, mas não actuam? O problema está nas autoridades.

  10. TiagoR says:

    Ainda cá volto, com tanta mobilidade elétrica e publicidade quais foram os imapatos na redução de emissões na cidade de Lisboa nos últomps 3 anos ? Responda quem saiba !

  11. Nirelle says:

    Obrigar que as usa a ter lições de transito é melhor mas como Espanha precisar de ganhar mais dinheiro, esta é a única solução.

  12. Grunho says:

    Isto é de crápulas. Não tem nada a ver com segurança dos utilizadores. Tem a ver com a concorrência que estás novas formas de mobilidade estão a fazer ao negócio do automóvel e ao volume de receitas que ele gera. Por trás disto estão os tentáculos do lobby automóvel. E como os partidos da direita e extrema direita sāo financiados por eles, toca a fazer a folha a quem se recusa a pagar tributo a esses crápulas.

  13. José Maria Oliveira Simões says:

    Olá Grunho (que nick mais feioso …) , diz vossemecê que não tem nada a haver com segurança ? Pois, tem e não é pouco. Se há casos de tentáculos, deveria vossemecê mostrar quais são, né ? Acho que deveria mostrar , senão mesmo, demonstrar o tal financiamento, certo ? Essa dos tentáculos e atribuição de nome de luxo , como crápulas , não acrescenta muito , a não ser o nome de crápulas. Certo, certo é que gostaria de ver mostrado e demonstrado o que aqui disse. Já agora, poderia evitar apelidar de crápulas e usar outro termo, certo ? Sem Grunhos e crápulas de preferencia … Acho lamentável e o pplware aprovar este tipo de textos … Bem sei e compreendo que o sujeito em causa tem o NICK Grunho … enfim … Vamos lá levantar um pouco o nivel, ok ?

    • Vítor M. says:

      Mas vamos só aprovar as opiniões que são com nicks perfumados? Se for insulto diga que podemos não ter visto e é removido, fora isso, dentro dos discursos tristes e revoltados… nada podemos fazer. Mas, concordo, temos de levantar o nível de alguns comentadores.

      • _RJCA_ says:

        Não seria mais fácil a implementação de “emojis” tal como “certas” redes sociais usam que assim evitava-se tanto gasto de carvão?

        Sei que o WordPress tem vários mas só conheço a referência deste -> :mrgreen:

    • Grunho says:

      Está aqui a confirmação de que é a crapulagem do lobby automóvel que está por trás disso, se dúvidas ainda houvesse.

  14. says:

    Não tem nada a ver com proibir ou deixar de proibir. Tem é de haver regras claras e forma de as cumprir. Se para os carros andam sempre em cima das velocidades, das ultrapassagens, riscos contínuos calcados, estacionamento, bla, bla, bla…. também é preciso que no caso das trotinetes elétricas ou não, bicicletas elétricas ou não e mais alguns pormenores de utilização da passeios e vias públicas sejam bem esclarecidos. E que a Lei seja cumprida por todos, ou levam no lombo. Quantas infrações são cometidas por ciclistas, trotinetistas e afins todos os dias. E peões? E quantos são multados? Tem de haver igualdade. Eu costumo dar umas voltas de bicicleta e faço um skate de vez em quando. Na bicicleta tenho atenção às regras de trânsito, aos semáforos, não circulo nos passeios, uso as ciclovias… mas há tanta gente que não o faz. E se não cumpre, devia lerpar no lombo.
    E já agora, sabe-se que, alegadamente, boa parte das trotinetes e bicicletas eléctricas estão homologadas (ou nem isso) com uma potência e velocidade inferior às reais. Não deveriam ultrapassar os 25kms/horas e bem vemos que é verdade, não.
    Enfim. É como a fuga ao fisco e a corrupção. Todos sabem, mas ninguém quer ver…

    • Grunho says:

      Circulavas pelas ciclovias se elas existissem. E no Porto as amostras de ciclovias – só para dizer aos parolos que também tem ciclovias – estão sempre ocupadas a servir de parque de estacjonamento aos carros.

      • says:

        Concordo, mas se há gente estacionada nas ciclovias, lá voltamos à tecla de falta de autoridade(s). Mas as multas também são pequenas. 30 euros por estacionar no passeio? Sim, o código da estrada diz que é 60 , mas polícia para não ter tanto trabalho passa multas “simples”. Deviam ser bem mais altas para os estacionamentos indevidos, entre outras coisas. Assim talvez tivessem medo, já que respeito pelos outros não têm. E deveriam perder pontos na carta em várias situações (acho que só em estacionamento na passadeira, em que a multa mínima são uns meros 60 euros).
        No caso das ciclovias, é obrigatório usar. Está no código da estrada. Claro que, por outro lado, nada existe sobre o que é uma ciclovia e qual o mínimo de condições que devem ter se há alguma obrigação de manutenção das mesmas. Em certos locais há algum cuidado na conceção e manutenção. Noutros é só fazer de conta. E noutros ainda existem placas com a indicação de “percurso ciclável”, e outras tretas assim. E que na prática são meras estradas onde (aparentemente) se pode andar de bicicleta, incluindo a estrada nacional aqui do burgo faz parte de rede ciclável. Não tem mais nada além das ditas placas.

  15. Bruno says:

    Eu não sou contra nenhum meio de transporte. Sou contra os azelhas que se tem todos os dias nas estradas!
    Até pessoas que deviam ter o mínimo de regras (condutores autocarros, forças de segurança, transportes pesados, alguns exemplos apenas), só se apanham azelhas na estrada com essas posições!
    Se assim são nestes aspetos, imaginemos quem não tem este tipo de responsabilidades…

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Aqui em Lisboa, é frequente ver indivíduos a conduzir motos que mais parecem que não sabem e nem fazem a minima ideia do que é o traço continuo que está pintado no centro da via publica. Quantas e quantas vezes vejo a passarem para o outro lado da faixa. Acho que estes indivíduos devem ter aprendido a conduzir sem quais queres regras de transito. Fazer sinais de luzes ou buzinar , não parece ter qualquer efeito. Acontece, muitas vezes que ainda fazem sinais feios, etc e tal. É triste … para não dizer, perigoso … Enfim, Portugal no seu melhor !

  16. Bruno says:

    Em Matosinhos na rua do Godinho é só carros nos passeios. Na rua brinco capelo, uma rua pedonal… está cheio de carros estacionados e a circular na rua, por cima da linha do metro..
    então como vai ser? Por causa de alguns que não respeitam o trânsito! Vamos proibir os carros ?
    Ao carros já são proibidos para menores de 16 anos e mesmo assim acontecem acidentes… alguns não respeitam as regras de trânsito..
    Não vejo grande mudança!!!!
    Afinal é só os menores de 16 anos que conduzem mau uma trotinete ou um carro..
    ao afinal são alguns que não nasceram para isto. É mesmo assim andam aí como se fossem donos das ruas e dos passeios

  17. TdSR says:

    Já vão tarde.

    Em zonas rurais ainda é pior porque não existem ciclovias. As trotinetes circulam a 10-20km/h na estrada com limites de 50, 70, 90. Muito perigoso! 90% deles nem usam capacete.
    Andam a empatar e a criar enormes filas de trânsito.

    • PeterJust says:

      Limite de 50? Então nas cidades o limite não é 50? E as trotis e bikes não andam a 10, 20 ou 30? Tens de andar sempre no limite, é? Precisas da estrada toda para ti para não seres empatado por uma bicicleta ou apanhares filas de trânsito, era isso que querias?? Apetece-te atropelar toda a gente porque não podes passar à frente de todos? Já pensaste que e calhar o problema és tu? Se calhar tu é que não devias ter direito a partilhar a estrada com os outros e se não queres ser “empatado”, tiras o cu da cama mais cedo e viaja com tempo, a estrada não é para fazer rallys.

    • Sub Alphie says:

      Há trotinetes que dão mais de 100 kmh. Se calhar até quase todas dão mais de 100, mas algum iluminado achou melhor limitar

    • Grunho says:

      É simpes: pagas mais IUC e tens uma ciclovia. Depois ja ninguém te obstrui.

    • Aves says:

      Não há diferença em relação a uma bicicleta. As bicicletas e equiparados (como as trotinetes) podem andar na estrada ou nas bermas (neste caso se não interferirem com os peões). O problema é que muitas vezes simplesmente não há bermas ou estão cheias de mato. Não havendo bermas para peões, que as bicicletas/trotinetes possam usar ou facilitar a ultrapassagem, têm que ir na estrada – como o é o seu direito. Perigoso é. Eu muitas vezes vou com o coração na boca – e vou de carro.
      P.S. Não confundir bermas com passeios. Nos passeios só podem circular bicicletas de crianças até aos 10 anos – e desde que não interfiram com os peões. Bicicletas e trotinetes de pessoal crescido nos passeios é mato.

      • says:

        Mas também ninguém fica meia hora “preso” atrás de uma trotinete. Falta, acima de tudo, bom senso a muita gente, quer ande a pé, de bicicleta, de carro, de trotinete…. Também faltam em alguns locais um básico de condições nas vias.
        Curiosamente, vi recentemente um estudo feito no Reino Unido e relativo às ultrapassagens feitas pelos carros a bicicletas. Ficou demonstrado que os carros dão mais espaço ao ultrapassar uma bicicleta numa estrada “normal” do que dão quando ultrapassam uma bicicleta numa estrada que tem uma ciclovia “pintada” na berma. É curioso a mente das pessoas. Ou seja, já que estão na ciclovia não é preciso dar espaço.
        Quando ando de bicicleta já evito estrada onde se possa circular mais depressa e onde possa haver muito trânsito. E respeito o código da estrada, mas também me pergunto como é que muita gente vai respeitar o código, quando nunca teve aulas (antes ainda era preciso aprender alguma coisa para andar de bicicleta). Costumo também andar de skate. Evito locais com muitas pessoas e um dos locais onde mais gosto de andar, raramente vou ao fim de semana ou durante o verão porque tem demasiada gente para andarmos todos em segurança. Pior mesmo é quando lá passo de bicicleta e é só cromos a pé atravessar a ciclovia sem olhar, mas também já sei que ali é o pão nosso…

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Os infractores filmam o que fazem na nossa terra (brasileiros e outros … ????)
      Dezenas de motas circulam em contra-mão na Avenida Marginal, em Oeiras
      A manobra, altamente perigosa, foi filmada e o vídeo colocado nas redes sociais. Durante o trajecto, as motas cruzam-se com pelos menos 10 carros. A pena de prisão pode ir até três anos.
      PSP tenta identificar os intervenientes.
      Portugal no seu melhor. Regras de transito ZERO !!!

      • says:

        Queres ver que os tugas são todos cumpridores agora. Há gente parva em todos os países, não há necessidade de dizer que são “Brasileiros e outros”.
        Além disso, se não tivéssemos cá tanta gente do Brasil e outros países, queria ver as entregas de mercadorias, a glovo, a construção, os restaurantes e um sem fim de setores de atividade que não teriam gente para trabalhar, já que o tuga é demasiado “fino” para servir à mesa ou andar com a mochila da glovo. E com tanto tuga a viver de subsídios…

        • _RJCA_ says:

          O Tuga é “fino” porque criou-se o estigma social que quando estudam vão ser todos engenheiros e advogados. Queres o quê?

          Olha eu dizer à minha entidade patronal que não faço o trabalho porque sou isto ou aquilo. Tava f*****…

        • José Maria Oliveira Simões says:

          Desculpa, tem toda a razão … no entanto, no video quem falou era “BRASILEIRO” !!!! Como é evidente, não pertenço à policia para confirmar que os outros “ABORTOS” eram “BRASUCAS” ou de outra nacionalidade !!!! Mas que diacho, a defender o indefensável … Não viu o video ? Viu o video e acha bem ? Eu vi e fiquei boquiaberto que nem um papalvo. Sim, papalvo em achar que isto era uma piada … O video passou na SIC e em outros lugares. Que desculpa mais descabida com glovo … Tem juizo

          • _RJCA_ says:

            Eu cheguei a ver o vídeo que o moço até relata a situação mas depois como a moda é proteger a identidade das pessoas “distorcem” os vídeos. Aliás numa noticia nunca começam pelo principio mas só mostram o que lhes convém…

            E assim se vai fazendo a cabeça das pessoas…

    • nunof says:

      Os sinais não te obrigam a andar a 50, 70 ou a 90. Tu não és especial nem tens mais direitos que qualquer outro utilizador da via, seja de carro ou velocípede. É pena que os juízes têm a mão muito leve para transgressões de trânsito. Devias ficar 1 ano só a andar de transportes, de bicicleta e a pé para aprenderes algo de útil

  18. Rui says:

    Boa tarde a todos.
    Questiono como é possível identicar o responsável bem como a empresa responsável pela trotinete em caso de acidente e fuga. Estes equipamentos não têm matrícula nem estão visivelmente identificados.
    Como são responsabilizados estes condutores se não lhes é obrigada qualquer autorização ou qualificação.
    Mais algumas destes trotinetes excedem o limite de velocidade para circular dentro das localidades.
    Agradeço que esclarecimentos.

  19. Jorge says:

    Profundamente lamentável, que como é infelizmente normal neste País de “quarto mundo”, só se ponham “trancas na porta depois de casa arrombada…”

  20. Jorge says:

    Profundamente lamentável, que como é infelizmente normal neste País de “quarto mundo”, só se ponham “trancas na porta depois de casa arrombada…”

  21. GS says:

    Finalmente a DGT ouviu as minhas preces. O uso de capacete e colete refletor é importante nas vias públicas. Isso não chega. Peço a DGT para obrigarem àqueles que não têm carta de condução
    assistirem umas aulas do código da estrada numa escola de condução a fim de evitarem acidentes desagradáveis . Pelo menos isto tem de ser feitos. Obrigado.

  22. Fernando Santos e Silva says:

    Orientação correta que já devia ter sido executada. Em Portugal, em dezembro de 2018 um secretario de Estado pribiu a PSP de multar quem não usasse capacete e alterou o codigo da estrada que o prescrevia (art 82)

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Podia partilhar aqui o “quê” e “aonde” encontrou sobre a tal orientação ? É que eu e muitos outros não nos revemos no que afirmou. Eu estou de acordo no que aqui se diz em : https://www.motor24.pt/area-de-servico/trotinetas-ansr-ignora-codigo-da-estrada-sobre-uso-de-capacete/548114/
      O artigo 82.º do Código da Estrada é inequívoco quanto à obrigatoriedade do uso de capacete nas trotinetas e bicicletas com motor. Por outro lado (como já foi mencionado por GS), Toda a gente que circula na via publica (aonde andam automóveis) deveria obrigatoriamente de ter aulas sobre o código da estrada numa escola de condução. ANSR e a EMEL deveriam ler com cuidado a Lei!

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