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Dinamarca encerra todas as estações de reabastecimento de hidrogénio

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rui says:

    Já toda a gente percebeu que não é rentável

  2. Carlos says:

    Puramente eléctrico não é solução. É preciso também uma alternativa ao eléctrico e ela é hidrogénio.

    Isto é pescadinha de rabo na boca. Se não há postos de abastecimento ninguem quer comprar carros. Se não há carros os postos estão vazios..

    • Grunho says:

      A questão é esta: não se vendem carros porque não há postos, ou não há postos porque quase ninguém quer esses carros? E por muito que os entusiastas do H2 tentem tapar o sol com a peneira, a resposta está à vista. A consumir à volta de 60 kwh o kg de H2, que não faz sequer 100 kms, é 3 ou 4X menos eficiente que a electricidade directamente carregada em baterias. Além disso, o carro nem se pode guardar em local fechado. Não admira que não se venda.

      • David Guerreiro says:

        E mais, se deixares o carro parado, vai começar a ventilar hidrogénio, ao fim de algum tempo, ficas com o depósito vazio. Imagina que vais de férias 15 dias, deixas o carro, na garagem, quando voltas o depósito está vazio, porque o hidrogénio foi vazando.

        • Grunho says:

          Depois é só ligar o interruptor da luz da garagem e… surprise!

        • JL says:

          Não é bem assim, isso só acontece nos tanques que o armazenam em estado liquido, onde dura 12 a 17 horas nesse estado, a partir dai é ventilado.

          Nos tanques em gás pressurizado a 700bar existe também as fugas do material mas são mínimas, um tanque pode ficar vazio ao fim de alguns meses.

          • David Guerreiro says:

            Andar num carro com um tanque pressurizado a 700bar é muito seguro. Eu iria a rezar a viagem toda…

          • JL says:

            Não será muito menos seguro “quando acabar o tempo” do hidrogénio começar a vazar para a atmosfera.

            Segundo a BMW que testou esse sistema, diz que os passageiros têm 5 minutos para evacuarem o carro, antes que este arda todo, isto no caso se haver uma ignição. LOL

    • Rui says:

      O preço do hidrogeneo fica demasiado caro é pouco rentável em comparação com um elétrico que colocas numa tomada e fica muito mais barato

    • David Guerreiro says:

      Pelo contrário, o hidrogénio é que não é futuro nenhum nas veículos. E aqui está a razão

      https://www.youtube.com/watch?v=DGL5g91KwLA

    • JL says:

      Acho que não leu a noticia, o que está a acontecer é o contrário, existem postos mas não há clientes.

      Isto era de prever, já que no ano de 2022 em toda a Europa se venderam apenas 77 carros a hidrogénio, já contando com os são taxis e car-sharing.

      O problema está no custo, andar a hidrogénio custa 2 a 4 x mais caro que andar a gasolina, é você que arrisca ?

  3. Realista says:

    Este é um efeito sonoro dedicado aqueles que acham que o carro a hidrogénio era a solução para fazer face ao carro elétrico e que se aplica perfeitamente a esta situação:

    https://www.youtube.com/watch?v=CQeezCdF4mk

    LOL

  4. Alves says:

    O Hidrogénio já se sabia que não era viável financeiramente quando comprado com outro tipos de combustivel.

    Existe é muitos esquemas com fundos que servem mesmo para isso lavar dinheiro e afins, Portugal que o diga…

  5. Rui says:

    Ainda bem que Portugal vai investir milhares de milhões no hidrogénio verde!!!!!!

    O Costa é um génio!!!!!

    • PML says:

      O Português é mesmo maldizente… Vamos gartar 7.000 milhoes de euros do PRR na produção de hidrogénio verde que vão tornar Portugal numa super potência entre os países do terceiro mundo. Já sabemos que Espanha não o deixa transportar para a Europa para não aumentar a concorrência, mas que importa isso?
      Não interessa tb culpar o Costa. Quem teve esta ideia inicial foi o Galamba e desse só há coisas boas a dizer.

    • filipe says:

      O que ainda nao perceberam é que de uma maneira ou outra, o combustivel fossil vai ter de desaperecer, senao situações como na Libia só irao continuar e a piorar..
      Os primeiros eletricos davam para ai os 60km de autonomia, agora ja se fala em 1000km. É preciso começar por algum lado. Os carros a combustivel fossil têm mais de 100 anos

      • NegacionistaPorqueDáJeito says:

        +1

      • Vitrac says:

        Só quem não tem elétrico é que se põe com coisas. Carregar em casa, no conforto, binário elevadíssimo logo nas primeiras rotações, silêncio … e zero emissões locais. No outro dia o meu pai ligou o carro dele e o cheiro foi logo desagradável, já não estava habituado.

        Isso e já para nem falar de que elétricos de 40-60k batem carros ICE do dobro do preço…

        • Realista says:

          Precisamente! 😀

          Cada vez são mais a pensar direito. Eu também quando ligo o carro a combustão odeio o cheiro, e mais ainda quando ficam à minha frente no transito…

      • David Guerreiro says:

        Então mas pensa que se trocasse todos os veículos na estrada por elétricos o problema “da Líbia” ficava resolvido? A indústria produz muito mais gases de efeito de estufa que os veículos nas estradas. Só a Índia e a China emitem carradas de toneladas por ano. Os carros nas estradas é só uma pequena parte do problema.

        • filipe says:

          Como eu disse e basta ler, temos de começar por algum lado…
          Qdo nao formos buscar combustiveis aos paises produtores vao ter que alterar as coisas..
          A China foi assolada por tempestades tb, acho que estao abrindo os olhos. Alias sao os maiores produtores de energia elétrica renovável acho eu (sem certeza)

      • NunoManuelAlves says:

        Desde 1870 um atrasado mental pensou k era boa ideia colocar um pedaço de ferro dentro de outro movido a líquido explosivo mergulhado noutro líquido para as peças k batem umas nas outros não se desfazerem com a temperatura … uma excelente ideia, pena que 40 anos antes já haviam carroças movidas por motores elétricos…. pois é

        • PeterJust says:

          E ainda antes haviam motores a vapor de àgua que andava queimando carvão, ainda hoje a mesma tecnologia é utilizada em vários cenários, porém não é de todo aplicável aos automóveis actuais, assim como o petróleo será brevemente, o facto de já se terem feito carros eletricos há mais de 100 anos não quer dizer absolutamente nada, nesse tempo as baterias eram fracas e pesadas, não eram simplesmente viáveis em comparação com um ICE que apesar de pouco eficaz, era bastante mais prático devido à disponibilidade quase infinita do petróleo e da sua densidade energética enorme, até que isso passou a ser um problema pois o carbono que estava aprisionado no petróleo começou a ser libertado para a atmosfera com as consequencias óbvias e que estamos prestes a sentir ainda mais na pele devido ao desiquilibrio que criamos na atmosfera e no planeta. A solução era passar para um carro que pelo menos ao andar não libertasse carbono, como a tecnologia das baterias, evoluiu bastante nos ultimos 20 anos era óbvio que os carros electricos agora seriam viáveis, com baterias capazes de debitar altas potências, densidade energética 10x maiores que as que existiam há 100 anos, aliás, nem motores sem escovas existiam, portanto é óbvio que comparar um carro eletrico actual com um dos primeiros, é como comparar o TGV com uma locomotiva a carvão e até é uma anologia conservadora porque a diferença ainda é maior. Quanto ao hidrogénio, é bom se para produzir for usada energia verde e servirá para armazenamento de energia eletrica quando há excessos da mesma, provavelmente terá o futuro, mas não é nos carros, é estupido ter uma central de transformação em cada carro quando podemos ter uma central a transformar de forma muito mais eficaz e distribuir pela já implementada rede eletrica e sem perdas da central até à bateria do carro

    • Keyboardcat says:

      O hidrogénio tem muitos usos. Existem processos industriais que necessitam de hidrogénio como matéria prima, como por exemplo na produção de amónia.

      Neste momento a maioria desse hidrogénio é extraído do gás natural. Mas como estamos a tentar reduzir a dependência externa do gás, a produção de hidrogénio na Europa é crucial.

      Agora o seu uso em automóveis sempre foi uma má ideia.

      Consigo imaginar o seu uso em veículos como camiões ou comboios (em linhas não electrificadas), visto estes dependerem menos da infraestrutura de abastecimento.

      • JL says:

        Ora nem mais, o hidrogénio verde pode descarbonizar muitos sectores industriais, logo a começar pelos que usam energia para calor.

        Transportes usando hidrogénio já o professor Joaquim Delgado diz há muitos anos, “ou são malucos ou recebem dinheiro para o serem…”

    • JL says:

      Que não é para esta vertente, é para injetar na rede de gás natural, que aliás, já está a ser.

  6. Antidogmata says:

    Sinceramente dá pena ao ler certos comentários. Portugal tem um índice assustador de iletrados funcionais que comentam sobre tudo e acham que sabem muito sobre qualquer assunto, sem sequer se darem ao trabalho de pesquisarem e tentarem informar-se.
    As conversas de café passaram para os fóruns, redes sociais e caixas de comentários. O resultado é apenas triste.

    • Grunho says:

      Olha, olha, chegou o catedrático. Estamos todos à espera desses comentários “letrados”, a calar essa tal parolada dos “iletrados funcionais” que comentam sobre tudo e qualquer assunto. Bora lá.

    • Realista says:

      São os próprios engenheiros que lidam com o hidrogénio que dizem que dificilmente os veículos ligeiros vão ser alimentados por este combustível.

      Quanto a navios e/ou aeronaves a conversa é outra.

      • Grunho says:

        Para navios e mesmo aeronaves a conversa é haver ou não euros. O preço baixo do marítimo deve-se a queimar o refugo do refugo dos gasóleos mal refinados. Passar disso para H2 a 15 ou 20 euros o kg é a sentença de morte da navegação comercial.

      • NunoManuelAlves says:

        Aviões duvido não tem range por causa da volumetria.
        Para baterias sérias mínimo são 400 watts por kilo, a CatL já tem baterias nos 500 Watts por kilo esqueçe H2 para aviões. H2 é bom para fertilizar campos de cultivo, injectar num navio quando acompanhado de amoníaco que é um carrier de H2 produzido com excedente de de rede ou megapacks e injectado directamente no depósito, nada de armazenamento ou transporte.
        Outra solução interessante k vi foi adoptar geradores H2 para fazer Boost nos SUCs e em aplicações onde e complicado haver rede elétrica, pelo menos até chegarem os mini reatores de thorium113. Até lá esqueçam isso do H2 e a Toyota já ais uma vez a espera daquilo k ninguém quer … o tal momento …..

  7. Combustivel sintetico says:

    Há ainda os combustíveis sintéticos como possivel alternativa, desde claro, que os preços baixem …

  8. JL says:

    Se tivessem produção de hidrogénio verde pior ficavam, pois ele é bem mais caro, isto já se passou nos estados unidos na rede da Califórnia, começou com 30% de hidrogénio verde e o restante cinzento, e tentou aumentar, resultado: neste momento tem 50% de hidrogénio verde o preço disparou para o dobro, estando neste momento a 36 dolares o kilo, num estado que um litro de gasolina custa 1.47 dolares.

  9. Jaquin says:

    Gostava que aparecesse por aqui alguém que optou por ter um elétrico, mesmo não o carregando em casa, por viver num apartamento sem condições para tal. E que nos informasse sobre a realidade de optar por um carro elétrico, nessas condições. Já todos sabemos que é uma óptima opção para quem o pode carregar em casa. Como se desenrasca, por exemplo, aqui na grande Lisboa?

    • JL says:

      Se optar por um a hidrogénio não fica melhor, nem sequer existem postos, e quando se pensa que estes postos são como postos de abastecimento de combustíveis líquidos, está muito bem enganado.

    • Mascotes electricas nao obrigado. says:

      Deitam extensoes pela janela…querem ser da moda e sem condições, mas o electrico é que é o futuro…
      Isso e falar da sustentabilidade, para fazer baterias electricas é necessario litio e afins, logo minas a ceu aberto…mas interessa é nao poluir…fazer buracos já é na boa.
      O H2 vai demorar mas se calhar a certa altura vai compensar, o electrico compensa ?
      Depende das necessidades.

      • JL says:

        Porquê pela janela, a instalação parte do R/C, comentário sem sentido.

        Então e para hidrogénio ? cai tudo do céu ?

        Sim, compensa e muito.

        • Mascotes electricas nao obrigado. says:

          Amigo, primeiro leia ” por viver num apartamento sem condições para tal. E que nos informasse sobre a realidade de optar por um carro elétrico, nessas condições.” , nao acredito que ainda nao tenha visto ninguem com cabos a sair de janelas.
          Eu já o vi e nao foram poucas vezes.
          Depois sugiro que leia aqui este artigo(sim gasta muita energia mas diria que pode ser afinado)
          https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrog%C3%AAnio_verde

          • JL says:

            Já vi em notícias, tal como vocês, isso não quer dizer que não se criem condições para tal.

            Sim, já li sobre isso, e entendo muito mais que você, mas esse também não existe por cá, é pior, também não existem condições para o abastecimento. Espero que tenha noção dos custos desta solução….

          • Mascotes electricas nao obrigado. says:

            Mas entende mais do que nós porque?
            Nao me diga que agora existe alguma certificacao/curso de carros electricos que desconheça.

            Para fechar o topico, cada um com as suas necessidades…

          • JL says:

            Por acaso existe, ao que parece não a tem. E sim, tenho formação em sistemas que usam hidrogénio, já participei inclusive num projecto em Portugal.

            Exato, mas para se criar necessidade é preciso conhecer aquilo que se necessita, não é o seu caso.

          • Mascotes electricas nao obrigado. says:

            Parabens amigo, eu não necessito de um carro electrico…mas tipos como você, os JeoVerdes da vida teimam em anunciar o veiculo electrico quase como a salvação do mundo e quem não estiver com vocês está contra vocês.

            Vamos ver se daqui a uns anos teremos os veiculos electricos como tendencia , espero bem que seja porque senao temos de levar com os Teslas e afins da vida que ninguem vai querer.

          • JL says:

            Se não precisa porque está tão preocupado ?

            Jeoverdes ? eu ? falei em verdura onde ? Eu anunciei onde ? Quem não estiver com ? eu só refutei os argumentos, que não fazem qualquer sentido, quem quer estar contra é você, não eu.

            As tendências são as pessoas que as fazem, compram aquilo que pensam ser melhor para elas.

            Que ninguém quer ? portanto também decide pelos outros ? Depois diz que os outros é que são jeoverdes, entendi…..

          • Yamahia says:

            “…mas tipos como você, os JeoVerdes…”
            LOOOLOOL

          • JL says:

            Pois, não sei o que isso quer dizer, mas limitei-me a usar a mesma palavra. LOOOL

    • Rui says:

      É isso que eu canso-me de repetir, mas parece que muita gente tem dificuldades de interpretar português!
      Um carro eléctrico fica bem numa garagem de uma vivenda de centenas de milhares ou mesmo milhões de euros, mas o comum dos mortais não pode fazer tal investimento e nem carregar o carro!

      Esquecem-se que há cada vez mais portugueses que nem dinheiro têem para o combustível, revisões, etc….. compram um carro usado com uns 20 anos, porque o salário mínimo, ganho a 20 ou 40km de distãncia a isso obriga!!!!

      Também me parece que ainda não percebeu patavina do que significa que a idade média do parque automóvel português significa!!!! Nem toda a gente ganha 50 ou 100. 000€ por ano!!!!!!

      https ://observador.pt/2022/05/31/idade-media-dos-veiculos-ligeiros-de-passageiros-aumentou-para-135-anos/

      • JL says:

        Eu não tenho uma vivenda de tantas centenas de milhar e tenho várias viaturas eléctricas.

        Se não têm dinheiro para combustível está na hora de começar a pensar, pois cada vez está pior…..

      • Rui says:

        Sim porque o combustível e os apartamentos estão baratíssimos, achas que há tanta gente a fazer casa porque? fica mais barato construir do que comprar um apartamento. E grande parte dos apartamentos tem garagem

      • Realista says:

        Como é que a eletricidade chegou a esses locais?
        Como é que o telefone chegou a esses locais?
        Como é que a tv cabo chegou a esses locais?
        Como é que a internet chegou a esses locais?
        Como é que o gás chegou a esses locais?

        Não é uma questão de impossibilidade, mas uma questão de como. Aliás a EDP já permite fazer obras de instalação de postos de carregamento em condomínios.

        Até porque hoje compras um carro elétrico com 10 anos que dá perfeitamente para fazeres 150km ao mesmo preço que um carro a combustão e permitir poupanças brutais.

    • Rui says:

      Além disso parece-me que muitos experts pensam que um carro a hidrogénio é exactamente a mesma coisa que ter um carro a hidrogénio!!!!!

      E que podem ter algum carregador rápido por casa!!!!!!!!!!

      • JL says:

        Pois não, ter um a hidrogénio é bem pior, que digam os americanos que passam horas para os abastecer.

        Sim, nos a hidrogénio esqueçam abastecer em casa, é sempre na bomba a preços pornográficos.

    • Daniel says:

      Conheço quem tenha elétrico e não carregue em casa. Diz que é mais fácil do que inicialmente esperado. Existem
      Supermercados com carregadores, e que até se pode carregar gratuitamente até x euros em compras, e no trabalho também tem carregadores.

    • Rui says:

      1 Tesla para cada português!!!!!

      Onde posso levantar o meu? Tenho de preencher algum cupão?

    • Yamahia says:

      Calha a todos meu caro:
      900 US encher a bateria do S no Texas qd os aerogeradores congelaram em 2021.
      https://www.google.com/amp/s/jornaldocarro.estadao.com.br/carros/crise-energetica-no-texas-faz-custo-de-recarga-de-carros-eletricos-disparar/%3famp
      5x+que o Mirai na crise do H2 loooloolool

      • JL says:

        Ena, até parece verdade, então quanto sera que iria custar o hidrogénio no Texas ? 1000 dólares o kilo?

        Você ainda deu por isso que uma coisa é igual à outra? Usam a mesma energia, só que um usa 5x mais.

        • Yamahia says:

          Mostre lá o H2 a 1000 US o kg. Fico à espera com enorme expectativa.

          • JL says:

            É só fazer contas, não sabe fazer contas?

          • Yamahia says:

            Duvido q não saiba mas o H2pode ser armazenado para fazer face a períodos de carência .
            O mesmo não sucede com a energia resultante dos aerogeradores que é desperdiçada qd a rede não suporta. Portanto não vá por aí.

          • JL says:

            Pode sim, mas nao se chama armazenamento, chama-se desperdício. Quem armazena 100 % de uma coisa para tirar 20 a 23 %, em termos de emissões nunca vai compensar , muito menos em investimento.

            Umas baterias fazem isso muito mais eficientemente, com um custo de várias dezenas de vezes inferior e até de emissões.

            Só apoia essa ideia quem está à espera de sacar uns fundos.

          • JL says:

            Quem apoia nao, quem promove.

          • Yamahia says:

            Vá então dizer aos Texanos para investirem em baterias tendo em vista o próximo inverno mais rigoroso. Pelos vistos eles são burros e ainda não investiram nessa opção.

          • JL says:

            Se têm preço alto de energia, era burrice a mais investir naquela que gasta mais, era o mesmo que meter máquinas agrícolas a trabalhar a gasolina, que tontice.

            Mas agora a sério. Acreditou mesmo que pagam 900 dólares para carregar o carro ? Loooooooll

          • Yamahia says:

            Tiveram pq os aerogeradores congelaram. Se trabalhassem para transformar os desperdícios em armazenamento sob a forma de H2verde não teriam tido esse problema.
            É mais ou menos isso que se pretende na UE. Armazenar na abundância para poder gastar qd não há. Já a formiga o fazia mas vc anda armado em cigarra.

          • JL says:

            Se tiveram congelados produziam o quê ? nada, não é ?

            Armazenamento de hidrogénio? mas que raio é isso, já viu em algum lado ? conseguem armazenar alguns kilitos que depois nem dá para nada, é gasta 1000 para durante a vida armazenar 200, só os fundos das “uniões” é que dão para isso.

            Já agora desperdícios ? aqueles que nem produziu ? também é daqueles que vem dizer que os aerogeradores quando não estão a produzir para gastar estão ligados à terra ?? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Cada disparate, um maior que o outro.

          • Yamahia says:

            Pode espernear à vontade que não vai poder mudar o inevitável. Cheers 🙂

          • JL says:

            Pois não, o inevitável é usar dispositivos tanto de armazenamento como os que consomem energia eficientes, e acabar com o desperdício, para desperdício já temos os a combustão, não fazia sentido deixar uma tecnologia ineficiente e depois usar energia renovável numa que ainda é mais ineficiente.

          • Yamahia says:

            Mais um a arrebitar
            https ://www.dn.pt/sociedade/amp/carros-movidos-a-hidrogenio-um-cenario-para-a-mobilidade-do-futuro-17069010.html

          • JL says:

            Um suv a hidrogénio, já se esqueceu do Nexo ?

            Pois é, se um mirai já gasta 3 a 4x mais que um a5 a gasolina para ter a praticidade de um opel corsa, imagine quanto gasta um suv.

            Loooool,

            A bmw também teve 200 série 7 a hidrogénio líquido nos anos 2000, ainda a toyota andava nos protótipos com pilhas de combustível, nessa altura tinha um Highlander a pilhas de combustível que chamava de híbrido e já vendia em leasing no Japão.

          • Yamahia says:

            Tem q passar a ler as coisas até ao fim. Não é 1 são qs 100.
            Não é brincadeira nenhuma.

          • JL says:

            É preciso haver quem compre, mesmo depois de décadas nos eua a darem incentivos que deixam carros a metade do preço, apenas venderam 17 mil. Na Europa com os mesmos incentivos que os eléctricos + subsídios para deixar o combustível a metade do preço, venderam 1500 na Alemanha em 8 anos.

            Realmente são um sucesso, esses sim, sucesso garantido, tanto sucesso que a toyota até os deu para táxis.

          • JL says:

            Olhe a novidade:

            https://youtu.be/w2MxogDYzX4?t=758

            A andar em cidade em test drives, com 50% de depósito já só restam 94 milhas de autonomia, ou seja, 150 kms, tendo ele capacidade para 6 kilos, isto dá um consumo de 2 kilos por cada 100 kms, ou seja, 70 euros para fazer 100 kms, muito bom.

            https://www.bmw.pt/pt/topics/fascination-bmw/bmw-concept-vehicle/bmw-ix5-hydrogen-visao-geral.html

            Não é de admirar, já que o WLTP é de 1.19, comparando com o mirai que consome fazer 0.78 em wltp, sendo este muito maior e menos aerodinâmico, se bem que o mirai também não é nenhum campeão nesse aspeto.

            isto vai ter clientes que se farta, foi por isso que só mandaram 5 para os EUA. LOOOL

          • JL says:

            Ah, reparei agora, na dashboard está lá o consumo KhH2/100km: 1.9.

            LOOOOOL, agora espero as suas contas para anunciar um consumo de 1.2 kWh por 100 kms, ou 120 kwh por cada 100 kms. Isto realmente com painéis solares e ventoinhas vai ser fácil, para eléctricos que consomem 20% disto é que só com carvão.

            AHAHAHHAHA

          • Yamahia says:

            Reconheço q está difícil.
            Por ex. ng apareceu ao concurso das eólicas offshore flutuantes do RU. E PT ficou com as campainhas de alarme a tirintar.
            Assim não dá.
            É voltar a adiantar ou em vez de 3.3mil aumentar a injecção para 6.6mil milhões de €. Talvez consigam convencer alguém.
            No entanto não deve ser fácil, agora com o aumento brutal que está previsto para o gasóleo, vai ser mais difícil
            continuar a extorquir dinheiro por via do ISP.

          • JL says:

            Se for com estes então não são 3.3 nem 6.6, são alguns 17. Loooool

  10. Yamahia says:

    Nao foi a Dinamarca que fechou os postos mas sim uma empresa privada de nome Everfuels que se abotoou aos fundos da UE e piraran-se das responsabilidades. Mais uma lool.
    A Dinamarca continua comprometida com a rota do hidrogénio conforme despacho da União Europeia que obriga à montagem de postos de xvem x kms(creio q 200 kms) e nos limitrofes de todas as zonas urbanas.
    Se a Everfuels fechou as estações, em breve outra empresa qq ou o próprio governo da Dinamarca terão que as reabrir. Estas ou outras em igual nr. ou eventualmente em nr. superior.

    • JL says:

      Nesse caso já tem alguns,

      Mas já viu algum investimento privado nesta tecnologia ? só se ouve falar de hidrogénio quando existem “milhões”….

      Claro que vai haver, com milhões….. cada posto são logo 4.5 milhões para abastecer conseguir abastecer no máximo meia dúzia de carros por dia.

      • Yamahia says:

        Isso vai avançar. A UE nao pode (ou nao quer continuar) ficar refém do gás e do petróleo.
        Não se percebe é pq continuam a dar a desculpa do CO2 e das alterações climáticas. Mais valia falarem a verdade.

        • JL says:

          Vai, para meia dúzia de gatos pingados usarem, como se vê por aqui e noutros países.

          Alemanha é outro. Tem 92 postos as moscas, tem apenas 1500 destes carros nas estradas depois de ter gasto mais 1000 milhões na rede e continuar a subsidiar o combustível a 50%.

          Entretanto abrem os olhos depois de darem por isso que precisam de 5x mais de renováveis. Looool

          Estranho você agora não falar do carvão. Agora já não interessa ?

    • Rui says:

      Os privados é que ditam os estado pode reabrir e meter la milhões e milhões tal como o costa faz com a tap, o privado abre se não é rentável fecha e acabou portanto mesmo que os estado reabra é para estar sempre a perder dinheiro

  11. paulo says:

    se depender do estado nuncva sai do papel!

  12. Nuno Manuel Alves says:

    acham mesmo que o hidrogênio vai dar alguma coisa, nah esqueçam so mesmo os tugoburrossauros é que pensam nisso e não sabem das limitações e implicações de ter um carro bomba se calhar ate pior do que o carro ice em termos de explosão, em julho explodiu na Califórnia um autocarro a H2 numa das operações de abastecimento, 60 casas com as cestas a area circundante minha nossa acho que foi agreste, procurem a noticia. Ninguém quer pagar 30 euros o kilo e gastar num carro inferior 45 euros para rodar 100 km, esqueçam isto. O que me irrita no meio disto tudo é que existem pseudo empresas a sugar dinheiro do PRR e os BURROS andam a entregar dinheiro a estes idiotas, muitas ja apresentaram prejuízos em cima de prejuízos, acho inacreditável, essas verbas deviam ser dirigidas a colocação de mais postos principalmente nos parques de prédios sem garagem, não tem k ser carregadores super rápidos bastavam 11 Kw AC para a malta poder fazer plug do carro a noite ja ia ajudar, mas não entregam o dinheiro a projetos falhados. Maravilha parabens monhe e boys.

  13. Eu says:

    Tantos licenciados de bancada e de Facebook por aqui.
    A tecnologia ainda está em fase embrionária e a crescer de forma exponencial. Quantos anos foram precisos para que o automóvel vingasse nas estradas? Quem apareceu primeiro? As estradas ou os automóveis?
    Vão mas é lavar a louça e a roupa suja para o café da esquina e deixem a tecnologia amadurecer. E tirem essa pala dos olhos.

    • JL says:

      Embrionária ? Só pode dizer isso quem não a conhece, diga isso do seu conhecimento, a rede da Califórnia tem 19 anos de operação abastecendo mais de 17 mil veículos.

      Eu deixo amadurecer, agora não venham dizer que as que não viáveis são “embrionárias” e as que são viáveis já são maduras.

      A questão é a viabilidade, e aqui está bem presente esse problema.

    • António Miguel Pereira says:

      Nem mais…
      Li um artigo que numa universidade australiana ou japonesa já não me lembro… que criaram células sólidas que armazenavam hidrogênio e era libertado conforme a aceleração do veículo…

      • JL says:

        É chamado o hidrogénio em pasta, não se sabe ainda o rendimento, só se sabe que para o libertar é preciso uma camara de vácuo aquecida a 400º C, ou seja, não me parece que obtenha muita eficiência.

  14. António Miguel Pereira says:

    Digam o que disserem o hidrogénio é o futuro… e mais à frente o plasma …

    • JL says:

      É o futuro para a indústria do calor e indústria geral que usa este gás. Para o transporte não faz sentido nem viabilidade tem, existem soluções melhores.

      • António Miguel Pereira says:

        Quais ?

        • JL says:

          Amónia para os navios, ok, pode dizer que se usa hidrogénio para o produzir, mas é bem diferente usar um combustível liquido do que um gás altamente explosivo e dificil de armanzenar e transportar, enquanto um combustivel liquido é facilmente transportado e em grande quantidade.

          Não sei se tem conhecimento, um camião de 27 toneladas uteis, apenas transporta 250 a 300 kilos de hidrogénio, que em termos energéticos equivale a 3x mais a um combustível liquido como amónia, ou seja, 27 toneladas para transportar o equivalente a 900 litros de combustível, ao invés que se for liquido transporta as 27 toneladas de combustível menos o peso do cilindro, ou seja, uns 23 a 25 mil litros.

          Depois ainda tem os sintéticos que apesar de se perder 50% de eficiência para os fcev continua com as vantagens anteriores e podem ser usados em motores comuns, enquanto o hidrogénio não.

          • EEQTR911 says:

            Não digas disparates…

          • JL says:

            Então corrija-me, eu deixo a fonte da minha informação, se quiser ensinar o Prof Doutor Joaquim Delgado, esteja à vontade.

            https://www.juntossomosengenharia.com/_files/ugd/e655fd_a13b6829793b413ea07031b1c9bf59fb.pdf

          • Yamahia says:

            “…enquanto o hidrogénio não.”
            Que disparate!, o Toyota GR Yaris AP4 não lhe diz nada? Um exemplo notável de um carro de competição que usa uma injeção de hidrogénio para melhorar o desempenho do motor ICE. combustão.
            Aguarde que já não falta muito para chegar ao comum dos mortais.

          • JL says:

            Diz, tal como a toyota já provou várias vezes, não funciona nem é viavel nem prático.

            Esse exclusivamente andou na pista alguns kms depois dos outros acabarem, nem se sabe se conseguiu fazer um troço, há inclusive uma entrevista a um dos mecânicos onde diz que o carro em condução normal de estrada talvez faça 200 kms com os tanques cheios. LOOOOOOOOOOL

            Mas se é tão bom porque é que a bmw não continuou com o Série 7 ? não pescam nada do assunto,

            Hidrogénio em motores a combustão, o maior disparate de todos os tempos. LOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            É só o começo! Qq dia até lhes arranca a tinta lool

          • JL says:

            O começo ou o fim. Parece mais o fim do que um começo. Looool

          • JL says:

            Pois vai, que digam os americanos que andam há quase 20 anos a lamentar a rede que têm e os preços absurdos que pagam.

          • Yamahia says:

            Os californianos que andam a H2, que segundo a sua fonte, agora sofreu um aumento brutal, devem dar graças apesar de tudo. 1º, ao contrário dos elektros, têm um plafond 15000U$D para andarem à borla e depois se tivessem um elektro e vivessem no Texas estavam bem tramados. Em certas alturas do ano não ganhavam para recarregamentos loolooolool

          • JL says:

            Ha borla nao, alguém paga, quer adivinhar quem é? Já que é tão cuidadoso com os dinheiros que são pagos por uns e usados por outros.

            Sim sim, no Texas custa 900 dólares carregar um tesla. Enquanto custa pouco mais de 80 dólares atestar um depósito. Looooool

        • Nuno Manuel Alves says:

          ohhh yamahia esse Toyota Gr que falas Ardeu todo ate ao osso em Maio ou Junho :):):):):) não sobrou nada dessa aberração com rodas por isso podes ficar descansado, está morto e enterrado.

  15. virtuacool says:

    O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, ocupando 90% dos átomos do cosmos.
    É inesgotável.
    Não existe somente na água, mas em quase tudo (dentro e fora do planeta).
    Júpiter e quase todo hidrogênio.
    O facto de ainda não temos descoberto uma maneira fácil de “colhe-lo” armazena-lo, não desfaz a ideia de que é o combustível do futuro.
    Quando a humanidade descobrir o “segredo” de captura-lo de alguma forma (sem utilizar a eletrolise, por exemplo), acabará definitivamente o problema da energia no nosso planeta.
    No futuro, será mais fácil ter abundância de hidrogênio para obter energia, do que gera-la por vento, sol ou hídrica, armazena-la em baterias de lítio, grafeno ou outros.
    Nos tempos atuais, o elétrico é a alternativa, mas garantidamente não é o futuro, pois como disse 90% do universo é hidrogênio.
    Obviamente, devido a essa abundância os lobbys serão sempre a favor do elétrico, pois há que fazer dinheiro antes de se descobrir como usufruir dessa abundância.

    • JL says:

      É verdade, mas não temos como ir buscar fora do planeta, e no planeta ele está “agarrado” a outros elementos, tendo que gastar imensas quantidades de energia para o obter, esse é o problema.

      O que o faz mais um sonho do que uma solução.

      Não acaba o problema da energia porque ele nem sequer é uma energia, pode ser sim um meio de transportar energia, voltamos ao primeiro ponto lá em cima.

      No futuro ? que bases tem para afirmar isso ? quando não se conhece uma tecnologia nem em vias de desenvolvimento para o obter sem gastar mais energia, isso mais parece um sonho do que uma ideia inovadora.

      Como disse, não temos meios de o ir buscar fora do planeta, a fonte mais próxima é o Sol, e como sabe é impossível lá chegar.

      Os lobbies são mais a favor do hidrogénio, já que podem continuar o negócio que sempre tiveram, o continuar do ir há bomba abastecer e pagar o que lá está, essa é a tanga que nos transmitem no intuito de “ir buscar” fundos de investimento, que é aquilo que está a acontecer, esta maluqueira do “hidrogénio é o futuro” só surge no ar quando à dinheiros a fundo perdido.

  16. virtuacool says:

    Nos dias atuais concordo, para o futuro, não concordo com a tua opinião.
    Também nunca disse em ir buscá-lo ao espaço.
    O que disse é que é uma fonte inesgotável e que temos cá dentro do planeta, também.
    Ainda não estamos no tempo certo para o hidrogênio, porque ainda não temos tecnologia para recolhe-lo.
    90% de tudo à nossa volta é hidrogênio.
    Qual a percentagem de lítio?
    Qual a percentagem de grafeno?
    Qual a percentagem de qualquer outro elemento para fazer baterias?
    Qual a necessidade de energia vamos ter no futuro para alimentar tudo que precisará de energia.
    Só duas: nuclear ou hidrogênio.
    Hoje, temos um processo “antiquado” que é a necessidade de uma bateria, para guardar energia, para depois ser utilizada.
    A bateria vai desaparecer desse circuito.
    A energia será gerada no local, tanto num relógio, como num veículo com tecnologia que não conhecemos.
    No futuro, não vamos desperdiçar os 90% de matéria energética que existe à nossa volta, porque vamos precisar bem dela, ou então, a energia será um luxo para alguns.

    • JL says:

      Mas já foi ao futuro para saber ?

      Nao disse ? Se é no universo ? Esse é o tipo de tanga que usam para cativar investimento.

      Fonte inesgotável ? É sempre inesgotável onde quer que esteja, e seja o que for, a matéria nao desaparece, so se transforma.

      Recolhe-lo ? Então onde está essa tecnologia ?

      Sobre percentagens, também se pode perguntar quais percentagens desses elementos e de outros como platina, cobalto, iridio, estrôncio para produzir pilhas de combustível, tanto para produzir hidrogénio como para gastar, depois ainda tem os tanques; que só esses têm mais emissões que uma bateria, e têm uma duração inferior.

      Sobre energia se essa é a sua preocupação, então fica pior com hidrogénio, um veículo a hidrogénio consume 5x mais electricidade para fazer o mesmo, portanto se para os outros necessita de centrais nucleares, para estes só precisa de 5x mais.

      Vai desaparecer porquê? Só porque você quer? Esta me a parecer que já foi ao futuro e veio.

      A energia será gerada no local ? Então precisa de hidrogénio para quê? Este não nenhuma fonte de energia.

      É sempre assim, só defende hidrogénio quem não pesca nada do assunto.

      Ja agora deixo lhe umas questões.

      Quanto litros de hidrogénio gasta um carro a hidrogenio para fazer 100 kms?

      Quantos kWh de electricidade gasta para produzir essa unidades de hidrogénio que gastamos antes ?

      Se tiver alguma noção do que é esta tecnologia, sabe responder a estas perguntas, não fique triste se não souber, pelo que vejo por aqui, 99% não sabe especialmente aqueles que defendem tanto a tecnologia.

      • JL says:

        Outra coisa, você alega que no futuro será diferente esta tecnologia, mas tudo evolui, as baterias também vão evoluir muito, aliás, em 10 anos evoluíram muito mais que a tecnologia de hidrogénio em 50 anos.

      • Nuno Manuel Alves says:

        Ev´s não são o Futuro o Futuro do Futuro com futuro é o hidrogênio :):):):):):):):):):):)

        Hidrogênio .: 50 a 60 Kw de Energia da rede | ou então de renováveis diferença entre verde e azul.
        Gas e 9 litros de agua potável .: aquilo que nós ja nao temos assim muita disponível.

        Podemos ter hidrogênio cor de rosa acho eu que provem das centrais nucleares e o mais comum que representa 98% do mercado de H2 o Hidrogênio cinzento.

        Reforço que com 60 Kw de energia armazenados na bateria LFP do tesla M3 SR representam 400 km (por baixo | é mais mas pronto ) num carro com 300 cv e acelerações dos 0 aos 100 Km.

        Relativamente aos carros mágicos da Toyota o Mirai:):):):):):) essa anedota patética:):):):):) tem o tamanho de um BMW M5 mais coisa menos coisa com um espaço interior de um carro do segmento B tipo fiesta corsa e afins e com performance inferiores a mais avançada célula hoje no mercado gasta 1,5 Kilos de H2 por 100 Km a 120 km de velocidade, ou seja num ice com 100 cv gasta 6 ou 7 litros menos de 15 euros para rodar 100 km enquanto que no carro magico H2 são mais ou menos 45 euros, e com um range total a andar a 120 de pouco mais de 300 km:):):):):):):):):):):):):) que Balde Ranho:):):):):)
        Ja no Bev por exemplo são 2 paus aos 100 se a energia por Kw andar nos 15 centimos no meu caso com a Gold energy ando nos 8 centimos ou seja ainda mais barato:):):):):) e a chamado eficiencia:) Thant’s all folks :):):):):):):):)

  17. Jm2014 says:

    Aos defensores dos automóveis elétricos, imaginem carregar todos os veículos ao fim do dia, em Portugal, como fazem com o telemóvel, resultado colapso total da rede elétrica.
    O uso do hidrogénio pressupõem um veiculo tipo GPL, abastecimento fácil e sem perda de mobilidade. Os veículos e industria que use combustíveis fosseis, tem mesmo de acabar. Porque ou essa tecnologia cessa ou a humanidade acaba. Agora escolham ….

    • JL says:

      Aos defensores do hidrogenio imagem abastecer todos ao fim de semana. Ah espere, isso já se sabe que não é possível, pois as bombas de abastecimento mesmo com produção local não têm capacidade para mais de 40 a 50 carros por dia, bem menos as que necessitam de abastecimento por camiões, já que cada camião transporta combustível para 50 carros.

      Mas perde mobilidade com um plugin ?

      No caso do hidrogénio é pior ainda, tem de se deslocar a um posto e rezar para que funcione, e seja mais rápido que um carregamento rápido, que digam os americanos que passam horas para abastecer.

      Se acabarem com os fósseis como produzem hidrogénio ? Já que 98% do hidrogénio usado no mundo provém de fósseis?

      • Nuno Manuel Alves says:

        Caro JL eu não percebo tanto como tu e ja entendi que estás dentro da area:) é que muita gente ainda não entendeu e claro a tal falha cognitiva que eu tanto falo:) não sabem e não querem saber, e nem procuram saber que é o pior, usam a chamada sabedoria saloia:):)

        Eu vou te dar o meu take pessoal sobre o H2 .:

        eficiência esquece que não tem, por isso como é que eu acho que devíamos tentar fabricar algum para aproveitar estes projetos catastróficos em termos de Dinheiro o chamado PRR que estão fartos de dar dinheiro que devia ser investido noutras areas mas isto são outros 500:)

        querem produzir H2 ? Usar algum excedente de rede para megapack e usar essas mesmas baterias para produzir o hidrogênio, o problema para mim é mesmo a água potável e o Gas. o que desse para produzir localmente e com o carrier de H2 introduzi lo nos depósitos de navios por exemplo.
        Outra coisa que gosto é da ideia de geradores de H2 parecem me bem melhores do que os diesel:) para dar apoio em Sucs por exemplo ou então em qualquer outro lugar que seja preciso energia, pelo menos ate chegarem os mini reatores de thorium (eficiencia a mais de 95 % queima tudo dentro do reator.: penso eu )
        Fertilizar campos de cultivo o H2 tem bastante potencial, agora para rodas esquecem isto não serve.

        Nao sei se concordas com o que eu disse em cima !!

  18. Jm2014 says:

    Bom dia,
    para se poder usar o H2 convenientemente, o custo tem de baixar. Talvez esteja na hora de se começar a usar o grafeno para algo útil. Sendo este fantástico para tantas aplicações, mas continua a ser ficção cientifica. Se os custos baixarem, então temos muito H2O no oceano, mas ainda estamos a dar os primeiros passos. No caso dos EV, a ideia era boa, se a maioria das casas fosse energeticamente autónoma. Nem falo das baterias, porque todos concordamos que as mesmas ainda têm que evoluir muito, tanto em termos de autonomia como em velocidade de carregamento e de preferência com materiais comuns na terra, areia, ferrugem, etc.

    • JL says:

      Portanto o hidrogénio é bom porque não está evoluído, e as baterias são más porque têm de evoluir ?

      Então e as casas tem autonomia energética para ter hidrogénio ?

      Sem falar que a tecnologia de hidrogénio usa matérias nada comuns na terra, um deles até é considerado o mais raro do mundo.

  19. Jm2014 says:

    JL, é um nim, mas obviamente terá de evoluir, porque de momento não há nada melhor. Mas se nada for feito entretanto para reduzir a poluição e o aquecimento global, não se preocupem, porque parece que algo irá resolver por nós. Quem ganha ? Ganha o planeta e a Humanidade perde. Acontece ….

  20. Jm2014 says:

    Ok, o que pode ser melhor ?

    • JL says:

      Eléctricos, sintéticos e biofuels.

      • Yamahia says:

        “sintéticos e biofuels”
        Nice.

        • JL says:

          Sim, para grandes transportes são a melhor solução. Basta haver quem queira pagar por isso, é aí que meto reticências….

          • Nuno Manuel Alves says:

            JL mas que grandes transportes eu neste momento ate para Navio tenho duvidas :\
            Avioes esquece, vao morrer todos no inicio do ano com as baterias aeronautica da CATL
            camioes Esquece a Tesla esta a mata los e quando entrar em producao total o Semi vai matar tudo que é Diesel, em meia duzia de meses a PEPSI CO ja evitou gastar uma Fortuna em peças e combustivel, para nao falar no dobro da potencia, é que nem sequer da para comparar de tanto diferença que é:(

            Carros nunca vai existir em main stream mas isso ja se sabe, muito honestamente, tirando os fertelizantes nao vejo assim nada, porque o Gas é bastante mais barato que o H2 a nao ser que sejam obrigados a mudar, tens que me explicar melhor que eu de H2 nao pesco nada, pesco menos que o Yamahia e o Profecta EQTR911:):):):)

          • JL says:

            Os navios só poluem muito porque usam um resíduo da refinação de combustível, ou seja, para os carritos serem muito limpinhos (que não são) os navios consomem o pior que há, no entanto transportam as maiores cargas no mundo, enquanto os carros transportam alguns kilos de carne viva.

            Portanto, se o combustível que os carros vão deixar de consumir passar diretamente para os navios, parte do problema das grandes emissões de SOx, NOx e partículas dos navios está resolvida, juntando claro sistemas de anti-poluição.

            Logo também fica uma parte de biocombustiveis disponivel para estes, tanto para navios, como para aviões.

            Ou seja, o problema são os carros, quando se acabar com os carros a combustão, todos os outros reduzem drasticamente as emissões.

          • Yamahia says:

            “Os navios só poluem muito porque usam um resíduo da refinação de combustível”
            Usam para navegação em alto mar pq é mais barato e não estão obrigados a mais pq aí ng controla nem quer saber. É tipo as minas que estão lá longe.
            Junto à costa, dependendo do país e da respectiva regulamentação, usam diesel com baixo teor de enxofre (VLSFO), bastante mais caro e mesmo assim é a miséria que se vê!
            Falta-lhe é os filtros de partículas, o AdBlue e a incorporação de biocombustíveis, mas isso é só para os malandros dos carros e já não basta!

            Num aparte, o VLSFO poderia ser substituido pelo gás ainda menos poluente. Mas isso era capaz de não ser muito bom para os carros elektros. É acabar com os carros elektros e faço minhas as suas palavras…”Portanto, se o combustível que os carros elektros vão deixar de consumir passar diretamente para os navios, parte do problema das grandes emissões de SOx, NOx e partículas dos navios está resolvida, juntando claro sistemas de anti-poluição.”

          • JL says:

            Se os navios gastassem gás, só tinham espaço para levar o comandante e a sua equipa num passeio. Por isso mesmo nem gás nem hidrogénios, nem gasolina dá.

          • Yamahia says:

            Mas qual é a sua duvida?
            Então mas um carro a gás não faz um nr de kms satisfatórios. Pq carga de água um navio não haveria de fazer?
            Tome lá:
            MSC World Europa é o maior navio da MSC Cruzeiros e o primeiro a ser movido a gás natural liquefeito (GNL)
            https://www.msccruzeiros.com.br/noticias/msc-world-europa-chega-ao-mediterraneo

          • JL says:

            Pensa que um navio cruzeiro gasta o mesmo que um navio de transporte de mercadorias ?

            Um autocarro gasta o mesmo que um camião que transporta carga ?

          • Yamahia says:

            Tem muitos a gás. Não é só este. Este foi o 1⁰ cruiser.
            -A Shell tem frota e transporta os seus alguns dos combustíveis com para cima de 10 navios a gás.
            -Tem porta contentores a gás.
            -Tem navios de carga geral a gas.

            -A electricidade é que não vai servir para isto. Nem sequer para recolha do lixo serve. A Câmara Municipal de Cascais tinha um camião elektro e teve q o deitar no lixo. Os hidráulicos chupavam-lhe a bateria toda e deixava sempre o serviço a meio looolooolool

          • JL says:

            Se a eléctricidade nao serve para isto, muito menos o hidrogénio e bem menos os sintéticos.

            Tire as palas.

          • Yamahia says:

            O gás serve para a recolha do lixo. Aqui na minha zona é o que há.
            Os carros de lixo elektros é que foram descartados em Cascais pelos motivos que lhe indiquei.

          • JL says:

            Foram ? Então mostre lá provas disso?

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