Dieselgate: Antigo diretor da Audi declara-se culpado
Apesar de já terem passados alguns anos, o escândalo batizado de "DieselGate" contínua na memória de todos. Houve proprietários de veículos que foram compensados, mas há ainda muitos processos a decorrer. A mais recente atualização do caso Dieselgate vem do antigo diretor da Audi que se declarou culpado.
DieselGate: 11 milhões de veículos das marcas do grupo
Rupert Stadler, antigo diretor-executivo da Audi, filial da Volkswagen, está a ser julgado na Alemanha no caso Dieselgate. De relembrar que a Volkswagen admitiu ter instalado dispositivos em 11 milhões de veículos das marcas do grupo que os faziam parecer menos poluentes em testes de laboratório.
Stadler a admitiu, no tribunal de Munique, ser culpado no escândalo dos motores diesel manipulados. Rupert Stadler disse que "aceitou" que os veículos fossem colocados à venda com ‘software’ não autorizado. Além disso, "falhou" em informar os parceiros da Volkswagen, segundo a declaração lida pela advogada, Ulrike Thole-Groll. Stadlera é o principal arguido no primeiro processo penal deste caso.
Do que se sabe, Rupert Stadler aceitou declarar-se culpado no caso Dieselgate. Em troca de uma confissão total das acusações, poderá receber uma pena mais leve do que os dez anos de prisão. De referir também que o antigo diretor da Audi não é acusado de fraude, mas sim de ter conhecimento que estava a ser instalado software ilegal e de não ter feito nada para o impedir. A sentença do tribunal deverá ser conhecida no próximo mês, podendo o antigo diretor da Audi receber uma pena de prisão suspensa até dois anos e pagar uma multa de 1,1 milhões de euros.
O caso Dieselgate afetou cerca de 125 mil automóveis do grupo Volkswagen em Portugal. Após 6 anos de espera, a decisão do tribunal italiano foi um marco muito importante. A Volkswagen já compensou clientes nos EUA, na Austrália, na Alemanha e em Espanha, mas mantém recusa em indemnizar os restantes europeus lesados pela manipulação dos testes às emissões dos carros.
Este artigo tem mais de um ano
BOA TARDE
Queremos ver em Portugal quem vai ser ideminizado, eu estou á espera sentadinho
+1
Até esta data, da VW, ainda nem um simples pedido de desculpa me chegou!
E, já agora, não aceito que toquem no meu carro para reprogramar seja o que for.
Ou há uma compensação a sério, ou então, da VW, só quero distância!
+1 Nunca autorizei, mas recebi cartas ameaçadoras da SIVA…
EM TEMPOS HOUVE A DECO A TENTAR RESOLVER O ASSUNTO .
Gostaria imenso de ver isto resolvido e até receber o que temos direito.
Indemnizado de quê? Para isso era preciso haver danos. E a burguesia exploradora dos 1% ou 5% de cima continua a circular e a empestar o ar alegremente com as banheiras de alta cilindrada diesel, e ainda por cima a usufruir de um bónus fiscal de 20 cêntimos por litro pagos pela gasolina dos utilitários da classe média assalariada. E ainda gozam, os crápulas: “ah ah ah, enriquecei e comprai carro a diesel!”
É só hipocrisia!!!
Quem foi enganado foi o estado/ EU porque o carro nao cumpria a Lei em condução normal, para o povo é igual se o carro polui x ou y, ninguem compra um carro a combustão porque polui menos….
Para povo não é igual, se todos pagam impostos porque polui, houve quem pagasse menos por poluir mais, logo até podemos dizer que quem não tinha estes carros esteve a pagar aquilo que estes carros deviam ter pago.
Essas contas estão mal feitas:
” quem não tinha estes carros esteve a pagar aquilo que estes carros deviam ter pago.”
Tu nunca tives-te de pagar o que os outros não pagaram!!
Tu pagas-te e pagas o que o teu carro polui.
Eles é que não pagaram o que deviam, mas isso nada tem haver com o que tu pagas!
És mesmo o tipico socialista e fazer contas.
As taxas de carbono têm de ser pagas certo ? é um valor consoante as emissões de cada pais, se alguém pagou menos, alguém teve de pagar mais.
Não, não sou socialista, fique descansado.
Infelizmente é mesmo assim, no que toca a Portugal, esperar sentado. O melhor é mesmo nem esperar porque não haverá nada. O estado Português apenas é forte com os fracos.
O estado Português é forte com os fracos porque os 90% de baixo não sabem fazer-se representar no parlamento contra os interesses dos 1% ou 10% de cima. Os capitalistas só ganham aquilo que fazem perder ao resto da população, e isso tanto vale para o rendimento e riqueza como para a distribuição do poder político.
Andaram a vender a ideia que os carros alemães eram melhores do que os do resto da Europa, com truques de algibeira, e muita gente acreditou nisso..e depois fizeram lobie ás revistas de carros para que dessem um outlook melhor nos comparativos…em suma truques de algibeira.
Teem que indemnizar as restantes marcas europeias e os consumidores que foram enganados.
E quando digo indemnizar, falo de uns 3000€ por carro…porque foram esses os valores aproximados que os utilizadores pagaram a mais para “terem um carro melhor..”
No meu caso, recebi uma carta da SEAT para corrigir o problema. Certo é que estava sempre a fazer a regeneração e muitas vezes sem conseguir e a entrar em modo de segurança e após a resolução ficou 5*. Fui muito bem tratado e ainda me lavaram o carro. Leiriberia
Isto ao consumidor final fez algum impacto?
é que se diz que polui x e depois polui y a mim é indiferente, desde que o carro esteja bem de saude e nao implique mais nada esta tudo bem ou não?
Qualquer dia vem aí o batterygate. Já não falta tudo!
Se as pessoas se sentissem já tinha falido essa empresa e se existisse justiça o sr. estaria preso e assim talvez existiam menos casos de chequinhos – espertos … como assim não o é este tipo de comportamento é abundante …
Chiquinhos-espertos são os da ME ao apregoarem aos 7 ventos que poluem ZERO, qd na verdade poluem mais q todos os outros.
Não, ninguém diz isso além de você.